TOP 5 – Piores smartphones desde sempre

75 Comentários

Num mercado cada vez mais agressivo, os fabricantes de smartphones tentam criar equipamentos para todos os gostos e carteiras…só que às vezes saem verdadeiras “aberrações”.

Hoje apresentamos um TOP 5 daqueles que podem ser considerados os piores smartphones de sempre.

smartphones_001


No mercado dos telemóveis/smartphones, existem muitos equipamentos que poderiam constar deste top. No entanto, segundo o site The Inquirer, há 5 smartphones que foram um verdadeiro flop. Aqui fica a lista!

 

5) Nokia 7600

O Nokia 7600 foi lançado em 2003 e a ideia era ser considerado um “smartphone com estilo”. Este equipamento foi o segundo da empresa com suporte para redes  3G.  Com um design “ridículo”, este equipamento era também difícil de usar.

 

nokia-7600-540x334

 

4) Motorola FlipOut

Se acham que a LG foi a única a aventurar-se com dispositivos quadrados, ainda não viram esta pérola da Motorola: um bloco quadrado com teclado físico que gira no seu eixo, um primor de usabilidade!

Para piorar, o “quadrarão” ainda contava com uma resolução sofrível, uma bateria fraca e uma câmara amplamente criticada. Teve, contudo, uma grande finalidade: telemóveis quadrados NÃO.

motorola

3) Nokia N-Gage

Na terceira posição do TOP 5 encontramos o Nokia N-Gage.  Este smartphone/consola foi lançado em 2003 e o objectivo era lançar um smartphone que permitisse realizar chamadas mas também que tivesse funções de consola.

Sem dúvida que foi evoluído para o seu tempo, mas nunca vingou, muito por culpa da falta de conteúdos e de uma concorrência dedicada.

Este equipamento foi apelidado de um Gameboy melhorado mas nunca conseguiu nem ser um bom telemóvel nem uma consola. A Nokia ainda teimou, mas desistiu da ideia das consolas.

nokia

2) Siemens Xelibri 6

O design deste equipamento fala por si! Com um estilo muito feminino, o Siemens Xelibri 6 passou a ser comercializado em 2003.

Era uma peça de charme mas pouco prático, o utilizador na altura não lhe atribuiu a importância do design mas sim a falta de usabilidade e acabou por morrer.

sixel6_00

 

 

1) BlackBerry Storm

Na primeira posição está o BlackBerry Storm, um equipamento que chegamos a analisar. Embora o equipamento tivesse materiais de boa qualidade, a verdade é que o “multi-toque” não agradou e o sistema operativo foi rapidamente ultrapassado, nas preferências do consumidor, pelo então smartphone iPhone.

Em termos de navegar na web, este equipamento nunca conseguiu um desempenho de qualidade aceitável. Ainda assim, a BB chegou a lançar uma segunda versão em 2010.

BlackBerry_01

E são estes os cinco piores smartphones criados desde sempre. Certamente haverão muitos outros que poderiam integrar esta lista. Além deste ranking, aconselhamos também a lerem o nosso artigo FLOP 10 – Os smartphones Android mais odiados (Parte I e Parte II).

Que outros smartphones juntava a esta lista?

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato
    Renato

    A descrição da N-Gage está errada. Podem corrigir.
    De resto uma lista bem elaborada. Realmente estamos a ver a razão da NOKIA cair. Começaram a produzir protótipos .

    1. Avatar de José Pedro Miranda
      José Pedro Miranda

      A NOKIA nunca conseguiu fazer um consola de jogos, bem tentou mas era fraca. Tive um desses, mas vendi-o porque não havia nada de jeito.

    2. Avatar de José Pereira
      José Pereira

      O n-gage foi um bom telemóvel na minha opinião e até fizeram uma segunda versão deste mesmo telemóvel, também tinha uma biblioteca de jogos muito interessante, no entanto há que admitir que as vendas ficaram muito longe daquilo que era esperado

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        mesmo. naquela altura corria jogos da sega saturn e playstation..

      2. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Concordo.
        Tive a versão 2 e adorei. Na altura eu não fazia grandes chamadas, é verdade mas joguei e muito! 🙂

    3. Avatar de pedro
      pedro

      se tivesse estudado a história da maior fabricante de telemóveis da altura e de sempre, não vinha para aqui dizer asneiras…a queda da NOKIA deveu-se há não implementação do sistema operativo mais utilizado no mundo (android). é que qualidade tinha e inovação também…teimosia da nokia??? de certeza, porque se tivesse adoptado o android…ainda hoje era a maior de todo o sempre em telefones móveis…saber antes de criticar.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Deve-se ao facto de terem demorado demasiado tempo a criar o seu SO e quando parecia que estava pronto recomeçaram. Se o tivessem desenvolvido devidamente hoje em dia teríamos concorrência, o Android naquele tempo era apenas mais um SO que podia ter tido um destino final se a Nokia fosse inteligente.

      2. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        PST!!!! A Nokia teve um equipamento com Android 😉
        http://www.gsmarena.com/nokia_x-6067.php
        E foi lançado na altura que já pretencia à Microsoft!

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          *pertencia à Microsoft

      3. Avatar de joao silva
        joao silva

        quero que a Nokia se fd. o principal motivo da queda foi o tratamento com os clientes. clientes para a Nokia só serviam para comprar. tivessem um problema e reclamassem que a resposta era “o sr. não tem razão”.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Iphone 5C acho que foi o equipamento que mais decepcionou, nos últimos anos.

    Correu tão mal que a apple tão cedo não lança smartphones de plástico!

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Pois, o problema é que o 5C foi um sucesso de vendas até porque o objectivo era realçar o modelo 5S e aumentar as vendas do modelo mais caro e não propriamente vender o modelo 5C em grande quantidade….

      1. Avatar de james
        james

        Por isso é que ficaram uns milhoes em armazem,nao digas asneiras

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Oh Ana sucesso de vendas onde?
        Foi o equipamento que menos vendeu da apple.

        É raro ver alguém com um 5C, são feios como tudo.

      3. Avatar de Vítor M.

        Acho que está a confundir o equipamento 🙂 o iPhone 5C nem foi um grande trunfo, digamos que foi uma acção para entrar no mercado comercial com um equipamento mais barato que aproveitou hardware do iPhone 5S.

        Tem de voltar a ler sobre esse assunto que não percebeu muito bem o que leu, pois não?

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          Nao aproveitou o hardware do 5s mas sim do 5.

          1. Avatar de Vítor M.

            Basicamente é tudo o que a Apple trouxe do 5 para o 5S e ao mesmo tempo aparece 5C, mas sim, também é um aproveitamento do hardware do 5.

      4. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Foi um fracasso da Apple, como outros leitores ja aqui disseram.
        Convem pesquisar sobre todo e qualquer assunto que se queira comentar para evitar passar uma imagem de desinformado(a) e espertinho(a).

  3. Avatar de Erro erro erro
    Erro erro erro

    A n-gage, quando muito, estava á frente no tempo. Era tão bom telemóvel como qq outros cumpria muito bem a sua função primária, q era servir de consola de jogos

    1. Avatar de José Pedro Miranda
      José Pedro Miranda

      Aposto que nunca tiveste uma… folga-se como é possível quem teve uma dessas dizer isso? Aquilo dava n de erros.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Eu ainda tenho a minha e funciona perfeitamente, e tinhas centenas de jogos disponíveis.
        Ou tinhas uma unidade que nao a sabias usar/arranjar, ou eras tu que nunca tiveste uma.

        1. Avatar de Vítor M.

          Muitos jogos em java sim, embora que a própria Nokia acabou por desistir dela, deu muitos problemas e a empresa não conseguia atrair clientes.

          A Nokia na altura queria potenciar os seus populares jogos que corriam no Symbian, apenas não conseguiu tracção para esta consola que era um telemóvel também. Mas esta não foi a primeira tentativa, já havia tentado com o 5510, lembras-te?

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Eu tive o 5510… nao tem nada a ver com o ngage, o ngage corria centenas de jogos symbian, nao estou a falar de java…

            que raio de comparação… 5510 com ngage, e caso nao saibas, o 5510 por dentro era um 3310 ou similar, tinha mesmo o cutout da estruturara, e o os tambem era o mesmo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu também tive um, estava a falar no aspecto.

          3. Avatar de Miguel Porto
            Miguel Porto

            Curioso, tive um ngage2 que nunca deu problemas… Aquilo era uma consola de jogos (sim, tive dezenas) que também fazia chamadas e enviava sms 🙂
            Acabei por trocá~lo por um 9500 se não me engano. Se fosse hoje tinha-o guardado provavelmente.
            Cumprimentos

          4. Avatar de Pedro Pinto

            Atenção, estão a misturar-se coisas. Neste caso os utilizadores nem sabiam muito bem como atender.

  4. Avatar de hugufgs
    hugufgs

    O N-GAGE era dos melhores tlms para a época em que saiu. Foi o único tlm que guardei por estima. É uma ofensa vê-lo nessa lista.

    1. Avatar de José Pedro Miranda
      José Pedro Miranda

      Ofensa? Aquilo era fraco, tive um e foi o pior dinheiro que dei por um gadget. Tinha problemas de aquecimento, os jogos eram poucos e de baixa qualidade e por isso a NOKIA apenas vendeu 2 milhões de unidades em dois anos. Nunca conseguiu resolver os problemas da consola.

    2. Avatar de AB
      AB

      Concordo. Foi o único telemóvel que guardei também . Sinto que é uma peça única e que só por si vale pelo seu design. Era super potente. Usava o route66 ligado a uma antena GPS bluetooth, usava a agenda , contactos e até tinha um leitor de feeds offline.

  5. Avatar de Tulio
    Tulio

    E cadê os Lumias com Windows Phone?

  6. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    Conclusão do Pplware na análise do 1º classificado:

    “A RIM está já a preparar a nova versão deste fantástico smarthphone, prevendo assim um aumento considerável de utilizadores BlackBerry. É a aposta para um segmento já de si muito popularizado.”

    FANTÁSTICO SMARTPHONE 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      No tempo que apareceu e fui eu que o testei, e mesmo a versão 2, e repara a data 😉 a oferta era escassa, apenas a Samsung tinha uma oferta que fazia frente, nessa altura este trazia já tecnologia que dava uma visão diferente ao mercado dos smartphones.

      Então chagamos a 2010. Aparece o iPhone e o multi toque verdadeiramente falando (no mercado nacional massivamente falando, com o iPhone 3GS). Para quem como eu, que testou os ecrãs resistivos, os iPhones eram um campeonato à parte, embora o iPhone que chega ao nosso mercado era muito pobre, em funcionalidades.

      Assim, a conclusão que estás a ver aí (o “prevendo” não é ao acaso), se é que consegues perceber o enquadramento do tempo, o Storm prometia alguma coisa, mesmo na versão 2 refiro que falta evoluir o sistema operativo, estava lá a promessa. Apenas o tempo veio a mostrar outra coisa. 😉

      Percebeste? 😀

      1. Avatar de Sudo
        Sudo

        2010 multitoque? Em Portugal… Tens razão Vitor.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, obviamente que está referido que é Portugal, a análise refere-se ao mercado nacional e o iPhone (venda em massa) começou em Portugal em 2010 😉 com a massificação do 3GS.

    2. Avatar de Vítor M.

      A RIM não se enganou, basicamente foi o mercado que enveredou por outros caminhos, com a chegada do Android ainda se posicionou mais acima do que estava nos planos ra RIM.

      Agora, mais tarde fez apostas com base no que supostamente seria o seu peso e aí sim enganou-se.

      Já nós não nos enganamos, repara na nossa conclusão:

      “Concluindo e resumindo, este é claramente um dos únicos equipamentos que na realidade não chegaram ao mercado para fazer frente ao iPhone. Na realidade o nicho de mercado a que este equipamento se destina nem sequer toca de perto no nicho do mercado do iPhone.

      […]

      No entanto nem tudo são rosas. Este equipamento também tem o seu lado negativo como já fui referindo ao longo do artigo. O facto da tampa da bateria dar a impressão que vai sair a qualquer momento é muito mau e por vezes desconfortável.

      O sistema operativo apresenta um certo lag, o que por vezes faz com que a interacção com o ecrã do equipamento seja impossível de se realizar.

      Com isto classifico este equipamento com a nota: 7/10” 😉

      1. Avatar de jpp
        jpp

        A RIM enganou-se porque tentou vender este equipamento para o mercado não empresarial.
        O STORM era mau e a versão 2 pior porque estava desajustado das expetativas das pessoas a quem era vendido. Já os Bold em particular o 9790 eram interessantes.

        Acho que na lista faltam aquele clássico dos yuppies que eram os QTEK “mais foleiros”, tipo o S100 mas voto mais no Qtek 7070, mas tb odeio o Nokia 7280 (não pretende ser Smart mas os Xelibri tb não) , mas acrescentava o muito popular Nokia 3650

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    N-Gage como um dos piores? Não entendi mesmo….

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Nem eu, tive um e adorei, alias cheguei a ter o outro, o qd salvo erro. Eram muito a frente no seu tempo, e havia bastantes na zona onde morava, agora o propósito do gaming, nunca teve, talvez por isso seja considerado um fracasso.

    2. Avatar de Vítor M.

      Como referimos na notícia, que foi feita pelo The Inquirer, este é um mercado cada vez mais agressivo, os fabricantes de smartphones tentam criar equipamentos para todos os gostos e carteiras…só que as saem verdadeiras “aberrações”.

      Algumas, no seu tempo, poderiam fazer sentido mas mostraram-se flops anos depois, no caso na N-Gage como telemóvel é sem dúvida uma aberração, não sendo contudo em termos de consola, mas está em causa ter sido projectada para o segmento telemóvel.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    A ser verdade é crime!

  9. Avatar de Vítor M.

    E não só. Também na usabilidade e no tempo dos equipamentos nos mercados.

  10. Avatar de António
    António

    O xelibri 6 não era um smartphone um mau smartphone era o SX1 devido à colocação das teclas que dificultava o uso

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      O Xelibri 1 nem smartphone era.
      Aprende primeiro a diferença entre telemóvel e smartphone.

  11. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Tenho saudades do meu sharp. Não me lembro do modelo. Era preto de flip. Ficava um rectângulo na capa onde mostrava as notificações em roxo. Quase nem era preciso carregar nas teclas, muito sensível as teclas e sem barulho. Câmara 1,2 mp.
    Só o som do flip, sempre a abrir e a fechar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não te lembras do modelo?

      1. Avatar de Ricardo M.
        Ricardo M.

        Sharp gx29. Todo rectangular!
        Um dos melhores telemóveis que já tive.
        Acho que paguei 150 euros por ele em 2006.
        Lembro me porque paguei com o meu primeiro ordenado! Aquele som do flip. . . Fotos eram muito boas.

  12. Avatar de Joana
    Joana

    Porque retiraram o comentario que dava a fonte do vosso artigo? Não era ofensivo mas informativo. Obrigada

    1. Avatar de Vítor M.

      A fonte está no artigo. Não necessita de mais nenhuma outra quando está no artigo.

      1. Avatar de Joana
        Joana

        Tem razão Vitor. Já vi, desculpe o erro.

      2. Avatar de Sudo
        Sudo

        Exacto. Nesse ponto de vista faz sentido.

  13. Avatar de Albertini
    Albertini

    Off-topic: qual é o nome do smartphone que aparece na primeira imagem do artigo? Aquele que está a ser segurado na palma da mão…

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      É um Microsoft Kin One.
      Corria WebOS e também se pode dizer que foi um flop, infelizmente. Era um produto lindo!

      1. Avatar de Albertini
        Albertini

        Obrigado pela info Portimão. 🙂 Bem que estava a achar estranho um smartphone daquele tamanho e grossura. xD

  14. Avatar de ze
    ze

    E o motorola V100: atendimento só com auscultadores…

  15. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Os Xelibris (eram 8) eram simples telemóveis embora com um design “diferente”. Mas a qualidade de construção… Em todo o caso a verdadeira jóia da colecção era o 8. Ainda hoje não sei como a minha esposa o conseguia usar.

  16. Avatar de Andrey Oliveira
    Andrey Oliveira

    Tinha o Nokia 7280.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Que horror, escrever mensagens naquilo devia ser um inferno!
      Que nostalgia recordar todos esses telemóveis desse tempo… Havia tanto design inovador e tanta originalidade… As coisas eram muito mais bonitas nesse tempo.
      Era toda a gente a falar em Britney Spears, Destiny Child, Pussycat Dolls, era o MSN, era as lan houses, porque nem toda a gente tinha internet em casa, era o hi5, era os Morangos com Açucar… Tenho muitas saudades da primeira década de 2000 e da minha adolescência. 🙂

      1. Avatar de john
        john

        LOL ! “Britney Spears, Destiny Child, Pussycat Dolls,” e a cereja no topo do bolo “os Morangos com Açucar” ahahahahahah !!!! Meu, os 2000 são uma pobre imitação dos 90’s.

        O maior exemplo é mesmo a música. Pouco ou nada se tornou marcante como o grunge e o metal nos 90’s, o pop e o rock nos 80’s e o disco e o punk nos 70’s. Esse R&B e Hip Hop nem aos calcanhares chegam…

  17. Avatar de Candinha
    Candinha

    Aberrante é considerar a N Gage uma aberração, um dois e em um inovador e prático e muito jogável, muito há frente no seu tempo, ainda guardo as minhas duas (original e a QD) e de vez em quando ainda jogo Pandemonium para matar saudades, nunca me deram um problema, nem como telemóvel, nem como consola, o fulaninho do “The Inquirer” que escreveu isso nunca deve ter tido nenhuma…

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    O BB Storm não era um mau telefone para o tempo dele, era melhor que os blackberries da altura e só sofreu por não ser tão bom como o iphone 3G nem o Palm Pre.

  19. Avatar de Captain Obvious
    Captain Obvious

    Samsung Ace, muito mau.

  20. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Considerar o N-Gage para este TOP e não considerar o Microsoft Kin que está na primeira foto, matou este artigo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Cada um tem a sua opinião. Daí solicitarmos aos leitores para nos indicarem outros.

  21. Avatar de Geringonça
    Geringonça

    Não é que os equipamentos em questão, sobretudo aos olhos de hoje, fossem fora de série.
    Mas, na generalidade, tirando o BB que veio numa altura em que já tinha outro tipo de concorrência, eram equipamentos demasiado a frente do seu tempo que não vingaram também por excesso de excentricidade.
    Não me parece que um smartphone de 5″ seja mais ergonómico e prático que um daqueles equipamentos quadrados.
    Estávamos na época do telemóvel pequeno que, quanto mais pequeno melhor, quanto mais pequeno mais caro e, quanto mais pequeno mais status.
    Na primeira metade da década de 2000, ter telemóvel muito pequeno, um portátil, um leitor de Mp3/Mp4 com ecrã de 1,5″, uma camera digital de 2 megapixel, uma consola de jogos portátil e levar tudo na mesma mala de viagem, isso ainda era sinal de status.
    Na época também houve umas tentativas de smartwatch que foram condenadas ao fracasso mas agora toda a gente quer um.
    As tendências do momento também ditam muito do sucesso ou fracasso das coisas.
    Além disso, na tecnologia dificilmente alguém cresce sozinho. Não adianta ter uma boa consola de jogos se ninguém desenvolver jogos para ela.
    Mas já repararam que a N-Gage foi a primeira consola com cartão sim? Por exemplo, a PSP nunca teve e só a recente PS Vita tem nalguns modelos e não permite fazer chamada via rede móvel!
    Resumindo e concluindo, enquadrando os equipamentos no seu tempo, acompanho a ideia de que foram um fracasso comercial agora, daí até serem os piores smartphones de sempre, tenho as minhas dúvidas.
    Enquadrando as coisas nas respetivas épocas e na tecnologia existente em cada uma, temos hoje equipamentos que vendem bem que, comparando com as ofertas disponíveis, são muito piores do que alguns descritos no artigo foram na altura em que do seu lançamento.
    Se não enquadrarmos as coisas no tempo, desculpem a ironia, mas diria que o pior de sempre foi o protótipo de telefone que o italiano Antonio Meucci vendeu ao britânico Alexander Bell.

    1. Avatar de Ngage vs PS vita?
      Ngage vs PS vita?

      Só para adicionar. Não coloques a PS Vita como comparação (mesmo que indirecta) à n gage. Em 2011 saiu o Xperia Play que será o que se mais assemelha ao N gage. Que também não teve muito sucesso mas se o tivessem feito de outra forma, talvez tivesse.

      1. Avatar de Geringonça
        Geringonça

        Nada disso! É precisamente contra isso que o meu comentário se insurge.
        Não se trata de comparar, até porque as duas são incomparáveis. Trata-se apenas de enquadrar cada coisa no seu tempo.

  22. Avatar de Mauro Marques
    Mauro Marques

    Poderiam trocar o Xelibri 8 que é um dumbphone pelo LG Leon que de longe, o pior smartphone que já tive, lento, camera ruim, e se instalar o app do Facebook, torna-se impossível de utilizar

    1. Avatar de Visitante do Pplware
      Visitante do Pplware

      O teu LG leon deve ter defeito porque eu estou a escrever este comentario num lg leon e funciona muito bem,boa Câmara,rápido fluido Muito bom

      1. Avatar de Mauro Marques
        Mauro Marques

        Ou devo estar mal acostumado, vim de um lumia 530 depois de ter um moto g3, estes sim são fluidos, agora o leon, com essa modificação da lg no Android, que pasmem, tirou a lanterna do Android M, de verdade, não ficou nada bom

      2. Avatar de Mauro Marques
        Mauro Marques

        Ou devo estar mal acostumado, vim de um lumia 530 depois de ter um moto g3, estes sim são fluidos, agora o leon, com essa modificação da lg no Android, que pasmem, tirou a lanterna do Android M, de verdade, não ficou nada bom

  23. Avatar de DoubleM
    DoubleM

    Eu acrescentava ai o THL 100S.

    A percentagem de avarias era enormíssima. Cheguei a ter um que durou apenas 15 dias. Praticamente todos os outros que conheci, também avariaram e quase todos com os mesmos problemas.

    1. Avatar de DoubleM
      DoubleM

      Correcção. O modelo exacto é: THL W100S.

  24. Avatar de Cleidnei Barbosa Machado
    Cleidnei Barbosa Machado

    Estava curioso pra ver se o meu XT300 da Motorola estava na lista.

  25. Avatar de António Rocha
    António Rocha

    Eu juntava o Samsung SIII mini, que infelizmente ainda o tenho. Pior relação qualidade/preço, sem actualizações de software, o mais lento do segmento e cheio de bugs que o fabricante sempre recusou.