Nova Via Verde sem custos com identificador chega já amanhã

111 Comentários

É já a partir de amanhã, no final do Euro-2016, que será lançada a nova Via Verde Leve. Esta nova modalidade destaca-se por não implicar uma fidelização, o que quer dizer que o condutor só paga quando a usar, uma “taxa” que rondará os  €0,70 por mês.

Outra vantagem é o facto de não ter custos de aquisição.

Via_Verde


Chama-se Via Verde Leve e é uma nova modalidade que será apresentada amanhã pela Brisa. Para quem usa sempre a Via Verde, deverá optar pela modalidade de aluguer tradicional.

No entanto para quem faz um uso pontual deverá optar pela modalidade Via Verde Leve, já que paga só nos meses em que utiliza.

verde_2

De acordo com algumas informações que já foram reveladas, o identificador da Via Verde Leve não ter qualquer tipo de custo de aquisição, tendo apenas o condutor de pagar uma taxa de 0,70€ por mês quando este for utilizado.

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Mas eu tenho via vedre à alguns anoa no carro particular, que faz uso dela uns 3 ou 4 vezes por ano e só pago o que uso.
    Não estou a intender a diferença.

    1. Avatar de Paulo Pires
      1. Avatar de Andre
        Andre

        Segundo o que entendi a taxa substitui o preço da compra do equipamento.
        Basicamente é uma tentativa de angariar os clientes que utilizam auto-estrada poucas vezes e que não compram via verde porque não se justifica o preço do equipamento face as vezes que utilizam a auto-estrada.

      2. Avatar de Rodolfo
        Rodolfo

        (Off-topic)

        Poderiam me indicar Escolas de Condução de confiança em Lisboa?

        1. Avatar de Agostinho Araújo
          Agostinho Araújo

          É muito difícil encontrar uma. Tem de pedir informações muito concretas com quem tenha experiência positiva.
          Outra forma é o preço.
          Se é muito barato já sabe que vai ser enganado. 950€ descontado o IVA dá 772€, valor que parece muito acima do praticado e ainda não é suficiente para que lhe possam prestar um serviço sério.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas pagou o identificador, certo? Neste caso não paga nada, só paga a portagem e os 0.70€ no mês que utiliza num máximo de 0.70€*12 = 8.40€.

      1. Avatar de Português paga tudo&+alguma coisa
        Português paga tudo&+alguma coisa

        Acaba por pagar sempre o identificador, só que neste caso é a prestações, ninguém da nada a ninguém.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Errado. Depende da utilização. Eu por exemplo só passo em portagens, no máximo umas 3x por ano, em meses diferentes: 2.10€/ano. E deixo isto quando quiser. Para quem passa todos os dias, sim, é preferível comprar o identificador 🙂

          1. Avatar de jolas
            jolas

            querem é acabar com os portageiros……o resto é conversa.

          2. Avatar de jpp
            jpp

            Quem comprou a Via Verde não paga nos anos seguintes… por isso essa conta não faz sentido.
            Tenho 3 carros e todos têm Via Verde comprada, assim posso andar nas SCUT’s livremente.
            Este produto e o raciocínio de que só se passa 3 vezes por ano em portagens não faz sentido algum.

            Quem tiver tempo de para andar em correios e outras coisas é porque não valoriza aquilo quem os faz mais falta, tempo e saúde!

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Boas. Paga, claro. Mas vejamos… Imagine que só utiliza duas vez por ano, uma em fevereiro outra em outubro. Paga as portagens mais 0,70€ por cada mês, isto é, 1,40€. E tem garantia vitalicia do identificador. Qualquer avaria ou mudança de bateria, é gratuita, para sempre. Caso compre, só tem garantia de 2 anos e depois disso esta por sua conta e risco, quer na substituiçao de baterias quer do identificador em caso de avaria. Eu tenho uma Leve há 3 anos num segundo carro e uso esporádicamente. Até agora além das portagens, devo ter pago pr’ aí 6€ dos alugeres mensais (igual ao numero de mêses que puderei ter utilizado nestes 3 anos). É bem diferente do que se tivesse comprado o identificador, pois tinha logo gasto 25€ e agora ja nao teria garantia… Cada caso é um caso, depende da utilizaçao que se vai fazer.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não pagas o identificador basicamente.

      1. Avatar de jolas
        jolas

        e mandas 300/400 pessoas para o desemprego……….é simples

        1. Avatar de António Cláudio
          António Cláudio

          Há alguns anos atrás pensei em aderir à via verde, mas, pensando nessas 300/400 pessoas que poderiam ir para o desemprego, desisti da ideia. Não demorou muito, ao efetuar o pagamento numa portagem deparei com uma “simpática máquina” em vez do portageiro. Pensei, a minha solidariedade de nada valeu. Até hoje, não tenho via verde e nas portagens procuro sempre os portageiros (quando existem), a maior parte das portagens só têm máquinas, e estas não descontam para a segurança social, nem contribuem para pagar o fundo de desemprego das pessoas que substituíram.
          Não é fácil mas, “Se quero mudar o mundo tenho que começar por mim” (Gandhi)

          1. Avatar de João Carvalho
            João Carvalho

            Bem dito António Cláudio! Não costumo andar nas auto-estradas e não adiro ao sistema via-verde por esse motivo e por ter que pagar ainda por cima… O dispositivo tem que ser gratuito, porque quem lucra com isso é a concessionário que coloca/colocou no desemprego centenas ou milhares de portageiros e lucra anualmente milhões com os salários e encargos que paga a menos… Até podia aderir, pela razão de não ter que parar nas portagens, mas o dispositivo tinha que ser gratuito…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Aí é que devia entrar o governo. Mudar as leis e obrigar as empresas a pagar uma taxa equivalente ao numero de funcionários que a maquina vais substituir. Isso é que era!

      2. Avatar de Rui Couto
        Rui Couto

        esta é a velha treta de pagar a uma empresa um aparelho para eles saber quanto temos de lhes pagar!
        E se fosse de graça não? Isso já era estúpido na edp e nas aguas!

        1. Avatar de Three
          Three

          Não pagam 18 € por ano por um cartão multibanco apenas para efectuar pagamentos? E acham a a via verde é cara ?

    4. Avatar de enemypublic
      enemypublic

      A diferença está em quem vai aderir agora ou quem está a usar o regime de aluguer!

      Tu pagaste 25€ para ter a tua via verde (dispositivo)… e agora apenas pagas as portagens…
      Mas que for aderir agora paga 0€ (pelo dispositivo) e nos meses que usar a via verde para além das portagens paga os 0,70€ de taxa.

      Quem está em regime de aluguer paga um valor fixo por mês (desconheço quanto) independente de passar ou não nas portagens.

      Basicamente tem 3 sistemas de ter a Via Verde:

      – Aluguer (alugas o dispositivo com um custo fixo mensal ou anual)
      – Leve (onde alugas o dispositivo mas pagas só uma taxa nos meses que usas)
      – Aquisição (onde compras o dispositivo)

      1. Avatar de Hugo Cunha
        Hugo Cunha

        O regime de aluguer é de 7€ por ano…

      2. Avatar de AB
        AB

        Obrigado. Simples e direto.as notícias deviam ser assim. As vezes deixam mais dúvidas do que informação.

      3. Avatar de Linda
        Linda

        De todas as formas temos que pagar para nos cobrarem por andarmos nas estradas que já pagamos em impostos… Pagamos 3 vezes pelo mesmo entende? Eu não entendo isso!!!

      4. Avatar de Jorge
        Jorge

        E tem mais. Se avariar o dispositivo depois dos 2 anos tem que comprar um novamente. Por isso eles fazem o aluguer. Hoje uma das minhas caixas deixou de dar falta de pilha so isso paguei 8€ por uma, grande roubalheira. Mas esta modalidade é boa so para alguns.

      5. Avatar de J.Santos
        J.Santos

        Se a pessoa optar pelo sistema “leve”,segundo o que li,não tem custos de adesão,só paga os 0,70cts nos meses que utilizam é não tem fidelização.
        Corrijam-se se estiver errado…

    5. Avatar de João
      João

      Na altura pagamos 25€ pelo identificador, salvo erro. Esta modalidade é de aluguer, quer dizer que não se paga o identificador e tem um custo mensal, quando se utiliza o serviço, de 70 cêntimos. Foi o que é entendi.

    6. Avatar de Diogo Alves
      Diogo Alves

      Mas pagaste 27,5€ para o comprar… A ideia disto é para os emigrantes que vêm 1 mês a portugal, não pagam para comprar o equipamento, e usam-no só 1 mês por ano… e não o compram porque é o cabo dos trabalhos, já para não dizer que há imensas SCUTS que não conseguem cobrar carros com matriculas estrangeiras por causa de constrangimentos…

      Quase de certeza que a brisa vai estar este ano a dar os dispositivos na fronteira, e fica o assunto muito facilitado para os emigrantes e para os turistas estrangeiros…. ficam com aquilo e só usam quando vêem à terrinha em Agosto…

    7. Avatar de Jose Costa
      Jose Costa

      Penso que esta situação será para quem ainda não tem via verde…
      Não precisa de comprar o dispositivo… é a unica vantagem…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, as portagens tens de pagar na mesma 🙂

    8. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Nem eu!

    9. Avatar de Marco
      Marco

      A diferença tem haver na anuidade que se paga ( no regime de aluguer ) 7 Euros / por ano, no novos identificadores….caso tenha comprado o identificador ..como será logico não pagará mais nada, além do uso normal das portagens

    10. Avatar de Iliane
      Iliane

      Robalheira faz a conta vez tees ou 4 anos ou ate 10 anos …lol

    11. Avatar de Nobre Luso
      Nobre Luso

      “Viavedre” … Via Verde. / “à” … há / “anoa” … anis. “intender” … entender
      Sim, quem comprou ou comprar o identificador normal, não paga qualquer taxa mensal. É essa a diferença. A Via Verde Leve paga essa taxa mensal, para além do consumo efectuado nas portagens da auto estrada.

    12. Avatar de OHS
      OHS

      Acho que a diferença está no pagamento do identificador. O aluguer do mesmo é anual e tem custos mais elevados, a não ser que o identificador seja comprado!!!

    13. Avatar de Rui Miranda
      Rui Miranda

      N entendi bem o artigo. Confuso

    14. Avatar de Fernando
      Fernando

      Provavelmente foi um identificador comprado. Atualmente essa modalidade já não existe. Existe o aluguer que custa 7 euros/ano.

    15. Avatar de Edexote
      Edexote

      Mas pagaste 30€ pelo aparelho, desta forma não o pagas. Precisas de 42 mensalidades para chegares aos 30€… Se só usas 3 ou 4 vezes por ano então para ti é muitíssimo compensador… A não ser que não tenhas feito contas nenhumas e não passes de mais um reles troll.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    também não entendo a diferença. Comprei o identificador há muitos anos e simplesmente pago quando passo na auto-estrada.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para quem usa sempre a Via Verde, deverá optar pela modalidade de aluguer tradicional. No entanto para quem faz um uso pontual deverá optar pela modalidade Via Verde Leve, já que paga só nos meses em que utiliza.

      Não há custos de aquisição!

      1. Avatar de int3
        int3

        mas não é fidelizado…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Certo, mas quando dizem que não tem fidelização não é a comparar com a versão de aluguer é apenas a indicar uma característica.

  3. Avatar de K
    K

    Também não estou a perceber. Já tenho via verde no carro a cerca de 10 anos e nao pago quando não uso. Qual é a diferença aqui? Não ter que pagar o valor inicial que quem já tem teve que pagar e em vez disso pagar 0.7c extra no mês que usa?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim. Em vez de pagar o identificar paga só os 70cent quando usa. Parece-me explícito.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Depois há ainda a questão dos 2 anos e garantia e a pilha que tem de ser paga.

      2. Avatar de k
        k

        O que não é explicito é a parte da fidelização, pelo menos para mim. Nunca me foi dito que tinha fidelização com a via verde…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Qd o teu identificador avariar vais perceber.

      1. Avatar de k
        k

        Em 10 anos de uso, só começou a dar luz amarela uma vez. Um mês depois liguei para lá e eles disseram que tinha que ir a loja deles, que a mais próxima ficava numa área de serviço de uma auto-estrada. Como não me apetecia pagar portagens de propósito só para isso, perguntei o que acontecia por dar luz amarela. O gajo disse-me, literalmente nada, o meu carro é identificado pela matrícula em vez do identificador. Então andei mais 4 meses (todos os dias da semana em autoestradas) até por coincidência passar na tal autoestrada da área de serviço e ir repara-lo. Disseram-me que qualquer coisa avariou e paguei acho que foram cerca de 10€ até hoje. Se a ideia era querer dizer que posso ter que pagar algo mais caro por o identificador avariar, suponho, mas para já 10€ em 10 anos não é algo que eu não possa pagar…

    3. Avatar de bluege
      bluege

      E a bateria? Será que funciona? Só se for a energia solar!! Não percebo pq reclamam por haver mais uma modalidade. Ninguém é obrigado a aderir. Cada um escolherá o que mais lhe convier.
      Pessoalmente teria de pagar para substituir a bateria, pois não estou em regime de aluguer e utilizo poucas vezes ao ano em poucos meses do ano.
      Está será uma alternativa que irei escolher.

      1. Avatar de Cecília
        Cecília

        A bateria leva anos a descarregar e são cerca de €8. Já tenho o meu há muitos anos e só por 2 vezes é que necessitei de comprar bateria. Esta modalidade, como o Bluege referiu , será uma escolha de cada um.

  4. Avatar de Freitas
    Freitas

    Quem compra só paga quando passa, depois existe o aluguer que se paga de ano em ano, a vantagem é garantia vitalícia, e agora este para quem só usa deves em quando

    1. Avatar de Mata
      Mata

      #Freitas Nem mais.alugada “ELES” dão um NOVO ,quando a bateria ou identificador der o Berro.Comprada paga pela substituição Compra de um Novo!

  5. Avatar de vector
    vector

    Boa opção para as férias e dias Santos. Mesmo assim não vou aderir, nas se houvesse necessidade já é uma hipótese mais justa que possivelmente vai atrair muita gente que não tem viaverde por causa do custo inicial do equipamento.

  6. Avatar de JCC
    JCC

    E quando precisar de pilhas quem paga?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      eles, o mesmo se passa qd alugas o identificador. Os novos ja n “consegues” mudar as pilhas.

  7. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Está modalidade é indicada para condutores como eu que utiliza poucas vezes ao ano as auto estradas, os 0,70€ de taxa por mês de utilização compensa bem a viagem à payshop para pagar a scut ou quando nos esquecemos de a pagar e chega a conta a casa, até dói.

  8. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Já agora quem achar este mais favorável sempre pode susbtituir o antigo por este, só paga 0.70 mês quando usa . E mais a portagem claro .

    1. Avatar de joao
      joao

      nao é mais favoravel.. entao se ja o compraram para que é que vao substituir ? para voltar a pagar outro ?
      quem ja comprou que se deixe estar quieto que está bem

  9. Avatar de AUGUSTO VIOLANTE
    AUGUSTO VIOLANTE

    Tenho via verde alugada pago ao ano esta não dá para passar para novo sistema

    1. Avatar de Marco
      Marco

      dá sempre, nem que tenhas de entregar a outra e fazeres uma nova.

  10. Avatar de joao
    joao

    para quem nao percebeu é simples
    Daqui a 5 ou 6 anos se somarem esses 0,70€ ja pagam mais que se o tivessem comprado XD quem diz 6 diz 7 anos ou 8 … o que vai acabar por se transformar em mais lucro porque vao estar sempre a pagar esses 0,70€ que daqui a um ou 2 anos ja sobe para 0,80€ e por ai fora…
    simples…
    mais vale logo compralo mesmo que ouso seja pouco…

    1. Avatar de Nonnus
      Nonnus

      Concordo plenamente.

      A questão é mesmo essa. Não estão a dar nada a ninguém, passado algum tempo (dependendo de pessoa para pessoa) os 0.70€ vão se transformar em muitos euros.

      Tenho um aparelho de via verde há mais de 15 anos na altura devo ter pago 20 ou 25€. Se as contas não me falham se uma pessoa usar a via verde uma vez por mês durante 15 anos ao fim desse tempo com um valor de 0.70€ terá pago 126€. Vamos supor que não usa todos os meses, que usa só seis meses por ano, ao fim do mesmo tempo terá pago 63€. Depois existe essa questão dos 0.70€ agora, mas daqui a dois ou três anos quanto será?

      Não me parece grande negocio para o consumidor. Quanto a questão da pilha em 15 anos, senão estou em erro mudei a pilha 2 ou 3 vezes.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Como é obvio esse não é o publico alvo, mas se calhar um emigrante que só venha cá em Agosto esses 20€ dão para 28 anos de uso desta Via Verde.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Vantagem da treta… e q tal fechar os pontos de portagem a 100%… e com os ordenados poupados oferecer gratuitamente o aparelho?

    Libertaram as portagens dos engarrafamentos e toda a gente andava com o aparelho aumentando as receitas e eliminando despesas absurdas…

    Já p n falar nos 8 ou 10 eur q custa a pilha…

    1. Avatar de OBS
      OBS

      mandar todos para o desemprego?…é o caminho certo (usar só maquinas)?

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Infelizmente, mais ano menos ano, será mesmo isso que acontecerá. Os pórticos nas ex-SCUT são isso mesmo e não duvido que a mesma tecnologia virá a ser aplicada em todas as auto-estradas que hoje têm portagens “normais”

    2. Avatar de Nonnus
      Nonnus

      Mais uns quantos para o desemprego :S

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Mais um génio incompreendido

  12. Avatar de Acácio silva
    Acácio silva

    Acham que a Brisa virou Santa Casa da Misericórdia?

  13. Avatar de B.Martins
    B.Martins

    Boa tarde para quem alugou a 5 dias o aparelho ainda pode anular e ficar com o novo contrato da nova via verde leve ?

  14. Avatar de Jose Oliveira
    Jose Oliveira

    O Que Me Deu Entender Que Otimizador Pagava o Adequerir o Aparelho Da Via Verde pagava 25 € e a Gora Pasa a Pagar 0.70 Centimus

  15. Avatar de Jose Oliveira
    Jose Oliveira

    Gosto Disto é Muito Pratico Para Quem Faz Muitas Viagens Mas Eu Não Faço Por Que Não Tenho Carta De condução Nem Conduzo

  16. Avatar de Mara
    Mara

    O mais chato é ter q ir d torres novas ao carregado ou em Leiria para colocar a pilha deveria existir outra solução n resmunguem tanto mas se nos unirmos isto é uma causa digna d ser falada discutida nós utilizadores e termos d andar a correr d um lad pra outro por uma pilha seria mais fácil outro sistema ir aos correios ou pararmos nas portagens aonde existe escritório e ali existir pilhas d subtituicao assim seria mais fácil ou nós ligarmos e ser-nos enviado por correio e nós colocamos a tal dura pilha .informáticos pensem uma solução estudem um sistema eu ficaria feliz. ..

    1. Avatar de Manel
      Manel

      Mais fácil ainda, nós substituirmos a pilha quando necessário. Será uma pilha de outro mundo que não sejamos capazes de substituir? ainda não vi se dá para abrir e ver qual a pilha aquilo leva. O meu já apita quando passo, eles que vejam pela matrícula. Vivo no Alentejo não vou de propósito a lx para mudar a coisa.

      1. Avatar de Nonnus
        Nonnus

        Não tenho a certeza, mas acho que podes deixar em Estremoz e com certeza podes deixar em Vendas Novas (que é onde eu mudo). Não é na hora, o aparelho fica lá e depois vais lá busca-lo.

  17. Avatar de csimoes
    csimoes

    Eu há cerca de 15 anos não paguei o aparelho nem pago aluguer… nunca lhe mudei a pilha! Andou um ano ou dois a dar sinal amarelo e depois passou a verde novamente. É dos identificadores antigos…

  18. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Vistas bem as coisas, o título engana só um bocadinho: “Nova Via Verde sem custos com identificador chega já amanhã”. Tem custos, 0.70€ por mês em que se usa.

  19. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Foi tudo tão bem explicado, não consigo entender tantas dúvidas!
    Quem usa o Identificador da Via Verde há anos, já sabe como é. Compra-se uma vez e fica para sempre nosso. Mesmo que deixe de o utilizar nas portagens.
    Quem ainda não tem o identificador “normal”, porque usa pouco as autoestradas e afins, mas não gosta de parar nas filas das portagens, tem agora a possibilidade de obter GRATUITAMENTE um identificador, e usá-lo normalmente nas passagens das portagens. Apenas com esta nuance: no mês em que usar, para além do valor a pagar pela utilização da autoestrada, paga o tal extra de
    62 cêntimos. Se num mes não usar, não paga nada.
    Estamos entendidos?…

  20. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    Este assunto dava uma telenovela…

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Peguem numa calculadora e façam as contas, tão simples quanto isso. O mais engraçado é que na via verde tentam sempre impingir o aluguer sem mencionar a opção de compra! Porque será?

  22. Avatar de Marta
    Marta

    Ao alugar o dispositivo (online) ha um desconto no primeiro ano, ou seja fica a 3€ no primeiro ano, penso que os 0,70€ por mes de utilizaçao nao compensa

  23. Avatar de JRM
    JRM

    Começo a achar que há muita gente que não teve aulas de Português, ou então precisa de voltar à escola tendo em quanto a quantidade de de pessoas que não compreenderam o artigo.

  24. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu não tenho via verde e paraas vezes que la passo não me compensa :p eu passo uma vez por ano ou de 6 em 6 meses

  25. Avatar de Dminister
    Dminister

    Para mim até recompensa, e até tou a pensar em aderir.
    Como não utilizo todos os meses mas tenho meses em que uso três ou quatro vezes a autoestrada, acaba por ficar mais barato que o aluguer tradicional.
    E como não há fidelização, mais tarde, posso sempre mudar para o aluguer ou comprar o identificador, caso assim me recompense.
    Faltou ao referir na notícia que esses 0.7€ são para faturas electrónicas. Quem quiser receber em papel o valor é de 1.5€

    1. Avatar de Manuel mendes
      Manuel mendes

      Certo,mas não gasta dinheiro em papél higiénico

  26. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Acho que é evidente que o artigo está confuso, pois mistura os conceitos dos produtos já existentes.
    Existiam dois produtos um que se comprava o equipamento e outro que se alugava. Agora surge uma terceira hipótese em que se paga uma taxa nos meses de utilização. Obviamente este é um produto que se destina a utilizadores muito específicos, como por exemplo emigrantes ou quem muito muito raramente usa autoestrada, que são muitas pessoas.
    Cada produto tem as suas vantagens e desvantagens. O importante é que existe mais uma possibilidade e para esse público alvo é um produto vantajoso.
    Para aqueles que dizem que é desvairados, só significa uma coisa, não são o público alvo. Mas pensem que este novo produto para essas pessoas é muito vantajoso.
    Ou seja uma oferta alargada, que se adequa melhor a cada perfil de utilizador.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A resposta é via verde leve.

  27. Avatar de mythic
    mythic

    a informação acho que esta incompleta , paga-se 0.70€/mes + taxas das autoestradas correcto?o meu tem uns 10 anos apanhei 1 promoção aonde tinha opção de compra do aparelho por 30€ ou aluguer pagando 20€ na aquisição e 7€/ano , acho boa a promoção para quem anda pouco nas estradas, ou seja emigrante . a maioria dos portugueses ja teem o identificador a anos , uns comprados outros alugados e andao todos meses nas autoestradas , ai a promoção ja nao compensa , saindo 8.4€/ano contra os 7€/ano do tradicional , a chatiçe esta-va mais na pilha que dura uns 5/7 anos e que quando tinha que ser substituido , no meu caso tinha que ir a um consecionario brisa na area de serviço na auto estrada , coisa que é inadmisivel , termos que pagar portagem para efectuar a manutenção , a pilha é soldada (propositadamente)apesar de eles dizerem que “resiste melhor a vibrações não se soltando…pois!!!!paga-se 7€(exepto alugues )+ portagem em alguns casos , ou longas deslocações até aloja (25km x2 no meu caso) ou…abre-se o identificador com calma, compra-se uma pilha da duracell 3€ solda-se os terminais e ja esta , mas guarda-se a velha caso avarie 🙂

  28. Avatar de Donadel
    Donadel

    Acho muito bem essa modalidade e penso que para quem usa poucas vezes (como eu) é uma excelente alternativa.

    Eu não tenho Via Verde e passo por porticos umas 5 a 6 vezes por ano e cada vez que faço uma viagem tenho que me dirigir a uma estação dos correios, pagar as viagens e mais uns 0,80€ de taxa para os correios, só essa taxa que se deixa de pagar e o trabalho de ir a uma estação dos CTT já compensa para as pessoas que passam poucas vezes.

    No final das contas, se eu aderir a essa modalidade da Via Verde, até vou poupar dinheiro e tempo, logo é um Win Win para pessoas como eu.

  29. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde,

    Cuidado pessoal, isto tem água no bico. Ao que parece o governo prepara-se para colocar as vias verdes a calcular automaticamente a velocidade média dos veiculos… Aquele sinal que ninguém liga, em que tem um sensor com uma mota e carros, tao a ver qual é? Isso era para estar a funcionar mas por uma questao qualquer ainda não esta aplicado. Mas vai começar, não me lembro onde li. Ora, já tão a ver o porquê deste aparecimento mais em “conta” né?

    Imaginem, passam num portico da auto estrada, 1hora depois passam na saida da auto estrada que se encontra a 160km… Resultado?! Multa por excesso de velocidade…

    1. Avatar de Hugo Ribeiro
      Hugo Ribeiro

      paras um pouco na estação de serviço e resolves as coisas! 😛 mas enfim, isso é um mito urbano que obviamente não tem suporte legal nenhum, visto que é preciso apanhar a pessoa em flagrante e não fazendo cálculos ao tempo e distancia percorrida.

    2. Avatar de Bela
      Bela

      Uma pessoa pará na estação de serviço para descançar e comer uma refeição a seguir vai até ao carro adromece neste intrevalo passa 3 horas quando sai da portagem a media é de 120/3=40/h então também tem que ser autuado?

  30. Avatar de Miguel
    Miguel

    O ideal na minha opinião seria criar um valor mensal ou anual fixo para quem passa diariamente nas portagens e scuts, ficando mais barato para o utilizador e eles fidelizavam clientes. Penso que todos ganhavam com esta medida.

  31. Avatar de Ruzens
    Ruzens

    Boa tarde Ricardo, o governo estava a pensar fazer isso há uns anos mas não pode porque é inconstutucional e só quando aprovarem essa medida é que deixa de ser. Porque não era necessário recorrer à via verde. Bastava verem o ticket de entrada na autoestrada o ticket na saída e fazerem as contas. Mesmo que uma pessoa fosse acima da velocidade permitida poderia parar bastante tempo numa estação de serviço que a média já seria outra.

  32. Avatar de cruz
    cruz

    Posso estar enganado, mas se um gajo passar pelo menos 3 vezes por mês numa scut, já compensa ter o via verde.
    Afinal o tempo perdido para ir pagar e as taxas ficam mais caras do que o dispositivo, não?

  33. Avatar de marco
    marco

    boas já fiz adesão á dois dias e não recebi algum mail a confirmar os meus dados e adesão como faço?

  34. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    CTT – cuidado com pagamentos online.
    Como o tema é portagens julgo útil deixar este alerta.
    Aluguei um carro, no mesmo dia (inicio da tarde), circulei durante cerca de 1 hora um pouco pela A2 e Via do Infante A22 e depois entreguei o carro à rent a car em Faro.
    Agora ando há 15 dias a pagar portagens da viatura que aparecem no site dos CTT online, porque os CTT se recusam a informar a data/hora e pórticos das passagens da viatura, já que quer as notificações de pagamento quer as facturas nada consta.
    Na prática, pagamos facturas onde só consta o valor e a via de circulação e até posso já estar a pagar de outro cliente da rent a car!
    Apresentei por mail a digitalização do contracto e argumentam que devido à confidencialidade dos dados das passagens, exigem prova de identificação para dar esses elementos…
    Enviar prova de identificação – C. Cidadão – para provar que sou o mesmo do contracto e das transferências bancárias online!!!
    Um vergonhoso enredo e estupida perda de tempo que nos sujeitam.
    Já passei este assunto para as autoridades.

  35. Avatar de Bruno Ferreira
    Bruno Ferreira

    O meu identificador começou a dar luz amarela, e é da bateria (foi mudada pela última vez lá para 2007). Amanhã vou dirigir-me à via verde, agora gostava de saber a vossa opinião sobre o que “escolher” consoante a minha utilização.
    Uso a via verde umas 4 vezes por mês, ou menos, mas todos os meses pelo menos uma vez (ou seja, aos fins de semana).
    O que seria melhor para mim? Pagar nova bateria para este meu identificador (dos antigos), comprar um dos novos, aluguer normal ou aluguer leve? Aluguer leve não deve ser o indicado pois acabaria por pagar a taxa todos os meses, pagar a pilha não sei pois já ouvi dizer q as pilhas q eles põem agora duram 1 ou 2 anos no máximo ao contrário da década das anteriores (com pouco uso). Aluguer normal não sei se vale a pena pois como disse uso pouco a via verde, mas não pouco o suficiente para “render” o aluguer leve. Depois a opção compra do novo, mas o novo parece que não se troca a pilha e qd essa “fôr” teria de comprar outra vez, e só tem garantia de 2 anos… O que me aconselham?

  36. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    E num mês que só se passe em scuts? Paga se os 0.70cent?
    Por exemplo se vou passar numa autoestrada no final do mês posso passar na via manual pois se não houver filas não compensa esse mês pagar os 0.7cent.. Mas nas scouts tendo vida verde há opção de pagar pelos ctt(como habitualmente) se assim o pretender? Acho que esta é a única questão pertinente para mim!

  37. Avatar de paul young
    paul young

    E eu que nao tenho carro, o que faço?

  38. Avatar de Carlos
    Carlos

    Creio que há aqui boa gente com dúvidas graves na intrepertação da lingua portuguesa.
    No meu caso que nao tenho via verde nao me compensa comprar o dispositivo nem alugar pois a utilização é pontual (de vez em quando)
    Com isto significa que com a via verde leve obtenho o dispositivo gratuitamente e nos meses que utilizar uma AE ou SCUT irei pagar 0.70€ mais a taxa do trajeto ou dos trajetos que efetuar nesse mesmo mês. Nos meses em que não utilizar nao pago rigorosamente nada. Ora se comprar o dispositivo este vai custar-me 25€ Compensa no meu caso pois seria precisos cerca de 35 meses quase 3 anos de utilização para pagar o dispositivo. Se utilizar 4 vezes por ano significa daqui a 5 anos ainda nao gastei os 25€

  39. Avatar de ApenasEu
    ApenasEu

    Eu ando apenas, raramente, na A22, que são pórticos e que cobram 0,36 por viagem.
    Logo, para mim compensa. Uma ida e volta pago 0,72€.

  40. Avatar de Cpa
    Cpa

    Quanto custa o envio o identificador para o estrangeiro (bélgica)?

  41. Avatar de jose neto
    jose neto

    Boa noite:
    Estou a espera a mais de 24 horas porque ?

  42. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Comigo demorou cerca de 5 dias. Não mandam para casa mas sim para o local escolhido pelo cliente que no meu caso (Faro) foi a loja Aki. Independentemente disso, estou a gostar.

  43. Avatar de Rudolf
    Rudolf

    Só falta é meterem os chips nas mãos das pessoas para também saberem onde tu andas!!

    Sou completamente contra estes dispositivos!!!
    Devia haver um site ou alguma organização que são contra o via verde e o controlo sobre os Portugueses!

    Mais uma organização Mafia que é protegida pelo governo português a ganhar milhões!
    Pois aos poucos somos obrigados a comprar estes dispositivos!

  44. Avatar de sergio ribeiro
    sergio ribeiro

    então quer dizer se eu passar uma única vez num ano e a portagem me custar 0.25 cêntimos no fim do mês essa mesma portagem por onde passei vai-me ficar em 0.95 centimos

    1. Avatar de Maria Ferreira
      Maria Ferreira

      Exatamente
      Paga .70€ sempre que passar
      Se num mês gastar 4€ de portagem, no final desse mês vai pagar 4.70€
      Compensa comprar, paga-se o dispositivo e depois só paga as portagens, se passar…

  45. Avatar de carlitos
    carlitos

    unamo-nos e não paguemos portagens nenhumas, pois já pagámos(com impostos) as malfadadas auto-estradas. Não pagamos… não pagamos…

  46. Avatar de Jose caetano
    Jose caetano

    So que isto ja e de 2016 Ninguem da nada a ninguem e pago em prestaçoes . Eu so passo nas autoestradas que possa pagar na altura fora disso não . E PENA NÃO HAVER UM CARTÃO QUE SE PUDESSE CARREGAR COMO UM TELEMOVEL. ISSO SIM SERIA UM AVANÇO !!!!!!!

  47. Avatar de Augusto Antonio
    Augusto Antonio

    Não li todas as respostas, mas para ajudar… bastava fazerem como na Suiça, comprava-se uma vineta genero do imposto automovel por 40 francos e podia-se andar todo ano nas auto estradas, e simples pois era vendida tambem nas fronteiras ao entrar no país.
    Mais…..imposto automovel, seguros e matriculas: Matricula—dava para até tres viaturas,circulando com uma de cada vez, pois era necessario mudar a matricula para o utilizado, e se deixasse de ter veículos, entregava a matricula em seu nome, o que evitava por ex. em portugal os seus veículos demolidos não permitirem o aparecimento em veículos da Eta em Espanha como apresentado na TV .

  48. Avatar de Augusto Antonio
    Augusto Antonio

    continuando:Seguros—Não permitia rolar, sem seguro, porque para registar um veículo em nosso nome tinhamos de apresentar uma declaração da seguradora escolhida, em como ia segurar esse veículo, daí que no livrete era descrita a seguradora responsavel, e tambem nossa residencia, com obrigação de alterar se alterasse….o seguro tinha como base o veiculo mais valioso , os outros se houvesse pagavam apenas (não me lembro) +- 10a20% para roubo e incendios quando parados.

  49. Avatar de Augusto Antonio
    Augusto Antonio

    cont. O imposto de circulação, era o mesmo sistema do apresentado nos custos dos seguros; ainda sobre seguros, eu pagava lá por cobertura total, +-o mesmo que aqui terceiros.
    Mas …. aqui só há interesses que os que se apresentam como politicos apadrinham e nunca desistirão EX:Livros escolares,alterados anualmente N.º de posição da pagina. Suiça tinha-os na escola gratis, enviava copias A4 com deveres para as crianças…sabem as vantagens…….