Síndrome da visão do computador afecta milhões de pessoas

33 Comentários

Síndrome da Visão do Computador é um problema que afecta cada vez mais pessoas, e o sinal que o poderá estar a afectar a si é aquele ardor nos olhos e visão turva.

Este é um problema que se desenvolve em pessoas que passam muito tempo em frente ao computador, sendo já considerada uma doença provocada pelas novas tecnologias e que poderá afectar 25% de quem está mais de três horas diárias em frente a um ecrã.

Síndrome da visão do computador


Recentemente um estudo publicado no Ophtalmology Journal, dava a conhecer que o problema da miopia irá afectar metade da população mundial, que se estima que ronde os 4,8 mil milhões de pessoas em 2050. Este problema tende a agravar-se com a utilização da tecnologia, nomeadamente com a visualização de conteúdos, em exagero, através de ecrãs.

Síndrome da visão do computador

Cada vez mais os nossos olhos são expostos a longas jornadas em frente ao ecrãs. Os computadores, smartphones e tablets mudaram a forma como trabalhamos e como interagimos na sociedade, mas o custo no campo da saúde paga-se pelas doenças que derivam da utilização excessiva.

É já normal, durante um dia de trabalho ou mesmo de aulas, uma pessoa sentir cansaço ocular, a visão desfocada ou até mesmo dores de cabeça. São sintomas comuns de quem está várias horas com os olhos fixos no ecrã. São estes os sintomas de uma doença oftalmológica ainda pouco falada: Síndrome da visão do computador.

Síndrome da visão do computador

 

Como se desenvolve este quadro clínico?

A síndrome afecta pessoas que passam três ou mais horas por dia em frente ao computador e a outros dispositivos “da moda”, como são os smartphones e tablets. Esta utilização está cada vez mais enraizada na sociedade e isso faz aumentar consideravelmente o potencial de pessoas que poderão ser afectadas.

No mundo, cerca de 70 milhões de pessoas que trabalham com computadores estão suscetíveis a desenvolver a síndrome, e é provável que esse número aumente ainda mais. Se pensarmos que hoje as crianças e adolescentes vivem com grande apetência para os dispositivos móveis, facilmente se percebe por que poderemos estar a falar de números bem mais alargados.

Um relatório sobre a síndrome publicado no jornal científico Medical Practice and Reviews, por especialistas em saúde ocular, lista o perfil de profissionais em risco de desenvolver a síndrome:

  • académicos
  • jornalistas
  • bancários
  • controladores aéreos
  • arquitectos
  • engenheiros
  • artistas gráficos
  • estudantes.

O relatório ressalva que “nenhum desses profissionais pode trabalhar sem o auxílio do computador”. Isso sem contar as milhões de crianças que passam horas a jogar no computador, nas consolas e nos dispositivos móveis.

Síndrome da visão do computador

 

Quais são os sintomas?

A síndrome constitui-se pelos seguintes sintomas:

  • Olhos irritados ou vermelhos;
  • Comichão e coceira nos olhos;
  • Olhos secos ou lacrimejados;
  • Cansaço ocular;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade em focar algo;
  • Visualização de cores alteradas;
  • Visualização de halos em redor de objectos;
  • Visão turva ou dupla.

Síndrome da visão do computador

 

Como prevenir?

Todos os que estão a ler este artigo já passaram horas seguidas em frente ao ecrã e, alguns, ou já tiveram ou estão a desenvolver estes sintomas referidos. Assim, e para promover a nossa saúde, em especial o bem estar da nossa visão, existe uma técnica que pode ser utilizada por todos para prevenir esta síndrome.

É conhecida como Regra 20-20-20 e é bem simples: a cada 20 minutos, parar 20 segundos e olhar para alguma coisa a 20 pés (cerca de seis metros).

 

Sugestões para prevenir problemas oculares frente ao computador:

  • Posicionar o ecrã a uma distância entre 50 a 60 cm dos olhos, sendo que a parte superior fica à altura ou abaixo dos olhos, nunca acima da linha ocular;
  • Posicionar bem os suportes para papéis junto ao ecrã, quando estiver a escrever;
  • Ilumine bem a sala onde o computador se encontra, a luz incandescente é melhor opção que a fluorescente;
  • Minimize os reflexos do ecrã, alterando a posição do computador, das luzes, usando cortinas e ainda meios anti-reflexo se assim for necessário;
  • Piscar os olhos com alguma frequência;
  • Manter o ecrã do monitor sempre limpo;
  • Por cada hora de trabalho, descanse 5 minutos, olhando para algo distante;
  • Use óculos que sejam os correctos;
  • Sempre que necessário, consulte em oftalmologista;
  • F.lux, ProtectYourVision e RedshiftGUI são softwares que lhe permitem poupar o esforço dos olhos enquanto trabalha.

 

Síndrome da visão do computador

 

Curiosidade

Um dos factores que nos diz que os nossos olhos estão a ficar irritados, é o número de vezes que “piscamos”. O facto de olharmos continuamente para os ecrãs levam a que haja uma maior probabilidade de eles secarem e ficarem irritados. Se normalmente uma pessoa pisca 17 vezes ou mais num minuto, quando está em frente a um ecrã de computador, por exemplo, a média cai e a pessoa pisca entre 12 e 15 vezes por minuto.

Partilhar:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    Só estranho é a lacuna de näo
    desenvolvimento de sistemas de alto contraste. Fundos em preto certamente diminuiria o problema e intomas.

  2. Avatar de Mesquita
    Mesquita

    diminuam o brilho dos ecrãs. passo milhares de horas por ano em computadores e nunca tive problemas de visão mas quando passo para um ecrã com o brilho demasiado elevado quase sinto os meus olhos a “derreterem” e há quem trabalhe nessas condições.

    1. Avatar de DoubleM
      DoubleM

      Não ponho em causa a tua experiência pessoal mas globalmente não é bem assim… Curiosamente, na maior parte dos ecrãs LED, quanto menos brilho tiverem, mais prejudicial é aos olhos… Isto devido ao PWM.

      http://www.flatpanelshd.com/focus.php?subaction=showfull&id=1362457985

      1. Avatar de int3
        int3

        mesmo que o PWM seja nulo (0 ciclos em tensão máxima) e o brilho for médio então já não afeta os olhos.

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Deves ser o único que se sente melhor com o brilho bauxo, deves ter é um monitor livre de PWM

    3. Avatar de tezouro
      tezouro

      Concordo plenamente.
      Noto isso quando tenho de trabalhar em monitores de outros e parecem umas lâmpadas.

    4. Avatar de André Almeida
      André Almeida

      Comigo passa-se a mesma coisa. Também me dou melhor com ecrãs com menos brilho.

  3. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    “…sendo que a parte superior fica à altura ou abaixo dos olhos, nunca acima da linha ocular;”
    Are you kidding?? E os efeitos na cervical, não contam?

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      deve-se ter o corpo ereto e relaxado, os olhos é que se devem movimentar, não o pescoço ou até mesmo a coluna!

    2. Avatar de djx
      djx

      Que efeitos da cervical? Tens a cabeça direita.

      ______ ___ olhos a este nível
      | |
      |_____ |

  4. Avatar de DoubleM
    DoubleM

    Já tinha conhecimento disto e infelizmente por experiência própria…

    Tenho dias em que chego a estar mais de 12h em frente a ecrãs…

    Alguns sintomas não são nada agradáveis. Diria que uns dos piores não estão mencionados

    – Náusea
    – Falta de equilibro
    – Sensação de cabeça leve.

    Uso o F.Lux, cheguei a comprar uns Gunnar e podem aliviar mas prevenir por completo não previne…

    Algo que me ajuda imenso é fazer este programa de vez em quando…

    http://www.seesicksyndrome.com/wp-content/uploads/2014/10/SeeSickSyndromeManual.pdf

    1. Avatar de fr
      fr

      Tu tens é que levantar e passear um pouco mesmo senão tás bem lixado.

  5. Avatar de Sílvio
    Sílvio

    E, no Android, o Twilight, por exemplo.

  6. Avatar de prof
    prof

    Mau , Mau , são os filmes que canais como discovery têm , em que a camara anda ás voltas e o zoom não pára .
    Infelizmente é uma praga que acontece em muitos programas e isso sim , faz muito mal á cabeça .
    Mas isso ninguem comenta .

  7. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Trabalhem menos que vai logo notar melhorias 😉

  8. Avatar de Unknown
    Unknown

    Por acaso desde que recebi o meu primeiro computador fiquei uma pessoa muito sedentária. eu era uma pessoa muito ativa, passava os meus dias a andar de bicicleta e a jogar futebol, depois veio o computador, os jogos… até receber o computador tive sempre a visão a 100% (até tinha feito um rastreio 5 ou 6 meses antes de ter o PC), passados 3 anos já tinha de usar óculos. aos 16, já tinha passado de 75 para 95KG, deixei de ter vida social… pedir um computador à minha mãe foi o pior ERRO da minha vida e sinto remorso do dia em que o pedi… mas o que mais me lixou foi perder a visão e ganhar miopia, impede-me de seguir o meu sonho de ser sniper no exercito…
    Computadores dão a sensação de liberdade e alegria, de que o mundo é infinito e podemos fazer o que queremos, mas não passa de uma ilusão.
    Use o computador apenas para o que for ESSENCIAL, saia de casa, conheça pessoas, divirta-se, tenha uma vida!

    1. Avatar de Portugues100porcento
      Portugues100porcento

      Melhor resposta deste post.
      Quanto a ser sniper, ganha juizo. Mata antes a estupidez de matar pessoas e animais.

  9. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    eu tenho a visão turba de tanto ver filme porno

    1. Avatar de Paulo S.
      Paulo S.

      É a visão e os dedos, eheh. É turva, não turba. 😉

      1. Avatar de naoliveira
        naoliveira

        Se calhar, antes do turba faltou-lhe um mas…

  10. Avatar de manito
    manito

    Solução mais simples: baixar o brilho dos aparelhos!
    Comigo funciona, tv, telefones, portateis, tablets uso sempre com o brilho minimo, no caso do iphone até o brilho no minimo me fazia impressao… la tive que fazer JB para baixar ainda mais heheheh!

    1. Avatar de DoubleM
      DoubleM

      Já foi mencionado que isso ainda pode fazer pior, devido ao PWM.

      O ideal é comprar um dispositivo sem PWM mas isso é uma minoria.

    2. Avatar de manito
      manito

      Menos luz menor desgaste…. simples!

  11. Avatar de Hélio Correia
    Hélio Correia

    Bom artigo, para o osx uso uma aplicação que conta o tempo que estou no pc e me avisa após um certo tempo para fazer uma pausa.
    Normalmente uso o tempo que referiram neste artigo, após 1h faço uma pausa de 5 min.
    A app é o awareness https://www.macupdate.com/app/mac/39142/awareness

    1. Avatar de Pilot Eyes 737
      Pilot Eyes 737

      Excelente! Obrigado por partilhares, isso vai salvar-me muitas vezes.

  12. Avatar de CP Longo Curso
    CP Longo Curso

    Compreendo o problema aqui descrito… No meu dia-a-dia não consigo trabalhar sem o computador, e às vezes chego a passar a maior parte do dia, com os trabalhos que eu tenho para fazer.

    Sugestão? Ler, nos intervalos…

  13. Avatar de Luís
    Luís

    Trabalho entre 8 a 10h por dia em frente a um computador. Chego a casa e ficou mais 2 ou 3 horas em frente a outro computador. Felizmente nunca senti nada. Mas já estou à espera de começar a sentir mais dia menos dia

  14. Avatar de Lino Oliveira
    Lino Oliveira

    Um software interessante para combater não só este problema como outros relacionados com a postura é o Workrave (http://www.workrave.org/)

  15. Avatar de CODRIVER
    CODRIVER

    Tenho 39 anos, sou arquiteto e há já algum tempo que por vezes sinto ardor nos olhos e vista turva. Felizmente vou controlando a coisa indo regularmente ao oftalmologista e até ver ainda não preciso de nada. Por vezes faço uns exercícios para descanso da vista e têm resultado….outra coisa que resulta e muito é quando saio do Atelier 😛 😛 hehe 😉

  16. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Esqueceram de referir uma coisa, a resolução e qualidade do ecrã também tem efeito nisso. Quando usava um portátil com resolução standard e ecrã 15.6 polegadas, começava a ter problemas muito mais cedo. Também ainda hoje jogo PS3 com uma TV a 720p, e começa a cançar a vista em 1, 2 horas.
    Já com o meu portátil de trabalho e estudo, que tem um ecrã vastamente com melhor qualidade (2880×1800), leva de longe muito mais horas até que a vista comece a ficar cansada.

  17. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    “Posicionar o ecrã a uma distância entre 50 a 60 cm dos olhos, sendo que a parte superior fica à altura ou abaixo dos olhos, nunca acima da linha ocular;”

    ERRADO!!! querem depois causar problemas de coluna!?

  18. Avatar de Marco Castro
    Marco Castro

    Digam-me como coloco o ecran abaixo da linha dos olhos num ecran de 24 polegadas. E jà agora a 50-60cm eu que uso lentes progressivas

    1. Avatar de tezouro
      tezouro

      Compras uma cadeira mais alta ou metes o monitor no chão! 😀