OneDrive está a impor novas limitações aos utilizadores

58 Comentários

O OneDrive, o serviço Cloud de alojamento de ficheiros da Microsoft, tem passado por mudanças muito profundas nos últimos meses, um ajuste dos serviços não tem agradado aos utilizadores.

Depois de reduzir o espaço de armazenamento, volta agora a impor novos limites aos utilizadores. Desta vez é o volume de dados que permite que estes partilhem.

onedrive_1

As alterações que a Microsoft tem estado a aplicar ao OneDrive não têm sido positivas para os utilizadores. Há uma maior contenção a todos os níveis e isso viu-se na alteração do espaço oferecido, que desceu dos 15 GB para os 5 GB, mesmo para os utilizadores mais antigos.

A empresa acabou por voltar atrás com a sua decisão para os seus utilizadores de longa data, mas apenas para esses e obrigando-os a reclamar esse espaço.

Há novos relatos de mudanças que estão a acontecer, desta vez associados ao volume de dados que pode ser partilhado. Alguns utilizadores estão a receber mensagens a indicar que as suas partilhas estão bloqueadas por terem atingido o limites de dados, sem que seja dada qualquer outra informação.

OneDrive
Este item não pode ser aberto no momento. A pessoa com quem partilhou excedeu o seu limite para as ações. Por favor tente novamente mais tarde.

A mensagem apresentada é ambígua e não indica ao utilizador quais os limites que foram ultrapassados. Apresenta, no entanto, uma alternativa para a resolução deste problema: a utilização de um pacote Office 365, que naturalmente tem um custo associado.

Esta é mais uma alteração importante que a Microsoft aplica ao OneDrive de forma muito discreta e sem a ter comunicado aos utilizadores.

Com tantos serviços Cloud na Internet, é normal que os utilizadores comecem agora a olhar para o OneDrive com outros olhos e a procurar novas alternativas, onde estas limitações não existam.

DeskModder

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de onz
    onz

    continua assim microsoft. depois não chores…

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      LOL. Mais rápido deves chorar tu…

      1. Avatar de onz
        onz

        eu não. não preciso do one drive

        1. Avatar de Emperador
          Emperador

          nao me digas que o usas o sistema dos nerds ?

  2. Avatar de João Morais
    João Morais

    Há mais Serviços de “nuvem” …. é só passarmos a utilizar outro Serviço ….

  3. Avatar de FraPe
    FraPe

    Nao entendo….. eu tenho 30GB!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens 30Gb como eu tenho… 15Gb de abertura de conta + 15gb de ter ativo o serviço de upload de fotos.

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      bem vindo ao clube, por cá também com 30GB

      1. Avatar de André
        André

        Eu também xD

    3. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      Eu tenho 40GB! 😉 – mas em Agosto, dia 18, 25GB vão “desaparecer”. Já fui notificado pela MS.. portanto vou ficar com 15GB.. o que para o que eu preciso ainda chega.

      1. Avatar de Henrique Graça
        Henrique Graça

        Não queria ser aquele gajo, mas já que puxaram o assunto. Eu tenho 130GB no One Drive…

        1. Avatar de Lima
          Lima

          eu nao pago nada, a universidade tem protocolo com a microsoft que da office 2016 de borla e 1TB para a conta do email da faculdade durante 4anos. Estudem é so vantagens e depois ainda podem ter iphone sem invejar os outros !

    4. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E eu 130Gb!! Ganhei com um bónus do bing… E a melhor parte é que a microsoft ofereceu-me o office 365 (não sei porque), tenho de o ativar até agosto para não perder a oferta! 🙂

    5. Avatar de RICARDO FERNANDES
      RICARDO FERNANDES

      E eu tenho 1,14 TB grátis.

    6. Avatar de tekMan
      tekMan

      Nada mudou para os utilizadores “normais”.
      Tenho 140 GB gratuitos e quando terminar a oferta de 100GB por 2 anos, fico com os restantes 40GB.

      Os limites mencionados na notícia dizem respeito à chamada “utilização responsável”, normal em alojamento na nuvem.
      Aqui há tempos a Microsoft revelou que havia utilizadores a usar o OneDrive como repositório gratuito de filmes e séries de TV para todo o mundo, e considerava isso uma utilização abusiva.
      A verdade é que nenhuma empresa tem obrigação de oferecer esse serviço gratuitamente.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    “A empresa acabou por voltar atrás com a sua decisão para os seus utilizadores de longa data, mas apenas para esses e obrigando-os a reclamar esse espaço.”

    This storage promotion is now over

  5. Avatar de Jva
    Jva

    KingDi, o onz tem razão. No mundo de cloud computing, a microsoft não é um “gigante” nas TIC…as soluções cloud sao mais viradas para multiplataforma. A microsoft nao tem uma cota de mercado dominadora, nem algo que se pareça. Com esta acção, estão mesmo a dar um tiro no pé.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Estás a confundir cloud computing com o OneDrive. O OneDrive é só a parte de armazenamento na cloud, e a Microsoft já disse várias vezes que isso não é um negócio que lhe interesse especialmente.

      Aliás, não é por acaso que praticamente a única forma de se ter mais espaço no OneDrive é ter uma assinatura do Office 365.

      1. Avatar de Gabriel Ricardo Monteiro Reis
        Gabriel Ricardo Monteiro Reis

        Até verem que não compensa, depois começam a cortar gigas para ver se o pessoal “desaparece”.
        Aliás já o estão a fazer.

    2. Avatar de Zepipo
      Zepipo

      Não me parece que saibas o que é Cloud Computing senão saberias que a Microsoft é número 2 neste mercado.

  6. Avatar de AM
    AM

    A Microsoft, é uma casa grande, onde trabalha gente competente.
    Outra gente, também anda por lá…a fazer asneiras, porque não sabe fazer mais nada…

    1. Avatar de TULIO
      TULIO

      Eu cada vez me convenço mais que a MS esta a atravesar de uma crise de cerebros…… muitas decisões que não se percebe….. muitos tiros nos pes 🙁

  7. Avatar de n3k
    n3k

    Quando se deixam os estagiários a decidir coisas destas dá resultados destes… é parecido com o win10 mobile, cada build nova corrige muita coisa e traz muito bug novo também 😀

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    A colocação de limites deve estar relacionado com direitos de autor…

  9. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Tenho 41Gb de espaço gratis para sempre, Para mim chega-me, quando partilho x coisa está na dropbox. Aqui como esta interligado no Windows Uso como disco virtual e para guardar coisas importantes.
    Tranquilo como o esquilo.

    Quem anda ai a Chorar e se queixa o melhor mesmo é usarem o Mega em que Kim Dotcom faz tweets a dizerem para as vezes fazerem backups pk o futuro é incerto.

    1. Avatar de Gabriel Ricardo Monteiro Reis
      Gabriel Ricardo Monteiro Reis

      Até entenderem que não compensa o custo de manter o armazenamento no servidor e fecharem o serviço. Nunca se deve dizer “para sempre” excepto falar de tempo que não pára.

  10. Avatar de Insider
    Insider

    Este fim-de-semana já retirei tudo do One Drive. Alternativas não faltam para quem sabe. Uma dela chama-se NAS e já não ficam dependentes de terceiros.

  11. Avatar de censo
    censo

    Eu tenho 40gb, e não reclamei nada.

  12. Avatar de VC
    VC

    O pior é que não é de estranhar isto… Primeiro lançam o isco (serviços grátis, xpto, funcionalidades revolucionários, etc,etc,etc)… Quando têm um X número de atingidos, começa a cortar e a cobrar para acesso às mesmas. É por esta razão que não gosto desta empresa, nem uso Windows à mais de 10 anos. Sou obrigado a usar apenas no trabalho porque, infelizmente as grandes empresas ainda não perceberam os benefícios de mudar de sistema operativo. Mas isto ainda não acabou… o rebuçado que deram para o Windows 10 foi apenas para atingirem um número determinado de utilizadores, os cortes vêm a seguir 🙂 Viva a Microsoft!! Uma das piores empresas, à imagem do seu criador! Um falso de primeira que teve sucesso roubando as ideias dos outros…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E a emprestar dinheiro à apple para salvar a empresa da bancarrota.

    2. Avatar de Quintasx
      Quintasx

      Roubando ideias dos outros? hmm ok… lol

  13. Avatar de VC
    VC

    Os meus comentários não são publicados por algum motivo especial?…

  14. Avatar de José
    José

    E assim vamos nós, esperando, e esperando, e nunca mais ata nem desata. Cá para mim, a Microsoft com a aspiração de um monumental Serviço Operativo=Windows 10, meteu-se numa montanha, que irá parir um rato. A Microsoft não dá conta do recado. Nunca se viu tantos Windows 10 Beta,. É uma embrulhada, que ninguém entende. Sempre quero ver, o que irá sair na atualização do Aniversário???? Antes tinha quase a certeza, que o Windows 7 foi e é o melhor SO da Microsoft, agora tenho 100% de certeza, que não conseguirão fazer melhor, pelo menos por estes tempos. O Windows 10 vai acabar por ser arrumado, assim como foi o 8 e o 8.1

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Literalmente não conheces o Win10!!!

      1. Avatar de José
        José

        E QUEM CONHECE??? realmente, tens razão, ninguém conhece o Win 10

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nem o Windows 8…
        O Windows 8 é de facto muito superior ao 7. Já testei em várias maquinas e o 8 porta-se SEMPRE muito melhor e mais fluido.

        O único senão foi não terem gostado da Metro UI (pessoalmente adorei), mas pronto, são gostos.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          que máquinas? eu com o só corre no meu portátil novo, em TODAS as restantes máquinas não instala (expecto uma) e, o 7, o vista e o xp funcionam melhor ( 1ºXP 2º Vista 3 7, 8 pesado, 8.1 não encerra nunca)

    2. Avatar de Filipe Marques
      Filipe Marques

      És mais um que parou no tempo do windows 7 e que nunca usou o windows 10 ou se usou foi à pressa! Não é de estranhar essa tua ideia porque conheço pessoas que ainda defendem que o Xp é o melhor SO feito pela Microsoft até agora!

      1. Avatar de José
        José

        E??? o XP foi também e ainda é um dos melhores SO da Microsoft.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Foi no seu tempo, isso ninguém tem duvidas.
          Mas isso foi a 15 anos atrás, e em 15 anos a tecnologia evoluiu 2x mais do que os 20 anos antes do XP sair.

          1. Avatar de José
            José

            Pois é: Evolução, não é sinónimo de melhor. E em minha opinião, as pretensas melhorias do WIn 10, demonstram isso mesmo. Onde já se viu, tantas compilações Beta do WIN 10, E PASSADO 1 ANO, TUDO AINDA ESTÁ INACABADO. Mas pronto: Esperemos pela grande atualização de aniversário. Depois sim, podemos voltar a este assunto.

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Para ajudar a esclarecer, o Win10 vai estar sempre “inacabado”. O Win10, será um sistema sempre em processo de melhoria.

            A semelhança que acontece com outros sistemas (ex MAC), o Win10, vai sendo melhorado, não saindo um novo Win10 (digamos assim).

            Qualquer das formas, ainda não percebi porque raio dizem que esta inacabado.

      2. Avatar de Lima
        Lima

        o edge a gastar 50% do cpu e 5gb de ram com 1 tab aberta é um bug que espero ver resolvido já assim como o DPI scale para ecras de ecra 1080p ou superiores em programsa e menus..de resto parece que tem vindo a resolver os outros bugs.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Isso não acontece no meu PC… assim como não acontece esses milhares de bugs que ouço falar.
          Pergunto-me: se simplesmente tenho sorte, ou se são os outros é que fazem alguma coisa mal e depois dizem que é a Microsoft…

          1. Avatar de José
            José

            Será que o Senor JJ, é funcionário da Microsoft.?

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Se fosse funcionário, não estaria aqui a comentar, com toda a certeza.

  15. Avatar de Luis Sa
    Luis Sa

    Continuo a ter os mesmos 130gb de espaço.

    1. Avatar de Zepipo
      Zepipo

      Pois, mas até quando? Também eu tenho 230, mas são promos com data de expiração que podes consultar nos detalhes do serviço.

      1. Avatar de Luis Sa
        Luis Sa

        Penso que enquanto renovar a minha licença do Office e não mudar os termos de contrato eles não devem alterar isso.
        Mas nessa altura cá estarei!

  16. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Eu tinha 35Gb.. Recebi o tal e-mail com a promoção. Agora fiquei com 1TB devido à Oferta do Office 365 por 1 ano.

  17. Avatar de A
    A

    será que a MS$ ppensa que assim mais pessoas vão subscrever o office365 ? lol!

  18. Avatar de JJ
    JJ

    Isto é um negocio… o OneDrive é um serviço para fazer dinheiro. Assim como outros serviços semelhantes, disponibilizam mais espaço por subscrição ou ofertas (por tempo limitado ou não), o OneDrive é igual.

    As criticas só surgem porque é a Microsoft, mas as outras empresas fazem o mesmo, só que com menos visibilidade e publicidade.

    Alem disso, ainda ninguém conseguiu-me mostrar um serviço melhor que o da Microsoft. Por apenas 69€/ano (ou numa loja física 59€) ter: Suite Office completa; 1TB no OneDrive; 60 minutos Skype.

    1. Avatar de José
      José

      tens de borla nos Linux.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Tenho de borla o que?

  19. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    A mesma coisa ocorre no Dropbox, no Google Drive e acredito que em outros diversos serviços.

  20. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Bem eu para já ainda tenho os meus 130GB.

  21. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Então e quem tem uma conta universitária do office gratuita, também tem estes limites?

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já coloquei à venda o meu smart microsoft 535.
    Voltando para o Samsung!
    Tchau microsoft!