ZonHub – Mini análise e alguns truques…

205 Comentários

[fonte]

As principais características que me levaram a aceitar este aparelho, foram o wireless com a norma n, a partilha da impressora e de drives usb em rede e a rede LAN gigabit.

Entre estas características, destacam-se ainda:

  • Design atractivo
  • 12 Indicadores LED
  • Modem de ligação por cabo
  • Ligação WAN Doccis 3.0
  • Router Gigabit
  • Firewall
  • DMZ (DeMilitarized Zone)
  • Wifi b/g/n até 300Mbps
  • 4 Portas RJ45 10/100/1000
  • Cliente VoIP
  • Virtual AP’s
  • WPS (Wireless Protection System)
  • WDS (Wireless Distribution System)
  • USB 2.0 Host
  • Servidor de Impressão
  • Servidor Samba
  • Servidor UpnP (Universal plug and play)
  • Virtual AP Fon
  • 2 Saídas RJ11 para ligação do telefone
  • Cliente de DNS Dinâmico

Índice:

1 – Especificações
2 – Características
3 – Dicas de configuração
4 – Dicas de configuração avançada
5 – Conclusão

Partilhar:
Tags:

Comentários

205

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Marques
    João Marques

    Excelente review 🙂

    Como utilizador da Zon 50Mb e ainda tenho o Netgear, há possibilidade de me alterarem para o Zon Hub?

    Cumprimentos

    1. Avatar de nachtmarrie
      nachtmarrie

      Sem principio sim, mas vais ter de pagar cerca de 25€ pelo equipamento.
      E deves ter noção que este hub tem vantagens mas também tem desvantagens em relação ao netgear, por exemplo o hub não dá para desactivar o DHCP(isto costuma dar mais problemas em empresas mas mesmo assim e relevante)

      1. Avatar de hjesus
        hjesus

        podes fazer como eu fiz…avariei o meu netgear e vieram colocar um zonhub…lol

        1. Avatar de muleta
          muleta

          isso é arriscado…

        2. Avatar de muleta
          muleta

          e o que fizeste para o avariar?

          1. Avatar de hjesus
            hjesus

            simplesmente liguei o equipamento directamente à tomada..ou seja, um transformador velho compativel, cortei o transformador e meti uma ficha e liguei a 220vl e ponto…

          2. Avatar de pedro nogueira
            pedro nogueira

            meteu-o dentro de um balde com agua! hehhehehe

            ve-se cada trapalhada aqui.

            eu tinha o netgear pedi para alterar para zonhub eles disseram que tinha que pagar 25 euros eu disse ok.
            vieram trocar e depois veio a factura com os 25 euros liguei para la a reclamar a dizer que disseram que trocavam mas sem custos. paguei a factura e depois na proxima descontaram os 25 euros . SEM STRESS

      2. Avatar de José
        José

        Mas se ligares para a Zon, eles podem desactivar o DHCP do ZonHub. Mas de qualquer forma, melhor ter um modem, ou configurar o DMZ que ter o ZonHub se pretendes gerir tua Internet na empresa através do teu servidor linux…

      3. Avatar de Francisco Aragão
        Francisco Aragão

        Da para desligar o servidor de DHCP, basta fazer login na página do router e depois ir ao link: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0 e onde diz distribuição de endereços de IP, seleccionar no desactivar.

        ATENÇÃO: Esta alteração pode provocar mau funcionamento do ZonHub.

        1. Avatar de Igor Setas
          Igor Setas

          Qual é o Username e password que estas a usar para aceder a esses campos?

    2. Avatar de iPlagiator
      iPlagiator

      Boas, trabalho na zon..

      A menos que não sejas cliente com os 3 serviços (tv+net+voz) nao pagas activação, só tens de pedir a troca de equipamento pelo apoio, ou numa loja

      1. Avatar de muleta
        muleta

        bom se trabalhas na zon, nao percebo, já liguei várias vezes para o apoio, para as lojas, para tudo, e a resposta é a mesma: para trocar tenho de pagar 25 euros. excepto se mudar para a fibra a 100 megas (tenho a 50). ou se ele se avariar… o que parece que alguém já o fez…..

        já que trabalhas na zon, arranja maneira de mudar gratuitamente.. 🙂

      2. Avatar de ITDept
        ITDept

        Ah trabalhas?!
        Então diz aos teus colegas da zona de Leiria que instalar net num cliente NÃO é chegar lá e “despejar” o router pra cima da mesa do cliente e dizer que já tem net.
        No mínimo deixa-se um equipamento do cliente a trabalhar ou não?!?!
        …Mas deixa lá, assim ganhei mais umas assistências a clientes domésticos…

        Qualidade de serviço???? lol….

        1. Avatar de José
          José

          Ando a ver que andas ocupado, mas olha que esse tipo de serviço é transversal a todos os subempreiteiros, o que interessa é o número de activações do técnico na sala NÓS,MEO,VODAFONE, números, meu amigo, deslocações + kms + perca de tempo com o cliente a deixar tudo bonitinho como estava ou talvez melhor, conselho quando acontecer dar baixa do serviço e explicar as razões pelo qual se vai dar baixa do serviço, tirar fotos identificar o técnico e a empresa para a qual trabalha, reclamar operador e a ou as empresas subcontratadas envolvidas no serviço, afinal de contas devemos saber quem vai a nossa casa, escritório e por aí diante.
          Voz da experiência controle qualidade FTTH VODAFONE rede cliente, já vi quase de TUDO!

      3. Avatar de jot@r
        jot@r

        boas
        estes dias formatei o meu pc e deixei de aceder ao router wireless da zon fibra.
        o que devo fazer?
        obrigado

        1. Avatar de pedro nogueira
          pedro nogueira

          nao percebi!!!!

          mas o que deves fazer e voltar a colocar a pass.

        2. Avatar de HONGUE

          se conseguires o ip do ruter com o buscador cherome entras dentro do ruter e fazes as modificações que quizeres

          1. Avatar de HONGUE

            o ip deve estar escrito atras do ruter exmplo http://192.168.1.0.1

    3. Avatar de Igor
      Igor

      Qual é o user e password de administração do Modem da ZONHUB:
      Versão de software: 4.11.3.7.42.1.29
      Data de lançamento: Oct 18 2010
      Plataforma: Hitron BVW3653 Board

      sendo que admin em user e password não da nada.
      Preciso de ajuda para poder configurar o meu aparelho.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        user -> home
        pass -> zonnet
        Consulta em http://www.zon.pt/zonhub/manual.aspx

        1. Avatar de Igor
          Igor

          não é esse mas sim o de administrador.
          O super user

  2. Avatar de a Friend®

    Muito bom artigo, boas dicas..

    Um aparte… Zon + Fibra = Markting 😉

    Nem teórico nem na practica… é apenas uma “abriviação” falsa de Docsis 3.0 + Traffic shaping que engana muitos clientes.. infelizmente.

    1. Avatar de Ryan
      Ryan

      Só posso concordar a 100% contigo. Há gente a pagar gato em vez de lebre. Como é possível. Se fosse comigo eu processava essa gente em tribunal.

      1. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        verdade sim senhor! se a lei funcionasse ca em PT esses gajos ja nao enganavam mais ninguem com publicidade enganosa…

        http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1320931&seccao=Media

      2. Avatar de a Friend®

        @Porquinhobranco

        O problema é que se a Lei cá já nem funciona para furtos, homicidios e outro tipo de agressões… quanto mais irá funcionar com tecnologia… Um Juiz sabe lá o que é Fibra… se associar aos cereais Kellogs já é muita sorte…

        Se vamos para lá fazer acusações, ainda apanhamos um Juiz com a mão na cara quase a adormecer a fazer frete, e ainda nos passa uma multa por lhes fazer perder o precioso tempo… isto para não falar que por trás destas grandes empresas, há sempre os “Boys” do Governo por trás. A PT também tinha que pagar uma indemenização à Sonae por causa do monopolio que não deixava a Clix avançar…e eles simplesmente recusaram o pagamento.. e acho que não pagaram mesmo nem um centimo, mesmo com a ordem do tribunal. Agora um cidadão que tente fazer isso.. recusar pagar uma multa nem que seja de 20 euros… para verem os resultados…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Correcção:

          onde se lê BOYS deve ler-se BOIS. Este pessoal, nem português sabe escrever.

          LOL

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Mais um ignorante…, “Boys” não é Português é Inglês… e até está correctíssimo entre aspas… LOLLLLLLLLL

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Tenho so uma duvida Francisco,

    este router suporta na sua pagina wake on lan?

    boa analise;)

    cumps!

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      O WakeOnLan é suportado, tens que apenas abrir o porto específico, o que normalmente é o porto 9 do protocolo UDP.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        mas a pagina tem GUI para wake on lan, ou tem q se fazer manualmente abrindo a porta, e enviando o pacote atraves de algum programa/pagina web?

        é q no meu router tenho o firmware dd-wrt, e este na pagina de configuraçao tem mesmo uma secçao dedicada ao WOL, em que adicionamos as maquinas que queremos e dps é so carregar num botao e done..
        a vantagem é q nao tenho q deixar a porta aberta ficando o meu pc exposto a q qlqr pc fora da rede me possa ligar o pc,
        já que a unica forma de os ligar é acedendo a pagina de config e atraves do tal menu de WOL.

        cumps

        1. Avatar de Francisco Aragão
          Francisco Aragão

          O zonHub não tem suporte nativo para WOL, não existe a tal página de configuração. A única maneira é mesmo abrir o porto.

          Esse firmware dd-wrt é excelente.

          Cumprimentos

          1. Avatar de Courela

            Já que falam no DD-WRT (que já uso em foneras há algum tempo) vejam o Gargoyle, basicamente é OpenWRT com um GUI bastante mais fácil de utilizar do que o LuCI.

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            Será que me podiam explicar como configurar o ZON Hub para conseguir WOL. Consigo fazer em rede sem problemas mas não estou a conseguir abrir as portas.
            Ficava muito agradecido se alguem pudesse dar uma indicação detalhada.
            Obrigado

    2. Avatar de José Cardoso
      José Cardoso

      Olá,

      Não sei se ainda vai a tempo, mas eu passei pelo mesmo (tentar configurar o ZON HUB para deixar passar o magic packet do wake on lan) e a única forma que consegui foi a seguinte (porque não basta reecaminhar a porta udp 9):

      Estes foram os passos:

      – Criar uma conta em http://www.no-ip.com/ e associar um registo
      – Configurar o DDNS no ZON HUB
      – Definir um IP Fixo para o servidor e colocá-lo na DMZ
      – Depois é só encaminhar as portas dos serviços que se pretende (no meu caso reencaminhei a porta 22 para o ssh)
      – Para “despertar” o servidor ir ao site http://wakeonlan.me, e introduzir os dados pedidos

      O senão aqui é ter de por o servidor na DMZ, mas com os devidos cuidados de segurança não haverá qualquer problema!

      1. Avatar de Fleshfly
        Fleshfly

        Ando as voltas exactamente com o mesmo problema do wol. E não quero mesmo deixar o pc na dmz… ninguém descobriu outra forma?

  4. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    eu tenho zon. estou a espera para mudar para meu fibra. a zon faz traffic shapping de p2p pelo que a par da cabovisao é o ISP que eu menos recomendo.

    Apenas meus 2 centimos.

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      *meo fibra claro.

    2. Avatar de a Friend®

      Clix Fibra também ficas sem serviço.

      É mesmo Fibra (FTTH), não tem traffic shaping, e para quem gosta de jogos e ligações estáveis, em nada se compara à “la fibra” da Zon, já que é Fibra pura e as latências não sofrem interferências, fazendo de Fibra pra Fibra 2ms em média.

      1. Avatar de a Friend®

        Correcção: Ficas BEM servido!

        Eu já tive Zon e tenho amigos que continuam a ter, com 200 Megas “Fibra” e eu tenho a simples e económica 24Mb da Clix ADSL / Sincronizada a 21Mb …

        Simplesmente sem restrições, faço downloads e tenho uma ligação mais estável que a dita “fibra” deles…

      2. Avatar de Valeriu
        Valeriu

        Sem duvida, eu sou cliente clix a bastante tempo, a uns meses atras mudei para a Fibra e não podia estar mais contente, tenho 50mb contratados e tenho sempre em media 58, no upload sempre acima dos 5mb, nos jogos online não tenho latencia nenhuma.. O serveiço de TV é que podia ser melhor, mas nada que não venha a ser melhorado..

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Todos os comentários que leio sobre a Fibra da Clix são muito favoráveis. Dizem que é a melhor fibra do mercado e talvez por isso seja a mais cara. Não tem pacotes mais baratos, se não até aderia.

          1. Avatar de jeton90
            jeton90

            Na minha zona em Braga faz 5 anos que me prometeram fibra clix ….. nem vela

          2. Avatar de Fibra
            Fibra

            Já tive Fibra do Clix e a agora tenho MEO.

            Clix:
            Internet é muito melhor a do CLIX. O ONT não é router, e podes utilizar os teus routers sem problemas. Internet sempre a bombar, sem traffic shapping.
            TV, não é assim nada de especial e o software da caixa é mau.

            MEO
            Internet é boa, mas a do Clix é melhor. O Apoio tecnico é muito mau, comparado com o Clix que no mesmo dia (domingo) substituiram-me uma caixa de tv.

            TV é o forte do MEO. O software é o melhor que existe e a oferta de canais é boa tb.

            PS- A razão da troca teve a ver com um desconto de 50% que tenho no MEO. Caso contrario não trocava.

          3. Avatar de a Friend®

            @Fibra

            Exactamente. A experiencia que tenho é a mesma, em comparação com amigos. Meo só vale pela TV e bons contratos de a PT tem. Mas quantos mais clientes a Clix tiver, melhor ficará…eu já sou cliente à largos anos e só tenho a dizer bem. Alias, faço mesmo questão de dizer bem, porque o bom trabalho deve ser reconhecido e não o habitual, de se falar só pra mal 😀

            Clix vale mesmo a pena, desde a qualidade do serviço à assistência. MEO, PT, ZON (ex tv cabo) só tenho criticas a apontar, em especial destaque à facturação… que por erros deles quiseram-me fazer pagar e depois como diziam “descontavam na proxima factura” …

          4. Avatar de Courela

            Também tenho Clix 50Mb e os reparos que aponto são o preço (embora nos outros operadores vá dar ao mesmo, tirando claro as promoções para novos clientes, os que são fiéis não merecem) e não ter TV em toda a casa sem box.

  5. Avatar de Vítor M.

    Muito interessante estas pequenas sugestões/truques que podemos fazer num equipamento que vem “preparado”.

    Francisco, excelente artigo, sucinto e simples de perceber.

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Eu ’tou mortinho para largar a Zon (cabo normal) e ir para o MEOFibra (já instalaram as caixas PDO, mas ’tá a demorar a activar na rua…).
    Para quem não deseja velocidades de 50Mb e superiores, o pacote base deles chega e sobra: 10Mb-1Mb, 70 canais e telefone ilimitado por €39,90 (com possibilidade de ofertas na adesão).
    Em pacotes base, a Zon não tem alternativas iguais. Para pacotes superiores, a Zon já tem pacotes atractivos.

  7. Avatar de nachtmarrie
    nachtmarrie

    Já agora um extra, este hub costuma dar problemas com o wireless nos winxp, por causa das configurações que traz predefinidas. Normalmente mudar a segurança e definir um canal(frequência) de wireless, que vem como automático, resolvem esta situação.

    Parabéns pelo artigo

    Cumps.

    1. Avatar de Igor Setas
      Igor Setas

      Qual é o user e password de administração do Modem da ZONHUB:
      Versão de software: 4.11.3.7.42.1.29
      Data de lançamento: Oct 18 2010
      Plataforma: Hitron BVW3653 Board

      sendo que admin em user e password não da nada.
      Preciso de ajuda para poder configurar o meu aparelho.

      1. Avatar de Amigo
        Amigo

        Experimentem este user: home_admin password: zonnetadmin de qualquer das formas mesmo com este não é possivel fazer o port forwarding como deve ser.Ah e Ddns desconfigura-se muitas vezes. Tive que comprar um router como deve ser e espero que o modo bridge funcione. Com a Zon o apoio às empresas e aos utilizadores um pouco mais avançados por e simplesemente não existe. Nem vale a pena ligar para a PCMedic ou Clinic ou lá o que é … Guardem o V/ dinheiro !

        1. Avatar de Igor Setas
          Igor Setas

          muito obrigado pela informação, mas outra coisa.
          Compraste que router? e fizeste a ligação em mode brige como?
          Tiveste de configurar a porta 4 em modo brigde no Router da ZON e nela ligaste por cabo RJ45 o novo router. Mas nesse novo router podes configurar o port forwarding como deve ser e Ddns não vai desconfigura-se muitas vezes?.
          aguardo resposta aqui ou para o meu email: igor_setas@hotmail.com
          Obrigado

  8. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Ora aí está o que me interessava!!
    Já tinha lido sobre alguns problemas do ZonHub nomeadamente o servidor DHCP “always on” e a limitação dos 150Mbps na norma N.
    Em principio na proxima semana vou ter um e posso testar se realmente isso funciona.

    Já agora… essas limitações acontecem porque o utilizador que temos no ZonHub é um limitado e os reais administradores nao estao ao nosso alcance. Porquê? Não sei… mas de certeza que a Zon faz uso dos mesmos… falha de privacidade?

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Da para desligar o servidor de DHCP, basta fazer login na página do router e depois ir ao link: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0 e onde diz distribuição de endereços de IP, seleccionar no desactivar.

      ATENÇÃO: Esta alteração pode provocar mau funcionamento do ZonHub.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        Este link já não funciona mais. Tem ideia de como faze-lo agora?

    2. Avatar de Apolí
      Apolí

      Boas.
      Já testaste o zonhub 1?
      300mbps?!?
      Nao tenho acesso a criar segundas AP, como posso fazer?!?
      Abraço!

  9. Avatar de muleta
    muleta

    obrigado pelo texto.
    só ficou de fora uma coisa que acho que é importante: o print share.
    é que, pelo que li, o hub funciona em linux e se quiseres partilhar a impressora por todos os computadores tens de a ligar ao hub e instalar drivers linux. e isso é capaz de nao ser fácil… até porque a lista de equipamentos perfeitamente compativeis nao é tao abrangente como isso…
    por isso mesmo desisti de pagar os 25 euros e mudar para o hub. tenho o netgear ligado a um router asus con print share e funciona ok. e como em breve o netgear vai tambem ter fon@zon, a diferença é só na capacidade do wireless……

    1. Avatar de nachtmarrie
      nachtmarrie

      Mas o netgear tem zon@fon, e este”zon@fon” é sempre por wireless, visto que serve para criar um hotspot em que outras pessoas se ligam a Internet através da sua rede wireless

      1. Avatar de muleta
        muleta

        nao tem nao. por enquanto nao tem. é o que está no site deles. no modem nao vejo lá nada que dê para isso.. já agora, se tem ajuda-me a pôr isso a funcionar. thks

        1. Avatar de nachtmarrie
          nachtmarrie

          Provavelmente estás a aceder a pagina de configuração do netgear(192.168.0.1) com o user:admin mas esta opção só aparece através do user:MSO/pass:changeme

        2. Avatar de nachtmarrie
          nachtmarrie

          No entanto depois de pesquisar melhor sobre o assunto deparei-me com a situação de só um dos dois modelos de netgear disponibilizados pela zon oferece o serviço zon@fon

          vê se o modelo do teu netgear é o CVG834G, se não for digo-te tens azar porque este é o mais comum.

          1. Avatar de muleta
            muleta

            é esse o meu modelo, já fui lá à configuraçao, mas nada encontro. podes ajudar?

          2. Avatar de muleta
            muleta

            é o cbvg834g

          3. Avatar de nachtmarrie
            nachtmarrie

            O modelo que eles dizem que tem e o cvg834g, e o teu é o cBvg834g e se foste a configuração com u utilizador “MSO” e não aparece a opção Zon@fon é porque não tem mesmo

          4. Avatar de muleta
            muleta

            tenho de esperar que actualizem o firmware. dizem que está para breve, mas nao sei quando….

  10. Avatar de LMSS
    LMSS

    Password de ADMIN 🙂

    1º: Desligar o cabo coaxial(Antena)do Zon Hub.
    2º: Fazer reset ao Zon Hub (Definições de Fábrica).
    3º: Após o arranque fazer o Login com User: admin Password: admin
    4º: Configuram o Zon Hub como preferirem.
    5º: Liguem o cabo coaxial(Antena) e aguardem até a “@” ficar fixa.
    6º: Usar normalmente (a partir deste momento o User admin já não têm a password admin pois após ligar a Internet o Zon Hub recebe novos dados, mas o User “home” Password: “zonnet” permanece disponível).

    Espero que seja útil para alguma coisa 😛

    1. Avatar de AirCrack

      Pois, mas ficas mais vulnerável…

      1. Avatar de LMSS
        LMSS

        Apenas foi uma dica para quem quer ter acesso a todas as permissões do router e claro se não sabem não mexam como é lógico mas se souberem configurem bem eu nem uso Zon mas lembro-me de quando usava MEO ter de fazer o mesmo processo parecido a esse para poder configurar há minha vontade e não fiquei vulnerável WPA2-PSK + AES mais umas coisinhas 🙂

        1. Avatar de Francisco Aragão
          Francisco Aragão

          E infelizmente não tens acesso a todas as configurações do zonhub. as configurações que encontras na página de configuração avançada, à excepção do reiniciar o router, não encontras com o utilizador admin.

          cumprimentos

      2. Avatar de RR
        RR

        Vunerável? É alterar a password também do user “Home” e configurar todas as formas possiveis de segurança. Vunerável é os users terem passwords que terceiros conhecem. Incluindo neste caso a Zon, se te controlam o router controlam-te a rede a menos que tenhas uma security appliance entre a rede interna e o router. Se me escapar algum promenor agradeço correcções 🙂
        Cumpts

  11. Avatar de murder_rabbit
    murder_rabbit

    bem agora tb ja fazem publicidade aqui no pplware=} bom artigo

  12. Avatar de Z3nD3n
    Z3nD3n

    Excelente review!!!
    Ando é às cabeçadas para por a minha mula a pastas em condições!!!
    Já tentei de diversas formas mas o mal está no router. Já tentei um software que não me lembro do nome mas era bastante simples de utilização mas mesmo assim…Se alguem puder ajudar agradecia.

    Abraços

    1. Avatar de killer
      killer

      Tenta o Port Forwarding, não sei se o programa tem este router mas é uma questão de veres.

      https://pplware.sitedev.pt/networking/port-forwarding-3-0-configure-o-seu-router-facilmente/

    2. Avatar de JGomes

      se tens o zon hub, vais às opções do firewall e mudas para o modo mais permissivo para o fowarding ser automático.

      cumprimentos.

  13. Avatar de rUI
    rUI

    Boas

    Alguem sabe se podemos bloquear determinados site com este router? ou seja podemos impedir que um computador ou grupo de computadores deixe de aceder (por exemplo) a http://www.abola.pt

    Se sim , sabem onde posso encontrar como?

    Obrigado

    1. Avatar de AirCrack

      O ZonHub não tem controlo parental…. usa o http://www.opendns.com, por exemplo.

    2. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      O zonhub não tem possibilidade de fazer isso (era uma excelente funcionalidade), mas pode sempre colocar uma proxy na rede ou restringir cada computador individualmente.

      Cumprimentos

    3. Avatar de Hugo Cura

      Se tiveres acesso aos PCs e se estiverem Windows, uma boa solução de controlo parental (até para adultos sem conhecimentos mais avançados ^^) é o ficheiro hosts, localizado em “C:\Windows\System32\drivers\etc”.

      É um mapeador de endereços (um servidor DNS básico) e basta editá-lo, com um editor de texto, e adicionar numa nova linha o endereço que se pretende mapear.

      No teu caso:
      127.0.0.1 http://www.abola.pt

      Convém pôr outro com o IP do site, não vá a pessoa tentar descobri-lo (é possível com um simples ping na CMD) e aceder ao site pelo IP:
      127.0.0.1 193.126.232.45

      O endereço 127.0.0.1 é o default para o localhost, o PC local.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Eu coloquei o endereço do site sem o “http://”, apareceu automaticamente, mas suponho que funcione até sem o www.

      2. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        “é o ficheiro hosts, localizado em “C:\Windows\System32\drivers\etc”.”

        Em *nix o ficheiro e’ /etc/hosts.

        “127.0.0.1 http://www.abola.pt

        O protocolo e’ desnecessario. No entanto, abola.pt e’ diferente de http://www.abola.pt. Pode-se incluir os dois na mesma linha:

        127.0.0.1 abola.pt http://www.abola.pt

        “Convém pôr outro com o IP do site, não vá a pessoa tentar descobri-lo (é possível com um simples ping na CMD) e aceder ao site pelo IP:”

        A aplicacao nao pede ao sistema operativo para determinar o endereco de IP, se ja’ o tiver. Para ser um host necessita de ter pelo menos uma letra (a-z). O endereco de IP e’ formado por apenas numeros e ponto.

        # as seguintes duas formas sao equivalentes ao 127.0.0.1
        ping 127.1
        ping 2130706433

        Mas este metodo nao impede o acesso ao site, se souber-se o endereco de IP. A melhor forma seria bloquiar o endereco de IP usando a firewall do router ou do Sistema Operativo.

        Fiquem Bem!

  14. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Tenho há uns tempos e foi uma trabalheira para por a funcionar o meu outro router (que na verdade é um modem+router, tal como o zon hub).
    No final fiquei com dois routers 2 em 1, ou seja, um router+modem (zonhub) e outro router+modem (liknsys), mas no zonhub só uso o modem, e no linksys só uso o router…

    E já agora… “Design Atractivo”? Aquela coisa enorme , não havia necessidade, por dentro está quase vazio, podiam ter feito muito mais pequeno e mais elegante.

    1. Avatar de srvictor
      srvictor

      Raicuparta, como é que conseguinte utilizar só o modem da zonhub?
      Pretendo configurar o meu zonhub para ip estatico, é possivel?

      Obrigado

    2. Avatar de Roger
      Roger

      Boa Tarde.
      Como conseguiste???
      Ando a tentar ligar um AirPort extreme ao Zon Hub e está sempre a cair a ligação.

  15. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Eu tenho um bicho desses e

    (1) acho que o UPnP não funciona, alguém descobriu como permitir o referido UPnP ?No meu router anterior funcionava sem eu ter que fazer nada (a não ser activar a função).

    (2) por outro lado parece fazer uma gestão razoável do QoS. Pelo menos o skype continua a funcionar bem – mesmo por wireless g e com muitos computadores a fazer outras coisas.

    NOTA: o meu serviço é ZON fibra (não óptica) 100 e inclui ainda 100+ canais (acho eu) e 2 linha telefónicas independentes. Só uma das 4 máquinas habitualmente ligadas têm gigabit. O skype tem um terminal independente ligado por wireless-g.

    José Simões

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      O melhor a fazer é configurar os portos à mão. No meu zonhub, o UPnP funcionou sem quaisquer problemas. Experimente mudar de programa que faz a configuração do UPnP.

      Cumprimentos

  16. Avatar de Zbrieden
    Zbrieden

    E relação aos SSID’s .. o teu zonhub só poderá difundir 1 de cada vez e não até 8 ao mesmo tempo.

    Em relação a alterações na gama IP essas só farão sentido no caso de existirem redes internas muito grandes e de haver necessidade de criar subredes. Para a ligação à internet, o endereço IP de saída é o mesmo para toda a rede – e que é definido pelo teu ISP.

    Muito bom artigo, continua assim 😉

    Força Pplware!!

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Estas errado, o zonhub tem a possibilidade de difundir mais que um SSID. Eu já tive 2 SSID’s em simultâneo e sem problemas.

      Cumprimentos

    2. Avatar de AirCrack

      Pelo facto de poderes partilhar o teu ZonHub com outros aderentes do Zon@Fon, alem do SSID que já está criado para o efeito, tens ainda o teu e mais 6…

  17. Avatar de jeton90
    jeton90

    Bem pessoal para mim é bom artigo, bons comentários.

    Eu tenho zon 50 e rola tudo nos conformes ….. não sei como é o meo fibra ….

  18. Avatar de Souselas
    Souselas

    Excelente review.

    Já agora se alguém me puder ajudar fico agradecido.

    Ligo-me à empresa através do Check Point VPN-1 Secure Remote, mas desde que me instalaram o ZonHub deixei de o conseguir em casa.

    Tenho que configurar alguma coisa?

    Obrigado

    1. Avatar de Francisco Aragão

      É necessário abrir os portos no zonhub.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Souselas
        Souselas

        Vou tentar

        Obrigado

      2. Avatar de Souselas
        Souselas

        Aqui estou eu novamente.

        E como é que sei quais são os portos que devo abrir?

        Desculpem a minha ignorância

        1. Avatar de Francisco Aragão
          Francisco Aragão

          Tens que ver os portos utilizados pelo programa que usas para te ligares a empresa. Tenta ver no menu de configuração ou preferências da ligação.

          Cumprimentos

  19. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    bela porcaria

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Ao menos podias ser mais construtivo e para a próxima deixar um comentário que não seja uma “bela porcaria”

      Cumprimentos

  20. Avatar de André
    André

    Boa noite,

    alguém me sabe dar uma dica para alterar o IP na ZON? Reinicio o HUB mas fico sempre com o mesmo IP..

    Obrigado, cumprimentos

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Não é possivel alterar o ip do zonhub, pois é distribuido por dhcp. Tens que esperar que o lease time dos servidor de dhcp acabe.

      Cumprimentos

      1. Avatar de André
        André

        Antes de mais, agradeço a resposta. Isso demora quanto tempo? É certo que passado esse tempo tenho um novo IP? Obrigado, abraço

      2. Avatar de Francisco Teixeira
        Francisco Teixeira

        Excelente review 😀

        Eu tenho fibra 50 e estou a pensar em pagar 25E pelo zonhub .
        Não sei se já experimentaste as portas usb se ligares um disco externo se na rede aparece com eles dizem uma unidade de rede e se o print server funciona fixe .
        Outra pergunta , como funciona o streaming que anunciam , ligas uma pen com um filme e consegues ver na tv ?

        Abraços e parabens pelo artigo

        1. Avatar de Francisco Aragão
          Francisco Aragão

          O servidor de partilha de impressora funciona bem, mas funciona melhor se utilizar cache numa pen usb também ligada ao zonhub. Não esquecer que se ligar uma multi-funções, apenas a parte de impressora ficará activa, e para usar o scanner é necessário ligar a um computador.

          Quanto ao filme, se a televisão estiver ligada à rede doméstica e suportar UPnP. Então consegue-se visualizar o filme.

          Cumprimentos

          1. Avatar de Pedro Macedo
            Pedro Macedo

            Obrigado pela review Francisco! Só uma pergunta relacionada com o disco externo sabes se suporta discos em ntfs? A minha tv tem dlna e o meu router actual suporta discos mas apenas em fat32- Obrigado!

          2. Avatar de Francisco Aragão
            Francisco Aragão

            Sim, o zonhub suporta ntfs. Cumprimentos

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            francisco,
            obrigado pelas dicas, muito util.
            estou tb com o problema do scanner.
            paguei os 25e para ter a possibilidade de ligar a impressora ao router, consegui imprimir mas não fax nem scan.
            continua a não haver solução (HP Photosmart 3100) ?
            Acho que vou devolver e gastar o $ num servidor de impressão HP, custa pouca mais.
            Obrigado,
            Miguel

    2. Avatar de AirCrack

      O reiniciar vai adquirir sempre o mesmo. Penso que se esperares 5mins, deve ser suficiente… ou mais, experimenta.

    3. Avatar de Ikari-Pt
      Ikari-Pt

      Boas ha realmente uma maneira de forcar a mudanca de ip.

      Ir ao link
      http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0
      e no separador defenicoes alterar o mac e aplicar. Outra solução, na mesma página, é fazer release/renew (autorizar/renovar) ao ip da wan.

      1. Avatar de André
        André

        Muito obrigado pela ajuda 😀 Continuo sem perceber o porque destas “hidden-pages” no ZON Hub. Há algum local onde as possamos consultar ou existe algum custom firmware para este dispositivo?

        Abraço!

        1. Avatar de Francisco Aragão
          Francisco Aragão

          Não existe nenhum sitio onde se possa consultar estas páginas. São sítios em que nem o utilizador “admin” tem acesso…

          Cumprimentos

      2. Avatar de LPinto
        LPinto

        Onde se encontra esse separador para alterar o mac? e alterar para que valores?

        Encontrei o release/renew mas nao encontro o separador para mudar o mac

  21. Avatar de Joao
    Joao

    Bom se utiliza o ZonHub, então de certeza que NÂO tem fibra optica em casa.

  22. Avatar de Dias
    Dias

    Viva,

    Excelente review. Tenho um zonhub, sei que não tenho fibra óptica em casa mas não me queixo como as pessoas da MEO que parece que têm de fazer algum statment. Se estão contentes com o serviço melhor para eles, agora se as pessoas que escolheram a friba de cereais da zon não reclamam com a óptica da MEO qual é o stress??? Ainda bem que existe um duopólio, menos mal aliás…

    É verdade que existe na zon traffic shapping mas quando liguei para lá consegui resolver +- as coisas…

    No entanto o meu comentário está relacionado com uma dúvida. Tenho uma impressora ligada ao zonhub que está partilhada na rede e funciona… no entanto a impressora é multi-funções e apesar de o hub ter os drivers da impressora instalada não tenho acesso ao digitalizador. Sabem de alguma solução para este problema?

    Cumprimentos…

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Também tenho uma multi-funções e ainda não encontrei nenhuma alternativa. A solução passa por ligar a multi-funções a um computador.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Tiago Monteiro
        Tiago Monteiro

        O truque era agora!!

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Podes me dizer como é q instalaste os drivers da impressora no hub? cumprimentos

  23. Avatar de RedLeh
    RedLeh

    Boas,

    É offtopic, mas alguem já conseguiu usar outro router com o ONT da Meo fibra? Ou seja subtituir o router que a Meo instala por outro?

  24. Avatar de João
    João

    Alguém sabe como é que posso aceder as definiçoões do ZonHub sem ter de ligar o PC ao HUB por cabo?
    É que quando tento aceder sem cabo ao Site de configuração ele diz que o acesso sem fios está desactivado… e é chato estar sempre a ligar quando preciso de algo

    1. Avatar de Fonnix
      Fonnix

      Rede Local >> Wireless >> Activas “Permitir acesso à página Internet via wireless”

  25. Avatar de Tiago Monteiro
    Tiago Monteiro

    FANTÁSTICO!! Bati mais palmas a este truque do que o David a fazer desaparecer um avião… Por favor,nem se pode comentar,parece a cena da TVI……….

  26. Avatar de Luís Salvador

    Já o tenho há algum tempo 😉

  27. Avatar de Ernesto
    Ernesto

    Só uma pergunta alguem consegue configurar este router com bridge (ponte, rfc 1493), assim como eu escolho o meu anti virus tambem não abdico de ser eu a escolher a minha firewall e este zonhub nem sei que bsb ou linux tem alem disso eu preciso de fazer shapping no meu trafico mas como eu quero,! não como a zon quer, isto para não falar nas questoes de privacidade desta anormalidade que nem normas internacionais (rfc ) cumpre.!!!

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Em teoria é possível, basta configurares na página de configuração avançada: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0

      Cumprimentos

      1. Avatar de Ernesto
        Ernesto

        Não, não é possível só com as passwords de admin que a ZON não dá. A ZON faz esse serviço para empresas mas não o faz para particulares !?, grande Uauuuuu !!!!!
        Na internet o particular que paga é tratado abaixo de cão, assim devolvi o zon hub e voltei ao antigo, logo que tenha fibra (PT ou CLIX) a ZON vai passar a ZOFF.
        Assim se faz “internet” neste Portugal.!!!

  28. Avatar de José
    José

    Alguém sabe dizer porque não da para redireccionar a porta 21?
    Exe:
    se aceder de fora pela porta 22222 nunca consigo entrar no respectivo aparelho, mas com o mesmo processo para a 22 já da.
    Atenção que se a abrir directa já entro bem, isto só acontece com a 21.

  29. Avatar de dogdivine
    dogdivine

    estou á espera que me venham trocar o meu antigo Thomson por este e fico com fibra a 50… agora alguem sabe se dá para alterar a pass de wirless por uma á nossa escolha, e se filtrar os equipamentos por mac adress o pessoal que quiser navegar por hotspot fica sem acesso??????? ou não recomendam filtrar por mac adress??

    1. Avatar de Ikari-Pt
      Ikari-Pt

      Podes desligar completamente o Hotspot, assim não precisas preocupar-te mais com ele.

      E claro que podes por pass se preferires.

      Quanto a por só MAC filter, eu andei mtos meses apenas com MAC porque tinha um aparelho que n tinha qualquer suporte de Encriptação, claro que descobrir um MAC valido (sniffar o teu) e reproduzi-lo (spoof), demora 10segundos para quem sabe. NAO ARRISQUES

      1. Avatar de dogdivine
        dogdivine

        já vi que dá para alterar a pass de wirless, agora se dizes que activar o mac filter é arriscado, não é mais arriscado deixa-lo desligado??? pensava que se filtrasse os computador que se podem ligar ao router por Mac seria mais seguro, se não que opções tenho de activar????

  30. Avatar de costa
    costa

    boas algem ja meteu a mula a trabalhar com este reuter zonhub??????????????

  31. Avatar de srvictor
    srvictor

    Boa noite,

    Estava convencido que tinha Zon Fibra óptica 50 Mb , mas pelo que li neste fórum é tudo um engano.
    Bem, mesmo assim tenho varias questões para colocar, tais com:

    1)pretendo utilizar dois routers wireless para obter mais alcance. Um dos router é o Zonhub o outro é o Sagem F@st 2604 da clix. Como é que os devo configurar? Pelo que li algures tenho que desactivar o dhcp no segundo router “Cable Modem –> [WAN Port 1st Router DHCP-enabled] –> [LAN Port 2nd Router DHCP-disabled]”, é só isso? O primeiro router ou seja o Zonhub tem que estar em WAN em vez de LAN?

    2)dá para colocar a Zonhub como ip estatico, a funcionar só como modem?

    3) no separador sistema da Zonhub, em visão geral a parece escrito “Este produto inclui módulos baseados em código fonte bsd, gpl e lgpl. Clique Aqui para receber o código fonte gpl e lgpl e para visualizar os créditos bsd.” O que é isto afinal?

    4) a outra questão é sobre o streaming de filmes mas para isso tenho que saber se a minha televisão UPnP.`
    Se a minha televisão suportar UPnP, como é que a coloco na rede doméstica. Basta estar ligada ao aparelho de televisão da Zon?

    5) Não dá para gravar as configurações da Zonhub?

    Obrigado,

    srvictor

  32. Avatar de tiagojdias
    tiagojdias

    Boas.

    Ontem efectuei a compra do zon hub.
    Mas deparo-me com o seguinte problema, jogo online (cs 1.6) mas para qual é o meu espanto que o meu ping/latencia varia dos 10 aos 80 em fracçoes de segundos.
    Tentei entao desbloquear as portas do hub e nada obti. No entanto quando tnha o netgear so conseguia jogar se desactivasse a firewall.
    No entanto nada percebo deste equipamento e nao entendo como desactivar.

    Agradecia ajuda
    Cumprimentos

  33. Avatar de kalinakov

    Boas,

    Voltando ao Wake on lan como o Victor tinha referido “abrir a porto/a 9 do protocolo UDP ” visto que não há na pagina de administ o respectivo grafico como poderei mesmo permitir isto? IR a este protocolo e alterar/abrir o porto?

    Agradeço alguma ajuda

    cumprimentos

  34. Avatar de kalinakov

    “Wake on Lan Port Number

    Internet

    If you wish to use Wake On Lan over the internet you will need to set up your destination firewall/router to allow “Subnet Directed Broadcasts”. Most routers and firewalls disable this option by default.

    You will then need to allow traffic through on your firewall/router on a specific port. The choice of ports is up to you.

    recolhi esta informacao : http://www.depicus.com/wake-on-lan/ ate tem mini aplicacao para mandar o magik packet.
    Não compreendo como fazer o seguinte no Zon HUB:

    “to use Wake On Lan over the internet you will need to set up your destination firewall/router to allow “Subnet Directed Broadcasts”. Most routers and firewalls disable this option by default.

    Obrigado

  35. Avatar de Sergio Martins
    Sergio Martins

    Boas, pessoal depois de uns anos com um sitecom wl-153 e depois de uma mudanca de casa foi-me instalado o Zon Hub…ate a data tudo razoavel o problema e que nesta casa tenho mais um andar e nesse não apanho Quase Quase nada de rede…e queria por o Sitecom Wl-153 a fazer de bridge…problema nao consigo…a rede é detectada…mas depois o acesso a internet nao me é dado….Alguem me consegue ajudar? abraço…um tutorial um filme…um msn? qualquer coisa..
    meu msn x0091935@hotmail.com

  36. Avatar de Zé dos Truques
    Zé dos Truques

    **Como aceder ao admin após ligar o cabo coaxial**

    1. Acedam ao utilizador home
    2. Vão à pagina dos utilizadores e após estarem lá, na barra do url colocam javascript:mimic_button(‘edit: 1..’, 1)
    3. Estarão assim na edição do admin.
    4. Mudam o nome para admin1 ou adm e a password para uma qualquer ao vosso gosto.
    5. Salvam, fazem logout e acedem com esses dados ( utilizador: admin1 password a que definiram)

    1. Avatar de Igor Setas Alvaro de Bastos
      Igor Setas Alvaro de Bastos

      lamento informar mas isso não funciona- tentei fazer e nada.

  37. Avatar de Enrique Ocaña
    Enrique Ocaña

    Bos días, son un usuario de “R Cable”, en Galicia, España. Este operador de cable ofréce o mesmo router Hitron BVW-3653 que se comenta neste post.

    Sen embargo, teño un pequeno problema con el: non atopei o xeito de gardar permanentemente a configuración. Cada vez que fago cambios, estes aplícanse inmediatamente, pero se se desconecta o aparato (porque se corta a corrente, por exemplo) ó iniciar de novo volve ter a configuración de fábrica.

    ¿Sodes capaces de gardar a configuración nos vosos routers?

    Moitas gracias pola vosa atención, e perdón por non escribir en portugués. O:-)

    1. Avatar de JAlmeida
      JAlmeida

      Sim, eu se fizer uma alteração, do tipo abrir uma porta, mexer na firewall ou alterar as definições do wireless fica tudo guardado.

  38. Avatar de LPinto
    LPinto

    Bom dia,

    Alguém me sabe dizer se existe uma forma de configurar o zon hub com o jdownloader? isto é, criar um script de forma a que ao reconectar apareça um novo IP?.

    1. Avatar de Hugo Cura

      O jdownloader tem a capacidade “de aprender” a fazer reset em qualquer router. Tem um gravador automático das acções. Pesquisa um pouco acerca disso que é bastante simples.

      1. Avatar de LPinto
        LPinto

        Pois já tentei mas não consegue criar o script com o zon hub.. Antigamente tinha o modem Thompson 540 penso eu, ligado a um router smc barricade e conseguia fazer a reconectar na boa “o jdownloader fazia o script”, agora com este modem não consegue fazer, que seca!!! Só consigo mudar o IP manualmente mas isso é uma grande seca para fazer vários downloads.

  39. Avatar de LPinto
    LPinto

    Já consegui fazer com que mudasse de ip automáticamente. Para isso tive que meter o zon hub a funcionar apenas como modem, a mudança de ip é feita através do router.

    1. Avatar de Pedro Feliciano
      Pedro Feliciano

      Como colocaste em modo modem (bridge) ?
      Obrigado.

      1. Avatar de Dogdivine
        Dogdivine

        Podias partilhar isso connosco, como fazes isso pata o Jdownloder ???

        1. Avatar de LPinto
          LPinto

          Para colocar o zon hub apenas como modem segui o seguinte tutorial do forum zwame:
          http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=580706
          depois liguei o router smc barricade ao zon hub, e o jdownloader já conseguiu criar um script de reconecção.

  40. Avatar de LPinto
    LPinto

    Mas era porreiro conseguir isso só com o zon hub. Tentei fazer o release/renew com aqueles menus escondidos do zonhub, e o jdownloader até diz que a reconecção foi bem sucedida, mas depois não funciona. Será que não funciona por eu não conseguir ir directamente para o menu onde tem a opção release/renew? Quando peço ao jdownloader para criar script de ligação aparece-me a página de configuração do zon hub. Mas para ir para os menus que me interessa tenho que colar outro endereço no browser, se calhar é por isso que o jdownloader não consegue fazer o script.

  41. Avatar de Luis Gonçalves
    Luis Gonçalves

    Caros

    Tenho um zonHub com 30Mbits download e 2 MBits Upload.

    Tenho problemas que apesar do meu computador suportar Ethernet 1GBit muitas vezes a ligaçao ao Hub faz o down para 100MBits (passa a luz de presença de azul para verde e por vezes a ligação é mesmo apagada isto é a luz apaga e deixo de ter ligação).

    Alguma ajuda?

    Atenciosamente

    Luis Gonçalves

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Verifique se o cabo de ethernet é um cabo de categoria 5E ou 6 (CAT5E ou CAT6). Experimente também actualizar os drivers da placa de rede e mudar de porta ethernet no hub.

      Cumprimentos

  42. Avatar de André
    André

    Boa tarde!

    Utilizava a dica aqui dada pelo user Ikari-Pt para alterar o IP no Zon Hub, no entanto, após a última actualização de firmware deixei de conseguir aceder à referida página: “A página expirou: A página a que está a tentar aceder expirou.”

    Alguém me sabe indicar uma forma de alterar o IP a partir de agora?

    Obrigado e um bom ano, abraços

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Também gostaria de saber 🙂

  43. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas! Estou com o mesmo problema com o wireless…apenas funciona a 150mb, a página que referem já não está disponível neste momento 🙁

  44. Avatar de CA3iR0

    A maneira de se conseguir os 300Mbps foi retirada após o ultimo update ao firmware. E ainda ninguém descobriu forma de lhe dar a volta. ZON, WHAT ELSE?

  45. Avatar de Jorge Soares
    Jorge Soares

    Excelente trabalho. Encontrei por pesquisa na Net de uma resposta a um pequeno problema com ligação wireless.

    Na página zonhub.home, vejo que o meu wireless tem a segurança “Wpa e wpa2”, password verificada e algoritmo “Tkip e aes”.
    No Windows7, clico em “ligar a uma rede” e na caixa de diálogo que se abre, o meu SSID tenta se Ligar, e logo cai ficando com um “X” vermelho. Colocando o cursor em cima, verifico que a força do sinal é excelente, mas o tipo de segurança é : WPA2-PSK. Por vezes é dada a seguinte mensagem associada à minha ligação de rede: “As definições guardadas neste computador para a rede não correspondem às necessidades da rede.”

    Isto passou a acontecer com o upgrade para o windows7.

    Se alguém souber como devo resolver isto, agradeço desde já.
    Cumps
    Jorge

  46. Avatar de André Simões
    André Simões

    boas… estava a tentar ver essas configuraçoes avançadas no meu zonhub mas diz ke a pagina expirou… o zonhub que tenho nao é igual a esse mas sim o da zon iris…

  47. Avatar de Jorge Alexandre
    Jorge Alexandre

    Olá pessoal, descobri esta semana que a ZON me começou a bloquear o utorrent, para niveis assustadores, entre 50k e 100k, ora tendo eu um serviço de fibra “falsa” com o zonhub de 60 Megas, estou a achar isto um abuso. 3 dias seguidos a melgar o apoio técnico, no inicio indicavam sempre que deveria ser uma sobrecarga temporaria, e que a ZON nunca fazia escolha de trafego, ate que ao 3 dia ja faziam em determinadas zonas do pais e a determinadas horas bloqueios. Bom para mim 4 dias seguidos é terrivel. Não existe volta a dar julgo eu, julgo que a unica opçao é mudar de operador de novo…Valerá a pena fazer queixa à Anacom e DECO,…..

  48. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Caro Francisco,

    Foi com enorme vontade que li esta sua review. Também sou detentor de um Zon Hub e tem-me dado imensas dores de cabeça. E, pensei eu, que poderia tirar partido destas suas configurações para, eventualmente, resolver alguns problemas. A questão é que a página que apresenta das configurações avançadas nem sequer aparece no meu router. Terá a ver com o firmware, terá com o nível de acesso? Muito obrigado, um abraço,

    Paulo Santos

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Boa tarde,
      O mais recente firmware da zon não deixa ter acesso a essas configurações avançadas apresentadas.

      Cumprimentos

  49. Avatar de Tiago
    Tiago

    quando vou verificar o ponto que diz “new virtual ap” já não está la essa opção.

    sabem me indicar porque???

  50. Avatar de ruidavieira
    ruidavieira

    É só para informar de que a Zon Leiria/Marinha Grande, tem uns excelentes comerciais que vendem gato por lebre, pois eu transitei da Meo via ADSL para a Zon Fibra, qual não é o meu espanto quando chego a casa para ver instalação e fibra nem vela é só cabo coaxial e o serviço 3 Play tem uma qualidade baixissima:
    Tv- com frequentes quebras de sinal;
    Net- Com flutuações de velocidade;

    Se na vossa zona tiverem estes dois fornecedores MEO e Zon, fiquem com a MEO.

  51. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se realmente procuras um bom serviço de internet, a fibra óptica é, sem dúvida a melhor escolha. Pena é que o serviço ZON Fibra não é assente em fibra óptica (de fibra tem apenas o nome). Os únicos operadores a funcionarem em FTTH (Fiber To The Home) são a Optimus Clix, a Vodafone, e a PT (MEO Fibra e SAPO Fibra)

  52. Avatar de Pedro
    Pedro

    PS: quando à norma n do HUB, se tiveres um serviço com mais de 54Mbps, certifica-te de que o HUB usa realmente a norma n, muitos ISP garantem a norma n mas depois ficam-se pela g. Por último, muito importante, altera o canal wireless do HUB para evitar interferências com HUB’s no mesmo canal. inSSIDer – boa aplicação para examinar redes wireless. Atenção que nem sempre a norma n funciona em 300Mbps, regra geral funciona a cerca de 100Mbps (o que não deixa de ser muito bom). De qualquer modo à ZON falta o FTTH, de momento a fibra óptica nunca vê a tua casa. ZON Fibra só muda os aparelhos, face ao ZON normal.

  53. Avatar de Renato
    Renato

    Gostaria de saber como é que se liga o Servidor UpnP (Universal plug and play)por favor ajudem

  54. Avatar de srvictor
    srvictor

    Pelos vistos as configurações avançadas já não funcionam. Alguma solução? Obrigado.

  55. Avatar de HardwareGeek

    He a todos.
    Tive a procura de info sobre este router na net.
    Ja agora que eles estiverão a fazer a installação ca em casa.

    O que encontrei sobre o ultelizador JRMS e o seguinte:

    O JRMS e um ultelizador para remote software management nome correcto: Jungo Remote Management System.

    Na minha experiencia com o lancamento do TriplePlay num certo pais(fora de portugal), e que isso quere dizer que ultelizão este tipo de “users” para fazer o management dos routers a distancia (upgrades, alterações em massa ect ect). Para nos, os ultelizadores não vale a pena ter estes passwords, pois. So vale a pena tentar encontrar o password do admin.

    Aqui um link aonde ha mais info sobre o JRMS:
    http://driver-development.com/openrg/news/pr100110.html

    De resto, acho bem que eles ultelizem o opensource, e publicem o codigo. O resto, estou 100% de accordo com nos, os ultelizadores.
    Nos propios deveriamos ter accesso (pelo menos”””) a parte da LAN, para nos configurar. Estou claro com a mesma situacao como muitos, varios equipamentos ca installados em rede, incluindo varios nas, varios routers cisco e claro varios pc´s/portatiels…
    E esta cena da configuracao nao me fasselita a vida.
    Claro, estou numa casa que nao e minha, se nao tinha indo a clix/optimus….

    Allem disso, a tal velha questao, como e que eles tem a lata de tar a vender fibra como se fose ftd (fiber to the home) o que claro nao e… modem e um modem de cabo!!!!

  56. Avatar de João Batista
    João Batista

    Boa tarde

    acho que mudaram a pagina de amin do ruter e ja n consigo fazer isso alguém sabe de alguma coisa ?

    Obrigado

  57. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Boas! Alguém me sabe dizer porque é que o meu telefone não
    funca com o Zon Hub? Assim que troquei para esta bela m…. nunca mais funcionou em condições. Tinha o modem e funcionava na perfeição agora é uma desgraça. AGRADEÇO AJUDA POIS JÁ ESTOU A DESESPERAR!CUMPRIMENTOS A TODOS!

  58. Avatar de Virtua
    Virtua

    PARA LER COM ATENÇÃO:
    Vamos esclarecer definitivamete o seguinte:
    A ZON ganhou em tribunal a causa sobre a questão “FIBRA”.
    A palavra “FIBRA” advém de fibra (garra) e não fibra óptica.
    Ou seja, a ZON tem fibra (como quem diz: a ZON tem garra).
    Mais nada a dizer… ganhou em tribunal e acabou.

    Com relação à instalação com fibra óptica…
    Quem tem coaxial, deixe-se estar.
    O que interessa é receber o que se paga.
    Eu tenho 100Mb de velocidade e faço o teste em qos.sapo.pt (concorrencia) e dá-me 97Mb !!!
    Se tivesse fibra não seria melhor (senão pior!!)…
    Eu tenho canais HD é dão mesmo em HD.
    A infra-estrutura exterior à minha habitação não me interessa para nada.

    Quem instala uma solução FTTH (fibra até casa) para alem de não ter nenhum ganho adicional (nem em velocidade de internet, nem em qualidade TV), passa a ter uma catrafulhada de equipamentos e cabos pela casa.
    Passa a ter cabos de rede (UTP) pela casa a interligar equipamentos, cabos de fibra óptica a ligar o ONT (que transforma o sinal optico em sinal RF(lá está o coaxial outra vez))e por aí a fora.
    Reparem que a vossa TV não tem ligação para sinal em fibra óptica.

    Resumindo: Deixem-se estar com o coaxial se estão satisfeitos com o serviço, esqueçam a fibra óptica pois não tem ganho nenhum (é só marketing).

    Abraço

    1. Avatar de ViCas
      ViCas

      Boas.

      Perfeitamente de acordo.
      As coisas não são tão simples como “fibra é mais rápida que coaxial”…

      Desde questões de infraestructura (fora das nossas casas) até à qualidade das ligações nas nossas tomadas há muita coisa a ter em consideração!

      Se querem aprender mais sobre o que realmente faz falta entender para estimar velocidades de transmissão com EURO-DOCSIS 3 leiam coisas de confiança:

      http://en.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

      Não estou a defender a ZON ou o MEO ou o que for, estou simplesmente a dizer que num mercado com ALGUMA concorrência, qualquer argumento vale pra enganar quem se quer deixar enganar…

      Cumps.

  59. Avatar de ner0
    ner0

    Não sei se esta informação funciona para todos os Hitron BVW 3653 da Zon, mas deixo aqui na mesma:

    Username: home_admin
    Password: zonnetadmin

    Depois digam se funciona para vocês.

    1. Avatar de Miguel Couceiro
      Miguel Couceiro

      Funciona.
      Obrigado pela informação.

      Mas parece-me que não são o user e pass para ter controlo total sobre o zonhub.

      Mas sempre dá mais qualquer coisa que o utilizador comum.

  60. Avatar de Miguel Couceiro
    Miguel Couceiro

    Depois de ter entrado como home_admin/zonnetadmin, desliguei o router da net, e fiz reset do router para os parâmetros de fábrica.

    (O reset ao router foi efectuado pelo link da página do zonhub com a conta home_admin. A conta home não apagava as configurações, e o botão de reset também não).

    Depois segui as instruções indicadas em

    http://en.tiagomarques.info/2011/09/telnet-session-to-zon-hub-openrg/

    e passei entrei como admin/admin.

  61. Avatar de tira teimas
    tira teimas

    boas noites
    eu tenho net da zon, mas tenho um dakeles modems que eles instalaram thomson que só tem saida para um pc e para um telefone..
    comprei um HUB “na feira” e agora gostava de instalar-o..alguem me pode dar umas dicas?
    obrigado

  62. Avatar de Von Mandrake
    Von Mandrake

    Boas,

    o melhor comentário que li aqui foi o do user Virtua

    antes de mais, passo a clarificar que não vale a pena tentarem obter a password do user JRMS. Este é de facto o user remoto, mas a password dele é mudada a cada login, automaticamente, pela plataforma de gestão remota. Ou seja, nem sequer há forma de saber qual é a password desse user neste preciso momento, em cada modem.

    Quando ao user admin/admin, esqueçam também, pois nas últimas firmwares conseguem o acesso ao user pela forma tradicional (com o reset offline), mas quanto o emta volta a estar online, altera a password automaticamente, sem sequer precisar de reiniciar.

    home_admin tem mais algumas permissões do que o home, mas a verdade é que a diferença é mínima.

    @tira_teimas: Esquece. Esse emta para estar online tem que ser activado nos serviços da zon. É provável que tenhas que pagar a taxa de activação do equipamento, e isto se não vierem a confirmar que o equipamento é doutro cliente. Má escolha, a de comprar na feira.

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Eu alterei o user admin/admin e até hoje ainda se mantém. Se for por cabo não terás problema a entrar, mas se for por wireless terás que enviar no URL da seguinte forma:

      http://zonhub.home/index.cgi?user_name=admin&password=admin

      Cumprimentos

  63. Avatar de Von Mandrake
    Von Mandrake

    Reforço que os equipamentos dos serviços fixos por cabo são cedidos a título de aluguer ao cliente, pelo que não vale a pena tentar comprar nem vender. Numa rescisão eles devem ser devolvidos.

    1. Avatar de Miguel Coimbra
      Miguel Coimbra

      Desculpe mas eu COMPREI o meu ZON HUB. Paguei 25€ por ele…

  64. Avatar de fred
    fred

    Boas
    Nao consigo aceder a minha zon hub…
    Ligo o cabo mas nao consigo aceder a net.. Alguem sab o pk???
    Obrigado

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Tens TV?

      Caso tenhas é necessário ver se todas as ligações estão ok.

      Em último caso podes sempre fazer reset ao router.

      Cumprimentos

  65. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Ao tentar fazer isto de alterar a config do wireless qd abro o 2º separador da-me esta msg: A página expirou: A página a que está a tentar aceder expirou.

    Alguem sabe pq?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Sim, alterações por parte da ZON no firmware.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Igor Setas Alvaro de Bastos

        pois e a mim tb me acontece muito isso por vezes até dá para aceder mas 99,9% o router faz logo um restart automaticamente. Isso acontece quando eu tento aceder ao separador Encaminhamento de portas e crio uma nova entrada ou edito uma nova entrada.

  66. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    E solução existe?

    Cumprimentos

  67. Avatar de C
    C

    Só queria mencionar o seguinte, para aqueles que se dizem enganados pela fibra ZON:

    Primeiro, há que pensar que antes de ser ZON era TV/Netcabo. Cabo… é a palavra a reter. Foi graças à tecnologia cabo que muitos de voces tiveram internet e dezenas de canais pela primeira vez, há muitos anos atrás. E como tal foi desenvolvida uma rede coaxial gigantesca. Como qualquer Cable SP do mundo, a ZON expandiu a rede que já tinha. De que forma? Com uma solução híbrida entre fibra e RF.

    É certo que o sinal chega em RF a vossa casa e nao por fibra (em breve a ZON terá FTTH, btw). Mas com os actuais modems que captam 4 ou 8 frequencias se necessario, conseguem-se velocidades estaveis 24/7 de centenas de megabits, sem nenhum dos transtornos inerentes à montagem de uma rede fibra doméstica.

    Cumps

    1. Avatar de jot@r
      jot@r

      boas
      depois de formatar o pc deixei de ter acesso à net.

      Tenho um router wireless da zon fibra.
      o que devo fazer para voltar a poder ligar à net.
      obrigado

  68. Avatar de Vânia
    Vânia

    Olha eu estou com uma duvida, eu não estou a conseguir instalar essa zon que tu tens, no meu pc fixo, mas no portátil consegui :s
    Tipo tu tens essa pen (Hub USB 2.0.)????

  69. Avatar de Paulo
    Paulo

    O artigo é muito interessante e eu adorei lamento estar em falta uma parte que me daria imenso jeito saber como o fazer visto que tenho este router em causa e não estou a saber fazer pelo menos de forma correcta , eu tenho uma vpn configurada e internamente consigo conectar , só não consigo é imitir para o exterior logo quando saio de caso não consigo conectar a minha vpn e eu gostaria de por o fazer bem como partilhar a minha vpn com um amigo para podermos fazer troca de ficheiros … Será que podem ajudar nesse campo ? Já me fazer de partir a mioleira e não estou a conseguir lá chegar … Se poderem editar o artigo sobre a configuração de vpn neste router para coneção exterior bem como coneção a outro router apartir do zon hub Hitron BVW 3653 ZON-F agradecia imemso . Obrigado pela atenção.

  70. Avatar de Obrigatorio
    Obrigatorio

    Passowrd zon hub
    username home
    Pass zonnet

    Username para alterar por exemplo o servidor dhcp
    username home_admin
    Pass zonnetadmin

  71. Avatar de Ivan Carvalho
    Ivan Carvalho

    Embora este post ja seja um pouco antigo, tenho um pequeno problema. Eu uso este ZonHUB numa parte da casa (na sala de estar) e coloquei um Router Cisco Linksys WRT54g2. O meu problema é que não estou a conseguir com que o router Cisco tenha conexão a Internet.

    Poderiam ajudar por favor? Já começo a stressar um pouco com esta situação =S

  72. Avatar de Rafão95
    Rafão95

    Boas. Alguém sabe como mudar o canal do modem ZONHUB? Neste momento está no 1 e apanho pouca net no quarto.Ele está no corredor de entrada. O meu antigo modem era um Netgear. Tive de comprar uma antena de 10dbi e mudar o canal para 8 (Não mudei para mais alto porque o meu vizinho tinha 9, o que podia fazer um pouco de interferência, e também não mudei para 10 ou 11 ou 12 ou 13 porque o telemével já nao apanhava). O que acontece e que ele caiu ao chão e ficou meio marado. Então hoje vieram trocá lo pelo ZonHub e como não tenho antena penso que a unica opção que me resta e mudar o canal, mas nao estou a ver como. Já entrei nas definiçoes do modem , fui a sistema, manutenção, e a partir daí já não sei mais. Obrigado

  73. Avatar de ricardo
    ricardo

    Gostava de por uma questão, tenho o hub da zon iris e preciso de ter internet num pc(torre)noutra dependencia da casa,gostaria de saber se posso ter 2 hub´s em simultaneo,nesta outra parte da casa tenho tv e se é possivel ligar ao cabo coaxial a outro hub e depois fazer a ligação de lan para o pc em questão. Ou se existe algum equipamento que me permita á distancia ter uma ligação ao dito pc mas sem ser wireless pois não tenho placa nem pen para este pc. Obrigado.

  74. Avatar de sandro
    sandro

    Muito bom artigo, eu que sou leigo nestas matérias fiquei bastante curioso =)

    tenho umas dúvidas…

    tinha um HUB da zon todo catita (um azulado) que durou um anito e pouco, e esta semana vieram substituir esse router por outro HUB, desta feita o mencionado neste artigo, o problema veio depois, com o outro Hub tinha o portátil a bombar a 60mb e 4/5/6mb via wireless (isto tendo contratado 120mb de down e 8mb de up ) porém quando ligo o portátil a este novo router, um teste de velocidade indica que “apenas” ando com 20 mb de down e 4mb de up…
    Claro que quando ligo o portatil ao router via cabo de rede os valores ficam em consonância com o valor contratado.

    Agora o problema vem quando pego na minha ps3, eu com o router ligado por fio de rede à ps3 (router esse que ta a 2 metros da consola) apenas tenho 16-24mb de down e 2-3mb de up, com o outro Hub andava nas 30mb down e 4mb de up, eu com tudo desligado só com a consola ligada por fio de rede ao router não deveria de ter mais velocidade?
    eu com o outro router não sentia lag nenhuma alias era quase sempre host, agora muitas vezes a minha ligação treme, tipo é chato pagar mais e receber menos…sinto-me algo frustrado.

    que me aconselham?

  75. Avatar de André Cardoso
    André Cardoso

    Boas actualmente tenho um router da netgear mas sinceramente o sinal é muito fraco e muitas vezes tenho falhas de sinal. E tenho um zonhub 2.0 de um antigo contracto que nunca mais o vieram reclamar a minha duvida é; ja tentei fazer a troca e a internet tanto sem fios como por ethernet funciona sem qualquer problema mas o telefone não dá nada. Sempre que tento fazer uma chamada da sinal de marcação mas depois da sempre sinal de ocupado se sequer fazer a chamada. Será possivel eu activa-lo sem lhes dar conhecimento? Obrigado.

    1. Avatar de Joe
      Joe

      Esses netgear são lixo. Não compres NB Dell que não consegue falar com esse incompetente. E a Zon diz: “A culpa é do portatil” pois sim…

  76. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Ora viva, antes de mais parabéns pelo post, está bastante rico em informação. Tenho somente uma questão: Tenho um ZonHub que se encontra na minha cave e até ao R/C tenho sinal mas se for para o 1º andar já não consigo captar sinal. Como tenho um router da NetGear de um antigo contrato, pretendia saber se dá para colocá-lo a emitir o sinal via wireless colocando-o no R/C ligado via wireless ao ZonHub. Na cave tenho um escritório onde tenho ligado o fax e não dá para tirar de lá o ZonHub. Podem-me ajudar nas configurações?
    Obrigado.

    1. Avatar de Joe
      Joe

      Boas João, a marca é netgear e o modelo? Se queres ajuda tens de dar mais info…

  77. Avatar de srvictor
    srvictor

    Tentei aceser aos links do router indicados nas Dicas de configuração avançada e ao que parece já expiraram. Existem outros links para estas configurações avançadas?

    Obrigado.

  78. Avatar de sbam
    sbam

    Boas,

    nao estou a conseguir dar com a parte para alterar de 150mb para 300mb de velocidade.. tenho fibra 100megas..

    podem-me ajudar pff.

    Obrigado..

  79. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boas, alguem sabe como abrir a porta 25565 no ZonHub ja tentei abrir nos protocolos UDP e TCP e quando vou testar com um Port Check, diz que a porta está fechada.
    Eu queria criar um servidor de Minecraft e queria fazer port forwarding
    Alguma sugestao??

    Obrigado

  80. Avatar de Diogenes
    Diogenes

    Boas! Alguém sabe porque não consigo aceder á zon fon com placas de rede externas?

    cump.

  81. Avatar de Bruno
    Bruno

    Olá pessoal, tenho um problema curioso que muitos de vocês também devem ter, o router Zon hub 2.0 ignora todas as instruções de abrir portos dados tanto pelo home como home_admin, da mesma força que o DMZ me ignora completamente. Já vieram cá trocar do hub 1.0 para o 2.0 e continua na mesma portanto presumo que seja intencional eles não funcionarem nesse sentido (engraçado é que ninguém no apoio técnico ou PcMedic sabe disto). De qualquer maneira percebi que certos programas conseguem criar portos que são depois aceites pelo router como abertas, o Skype é um deles e o Utorrent, que consegui testar mesmo alterando o numero de portos e foram sempre alteradas as instancias no router para esses portos. Não percebo muito disto, mas penso que seja algum protocolo que o Utorrent/Skype usam para se registar no router, portanto pensei que pudesse existir algum programa que usasse isso mesmo para conseguir criar uma lista de todos os portos que quero abrir, tentei um portmapper e outros quantos mas só o PortMapper-1.9.5 conseguiu comunicar devidamente com o router e criar instâncias defendias por mim, mas mesmo assim após testar continuavam fechadas.
    Se alguém sabe como posso usar este protocolo para conseguir criar portos agradecia muito, e assim podia telefonar para eles a explicar como deviam ajudar os clientes.

    Obrigado a todos.
    Cumps

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Viva,

      muitas das vezes esses problemas são as firewalls embutidas nos sistemas operativos (Windows, Linux ou Mac) ou de suites de segurança. Um dos casos típicos é o esquecimento de fazer flush às regras do iptables (firewall do sistema operativo Linux) ou de desligar as firewalls das suites de segurança.

      O protocolo que referes para abrir os portos é o UPnP.

      Cumprimentos

  82. Avatar de Paulo Varela
    Paulo Varela

    Isso cheira-me a duas coisas associadas que causa azia a muito boa gente,primeiro (PU) Problema Utilizador -> Falta de conhecimento leva a fazer bosta ou pensar asneira… Segundo (BAT) Burrice Apoio Tecnico – a pc medic é uma daquelas mafias para xular-te os herois e te oferecer soluções não pretendidas ou seja o problema fica por resolver e apresentam alternativa para xular-te mais e continua a inchar pacheco… Falo assim porque já passei por lá a muito tempo atrás… Se estás com problemas de verdade com o hub 2.0 vou-te dar um conselho,encosta a zon entre a espada e a parede e vais ver que é o método mais eficiente para obteres resultados desejaveis que deverias obter sem qualquer palhaçada mas,como vivemos na republica das bananas é sempre bom saber representar afim de se conseguir obter assistência a altura,se é que me consegues entender…

  83. Avatar de Reis
    Reis

    Este tópico já é meio antigo, mas posto na mesma…
    Alguém alguma vez notou que sempre que se liga um pc por cabo ethernet, nota-se falhas no wireless chegando mesmo a não dar!!!?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tenho esse problema, mas já o colocaste ao help desk da Zon?

  84. Avatar de Paulo Varela
    Paulo Varela

    É melhor contactares a linha de apoio técnico da Zon porque isso não é normal,o meu sempre trabalhou e continua a trabalhar a 100% com vários equipamentos cá em casa ligados por Cabo e por wireless a trabalhar sem simultâneo e não tenho falhas nenhumas, 4 dispositivos por Cabo 4 por wireless, e por vezes chego até ainda mais 2 no hotspot o que faz o total de 10 ligações e ainda assim trabalha tudo super fluido a 100% espero ter ajudado…

  85. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Este post é antigo…um comentário e uma pergunta. Eu desactivo tudo no ZONhub, e meto a porta 4 em bridging com o utilizador home_admin. Agora tenho outra melhor. Estava com o wifi por o meu router pessoal ter entregue a alma ao criador, e aparentemente houve um update este fim-de-semana da ZON/Nós que correu mal. Fiquei sem wifi…fui só eu?

  86. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ultimo comentario foi á mais de um ano mas aqui vai a minha pergunta.. Eu nao percebo muito bem o que aqui está descrito porém, tenho apenas uma pergunta (e nao sei se foi aqui respondida) .. é possivel limitar o uso da internet para determinados equipamentos através deste mesmo equipamento ?

  87. Avatar de André Hora
    André Hora

    Alguém sabe qual foi o user e password que usaram para criar uma AP Virtual?
    Agradecido