Seria possível uma fusão entre Apple e Microsoft?

100 Comentários

Desde cedo que existiu uma competição entre a Microsoft e a Apple, tornando-se em duas das maiores rivais do mundo tecnológico.

Mas, será que seria possível estas duas empresas se fundirem num futuro próximo?

Apple e Microsoft


A Apple e a Microsoft são, hoje, duas das  maiores empresas tecnológicas a nível global. Estas duas empresas são também duas das maiores rivais dentro do mercado tecnológico, tendo-se instalado uma forte concorrência desde o desenvolvimento dos primeiros micro-computadores. Mas será que ambas as empresas se podem fundir num futuro próximo?

Esta é a opinião de Keith Fitz-Gerald, um analista da Money Map Press, que considera que, para travar a Google e o Facebook, ambas as empresas tecnológicas devem trabalhar em conjunto nos próximos dois anos, devendo-se mesmo fundir num prazo de cinco a dez anos. 

Estas declarações foram proferidas durante o telejornal “Fox Business”, tendo levado o apresentador a lembrar ao analista que um processo de fusão deste género não deveria ser aceite pelos órgãos de regulação norte-americanos. Embora considere uma operação difícil, Fitz-Gerald referiu que esta é possível, defendendo que seria o rumo certo a tomar por parte das duas gigantes para que pudessem combater outras gigantes como o Google e o Facebook.

Embora esta seja uma união pouco provável, a verdade é que a Microsoft reforçou recentemente o investimento no desenvolvimento na Microsoft Selfie, uma aplicação exclusiva para iOS, assim como pretende utilizar as aplicações para o sistema da Apple como porta para a ampliação do número de aplicações na sua loja.

Considera que esta fusão entre Apple e Microsoft seria possível?

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Penso que teriam muito a ganhar uma com a outra…

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      Ai os nerds do linux tinham um ataque, os mesmos que sao anti apple mas roem se todos para ter um como o raimundo e o hugo

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Mas nao sendo eu o Raiundo ou o Hugo, nao achas que se uma fusao destas acontecesse, seria para evitar que a Google ocupasse o lugar que lhe e devido? 😉
        Diz-me la em que e que a Apple inovou nos ultimos anos,pelo menos no que toca ao iOS?
        Ok, a Google adoptou algumas das caracteristicas da Apple ha uns anos atras,admito, contudo, a Apple ultimamente tem feito o mesmo.
        Que e feito da inovacao da Apple?
        Morreu com o Steve Jobs?
        Se assim foi, entao a fusao seria o mais acertado para evitar a queda em grande da Apple. Pois a Microsoft esta com umas ideias bem engracadas ultimamente.
        Lembro-me que ainda nao ha muitos dias, vi um video acerca do que pretendem fazer em relacao a VR e gostei do conceito.
        Isso sim, chamo de inovaca. Como podes ver atraves deste video, https://www.youtube.com/watch?v=rCRa_l8YZ7k
        Isto e algo que pode mudar o futuro

        1. Avatar de Mikael
          Mikael

          Nao tem inovado? Ipad pro o primeiro hibrido do mundo com 600gramas e uma pen a serio que aproveita milhoes de apps e nao apenas o onenote

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Por mais que eu goste da Apple, não se pode chamar o iPad Pro de híbrido. LOL
            O iOS não é nada versátil para tornar um dispositivo híbrido.

          2. Avatar de Henrique
            Henrique

            Isso também não é bem inovação, isso foi pegar em algo já existente e tentar melhorar.

          3. Avatar de Tony
            Tony

            Ficares deslumbrado com o iPad Pro só dás razão ao Bruno e mostras do que é feito um fanático da Apple

  2. Avatar de Andre Ribeiro
    Andre Ribeiro

    Penso que são empresas com ideias muito diferentes e com visões de mercado diferentes. Contudo, tendo em conta a concorrencia de novas empresas que têm aparecido no mercado nada é impossivel.

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      A verdade é que nos últimos tempos as diferenças entre uma e outra têm vindo a diminuir… Mas acho esta fusão impossível porque ambas sobrevivem principalmente devido ao nome (principalmente a Apple) e duvido que uma aceitasse receber o nome da outra… E se quisessem usar um novo nome perdiam a posição favorável que têm atualmente.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É possível usar a marca apple de umbrella para uns produtos e Microsoft para outros, tal como isso é feito com outras marcas noutros segmentos de mercado.

        Seria criada uma nova empresa com o nome XYZ que detém a Apple e a Microsoft (em caso de joint venture/fusão/opa/etc).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tinhamos uma Appsoft ou Microple… hehehehe

      2. Avatar de Mikael
        Mikael

        A MS tem vindo a copiar a Apple mas em software ve se que nao percebem nada, o surface em vez de ser optimizado tem mais problemas de drivers que pcs de fabricantes como asus ou dell

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          E a Apple copia a Microsoft. Ou achas que a ideia do Ipad Pro com a pen veio de onde? E que de pro não tem nada.

        2. Avatar de Alguem
          Alguem

          Como o Rudua disse, a Apple também tem ”copiado” a Microsoft. Estas duas empresas estão a mudar e ao que parece estão a tentar alcançar uma mesma ideologia…

        3. Avatar de Portimão
          Portimão

          Quem me dera que a Apple copiasse o conceito das tiles do Windows Mobile.
          Eu acho o iOS lindo visualmente, mas o Windows 10 Mobile não fica nada atrás em termos de beleza.

  3. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Não
    E digo isto porque estas empresas têm filosofias, procedimentos e visões diferentes

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      Apple tudo o que vende tem status e qualidade, a microsoft ate nos surfaces e uma vergonha cheio de bugs e a precos elevadissimos

      1. Avatar de Manuel Monteiro
        Manuel Monteiro

        A notícia é sobre a fusão de duas empresas e vem para aqui um falar mal de uma delas! De certeza que nunca pegas-te numa surface? E com um jeitinho nem em nenhum produto da Apple…

      2. Avatar de Tony
        Tony

        “Ai os betos do iPhone tinham um ataque, os mesmos que sao anti microsoft mas roem se todos para ter um surface como o Mikael”

      3. Avatar de Rudua
        Rudua

        E o Ipad que que de pro deixa muito a desejar

        1. Avatar de Mikael
          Mikael

          Sem duvida, o tim cook é mais aberto a estes conceitos de minis e pros, com o steve jobs so havia um ipad e chegava perfeitamente.

          1. Avatar de Tony
            Tony

            o que faz um mini diferente do normal, e o normal diferente do pro, em termos de funcionalidades e não características de hardware?
            mas pelas tuas respostas estou a perguntar a pessoa errada

      4. Avatar de Rudua
        Rudua

        Mas a ideia da Microsoft não é de vender muito ou baixar os preços, mas para criar um conceito novo e inspirar as OEM. Porque não lhe interessa competir com elas mas sim dar novas ideias e inovação. E sem duvida que o mercado do Windows 10 cresceu bastante por causa disso.

      5. Avatar de Rudua
        Rudua

        Mas a intenção da Microsoft não é de vender muito ou por o surface a preços acessíveis mas sim de criar conceitos novos para que as OEM possam crescer e sem duvida que o Windows 10 em ganho muito com isso. Não lhes interessa competir mas elas mas sim faze las crescer.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          resume bem o que é a Microsoft desde a sua fundação

  4. Avatar de Dc
    Dc

    Impossível não é, a probabilidade é que não é muita.

  5. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Se a ideia for reformular a arquitectura do Windows por forma a garantir a estabilidade e segurança da Apple ( que sabemos já não ser o que era , mas ainda assim ) eu dou o meu apoio . Fiabilidade , estabilidade e segurança , uma mix do OSX /Linux / Windows …..que tal ?

    1. Avatar de int3
      int3

      não dá para “mixar”. ou é POSIX ou não é. ponto.

    2. Avatar de LMA
      LMA

      Há mais vida para além do Windows na Microsoft. isso é um grão de areia numa praia..

  6. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Para quem não sabe, em 1997, se não fosse Bill Gates e a Microsoft ajudar a Apple, hoje provavelmente não existia.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Sim, na história da Apple já passou por duas grandes dificuldades financeiras, a Microsoft nenhuma.

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Se não fosse o Bill Gates a copiar o código do QuickTime, até parece que foi caridade, queres ver…

      1. Avatar de Mikael
        Mikael

        Se fosse so o quicktime, o windows tal como o android sao produtos roubados a apple e distribuidos pelos pobres

        1. Avatar de Tony
          Tony

          na realidade ambos inspiraram-se das inovações no Xerox Park, a Google X dos anos 60 e 70. tinham uma forte componente de inovação mas pouco de comercialização

        2. Avatar de XXT
          XXT

          Já ouviste falar do assalto ao Xerox Park? Deixa de dizer disparates e informa-te. O Quicktime faz falta a alguém?!?!?!

      2. Avatar de Tony
        Tony

        Nunca é só caridade, mas os tempos eram outros. A Microsoft sempre interessou ter o seu software correr no máximo de maquinas possíveis, claro que uma gigante ir a baixo é menos um sitio para vender software.

  7. Avatar de jokam
    jokam

    Seria possível o Sporting fundir-se com o Benfica para tentar vencer o Porto?

    1. Avatar de liberal da cerca
      liberal da cerca

      é mais o sporting fundir-se com o porto para tentar ganhar ao benfica!

      1. Avatar de jokam
        jokam

        Como queiras.

      2. Avatar de Mikael
        Mikael

        O sporting vai se fundir e com o moreirense se nao vender o slima i e joao mario..o bruno carvalho parece aqueles que dizem xiaomi e melhor que iphone

    2. Avatar de nelsontb
      nelsontb

      Seria mais o Sporting fundir-se com o Benfica para tentar vencer a TAP, não tem muito a ver uma coisa com a outra, estamos a falar de marketing (google/facebook) vs sistemas (microsoft) e brinquedos (apple), a comparação não faz sentido

      1. Avatar de Daniel Jesus

        Nelson, tendo em conta a evolução recente, no futuro todas vão competir. A Microsoft já está bem posicionada na parte de sistemas operativos, assim como a Apple. No entanto, a Google está a aproximar muito rápido o Android/chrome OS de outros tipos de dispositivos para além do mobile. O Facebook tem noção que a sua rede social não vai durar para sempre e está a apostar em outras áreas.

        Hoje em dia não se pode pensar apenas na Google como motor de pesquisa e Android, Apple como iOS e MacOS, microsoft como Windows e Facebook como facebook.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          O que tem de significante da Apple para além do iPhone/iPad e Mac?
          A Google é só mais uma do ecosistema Alphabet.
          A Microsoft para além de software e que é informático sabe o que pesa (MS SQL Studio, Visual Studio, Azure, etc) é também uma empresa de serviços e consultoria.

          1. Avatar de Mikael
            Mikael

            sim com apenas 3 produtos uma empresa torna se a maior do mundo, impressionante sem duvida

          2. Avatar de Tony
            Tony

            É bastante mais, de qualquer maneira a Apple consegue isso com 1, mas a estrategia não dura para sempre

          3. Avatar de Tony
            Tony

            Só para a tua informação Mikael, como vejo que estas muito ma informado, a Apple está em terceiro lugar

    3. Avatar de Pablo
      Pablo

      é mais o benfica com o porto por as “compras arbitrais”

  8. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Era os “doentes” de cada plataforma em suicídio no dia seguinte

    1. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      LOL.. bem.. só por isso.. o mundo era capaz de ficar melhor 😀

  9. Avatar de liberal da cerca
    liberal da cerca

    o macOX não precisa de muito do windows… talvez um pouco mais de versatilidade… mas é mesmo muito pouco!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E copy+paste…

      2. Avatar de Mikael
        Mikael

        Jogos? Playstation4…quem joga em portateis e ridiculo. Ao menos que joguem em desktops

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Uma é a água a outra é o azeite e como tal não se misturam, aliás têm ideias e abordagens muito diferentes aos mercados, e não percebo qual é o medo que devem ter da Google e do facebook

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Azeite e a quantidade certad e água e agitação eficaz faz maionese! Não se misturam mas a mistura é agradável 😀

      1. Avatar de Rui
        Rui

        ? Dispenso essa maionese!

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho pouco provável…. A Microsoft vive muito da colocação de jotas nas suas direcções de forma a garantir subscrições dos seus produtos em câmaras e grandes empresas, já a Apple tem uma filosofia bastante diferente…

  12. Avatar de Serato
    Serato

    Não tou a ver em que é que a Microsoft ia ganhar com isso…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Microsoft ganhava um smartphone premium com compradores.
      Apple ganhava:

      – Maior e melhor quota de SO para desktops e notebooks;
      – Melhor tablet;
      – Melhor fitness bracelet;
      – Melhor consola;
      – Óculos de realidade aumentada;
      – Melhor sistema operativo para smartphones;
      – etc.

      Uma fusão só aconteceria caso a Apple ou Microsoft tivessem em apuros financeiros.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Melhor sistema operativo para smartphones????

  13. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Com a quantidades de tiros sucessivos nos pés que a Microsoft anda a dar nos últimos tempos e a fome que a Apple tem de patentes, nada me surpreende…
    Pode não ser pela Apple, mas já vi mais longe o fim da Microsoft.
    Espero estar enganado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Essa tua previsão baseia-se em quê?
      A Microsoft nunca deu prejuízo desde que nasceu e está quase a desaparecer!?!? Essa é nova, seria a maior anedota de sempre!

      Diz antes assim, a Microsoft ganha tanto dinheiro que até se dá ao luxo de comprar a Nokia e depois ir fechando todas as divisões que comprou!!!!! Mas não confundas esses erros de gestão com a falência!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Quem diz que são erros de gestão?
        Lá por as unidades fabris estarem com problemas não significa que a Microsoft não tenha adquirido outras coisas com maior valor.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Bom, acho que toda a gente concorda que houve grandes erros de gestão na Microsoft.

          Não é por acaso que já saltaram fora o CEO e o COO, que são as duas pessoas da direção executiva com mais poder, nos últimos 2 anos (vale a pena lembrar que por exemplo o Tim Cook era o COO da Apple no tempo do Steve Jobs e é o homem por trás da fenomenal capacidade operacional e logística da Apple)

          O Steve Ballmer é um tipo seriamente inteligente e fez muita coisa bem feita, basta ver que a Microsoft domina completamente o mercado empresarial, mas passou-lhe completamente ao lado uma data de coisas, coisas como a revolução dos smartphones, da cloud e dos jogos que hoje são estratégicas para uma data de empresas. Felizmente para a Microsoft havia lá tipos à frente das divisões online e entretenimento que sabiam o que estavam a fazer, um deles é precisamente o atual CEO, o Satya Nadella que foram safando as coisas nessa área.

          Não fosse isso e hoje a Microsoft estaria a caminho de ser outra IBM, que é uma empresa que desapareceu completamente do mercado de consumo e só vai resistindo no mercado das grandes empresas.

    2. Avatar de Tony
      Tony

      Essa é para rir 🙂
      A Apple já passou por dificuldades financeiras, a Microsoft nunca. A Apple tem todos os ovos no mesmo cesto, a Microsoft não.

      1. Avatar de Mikael
        Mikael

        A apple so vende premium e prosutos de qualidade, a ms obriga actualizacoes para versoes beta do w10 instavel ou lanca produtos que ninguem compra surfaces rt e lumias

        1. Avatar de abaptista
          abaptista

          Desculpa, não percebi…
          “Prosutos” parece mais a junção de presuntos e produtos…, grande chouriçada que para ai vai…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          W10 instável ? Só se for em tua casa!

        3. Avatar de Tony
          Tony

          O marketing da Apple faz acreditar que sim, mas a realidade é outra

        4. Avatar de XXT
          XXT

          Já te deste conta da diferença do tamanho dos mercados de uma e de outra empresa? A Apple é um mini nicho de mercado, a Microsoft é o mundo…

  14. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    O ganho para a MS seria: ZERO!
    (IMO )

  15. Avatar de JSP
    JSP

    Ele estava a falar em as duas empresas fundir-se, e nao nos sistemas operativos como muita gente diz nos comentários anteriores. Elas nao sao só Windows e Mac OS, tem muitas mais vertentes. E essa treta da filosofia que dizem nas duas empresas nao interessa, os Lucros é a filosofia correcta quer queiram quer nao queiram.

  16. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    É só a Microsoft querer

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Acho que era mais façil Deus nosso Sr vir á terra, que isso acontecer.
    Só se uma delas entra-se em dificuldades financeiras ,o que não tem acontecido nos últimos anos ,com os lucros astronómicos

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      A Yahoo e AOL também eram eternas…..

  18. Avatar de Mr.Peg
    Mr.Peg

    Mac + windows = Ubuntu

    Veja as semelhanças.

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      O ubuntu e uma especie de chrome os mais evoluido mas longe dos outros SOs

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Sabes que são o Ubuntu, o Chrome OS ( e todos as restantes distros Linux) e o MacOS são derivados diretos do Unix?
        Em https://en.wikipedia.org/wiki/Mac_OS#OS_X podes ler: ” It is however a Unix operating system, based on the NeXTSTEP operating system which Apple acquired after purchasing NeXT Computer – with its CEO Steve Jobs returning to Apple at that time.”
        Se calhar a tua utilização de produtos Apple restringe-se à família iPhone/iPod/iPAD e nunca viste que há mais do que isso na Apple…
        Se “O ubuntu e uma especie de chrome os mais evoluido mas longe dos outros SOs” o que será o MacOS?
        Calado eras poeta!

  19. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tirando a maioria dos comentários sem sentido sugeria que procurassem um pouco de história de alguns dos gigantes da informática que desaparecem ou se fundiram. Digital, sun, compaq… Etc. Apple e Microsoft são gigantes mas tudo tem um fim. Os paradigmas estão a mudar rapidamente, nunca se sabe….

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      Sim o linux e que vai dominar isto, esperem sentados. A Apple anda cada vez pior a lancar ipads fracos ou a precos ridiculos, o pro n ter usb e para rir. Macbook air sem continuidade, pro retina sem skylake, iphones mais do mesmo. Da ms os lumias sao uma vergonha e o w10 uma bela m*rda e os surfaces tem tanto bug que n entendo como vendem um produto assim. Nao vejo em nenhuma das 2 grandes feitos nos ultimos tempos

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Papel e caneta ainda é o melhor, pelo menos não tem bugs.

    2. Avatar de Tony
      Tony

      A Microsoft tem muito mais hipóteses de sobreviver muitos anos porque tem muito software em áreas empresarias, um pouco como a Oracle ou IBM.
      Já a Apple é uma empresa de modas, e as modas mudam e muito rapidamente, já foi de inovação, mas adormeceu a contemplar o “seu” tão perfeito iOS

  20. Avatar de Caetano
    Caetano

    O preocupante é que a Ambar, fazia cadernos, e a a Molin, esferográficas, já fecharam há uns anos.
    Ainda temos uns lápis da Viarco, vá lá.
    E depois fazem-se combates de gigantes tipo Licor Beirão vs Compal frutos tropicais?
    Será que não percbem que antes de mais, perdemos todos?
    Francamente, acho que cada um tem o seu lugar pouco importa quem vai à frente.

  21. Avatar de Alvega
    Alvega

    Esta minha mania de ser do contra….
    Pois eu acho perfeitamente plausível e quiçá benéfico que as 2 empresas se unam.
    Isto nao quer dizer que se anulem pois podem perfeitamente ser complementares a meu ver, uma no segmento “alto” e outra atacando o restante mercado, dividindo o ID e custos de projectos numa economia de escala.
    Já o motivo para a união das 2 eu discordo que seja o facebook ou o google, talvez um pouco o google, mas o maior motivo sao os ChINESES e INDIANOS,, a estrutura de custos quer da Aple quer da Microsoft deve ser monstruosa e os Chinos vao rebentar com aquilo, assim que o Zé povinho abrir os olhos e constatar que pelo menor preço pode comprar igual.
    As marcas sao um sorvedouro de dinheiro aos pagantes, e com a recessão económica e superprodução que esta a levar há estagnação do consumo, as marcas para crescerem nao lhes resta outra opção que nao seja JUNTAR-SE para ganhar escala.

  22. Avatar de Mikael
    Mikael

    Como e possivel a apple lancar um ipad air 3, chama lo de pro e custar mais 200 euros ou vender um ipad mini a 400 com o processador do iphone 6 de 2014. Adoro a apple mas ultimamente tem sido cada decepcao..a camera do pro de 9.7 ser mto melhor que o modelo mais caro de 12.9 tb nao se percebe

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    Só pelo o título é por aquilo que conheço das duas empresas em questão digo logo que não, pois são empresas com alvos / objectivos muito diferentes. É por outro a concorrência faz lhes bem.

  24. Avatar de Rafael Vieira
    Rafael Vieira

    Se der lucros a todos os intervenientes e accionistas…

    1. Avatar de Mikael
      Mikael

      Nao e bem assim, n chega dar lucro ha que inovar trazer novos produtos todos os anos , viagens a marte por ex atraves de vr para quando? O hololens e tao caro e n serve para nada

      1. Avatar de Tony
        Tony

        vou te responder para que serve, porque andas desatualizado.
        serve para mostrar as funcionalidades do Windows10 em Hololens, para ser utilizado por qualquer marca que assim o queira e eventualmente criar “hololens” mais baratos. A Microsoft só poe hardware cá fora para demonstrar inovações, depois passa a OEM

      2. Avatar de Tony
        Tony

        quanto a para que serve existe vários videos no youtube

  25. Avatar de Joao Meixedo
    Joao Meixedo

    A entidade reguladora chumbaria a operação porque iria provocar a maior série de suicídios da história, quando os haters de ambas as empresas compreendessem que de repente não podiam viver com metade deles próprios…

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      É caso para dizer que só os pinguins se salvam lolololol

  26. Avatar de Portimão
    Portimão

    As duas melhores empresas do mundo juntas.
    O hardware lindo da Apple e uma mistura de iOS com Windows Mobile.
    A ideologia fantástica dos híbridos com MacOS e possibilidade de correr todos os programas Wndows nele, mas com a segurança do iOS.
    As tiles do Windows Mobile e a loja do iOS.

    AHHHH, seria bom demais!

    NUNCA vai acontecer.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Com a segurança do MacOS, sorry, enganei-me.

  27. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Para que fique aqui um registo. Já são a mesma empresa desde à uns bons anos

  28. Avatar de BEDE
    BEDE

    Para mim seria divertido… rodar um windows 10 mobile. Num iPhone…

    1. Avatar de Tony
      Tony

      windows funciona em mac. mais facilmente isto que o contrario

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Ele falou em dispositivos móveis!
        ” rodar um windows 10 mobile. Num iPhone…”

  29. Avatar de Paulo C
    Paulo C

    Depois de tudo o que tenho visto, no mundo da politica, da economia e até da eletrónica, nos últimos anos, acredito em tudo