Nova build do Windows 10 Mobile com Cortana em PT (do Brasil)

57 Comentários

Os “Windows Insiders” que tenham instalado a build 14342.1004, disponibilizada ontem no “Slow ring” têm uma boa surpresa à sua espera: já é possível usar a assistente digital Cortana.

Em rigor, isso já era possível mesmo nas builds oficiais, mas para isso era necessário alterar toda a interface para que o idioma e região do smartphone coincidissem com um idioma disponível da Cortana.

cortana_03


Com a nova build agora é possível manter tudo em Português de Portugal mas escolher a Cortana em Português do Brasil que, para já, é a única opção que nos é dada.

cortana_00

Algumas das opções de configuração aparecem ainda em Inglês, mas tudo funciona.

cortana_01

A activação da Cortana permite utilizar a funcionalidade Horas de Pausa (“Quiet Hours”), que possibilita configurar períodos do dia (ou da noite…) em que não queremos ser incomodados com telefonemas, mensagens, etc.

A nova build está muito estável (foi testada num Lumia 830) e é altamente aconselhável.

cortana_02

Os Mapas do Windows 10, actualizados recentemente para a versão 5, foram também actualizados para a versão 5.1603.1381.0 e são agora uma boa alternativa ao Here Drive+ que, de resto, já foi anunciado que irá ser descontinuado.

Pelo menos, agora é possível usar o GPS para navegar com o smartphone na horizontal sem problemas, sendo que até aqui a interface estava sobretudo optimizada para uma utilização na vertical.

E vocês? Já experimentaram dizer “Oi Cortana”?

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Microsoft sempre à frente 🙂

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      *Microsoft sempre dando pau!

      1. Avatar de Alisson
        Alisson

        Concordo….

  2. Avatar de Marco
    Marco

    e para enviar sms tem de se dizer torpedo?

    1. Avatar de Papa Joe
      Papa Joe

      Sim cara.

  3. Avatar de joao
    joao

    As builds Redstone não são compatíveis no meu Lumia 630 🙁

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Benvindo a microsoft. O redstone. Vai ser pago e custar 10euros para quem quiser fazer update. Fonte? Ny times

      1. Avatar de FilipeOS
        FilipeOS

        Não me parece muito português e além disso na minha terra usa se vírgulas mas você só usa pontos…

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          “usa se” ou “usa-se”? Parece que o teu Portugues deixa um pouco a desejar tambem.

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Portugues ou Português? tambem ou também?

            Fizeste figura de pato, agora…

      2. Avatar de Tony
        Tony

        Sabes ler inglês?

    2. Avatar de Ricardo Ricardo
      Ricardo Ricardo

      A redstone vai ser paga segundo o NY TImes, quem tem 10 mobile tera um custo de 4.99dollars para atualizar.

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Não digas asneiras

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Um diz que é 10$ outro diz 5$…
        Acho que vai ser 0$!!!!!

      3. Avatar de Tony
        Tony

        Sabes ler inglês? É que cada um diz um preço vindo da mesma fonte 🙂

    3. Avatar de Tony
      Tony

      este update é na Build estável Threshold2

      1. Avatar de Tony
        Tony

        vi mal, esquece é mesmo na Redstone2

    4. Avatar de Luís
      Luís

      É por o 630 não ter 1Gb de RAM. Eu ainda consegui meter o 10 no meu e até está estável, mas estas novidades já não aparecem… deixei de ter updates há algum tempo

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Eu tenho o 630 com o 10 e ainda hoje de manha recebi um update

      2. Avatar de joao
        joao

        Eu tenho o w10m no branch TH2 e ainda hj saiu um update.
        É pena nao receber o redstone…

  4. Avatar de CESAR GUIMARAES
    CESAR GUIMARAES

    EU SÓ QUERIA TER O WINDOWS 10 MOBILE NO MEU NOKIA 920.

    1. Avatar de cm
      cm

      Instala com o insider, e depois de instalar fazer um hard reset para ter o sistema limpo.

      Eu instalei com no meu 820, e funciona bem, recomendo.

      1. Avatar de Raul Ramos
        Raul Ramos

        Bom dia.
        A build 14342.1004 com a app Microsoft Insider no 820? Não consigo update nenhum.

        1. Avatar de cm
          cm

          Eu nao estou a falar da build mais recente, apenas de windows 10 mobile. Neste momento fiquei com a build 10586.318 no lumia 820, e saí do insider. Não arrisco com novas builds, apenas updates oficiais a partir daqui.

          Até já recebi o update à aplicação Mapas e tenho a versão mais recente. Ficou muito boa e já não preciso do here.

  5. Avatar de RF
    RF

    Se for como o Siri em PT-BR até tenho medo de experimentar no meu Lumia 640DS.. mas vamos lá ver cara!!

  6. Avatar de André
    André

    É isso aí, cara!

  7. Avatar de Kekes
    Kekes

    “Hey amigão me vêm buscar” ahahah nostalgia Knight Rider.

  8. Avatar de José João Elias
    José João Elias

    Não é um comentário mas um pedido de ajuda.
    Tendo eu um Microsoft 535 no programa insider e tendo feito a atualização hoje dia 1-06-16,depois de completar todos os passos da transferência, ele “ficou-se” apresentando unicamente a imagem
    da janela. Se alguém tem alguma ideia, agradecia a ajuda.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Faz o Download desta applicacao para o teu computador, instala-a e segue as instrucoes.

      https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=525569

    2. Avatar de josp
      josp

      Experimentar um Soft Reset. Se não resolver Hard Reset. Estas duas opções usando a combinação de teclas.
      Em último caso repor o telemóvel com o Windows Device Recovery Tool.

    3. Avatar de a girl
      a girl

      Olá, faça um soft reset, carregue como se fosse para baixar o som e na tecla do power ao mesmo tempo. Ele vai reiniciar, mas depois continua o update.

    4. Avatar de murka
      murka

      O meu ficou igual, a unica maneira que arranjei para resolver o problema dou fazendo hard reset ao telemóvel

  9. Avatar de aletras
    aletras

    Qual a razão para ser em português do Brasil? É por eles serem mais milhões que em Portugal?

    1. Avatar de alb
      alb

      Obvio, o mercado é maior logo é mais rentável

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Alem disso, dentro da Microsoft existe muita confusao entre o Portugues de Portugal e o do Brasil, pois nao sabem a diferenca entre as duas, uma vez que quando querem contratar um Portugues so arranjam Portugueses do Brasil (Brasileiros com nacionalidade Portuguesa e/ou documentacao falsa)

      1. Avatar de MIguel
        MIguel

        Escreveu a maior besteira que podia. Existem muito profissionais brasileiros trabalhando na Microsoft. A Microsoft não vem a Portugal buscar técnicos brasileiros, os contrata diretamente no Brasil através da Microsoft no Brasil, que é uma das maiores empresas da MIcrosoft.

    3. Avatar de jose
      jose

      O estranho é q a MS nao lançou la o l950 nem o 650 e depois lança a cortana br. A nivel de dispositivos eles foram abandonados ate existe uma petição online

    4. Avatar de Luís
      Luís

      há de vir a cortana em PT-PT… se eles fossem olhar aos milhões não havia Windows em PT-PT

    5. Avatar de Hubert
      Hubert

      que nada, aqui no Brasil, a microsoft abandonou a gente…..

  10. Avatar de pedro
    pedro

    Essa é a sina de não gramrem com o português BR! sempre vão olhar para 500 milhões e não 10.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Tem calma…por enquanto são “apenas” 200 Milhões!! rsrsrs

  11. Avatar de Simon
    Simon

    Português BR não meto no meu Lumia 930.
    PT-PT sim ou então deixem escolher a lingua do Cortana.

    Poderia ser possível ter o sistema em PT e o Cortana em Inglês ou ter o sistema todo em Inglês sem ter que andar a mudar a região.

    1. Avatar de alb
      alb

      mas agora podes ter o sistema em portugues portugal e regiao portugal, mas com a Cortana a falar br de resto nada muda, é pena nao dar para ter tudo em pt e com a cortana em ingles

      1. Avatar de Simon
        Simon

        isso é que era

        1. Avatar de alb
          alb

          Tu sabes que aquilo era uma afirmação?

  12. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Quando sai o Surface Phone?

    1. Avatar de BigLittleFoot
      BigLittleFoot

      25 de Agosto, mas infelizmente será com um snapdragon 625 e 2gb de ram, uma tristeza esta Microsoft.

    2. Avatar de joao
      joao

      Meados de 2017, mas não há dados oficiais.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Na próxima terça-feira às 3 da tarde.

  13. Avatar de murka
    murka

    Boas
    Instalei a atualização e tenho as línguas português(Portugal) e português(Brasil) instaladas, tendo português(Portugal) como predefinida, mas não consigo te acesso à cortana, alguém me pode ajudar??

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Tens de alterar a região também para o Brasil.

  14. Avatar de PPrates
    PPrates

    Alguem sabe como resolver o problema do rebot automatico, ao acaso nalguns L640?

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ja instalei a build mas nao apareceu-me a app Cortana algum motivo?

  16. Avatar de Rui - Microsoft 950
    Rui – Microsoft 950

    Promessas e mais promessas é o que ouço da parte da Microsoft em relação ao lançamento da Cortana em português.

  17. Avatar de PSSB
    PSSB

    Bom dia, alguém podo me explicar como se faz um hard reset num L925 com W10 preview?. Será que depois da manipulação volto ao W8.1?. Tenho que salvaguardar os meus dados?. Obrigado de antemão por me responder.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Também funciona na build 14352 para desktops, e algumas coisas já estão traduzidas para PT-PT, já não é “Oi, Cortana”, é “Olá Cortana”.

    http://i.imgur.com/XNHMA2Q.jpg

  19. Avatar de andre
    andre

    Boas malta, alguém com esta build que tenha ficado sem glance screen? A opção de ei cortana nao me aparece nas definições também