Vodafone: qual o futuro da sua sede no Reino Unido pós Brexit?

27 Comentários

O termo “brexit”, que temos ouvido de forma insistente desde há uns meses para cá em relação à zona Euro, é uma fusão de duas palavras inglesas, neste caso, “britain”, diminutivo para o Reino Unido, e “exit”, que significa saída. De facto, foi na saída do Reino Unido da União Europeia que os ingleses votaram e com isso todo o mercado está a reagir.

Agora a saída poderá ser da Vodafone. Qual será o futuro desta e de outras empresas no Reino Unido?

pplware_vodafone00


A Europa está a atravessar uma fase sem precedentes depois do referendo que levou os ingleses a decidir o futuro do país em relação à União Europeia. Agora vive-se um período de profunda incerteza que tem vindo a levantar questões sobre a permanência de várias grandes empresas no país.

A Vodafone, fundada em 1983 no Reino Unido, mantém a sua sede em Newbury, mas neste momento está a avaliar todos os factores e a ponderar a alteração da localização da sua sede para outro país.

Em comunicado, a empresa defendeu o acesso “ao movimento livre de pessoas, capital e mercadorias” porque foram estes factores ajudaram a impulsionar o crescimento da empresa. A somar ao crescimento programado, está o factor financeiro, já que a maior parte das suas receitas são geradas além-fronteiras.

pplware_vodafone02

Segundo a declaração enviada à imprensa, a Vodafone diz que vai “continuar a avaliar a situação e que tomará as decisões que forem apropriadas que respondam aos interesses de clientes, accionistas e colaboradores”.

 

13 mil trabalhadores no Reino Unido

Obviamente que a empresa não pode esquecer os 13 mil trabalhadores e os milhares de clientes que tem no país, e essa é uma questão que também está na balança da decisão final da empresa.

Contudo, o Reino Unido representa apenas uma pequena parte de todo o mercado do grupo Vodafone.

 

Reino Unido vs o resto da Europa

Fora das terras de sua majestade a empresa tem a grande maioria dos seus 462 milhões de clientes, 108 mil empregados e 15 mil fornecedores. A balança de proveitos aponta para a operação europeia total a representar cerca de 55% dos lucros, enquanto a operação do Reino Unido só conta 11% para o bolo total.

Brexit

Segundo a Vodafone, ainda não é possível prever a permanência da sede no país, as vantagens ainda são muitas e não se sabe elas se vão manter depois das negociações entre o país e a União Europeia.

Como nota final, a Vodafone garante que quer fortalecer a posição da empresa junto às entidades políticas e reguladoras em Bruxelas para garantir que as empresas da UE estão a ser bem representadas neste debate.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IL
    IL

    PORTUGAL é grande e hospitaleiro ! Podem Vir Todas Para Cá ! Estamos Cá Para Os Receber Bem …

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Bloco de Esquerda, PCP e Verdes recebem bem grandes grupos económicos recebem…

      Querem já o aumento do IRC e derrama para essas empresas.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Nada disso, basta uns bons rapazes de sempre no conselho de administração para terem um regime fiscal à maneira…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Se fosse há uns anos nem era tão descabido Portugal ser o destino da nova sede global.

    3. Avatar de Ângelo Brito
      Ângelo Brito

      +1 essas empresas que venham para PT precisamos e somos no que fazemos!

      Com isso a Google tb pode vir 🙂

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Não devemos esquecer que as nossas leis laborais são um bocado anti-investimento É só direitos, mas, deveres é para o vizinho do lado… E quem duvida, agarre nas suas economias, crie uma empresa que não tenha clientes de favor e contrate malta (os sindicalizados são os melhores para o teste); não passa do primeiro ano

    4. Avatar de manuel
      manuel

      Estamos Cá Para Os Receber Bem …
      Tão bem, que até levam dinheiro da caixa GD e não pagam…

    5. Avatar de RichardCooper
      RichardCooper

      Nunca vai acontecer! Simplesmente porque os tribunais são lentos e ineficientes, alem de a fiscalidade ser imprevisível. Sedes de multinacionais nunca vão migrar para Portugal. O capitalismo requer previsibilidade! coisa que Portugal, infelizmente não tem.

  2. Avatar de ACosta
    ACosta

    Mas a Vodafone Portugal não se tinha tornado independente da Vodafone Mãe?

  3. Avatar de APereira
    APereira

    Britanicos, nao sao Ingleses!!!

    Vamos lá ver o que irá acontecer, nao so com a Vodafone mas com todos os outros.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Porque empresas não Europeias(UE)não podem operar cá,Apple,Microsoft,Google e mais umas milhares…

  4. Avatar de Gil
    Gil

    Apenas um reparo, britain não é um diminutivo para o Reino Unido mas sim para Grã-Bretanha.

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas Gil. O termo “britain”, é o diminutivo nativo para Grã-Bretanha, sim é verdade, mas para ser mais correto em termos políticos, é o diminutivo para para Reino Unido. Como estamos a falar em questões políticas, foi nesse sentido que foi colocada essa explicação.

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Gra-Bretanha e Reino Unido sao coisas bem diferentes….

        Gra-Bretanha e composta por:
        Inglaterra, País de Gales e Escócia.

        Reino Unido:
        Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

        Bretanha, ou Britan como referiram, e usado nao quando alguem se quer referir a Gra-Bretanha mas sim a uma regiao em Franca.

        Quando se pretendem referir a Gra-Bretanha, deverao referir “Great Britain”, no entanto mesmo nesta situacao seria incorrecto, pois na verdade o referendo foi para a saida do Reino Unido da UE e nao apenas da Gra-Bretanha.

        1. Avatar de Vítor M.

          Faltam aí algumas coisas mas na generalidade e por isso frisei o aspecto político, o que foi escrito no artigo está correcto. Como falaste e bem, o Brexit tem a ver com a saída do Reino Unido da UE e não apenas da Grã-Bretanha.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Sim falta claro mas o essencial esta la (relativo ao post incial).

          Nao deixa de estar incorrecto chamar “britain” pois nesse caso estaria a referia Bretanha em Franca e nao a Gra-Bretanha, bem como continua errado falar na Gra-Bretanha quando na verdade e como referis-te o Referendo foi relativo ao Reino Unido e nao a Gra-Bretanha 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim, até o termo Brexit estará errado 😉 nesta ordem de ideias.

            Fora isso… na prática é “os ingleses estão fora”

  5. Avatar de Antonino
    Antonino

    A ultima destes senhores foi o ….. IceExit

  6. Avatar de Pablo
    Pablo

    Fonix, lá vou eu ser obrigado a ser 93…

  7. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Holanda , sem deslocação de colaboradores … Qual a duvida ?

    Abc

  8. Avatar de Cris
    Cris

    91 91 91 top top top podes vir para Portugal Vodafone, Portugal precisa de empresas assim.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Ui, estão doidos para vir para cá. Se até um ex-pm disse que era melhor o pessoal emigrar… Os anos da troika foram do pior. Não há estabilidade! Estão agora tentar, mas, de vez em quando é cada tiro no pé…. Holanda, pois, sim. Além disso os biscoitos e cogumelos são mais saborosos que os nossos

  9. Avatar de Djez
    Djez

    É muito fundamental se viesse para Portugal é a segunda maior operadora de comunicações do mundo e a que tem o prémio de melhor rede de fibra da Europa e melhor em 2 3 e 4 Gil em Portugal.

  10. Avatar de vguerr
    vguerr

    Pois eu acredito que a Inglaterra ao sair vai encontrar uma nova aliança porque o mundo não tinha acabado antes da entrada deles na UE nem vai acabar depois e se antes era a Commonwalth a união de estados livre e independentes de ligação Britânica que unia 53 países não vejo porquê a Inglaterra não se voltar a unir economicamente a um conjunto de estado livres de Bruxelas provenientes dos 5 continentes desde que partilhem dos mesmos ideais que os Britânicos assim, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelandia e mesmo USA e outros que eventualmente venham a abandonar a UE poderão construir um bloco económico de países independentes sem schenguens embora com alguma circulação de pessoas sem direitos de emigração diretos, e total liberdade de comércio dentro desse espaço ainda que sujeitos a regras que impeçam que um dos estados membros se torna mera plataforma giratória para o interior de produtos de países terceiros. Se isso acontecer espero que Portugal caso aconteça alguma coisa à UE… sendo a Inglaterra o mais antigo aliado de Portugal… também consiga aderir de pleno direito a uma Commonwealth não para mamar subsídios mas para dar aos Portugueses a possibilidade de trabalhar e prosperar em conjunto com algumas das nações mais desenvolvidas do mundo que em conjunto conseguem se assim quiser meter a UE num chinelo, basta falar apenas em Inglaterra e Canadá que já dá para ter uma ideia da dimensão que tal aliança poderá ambicionar. Se a estes países se juntarem Austrália, Suécia, e espero que Portugal… entre outros… então acho que não há nada a temer que esta UE como está acabe já de uma vez. Claro que quem está habituado a viver de mamar subsídios vai ter de começar a pensar em fazer qualquer coisa de útil para viver.

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Exacto, mas… e ha sempre um mas…

      A moeda esta a desvalorizar e se saem mesmo ainda vai desvalorizar mais…

      Empresas que pretendem ter uma presenca na UE, vieram para o UK pois era estrategicamente mais barato e com varias vantagens, se sair…elas saem…

      As dividas que o UK tem para com outros paises da UE, continuam a existir, agravadas pela desvalorizacao da moeda.

      Portugal sair da UE, sim isso seria mesmo bom(irnonia)… sem moeda propria, sem produzir nada e a ter de importar quase tudo…em pouco tempo a fome comecava a ser algo muito normal, os que tivessem dinheiro iriam controlar a economia, policitica e todo o mercado em seu beneficio(mais do que agora)…

      Nao digam asneiras pf.

    2. Avatar de n. carvalho
      n. carvalho

      +1 e já se fala no POREXIT!!!

  11. Avatar de nads