Plataforma da Intel deixa desenvolver Apps para Android e iOS

37 Comentários

A procura de uma linguagem de programação transversal a várias plataformas móveis é algo que há muito é procurado. A Microsoft avançou com vários projectos para criar conversores de apps para o seu Windows 10 Mobile, mas apenas a de iOS parece ir vingar.

Agora a Intel mostrou uma plataforma em que os utilizadores podem desenvolver as suas aplicações, de forma genérica, e, no final, exportar para Android ou iOS. O Multi-OS Engine parece ser a resposta há muito esperada!

Multi-OS Engine

O Multi-OS Engine é uma plataforma que a Intel apresentou ao mundo e que vem libertar os programadores da difícil tarefa de conhecerem várias linguagens de programação para dispositivos móveis. Baseada em Java, permite que as aplicações sejam criadas de forma genérica e que apenas no final possam ser convertidas também para Swift, a nova linguagem de programação da Apple para criar apps para iOS.

Desta forma, evita-se a necessidade de ter duas equipas a desenvolver aplicações, cada uma concentrada na sua linguagem de programação ou, noutro caso, ter a mesma equipa em momentos diferentes a desenvolver, atrasando a chegada das apps ao mercado.

Bastará ao utilizador ter o Multi-OS Engine instalado como um plugin no Android Studio e desenvolver a sua aplicação da forma como sempre o fez para Android. No final, e sem saber nada sobre Objective C ou Swift, a aplicação será exportada e estará pronta para ser enviada para a App Store.

Multi-OS Engine

As vantagens do Multi-OS Engine são grandes, principalmente para os programadores que não querem ter de dominar as linguagens de programação da Apple, tendo assim uma forma directa de “converter” as suas aplicações para o iOS. O código final será nativo tanto para processadores ARM como para x86.

O Multi-OS Engine trata de todo o processo de criação do código para iOs, garantindo a troca das várias APIs disponíveis em cada sistema operativo e a compatibilidade necessária.

O Multi-OS Engine está já disponível como uma versão de avaliação e todos os que pretenderem podem usa-la já para converterem as suas aplicações.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andrefrodrigues
    andrefrodrigues

    Parece bastante interessante mas o Xamarin Forms não faz já o mesmo com C#?

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      É também a minha questão. A integração do Xamarin no Visual Studio não permite já fazer o mesmo para um número ainda maior de plataformas?

      1. Avatar de mikeRour
        mikeRour

        Sim permite! e isto que a Intel desenvolveu não é nada revolucionário, já temos o Xamarin em C# e o Appcelerator que também compila em códig nativo mas usado javascript.

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          E o unity para jogos.

  2. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Finalmente algo que estava mesmo a fazer falta, se funcionar como esperado nao vai haver mais falta de apps. 😀

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      A intel tem outro IDE, designado de XDK. Se este novo IDE for 20% semelhante ao XDK bem que podem juntar os dois e manda-los pela sanita abaixo.

      Desconheço este, mas o XDK é de morrer e chorar por menos. Uma autêntica desgraça. Desde os meus tempos de iniciante em programação que não via nada tão mau no mercado.

      1. Avatar de zezito
        zezito

        Toda a Razão, já tentei várias vezes gostar daquilo porque o conceito é bonito e é de borla, mas o grande mal daquele XDK é mesmo o IDE, cheio de bugs, desisti… agora utilizo visual Studio com Apache Cordoba e recentemente Xamarin, bemmmmm melhor..

      2. Avatar de Luis Pereira
        Luis Pereira

        Não precisas de usar o editor do xdk…

  3. Avatar de António
    António

    o swift nao faz isto? Oo

    1. Avatar de Pedro Simões

      Com Swift não desenvolves para Android

      1. Avatar de António
        António

        o android ja está a adoptar swift pra programaçao de apps, ja saiu a noticia ha uns tempos

        1. Avatar de Pedro Simões

          Sim, mas ainda estamos muito longe de ter alguma coisa de palpável

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          O que saiu foram rumores. Não me lembro de ter havido confirmações por parte de alguém que este seria suportado no Android.

        3. Avatar de Logic
          Logic

          O android não está a adoptar coisíssima nenhuma, isso sao noticias/rumores. O java vai continuar.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Por acaso não vai

          2. Avatar de Logic
            Logic

            lol … então explica sff

  4. Avatar de Faria
    Faria

    Qual é a diferença para o codenameone ?

  5. Avatar de nulldev
    nulldev

    o título podia estar melhor aquele “deixa”….

    1. Avatar de PMS
      PMS

      é um preciosismo mas não deixa de ser verdade 🙂 .. +1 portanto 😀

  6. Avatar de Logic
    Logic

    Isto é a nova verdadeira alternative ao RoboVM ( que a microsoft comprou para matar para atrair pessoas para o Xamarin).

  7. Avatar de ziguido
    ziguido

    Delphi Seattle faz isso perfeitamente

    1. Avatar de zezito
      zezito

      Desenvolvi vário projetos em Embarcadero com Delphi ja utilizo desde a versão X6, aquilo funciona muito bem, é fácil e pratico, no entanto tem que melhorar a nivél dos componentes nativos, tem poucos…. o FMX não é tão fluido… mas tirando isso e o preço, é muito bom.

  8. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    Falam de todas menos das nacionais.
    http://kalipso.sysdevmobile.com/en
    O Kalipso suporta Android, Windows Desktop, Win CE, Mobile, 10 e o IoT para o RPi 😀
    iOS a caminho

    1. Avatar de Bruno Miguel
    2. Avatar de Ismael
      Ismael

      Ora nem mais! 😀

    3. Avatar de Logic
      Logic

      Isso é lixo. isto nao se trata de cross platform frameworks. Isto trata-se de desenvolver apps Nativas com o mesmo código, esse é o verdadeiro desafio. Não nativas ja temos 300 mil.

      1. Avatar de Renato Ribeiro
        Renato Ribeiro

        Boa tarde Logic, já testou a plataforma e já leu sobre a mesma para dizer que é lixo?
        Veja este link – https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-platform
        Depois pesquise sobre a plataforma o link está indicado pelo Emanuel Barros
        Por fim diga que tipo de plataforma é?
        E seja humilde e diga lá que errou.

        1. Avatar de Logic
          Logic

          Errei aonde? Eu digo “isto não se trata de cross-platform” e em resposta dá-me o link do wiki sobre cross platform?

          Pesquise você sobre native apps, é o que nos queremos e é sobre isso que este topico se trata, você é que está a colocar aqui frameworks que nem sequer estão de acordo com o conteúdo real deste post.

          Cross platform frameworks como essa existem aos milhares e não tem nada de novo/especial, eu digo que é lixo nesse sentido , o produto final não nos dá qualidade no produto final.

          Agora se vamos falar de native, temos esta aqui falada, o xamarin (mas peca em muita coisa), e uma que parece prometer também é a React native.

          1. Avatar de Renato Ribeiro
            Renato Ribeiro

            Pelo Português que li (visto ser resposta a uma plataforma), indica que não é uma plataforma CROSS o que é. Por isso indiquei para poder ver o que é uma CROSS Platform.

      2. Avatar de Emanuel Barros
        Emanuel Barros

        E desde quando é que o Kalipso não é native? O objectivo da Intel e da Microsoft (Xamarin) Adobe e afins é o de ter uma linguagem comum para o programador não andar a bater código duas vezes ou ter equipas diferentes, mesma coisa com o Kalipso. Uma coisa é certa para qualquer uma dessas tens de aprender uma linguagem especifica, no Kalipso não. E nenhuma delas integra SDKs para leitura de códigos de barras e RFID. Se queres usar tens de ir ler a documentação fabricante e integrar “a la pata”. Documentação chinesa é espectacular!

        1. Avatar de antónio pereira
          antónio pereira

          O objecto do Kalipso segundo vi e pareçe ser a mais valia além de claro ser nacional 🙂 é o facto de poderes fazer apps sem te preocupar com a programação algo que não acontece em xamarin ou nesta Multi-OS da intel onde tens de perder muito tempo a bater código, ou seja além de ser muito simples criares a app ainda tem o beneficio desta app da Intel que é o deploy para várias plataformas e pelo que testei podes fazer o deploy por usb ou wifi direto da app para testar sem teres de gerar um appx ou apk ou que é ótimo.

          1. Avatar de zezito
            zezito

            Ja conheço o Kalipso há alguns anos, na minha empresa não optamos por kalipso porque não produz nada para iOS, o que para os nossos clientes alvo não fazia qualquer sentido. É muito bom não ter que programar e apenas arrastar e ligar a eventos já predefinidos, mas quando se que fazer algo realmente diferente a coisa já não é assim tão simples, enfim é como todas… coisas boas e coisas más

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            +1
            Simples, Rápido e Intuitivo
            Multi Sistema Operativo e sem limite de desenvolvimento

    4. Avatar de OS
      OS

      OutSystems também vai gerar apps nativas para iOS e Android na P10 que será lançada já em Setembro.

  9. Avatar de snob09
    snob09

    O que era boa noticia era se decidissem deixar o java para desenvolver as apps do android. É uma linguagem muito palavrosa. A google deve estar a ver se o go ganha massa crítica suficiente para apostar em força. Se calhar estou errado, veremos o que o futuro nos reserva…