Facebook Messenger: SMS podem ser contra regras do Android

20 Comentários

Um dos últimos serviços que o Facebook colocou à disposição dos utilizadores foi a junção das mensagens do Messenger com as que são enviadas pela rede telefónica do dono do smartphone.

No entanto isto poderá ter trazido alguns problemas inesperados, pois a forma como esta novidade está a ser imposta aos utilizadores pode violar algumas regras da Google.

messenger_0

Há alguns assuntos a preocupar os utilizadores do sistema Android, nomeadamente as violações das políticas de segurança do Google Play.

O Facebook pode ter-se, claramente, precipitado no que toca à utilização do Messenger em conjunto com as mensagens do telemóvel. Um dos primeiros problemas é logo na instalação. A aplicação mostra o botão de confirmação e de configurações, escondendo o botão que deixa a possibilidade de cancelamento ao ao utilizador.

Apesar de não ser obrigatória a utilização das mensagens escritas nesta aplicação, muitos são os que irão aceitar esta modificação sem que, na realidade, o queiram.

Não está explicado o verdadeiro motivo para o Facebook querer tanto “ajudar” a que os utilizadores instalem esta nova funcionalidade, o que é certo é que a não existência de um botão explícito de não instalação, ajudará a que esta aplicação seja utilizada por muito mais pessoas do que o que inicialmente poderia ser esperado.

SMS in Messenger is an optional feature. People can choose whether or not they wish to use it. When they first see the prompt, they can choose to start seeing their SMS messages in Messenger by turning on the feature, or they can decide not to by tapping “Settings.” If they decide to see SMS messages in Messenger and to also reply to messages from Messenger, we’ll ask people to approve any new device permissions that are required. Messenger doesn’t modify any device settings without people agreeing to it.”

A maior rede social do mundo já veio defender-se em público e indicou que bastará os utilizadores carregarem em “Configurações” e será possível não agregarem o serviço de mensagens, no entanto há quem continue a achar que isto não é uma forma simples e que induz muitos em erro.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Dai ha umas semanas atras deixar de aceder pelo browser para obrigar a instalar a aplicacao.
    Com sorte o tiro sai pela culatra e estes meninos voltam ao sitio.

    1. Avatar de Skyloud
      Skyloud

      Se usares o Facebook através do Chrome, basta entrares no fb e nas opções no canto superior direito clicares em: “Pedir site p/ computador” e já dá como antigamente 😉

  2. Avatar de Marco
    Marco

    So uso facebook em browser, essas “app” com objectivos manhosos aqui não entram…mensagens facebook so envio pelo pc, por enquanto ainda navego no facebook pelo telemovel. Quando bloquearem deixo a rede

    1. Avatar de CP Longo Curso
      CP Longo Curso

      +1

      E a partir daí usas a aplicação para o Windows 10 desktop…

    2. Avatar de Marquito
      Marquito

      Falou tudo amigo, eu já deixei de utilizar para uso pessoal, só tenho página da empresa mas até para publicidade esta muito ruim com baixos acessos. Ao que parece o Facebook esta perdendo usuários rapidamente e em breve vai ser igual o falecido Orkut. Acho que já perderam interesse ou migrando para outras novidades.

    3. Avatar de José Mário Machado
      José Mário Machado

      Concordo plenamente.

  3. Avatar de Nathan
    Nathan

    Existe uma patente para isso, e os fabricantes de Android não a vai licenciar de certeza.

    Vamos ver como vai reagir a empresa detentora da patente.

  4. Avatar de tiago
    tiago

    o chat do face estava junto das mensagens desde o wp 7.5, ate ao wp 8 ou 8.1, do windows essa funçao teve ser removida e agora no android juntam tudo no mesmo saco…

  5. Avatar de Quim
    Quim

    Para mim o melhor aplicativo para enviar SMS é sem duvidas o Signal até as mensagens são encriptadas 😉

  6. Avatar de onz
    onz

    criticam mais o facebook do que outras coisas que fazem na net. LOL

  7. Avatar de Pedro Marques
    Pedro Marques

    Samsung s3 neo com cyanogenmod 12.1 a bloquear a leitura de mensagens da app messenger do facebook 😀

    qual e a próxima permissão que o mensagens quer no futuro aceder? :/ aos dados biométricos?

  8. Avatar de powerverde
    powerverde

    À muito tempo que não uso a app. Só browser, e cada vez menos…

  9. Avatar de Dani
    Dani

    Mais grave. É a facilidade com que uma pessoa ppr desconhecimento ou por engano. Que é muito fácil de acontecer, envia um sticker e o seu saldo é descontado imediatamente em 60 centimos. Ou seja quando dá por isso tem uma fortuna para pagar, ou ficou sem saldo.

    1. Avatar de Portucalis
      Portucalis

      Olha que pagar 60 cenitmos por uma mensagem ou a MEO cobrar-te 1,80€ por inactividade mensal de usar o cartão de telefone…

  10. Avatar de Xinuo
    Xinuo

    Querer que o Zuckerberg aja com ética é querer demais. Para quem não sabe, vários dos ex-sócios dele o processaram, para se ver quem é a peça. Acredite nas reportagens, esses app feitos pelo Facebook são lixo, consomem muita memória e bateria, desinstalá-los é o mais sábio. E agora então é mais um motivo para não usar.

  11. Avatar de talita
    talita

    Concordo plenamente Xinuo..Eu não baxei o facebook po esses tais motivos,
    1° facebook é muito pesado
    2° nao se poder mandar mensagens , pois o usuário é obrigado á instalar esse outro app que é o messenger que deixa o celular mais pesado ainda
    Resumindo
    Só utilizo no computador quando estou no trabalho.

    1. Avatar de Anterini
      Anterini

      +1

      No trabalho via PC, em casa é mais o Messenger, e no comboio é pelo UC Mini, modo rápido…

      1. Avatar de Anterini
        Anterini

        Messenger desktop*

  12. Avatar de luis Pacheco
    luis Pacheco

    Francamente não percebo o motivo de tanto “barulho”, eu uso tudo e se nao quiser nao uso, e em relação a pagar até hoje só paguei aquilo que realmente quis pagar, estou a usar a app do mensegenr para as sms e acho bastante util