BUM – O Ubuntu ainda mais rápido no arranque

11 Comentários

Uma das características que normalmente se destaca no Ubuntu é o curto tempo de boot do sistema. Como todos sabemos, o tempo de inicialização está muita das vezes associado ao número de aplicações/serviços que arrancam automaticamente aquando do arranque do sistema.

Nas distribuições baseadas no Debian, como por exemplo o Ubuntu, os scripts de inicialização dos programas/serviços estão localizados em /etc/init.d. No entanto, é necessário que o utilizador tenha bons conhecimentos para proceder a alterações.

Para mudar este cenário e controlar todas as aplicações/serviços no arranque, apresentamos o BUM ( Boot-Up Manager)

bum_02

O bum permite identificar quais as aplicações/serviços carregadas e que foram inicializadas após o arranque do sistema, podendo desta forma o utilizador activar/desactivar alguns serviços que não necessite (ex. Bluethoot), tornando o boot ainda mais rápido.

Como instalar?

Podem instalar simplesmente recorrendo ao Ubuntu Software Center e procurando do bum

bum_00

Ou via terminal, através do comando:

sudo apt-get install bum

Depois de instalado, podemos iniciar o bum indo ao menu System—>Administration—>BootUP Manager

bum_01

Numa primeira janela, podemos de imediato visualizar quais as aplicações/serviços que estão a correr no momento.

bum_03

O bum disponibiliza ainda um modo avançado onde podemos visualizar ao pormenor o estado de cada serviço por runlevel.

bum_04

Para quem não sabe, existem vários níveis de funcionamento de um sistema Linux (runlevels):

  • Runlevel 1 – Modo single-user: apenas suporta um utilizador, mas este pode lançar qualquer número de tarefas. Os serviços de rede estão desligados
  • Runlevel 2 – Modo multi-user : vários utilizadores a trabalhar apenas em consola
  • Runlevel 3 – Modo Multiuser com rede
  • Runlevel 5 – Modo multi-user com sistema de janelas X
  • Runlevel 0 – Parado (halt), usado para fazer shutdown ao sistema

Normalmente os sistemas funcionam no runlevel 3 ou 5.

Ainda relativamente a imagem anterior, verificamos que aparecem os caracteres ‘K’ e ‘S’. Basicamente existem scripts cujos nomes começam pelas letras K, para enviar um Kill ao serviço ou S para lançar o serviço (start)

Nota: É extremamente importante que o utilizador tenha conhecimentos para efectuar alterações, devendo sempre realizar um backup antes de qualquer modificação.

Gostei bastante desta aplicação, pois permite controlar as aplicações/serviços que arrancam na inicialização do sistema operativo. Lembram-se do msconfig no Windows? O objectivo desta aplicação é o mesmo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Barros
    Nuno Barros

    e o Runlevel 4?

  2. Avatar de wellen

    o runlevel 4 não é usado por default, ficando disponmível para ser “escrito”/”programado” pelos administradores para um determinado cenário… é livre para personalizar.

  3. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    Pequenas correccoes:

    “Runlevel 0 – Modo single-user” devia ser runlevel 1. Isto deve ter sido o cansaco, visto teres no final o 0 com o objectivo correcto: halt.

    Visto o single-user (apenas o root, serve para corrigir problemas, ou para efectuar tarefas que sao complicadas com o sistema activo) corresponder a 1, “Runlevel 1 – Modo multi-user (sem NFS)”, devia ser runlevel 2, e nao NFS, mas sem rede (network).

    O Ubuntu comecou, desde a versao 6.10, a substituir o runlevels – UNIX System V, SysV, ou System Five) -, com o metodo Upstart. A vantagem e’ de poder correr os scripts “asynchronously”, isto e’, nao e’ preciso que um script termine as suas tarefas para comecar o seguinte, que e’ o metodo usado pelo runlevels. Desta forma, acelera o processo de arranque do sistema operativo.

    O Chrome OS usa o sistema Upstart. O fedora, e outras distribuicoes, comecaram a suportar o mesmo sistema que o Ubuntu, ou para la’ caminham.

    E o BUM realmente ajuda a gerir os init.d de forma simples…

    Fiquem Bem!

  4. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    O Ubuntu já tem um boot tão rápido que com este programa até deve ligar antes de eu carregar no botão “power” 😀

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    estranho sempre installei o que quis e agora quero instalar o bum e da-me um erro dizendo que esta aplicação precisa de pacotes que não estão autorizados e que isso pode colocar o sistema em risco,bla bla bla e faço ok , desaparece a minha selecção e tento outra vez e the same shiit!
    porque será?antes não tinha estas mensagens

    cmps

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Já uso isto a algum tempo.

  7. Avatar de R. Campachi

    Existem alguns erros no texto, já apontados, recomendo essa leitura para mais esclarecimentos:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Runlevel

    Eu gosto de usar o ‘rcconf’ que, aparentemente, faz a mesma coisa, só que no terminal e de modo TUI (Text User Interface):
    http://packages.ubuntu.com/lucid/rcconf

    No mais, boa dica.

  8. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    Quando vi ‘rcconf’ pensei que fosse uma versao equivalente ao ‘rc.conf’, usado pelo FreeBSD (e outros BSD).

    Usando ‘rcconf –dialog’ (ou –expert), faz-se algo equivalente ao BUM em modo texto. Alem de que tem outras opcoes para usar na shell.

    PS: lmx, coloca o erro no forum do linux para podermos ajudar-te.

    Fiquem Bem!

  9. Avatar de Simões
    Simões

    Já conhecia, mas em linux não tenho o mesmo conhecimento que tenho em windows sobre que processos/serviços posso desactivar. . .

  10. Avatar de Marcos
    Marcos

    Eu tenho Ubuntu 12.04 é o Windows 7 instalado, gostaria que o Win7 inicializa-se primeiro como faço?