Pokémon Go: O jogo que se está a tornar… perigoso

37 Comentários

Há cerca de uma semana foi lançado o jogo Pokémon Go para iOS e Android. A app, dos famosos bonecos animados, rapidamente enlouqueceu os fãs, estando mesmo já no TOP de apps mais populares em ambos os sistemas operativos.

O jogo, cujo objectivo é que consigamos apanhar nós mesmos os Pokémons, também tem proporcionado situações menos boas… vamos saber porquê!

Pokemon


Quer se goste ou se odeie, o jogo está muito bem pensado. Basicamente temos que nos registar, criar a nossa personagem e depois, através da nossa localização e num ambiente de realidade aumentada, verificar os pokémons que se encontram próximos para os conseguirmos apanhar e, assim, promovermos a nossa pontuação.

Apesar das muitas permissões que o jogo pede, a verdade é que já é um fenómeno de popularidade tanto no Google Play como na App Store.

Pokemon-GO

Mas… nem tudo parece estar a ser uma animação e alguns jogadores já passaram mesmo por maus momentos, com o Pokémon Go.

Queria apanhar um Pokémon… encontrou um cadáver!

Que o diga a jovem de 19 anos, Shayla Wiggins, que, na passada sexta-feira, estava a jogar quando, de repente, se deparou com o cadáver de um homem a flutuar num rio perto de sua casa em Wyoming, nos Estados Unidos da América. Ao tentar encontrar um Pokémon… deparou-se com uma terrível cena macabra.

Shayla Wiggins encontrou o corpo de um homem enquanto procurava Pokémons.
Shayla Wiggins encontrou o corpo de um homem enquanto procurava Pokémons.

Segundo a jovem contou ao canal de televisão KTVQ, tentou saltar uma cerca para o rio para conseguir apanhar o Pokémon, no entanto, encontrou algo bizarro:

The Pokemons are all over Riverton. I was trying to get a Pokemon from a natural water resource. I was walking towards the bridge along the shore when I saw something in the water. I had to take a second look and I realized it was a body. It was pretty shocking. I didn’t really know what to do at first. But I called 911 right away and they came really quickly.

I was pretty scared and cried for a while.

Uma ferramenta para os ladrões

Noutra região dos EUA, em Missouri, três assaltantes armados conseguiram ludibriar um grupo de 8 jogadores a deslocarem-se a um Pokestop – local, no mundo real e exibido através do GPS, onde os jogadores podem adquirir recursos para apanhar os Pokémons.

pokemon assaltantes

Segundo Bill Stringer, sargento do Departamento de Polícia de O’Fallon, os assaltantes utilizavam a funcionalidade de geolocalização do Pokémon Go, como forma de se deslocarem ao local antecipadamente, aproveitando-se do isolamento da vítima para cometer o crime.

Como conta o BuzzFeed, os assaltantes foram detidos após terem, alegadamente, roubado um homem de 33 anos.

Pokestops muito bizarros…

Segundo um utilizador do Reddit, um cemitério perto da sua localidade estava repleto de Pokestops. Juntamente à publicação, o utilizador, designado TheBatInTheBirdcage, deixou uma imagem onde se podem ver vários cubos azuis a flutuar muito próximos uns dos outros.

Segundo ele:

All of the graves are Pokestops.

cemitério

Apesar de tudo… tem aproximado as pessoas

Por outro lado, a dinâmica do jogo tem aproximado pessoas que partilham este interesse. Segundo alguns relatos, o jogo promove a conversa, mesmo durante viagens, com pessoas que nunca vimos, sobre o Pokémon Go.

Segundo Domingo Gomes, colaborador do Pplware, em Espanha já foram mesmo criados grupos de Pokémons Go no Telegram. Só desde a semana passada, já são cerca de 150 jogadores só no grupo PokémonGoMadrid, sendo que praticamente todos se deslocaram ao parque El Retiro para apanhar Pokémons.

O jogo tem tido um enorme sucesso entre os jogadores e fanáticos, conseguindo estar seguro no TOP de apps mais populares para iOS e Android.

Já jogaram Pokémon Go? Qual o vosso feedback?

Leia todas as notícias sobre o Pokémon Go.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nathan
    Nathan

    Como sempre que há um jogo que se torna popular, os media tentam de tudo para criar controvérsia!

    Por um lado dizem que as pessoas não saem, não convivem, não andam, não se falam, só internet…

    Sai um jogo que obriga sair do sofá…

    Toca a ataca-lo porque o mundo de lá de fora é perigoso!

    1. Avatar de Paulo S.
      Paulo S.

      E parece que pelo menos já têm um “morto confirmado”.
      Extremamente perigoso.

    2. Avatar de Alguem
      Alguem

      O problema é que as pessoas vão de olhos vidrados no telemóvel… Além disso é relativamente fácil atrair pessoas para locais isolados… Só porque gostas de tecnologia não a podes defender cegamente, esta notícia é necessária para que os jogadores tenham mais atenção.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Se as pessoas são burras, a culpa é delas.

        Se eu te mandar uma SMS enquanto estás a conduzir, e tu leres, a culpa é tua. Não é minha nem das SMS.

        1. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Looooooooooool, existem sempre os espertos que pensam que são os maiores e nada lhes acontece, até ao dia.

    3. Avatar de Meu nome não interessa
      Meu nome não interessa

      Eu até acho que isso é um pouco perigoso mas tambem não exagera,a maioria nem faz sentido,pra inicio de conversa voce pode encontrar um cadaver em qualquer situação,quando voce estar dirigindo ou até caminhando.
      E os pokestops provavelmente devem serem aleatorios e isso deve ser um bug (se voce intende de tecnologia)

      A unica coisa que eu posso até levar a serio é sobre os ladroes,eu admito que isso é um problema e tambem tem a chance de alguem cair no buraco por causa disso mas o fato de a pessoa usarem celular quando dirigem é culpa delas porque o jogo não te obriga a dirigir.

  2. Avatar de zypex
    zypex

    perigoso?!? todas essas situações poderiam ter ocorrido sem qualquer jogo associado.. antes se queixavam que as crianças não saiam de casa por causa de jogos e tecnologias. agora que a tecnologia permite isso, não, devem ficar fechados em casa e em segurança… não se entende os moralistas de hoje em dia

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      A sério???? Sair de casa para jogar futebol, brincar às escondidas, apanhada, etc. e não para seguirem uma tecnologia que não sabem aonde as leva. Não interessa se o jogo é bom ou não, aqui o que está em causa é o perigo da mesma.

      1. Avatar de ze
        ze

        O problema não está na tecnologia, está nas pessoas. Nunca houve pessoas a raptar crianças por os atrair para jogos como os que falaste…
        Já deves ter ouvido “Guns Don’t Kill People, People Do”

    2. Avatar de Senpai
      Senpai

      como em qualquer aventura existem perigos, este artigo é apenas um alerta para que estajas com atenção aos perigos do mundo. ninguem vai-te dizer para ficares em casa, faz o quiseres mas se te acontecer alguma coisa o responsável seras tu e mais ninguem.

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Para quando plataforma de Windows Phone? Mais uma vez sem poder jogar um grande jogo.

    1. Avatar de alex
      alex

      Para android e ios ainda não saiu para todos os países (oficialmente). Para WP provavelmente vai demorar mais, isto se chegarem a lançar.

    2. Avatar de onz
      onz

      muda de sistema operativo e escusas de sofrer com apps. LOL

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Windows é para profissionais…

      1. Avatar de miguel
        miguel

        gostei..
        WP é para profissionais, se algum dia tiver um empresa os meus funcionários vão ter todos WP só para não andarem a jogar pokemons no horário de trabalho.
        Alias ate digo mais acho que a microsoft devia banir as app de jogos, eu não quero o meu empregado a jogar candycrush

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Por isso é que o homónimo não tem uma empresa. 🙂

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Achas mesmo que vão fazer para WP?

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Duvido muito, alias ja esta mais que provado que o WP esta a morrer dia para dia.

        eu pessoalmente nunca ia ter nenhum, odeio a interface, acho muito confuso, mas isso ja deve ser inbirranica minha pois também não gosto de “metro” do windows

        1. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          Se achas a interface do Windows Phone confusa, se calhar não devias de mexer em telemóveis. Até compreendo que se façam muitas críticas ao WP, mas “interface confusa” quando se tratam apenas de quadrados no ecrã… enfim.

          1. Avatar de miguel
            miguel

            Cada um com a sua paranoia, para min aquilo é um puzzle mal feito, tanto nos telemóveis como no Windows 8, 8.1, 10.
            Por isso é que ainda uso o Windows 7. E tenho keys a borla para o 8, 8.1 e 10.
            Opa a tua e a minha opinião o que valem.
            Se achas que nao devia mexer es telemóveis porque odeio a interface do WP, na minha modesta opinião es um p@$^0.
            Pois se eu quizer posso continuar a usar o meu 3310.

          2. Avatar de Sérgio E.
            Sérgio E.

            Odiares a interface é, como dizes, a tua opinião, e é legítima e acima de qualquer crítica.
            Mas se releres o que escrevi, vais ver que em lado nenhum eu referi isso. O que eu disse, e reafirmo, é que achar “confusa” a interface do WP, é dos argumentos mais básicos, para não lhe chamar outra coisa, que já li. Se um conjunto de quadrados num ecrã te faz confusão, se calhar o telemóvel ideal para ti era mesmo o 3310. Se bem que a quantidade de botões que tem, também era capaz de te fazer confusão.

    5. Avatar de João
      João

      Se a niantic nem o Ingress fez para WP, alegadamente porque uma biblioteca utilizada era incompativel, duvido muito que lancem este. E se chegarem a lançar será daqui a uns anos apenas

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Também sou usuário do Windows Phone e posso-te dizer que penso que não vai sair enquanto, por exemplo o youtube oficial não for lançado, pois o jogo foi desenvolvido pela Nintendo em conjunto com a Niantic.inc que pertence à Google mais especificamente a Alphabet funcionando assim com o Google maps(gps)

  4. Avatar de João
    João

    Completamente viciado

  5. Avatar de Mica
    Mica

    Agora os pedofilios e assaltantes vão usar essa tecnica.

  6. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Devo esclarecer que os cubos azuis fazem parte de uma lista de locais com interesse Cultural ou Arquitetónico de um outro jogo chamado Ingress da mesma empresa que está a participar na produção do jogo com a Nintendo. Os cubos não são de forma alguma as lápides de ninguém. Fica o esclarecimento de alguém que joga os dois jogos

  7. Avatar de Sábio
    Sábio

    Mais um jogo para alienar as pessoas, invés de estudar, ler livros e se divertir de forma sadia com os amigos. Elas simplesmente vão procurar pockemor na rua . Quando chegar no Brasil vai acontecer tanta m#### que vou rir muito dos alienados que não sabem a hora de parar.

    1. Avatar de Miguel Corleone
      Miguel Corleone

      és mt burro fdx

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    A grande maioria das pessoas não tem qualquer preocupação quanto às informações de localização e a quem as concedem mas também agora ninguém quer regressar aos dumbphones anos 90, a não ser por motivos. Então acho que vai ser a extinção dos pobres Pokémones…

    1. Avatar de MeetuSenJoshi
      MeetuSenJoshi

      A extinção não vai ser de certeza!!!
      As ações da nintendo ( Empresa responsavel pelo “Pokemon” juntamente com a “Game Freak” ) aumentaram em 10 % !!!

      Para alem disso a App está a explodir em vendas por todo o mundo !!!

      E AlexX nao se escreve pokemones, deveria ter escrito pokemons! ( Este ponto é só mesmo porque me irritou )

      Obg por parilhar a sua opinião na mesma

      1. Avatar de Sérgio E.
        Sérgio E.

        Vai ser a extinção porque o pessoal “vai apanhá-los todos” xD

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Pokémon está de muito boa saúde e recomenda-se. Mesmo na Nintendo 3DS vende milhões de cópias e não estamos a falar de jogos a 0.99 € como nos telemóveis, estamos a falar de jogos a sério, a 40 euros cada.
      Esta expansão aos smartphones só vai dar mais visibilidades ao franchise.

      De resto, o mundo real é perigoso, porco e feio. Deal with it.

  9. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    É mais um flappy birds, duas semanas já passou. Querem jogos a sério, não joguem num telemóvel, tá tudo dito.
    Os verdadeiros pokemons estão a mexer nos telemóveis.

    1. Avatar de MeetuSenJoshi
      MeetuSenJoshi

      1- Flappy bird foi um jogo odiado que não trazia ninguem junto( para alem disso foi banido, pokemon go .

      2-Presumo que seja um “gamer” de consola ou computador.

      3-Deu para perceber que é um hater de jogos para Smartphone e que provavelmente nunca exprimentou um jogo bom para a mesma plataforma

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Joguei quase durante 2 anos Ingress, que é um jogo com basicamente o mesmo principio. Por isso se a Niantic fizer melhor do que fez no Ingress temos um jogo que vai ser jogado por milhões de pessoas e durante muitos meses.
      Tenho que admitir que ainda não instalei, pois não acho grande piada aos bonecos Pokemons, mas um dia destes quando tiver de ferias e sem nada para fazer, pode ser que experimente

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Dado que o jogo ainda não está disponivel na loja portuguesa da Apple Store, existe algum guia de como instalar nos nossos telefones?

    1. Avatar de Serôdio
      Serôdio

      tens de criar conta do itunes da Austrália e tens acesso ao download do jogo. Sacas e depois acedes novamente a tua conta