Mark Zuckerberg tapa a webcam do portátil com fita adesiva

67 Comentários

Quem vai a eventos relacionados com tecnologia e não só, certamente já se apercebeu que algumas empresas oferecem um estilo de adesivo que muitas pessoas nem sabem muito bem para o que serve.

Pois, ao que parece, essa fita deve ser usada para tapar a webcam do seu portátil e assim prevenir-se de “olhares alheios” (através de vídeo). Quem também tapa a sua webcam é Mark Zuckerberg!

mark_00


Com a chegada aos 500 milhões de utilizadores no Instagram, Mark Zuckerberg aproveitou para publicar algumas fotos originais na rede social.

Só que alguns utilizadores mais observadores reparam que Zuckerberg tapa a webcam e o microfone do seu portátil com fita adesiva. Ora reparem na seguinte imagem.

zuck

Apesar do material usado ser um pouco “caseiro” e pouco “high-tech”, a verdade é que tem tudo para funcionar bem. Zuckerberg não é o primeiro nem será certamente o último a usar este tipo de medidas contra eventuais “espiões”.

Segundo algumas informações partilhadas por profissionais na área da segurança, quando se tem um dispositivo ligado à Internet com Webcam, é importante estar muito atento ao que se instala e executa.

Será que esta questão de tapar as webcam é apenas paranoia ou devemos estar mesmo preocupados?

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Freitas
    Freitas

    Cá em casa esta tudo tapado, mais vale prevenir, nunca se sabe.

    1. Avatar de Pilot Eyes 737
      Pilot Eyes 737

      Então deves ser daqueles que também não abre as persianas para evitar olhares alheios. Por amor da santa, já chega a see paranoia, não?

      1. Avatar de Joana
        Joana

        Continua a viver nessa ilusão de “falsa” segurança dps n te queixes.
        Lembra-te que o FB é a maior rede para se saber sobre a vida pessoal de uma pessoa.
        Todo o cuidado é pouco.

      2. Avatar de Freitas
        Freitas

        Se estiveres com a tua namorada e gravarem o que fazes com ela e publicarem na Internet vais ficar feliz. Pelos vistos deves ficar.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Sabe muito ele.

  3. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    Eu também! xD

  4. Avatar de Regis
    Regis

    E quem garante que aquele é o computador do MZ, ou que a foto é feita nas inalações de qualquer uma das empresas de MZ? 😉

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Nós, pessoas normais, é paranóia.
    No entanto, pessoas como o Mark Zuckerberg estão sujeitas a espiões corporativos.

    1. Avatar de Pedro
    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Eu não sou “corporativo” mas faço isso há muito tempo,precisamente por existirem empresas como o…Facebook!! Quando tenho necessidade de utilizar a cam…tiro a “fita gomada”!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        +1
        tb tenho a webcam tapada á bastante tempo, uso uma webcam externa quando quero fazer uso dela, o que é bastante raro!

    3. Avatar de ACMSEBR
      ACMSEBR

      +1

      Eu sou uma pessoa normal .
      ele não.
      Você disse tudo.

      Para os outros mortais resta a paranoia. 😀

    4. Avatar de joao andrade
      joao andrade

      Haja alguém com bom senso
      +1

  6. Avatar de Skolda
    Skolda

    Paranoias? Não sabem seguramente o que é um Crypter nem um Trojan
    https://www.youtube.com/watch?v=Xsv9ZqgADKQ (no meu tempo este era o programa mais usado.. xD)

    Agora existem mais avançados e muito melhores, mas é só uma “amostra” e atenção que ali estão pessoas “normais” 🙂

    Confesso que já o experimentei.. VB6 e os crypters 😛

    1. Avatar de David Silva
      David Silva

      hmmmmm Esse programa mostra pessoas infetadas com o trojan E QUE têm a webcam ligada por qualquer motivo (video-chamada, etc). A luz acende quando a câmara é usada. A luz não acender quando alguém liga a câmara com um qualquer tojan é 99.99999% impossível.

  7. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Não quero incendiar isto, mas aquilo parece um Mac. Ups

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      E não fosse ainda vinha alguém como argumento que não tinha dinheiro para um e por isso comprou um PC com windows 😀

  8. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Pplware, podiam fazer um artigo em que explicam se esta é uma preocupação importante ou não, nomeadamente que depende do modelo da câmara se o circuito físico acende o led sempre que a câmara se liga, ou se por outro lado é uma questão de firmware, sendo que só estes últimos são os mais preocupantes 🙂

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu gosto da fita adesiva na câmara, mas um dos ícones da dock é o WebEx, que utiliza… wait for it… a câmara!

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O meu portátil tem um led ao lado da câmara que acende quando está a ser usada. Agora pergunto, será que se um programa me estiver a espiar e a usar a câmara, o led não se acende?

    1. Avatar de rui
      rui

      Em teoria tem que acender, porque esse led acende quando a corrente passa e não quando os dados passam. Agora não sei se na prática não haverá maneira de alterar isso.

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        A camera esta sempre ligada e sempre alimentada, se não não era reconhecida no hardware do computador.
        O led é acesso quando ha transmissão de dados e provavelmente a “mando” de outro tipo e hardware… logo pode ser controlado…

    2. Avatar de André
      André

      Sim, o LED acende sempre que a câmara seja ligada, porque ao passar energia para a câmara passa também pelo LED fazendo-o acender, e não é possível inverter isso sem acesso físico ao computador.
      Para mim o que se devem preocupar de facto é com os microfones, pois se forem ligados não têm LED’s, e sermos “ouvidos” pode ser muito mais invasivo da nossa privacidade.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Estão mesmo a ver o led aceso para saber q está ser pirateado, lol

      2. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        Que conhecimentos técnicos têm para dizer isso?
        A camera esta sempre ligada e sempre alimentada, se não não era reconhecida no hardware do computador.
        O led é acesso quando ha transmissão de dados e provavelmente a “mando” de outro tipo e hardware… logo pode ser controlado…

        1. Avatar de dasd
          dasd

          Está sempre conectada, não quer dizer que o hardware deixe passar energia para a camara.. atenção.

          Ele é reconhecida porque se tiveres drivers no kernel (para quem nao sabe, o drivers correm no kernel) o SO deteta os drivers que por sua vez, o drive comunica com a camara.

  11. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    AHAH windows!! devia era ter um Mac, e vem se livres de vírus e problemas de privacidade!

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      *sarcasm off

  12. Avatar de pedrosilva
    pedrosilva

    +1… tanto câmara como input do micro, em portáteis e fixos…

  13. Avatar de Francisco
    Francisco

    Uma dúvida.
    No meu portátil a webcam tem uma luz, que acende quando faço chamas no skype ou sempre que use a câmara. Se alguém me estiver a espiar, essa luz, supostamente, também não deverá ficar acesa?

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Que eu saiba programas podem fazer chamadas ao S.O., mais avançadas, alterando as configurações.

      Muita coisa têm o comportamento por defeito, que pode ser alterado para outro. Minha câmera bate fotos e produz um click, eu alterei tal comportamento.

    1. Avatar de paulo teles
  14. Avatar de Limbus
    Limbus

    Espiar o Zuckerberg pode ser muito lucrativo, já ver meia dúzia de pangaios a olhar para o monitor é uma coisa… deveras tentadora… lol!

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Quando essa meia dúzia de “pangaios” como tu dizes, está a despir-se ou a fazer amor e por acidente tem a webcam virada para eles, tornasse lucrativo.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Quantos pangaios tens de hackear para encontrar uns que acidentalmente façam amor em frente ao computador, com este ligado e no momento em questão?! Achas que compensa o esforço, ainda que ao final de umas centenas consigam uma vez? Se queres ver berlaitada vês um daqueles programas da TVI, que é mais fácil.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se fores famoso sim.
        Se me sacassem uma caseirada não pagava nem 1€. Que a metessem online à vontade 😛
        Com sorte ainda me convidavam ao programa do Goucha.

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Para ver famosos também basta uma pesquisa rápida na net, que não falta material, sendo que eles próprios se encarregam de o fornecer, sem esforço.

        2. Avatar de Freitas
          Freitas

          Se fizerem chantagem vais dizer que não dá, e sim a gente que se dá ao trabalho para isso, parece o passatempo deles

        3. Avatar de Freitas
          Freitas

          Se fizerem chantagem vais dizer que não dá, e sim a gente que se dá ao trabalho para isso, parece o passatempo deles

  15. Avatar de Xinuo
    Xinuo

    O Mark é uma pessoa que não se pode confiar (vários dos seus ex-sócios o processaram), mas esse comportamento dele mostra a nós, pobres mortais, que não devemos confiar cegamente nos programas que temos em nossos dispositivos. Sigamos esse anti-ético, pois ele conhece o meio anti-ético que o cerca, melhor usar uma fita na câmera, mal não faz.

  16. Avatar de rand
    rand

    Tapem a webcam à vontade mas não se esqueçam de deixar o microfone activo 😉

    1. Avatar de bola
      bola

      Sim e as estatísticas de teclas pressionadas, sites visitados, etc…… 😉

  17. Avatar de Wazer
    Wazer

    Faço-o à anos, e raramente tive necessidade de destapar, depois voltava a tapar.

    1. Avatar de bola
      bola

      Humm, olha que muitas pessoas a nível profissional necessitam de conf. calls e etc, não há fita que chegue ou um dia tirava-se a fita e vem a câmara atrás 😉

      1. Avatar de Wazer
        Wazer

        o meu tem mesmo de fábrica uma função de deslizamento de uma pequena tampinha, para tapar a camera. 🙂

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu uso uma “dock” para o portátil xD

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho que alguns antivírus já tem uma aplicação que bloqueia o acesso a webcam.

    1. Avatar de ivan
      ivan

      nada melhor que o bloqueio fisico, analogico

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        devias conversar por sinais de fumo, deita o telemóvel fora …

  20. Avatar de Pirata
    Pirata

    Eu uso uma cena destas:
    https://www.amazon.com/Webcam-Cover-Laptops-Pad-Devices/dp/B004Z0XSY6

    Prático.
    Pensei que tapar a Webcam fosse comportamento normal e não o oposto.

  21. Avatar de José António Santos Coelho
    José António Santos Coelho

    É pratica normal nos meus PC’s….

  22. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    bom isto supostamente deveria ser ridículo… quem tapa a câmera é porque não confia no seu PC livre de virus… mas num ambiente de rede por onde ele andou tudo é possível…

  23. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Eu uso uma parte de um post-it, fácil de tirar e voltar a por.

  24. Avatar de NT
    NT

    Para os que dizem que é só teoria da conspiração “(…) Lance DeHaven-Smith, afirma que a expressão foi inventada na década de 1960 pela CIA para desacreditar teorias conspiratórias sobre o assassinato do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. ”
    Fonte Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conspira%C3%A7%C3%A3o
    Quer dizer…

  25. Avatar de okapi
    okapi

    Eu pintei o vidro no meu portatil, e logo no primeiro dia, assunto arrumado.

  26. Avatar de ivan
    ivan

    ja faço isso a milhoes…ate a camara frontal do telemovel…

  27. Avatar de andre
    andre

    tapar? lol remove-se o mal pela raiz. No meu caso nunca usei webcam, é tipo “queres-me ver? só ao vivo e a cores”

    1. Avatar de NT
      NT

      Infelizmente hoje em dia comprar um portátil que venha sem webcam é um bocado(mas um bocado GRANDE) difícil…

  28. Avatar de Luís
    Luís

    supostamente quando a cam liga acende-se a luz… se não está acesa, está desligada. além disso nas permissões dos programas podes dar autorização para usar a cam ou não
    eu cá não uso nada desses truques nem tenciono usar
    agora de repente ficou tudo “borrado”de meeedo… antes era tudo a usar a cam para msn e afins e ninguém se preocupava com isso, right? poupem-me… só desde o lançamento do Win10 q a malta se lembrou q existe uma cena chamada privacidade? really?

  29. Avatar de KillerX
    KillerX

    Eu tenho uma no meio do olho para eles me expiarem.

  30. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já agora, alguém pensou nas cam dos smartphones e tablets são logo duas e são tão fáceis de hackear, todos ligam estes dispositivos a tudo o que é redes WiFi abertas e dizem que sim a qualquer pergunta que seja feita só para ter WiFi de borla e bem pior que o acesso à cam, é bem mais preocupante o acesso a todas as informações que se guarda nestes dispositivos. Tenham cuidado com redes WiFi abertas, codifiquem a informação que têm nestes equipamentos.

  31. Avatar de Manuel
    Manuel

    A fita é transparente!