Microsoft pode revolucionar interfaces com tecnologia pré-toque

29 Comentários

As interfaces dos smartphones estão a mudar. Depois da Apple ter mostrado o 3D Touch e as suas possibilidades, várias marcas começaram a procurar trazer estas soluções para os seus equipamentos.

Mas, na verdade, todas estas novidades podem estar baseadas numa tecnologia que a Microsoft tem há já alguns anos, mas que funciona de forma inversa aos actuais. Todos os desenvolvimentos foram feitos retirando os toques dos ecrãs, com o pré-toque.

Pré-Toque Microsoft

Há já alguns anos que se fala dos desenvolvimentos que a Microsoft faz para alguns dos seus equipamentos, mas que nunca chegam ao mercado. Um dos mais falados e até aguardados equipamentos foi o Nokia McLaren, que traria soluções tecnológias que colocariam muitas das soluções actuais obsoletas.

Uma dessas tecnologias foi agora apresentada no evento CHI ’16: ACM Conference on Human Factors in Computing Systems e revelou a solução da Microsoft, o pré-toque, para a resposta aos 3D Touch e outras tecnologias de pressão para acesso a outras opções da interface.

Ao contrário da Apple e do que outras empresas estão a desenvolver, a Microsoft optou por antecipar o toque dos utilizadores, detectando a posição dos seus dados e, em função disso, mostrar as opções adicionais. Para além desta “localização”, a Microsoft determina também a posição e as aplicações a serem usadas para oferecer aos utilizadores as opções adicionais.


 
Tendo já esta tecnologia desenvolvida e, aparentemente pronta a ser usada, é esperado que possa surgir noutro muito aguardado e especulado smartphone, o Surface Phone.

Esta seria mais uma funcionalidade que o tornaria completamente diferente da concorrência e o destacaria no mercado. Interessa, no entanto, saber se é essa a vontade da Microsoft.

Com outras soluções disponíveis, algumas delas mais genéricas e abertas, estas soluções vão passar a ser correntes nos smartphones e usadas por todos. É aqui que a Microsoft tem de apostar para voltar a crescer no mercado dos smartphones.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Limbus
    Limbus

    “posição dos seus dados”

  2. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Lá está a Microsoft a querer saber tudo de nós! Agora até a posição dos dedos vão guardar e vender à NSA, nem sequer posso meter os dedos no cutovelo sem eles saberem!!!!

    Desculpem, não consegui resistir (*trolling*) xD

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Até que a Google ou Apple usem a tecnologia e aí todos deveria usar. 🙂

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Não teve piada, lamento.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Podem fazer tudo…

    http://www.zdnet.com/article/microsoft-surface-hub-chief-holoportation-researchers-leave-to-form-stealth-startup/

    Até podem que os próprios funcionários do Surface se ponham a andar fora da empresa!

  4. Avatar de NeoK
    NeoK

    Mais uma notícia para os haters comentarem, eheh. Se fosse a Apple a desenvolver era uma maravilha tecnológica.

  5. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu adorei o conceito, já tinha visto esta apresentação à algumas semanas, isto não irá reviver a linha Lumia, mas é algo que certamente iremos ver em vários telemóveis num futuro próximo e será mais uma fonte de receita para a MS por causa da patente…

    1. Avatar de flavio
      flavio

      O pior é que existem rumores de que isto já existe há pelo menos 3 anos, sendo o equivalente ao 3D touch, mas em vez de lançarem isto com os lumias, arrumaram para dentro da gaveta. Devem-se ter entretanto lembrado

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        isto não é equivalente ao 3d touch

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Apresentação? Este era um protótipo de um smartphone chamado internamente como McLaren e era suposto ter sido lançado em 2014.

    3. Avatar de Antwin
      Antwin

      não estou a ver grandes receitas para a Microsoft, o hardware e muitos dos princípios de pré-toque já existem há algum tempo, a inovação aqui está nos tipos de interface aproveitando essa tecnologia, alguns deles aparentando ser bastante funcionais e intuitivos.

      1. Avatar de Alguem
        Alguem

        (que eu saiba) Não há nenhum telemóvel no mercado com tecnologia similar. E as receitas vêm de permitir que outras marcas usem a tecnologia em troca de dinheiro… A Microsoft recebe cerca de 5€ a 15€ por cada smartphone vendido, seja Android ou iPhone, precisamente por causa das patentes….

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          primeiro, se prestares atenção ao video verificarás que é dito que o hardware já existia e não é da Microsoft e que tecnologia pré-toque já tinha sido abordada por outros. Assim sendo só algumas coisas muito específicas do que foi apresentado é que a Microsoft pode patentear.
          A Samsung já tinha usado este género de tecnologia nos seus telemóveis com o Air View, com hardware da Synaptics. O interface criado é que era mau pois a intenção era as pessoas interagirem sem ter que tocar, o que é péssimo em termos de ergonomia, memória mecânica e feedback.
          Não me parece que a Microsoft receba alguma coisa do iPhone, ela tem um acordo de troca mútua de licenças de patentes com a Apple.

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Enganas-te. Isto era um projeto que a Microsoft herdou da Nokia, de um smartphone que era suporto ter sido lançado em 2014, internamente chamado McLaren.

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            engano-me? viste sequer o video onde é dito muito claramente de quem é a tecnologia?

  6. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    “Depois da Apple ter mostrado o 3D Touch e as suas possibilidades” não foi a apple a primeira

      1. Avatar de galo
        galo

        lol? Ele disse a verdade…não foi a primeira a mostrar..

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          o Apple Watch já tinha sido mostrado a usar Force Touch 1 ano antes

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Foi a primeira a cumprir o que prometeu.

      E ainda é a única a fazer como deve ser, com um painel extra. Nem sonhes com isso no Android.

  7. Avatar de LuisFA
    LuisFA

    Muito interessante. No entanto a Microsoft tem tanto para fazer no”toque’, que mais valia concentrar-se nele do que andar a”inventar”…. É que a Microsoft ainda nem aparece no “radar” do mobile ao nível do IOS ou Android. E a concorrência teria a ganhar com mais um player…

  8. Avatar de Artur
    Artur

    Esta tecnologia é muito mais antiga do que o artigo dá a entender (o McLaren era suposto ter sido lançado em 2014). Isto não foi feito agora em resposta ao 3D touch, foi bastante antes disso.

  9. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    A Samsung já não tem isto há anos?

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      sim, sendo tecnologia da Synaptics, mas aqui o interface parece estar muito mais bem pensado para o tipo de tecnologia que é.

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        Sim, a samsung já tem algo deste género implementado há vários anos, é o conceito “Vista aérea”.

        é ligeiramente diferente, mas funciona muito bem, mostra info adicional ao pairar o dedo sobre qualquer zona do ecra, (preview de fotos, no leitor de video mostra um preview do momento onde o dedo paira, calendario mostra toda a info do dia quando se coloca o dedo sobre esse dia, etc)

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          funcionar não é o mesmo que funcional, daí essa implementação ter praticamente desaparecido nos últimos modelos da Samsung

  10. Avatar de Portimão
    Portimão

    A Microsoft mostra tudo e apresenta tudo, depois pôr em pratica está quieto.
    Antes da Apple sonhar em introduzir o 3D Touch nos seus gadgets já andavam aí leaks de informações do McLauren com 3D Touch, e prints das tiles a fazer um efeito “explosão” a mostrar informação ao premir o ecrã com mais força, mas claro que foi um projeto cancelado. A Apple (propositadamente ou não) um tempo mais tarde lançou o Apple Watch com o 3D Touch.

    A Microsoft anda sempre cheia de ideias e projetos, mas depois tudo não passa do papel ou de prototipos que acabam por não ver a luz do dia. O mesmo vai acontecer com esta tecnologia pré toque. Esperem para ver.

    É por estas e por outras que deixei de usar Windows Phone. Conceitos brutais, mas depois sai tudo furado.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Foi assim com o Windows 10 Mobile. Atrasaram tanto, adiaram datas e ainda hoje é preciso fazer reset para tudo. A Microsoft tem o dom de estragar o seu próprio software.
      O Windows Phone estava a vender cada vez mais, depois começaram a desinteressar-se e a adiarem o lançamento da grande atualização e de novo hardware e os consumidores fartaram-se.
      Hoje os Lumias deixaram de ser produzidos e o cenário não podia estar pior, com menos de 1% de quota de mercado.
      Só de pensar que este sistema operativo chegou a ultrapassar o iOS em cerca de 24 países, com o Brasil, França e Índia incluidos…

      O erro foi a Nokia ter vendido a secção mobile à Microsoft e o Balmer ter deixado a empresa.
      A Nokia fazia imensa publicidade aos seus produtos e ao sistema, coisa que a Microsoft nunca fez e o Balmer acreditava realmente no Windows Phone e fazia de tudo para que este tivesse cada vez mais utilizadores, coisa que o Satya Nadella não faz e está-se a borrifar para o Windows Phone e para quem o usa.

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      o 3D Touch do McLaren não tinha nada a ver com medição de força no ecrã. Só o nome é que é o mesmo que o usado pela Apple, o género de tecnologia do McLaren era outro, semelhante ao que é mostrado aqui.
      O Windows Phone até pode ter ultrapassado o iOS nalguns países momentaneamente mas as vendas globais estiveram sempre muito longe do iOS.