Utilização do Windows 10 já ultrapassou a do Windows 7

39 Comentários

Quase um ano depois de ter sido lançado, o Windows 10 tem-se mostrado como o sistema operativo de eleição dos utilizadores. Ainda com uma quota de mercado que poderá ser encarada como reduzida, dá mostras de conseguir em breve ultrapassar o Windows 7, de forma global.

Mas o Windows 10 conseguiu agora uma vitória muito significativa ao destronar pela primeira vez o Windows 7, para já apenas no mercado norte-americano.

win10_win7_0

A Microsoft quer colocar o Windows 10 a correr em mil milhões de máquinas até ao final de 2018. Para isso tem procurado convencer os utilizadores a actualizarem as suas máquinas, por vezes com campanhas que muito utilizadores encaram como abusivas.

Mas a verdade é que tem cada vez mais presença e, segundo os dados da StatCounter, há já mercados onde domina sobre o Windows 7. São exemplos deste domínio a América do Norte, o Norte da Europa, Austrália, Nova Zelândia e outros pequenos países. Portugal está já nesta lista restrita.

Globalmente o Windows 10 tem já uma adesão de 23,4% contra os 39,62% do Windows 7. Em alguns pontos do globo, em particular em África e na Ásia, o Windows XP, 8 e 8.1 ainda dominam.

win10_win7_1

Mas a grande novidade foi a passagem do Windows 10 para o topo da lista dos sistemas operativos de desktop mais usados na América do Norte. A tabela inverteu-se e, por uma margem mínima, o Windows 7 perdeu a liderança para o Windows 10.

Com 28,82% de quota de mercado o Windows 10 está à frente do Windows 7, que tem agora 28,65%. Neste mercado o Mac OS X está na terceira posição, com 16,16%, enquanto o Windows 8.1 e o Windows 8 têm, respectivamente, 8,25% e 5,93%.

win10_win7_2

Este poderá ser o primeiro passo para que o Windows 10 se assuma no mercado e que o passe a dominar, dando finalmente à Microsoft a posição que quer ter desde que lançou o seu mais recente sistema operativo.

A chegada da Actualização de Aniversário vai trazer ainda mais novidades e manter o interesse dos utilizadores neste sistema, garantindo uma posição de dominância ainda maior.

StatCounter

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diniz
    Diniz

    Só os países mais evoluídos usam windows 10. Óbvio, nem precisava de gráfico para saber disso. (França está de fora idkwhy)

    1. Avatar de Zeca
      Zeca

      Espanha.. Espanha é que ainda está com win 7

    2. Avatar de P
      P

      Ai essa geografia, xD

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Deve ser a França espanhola

  2. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    Gostei da parte : “para já apenas no mercado norte-americano”. Como se a América fosse o único país do mundo. Se calhar ainda falta bastante para o Win10 ultrapassar o Win7, digo eu.

    1. Avatar de Rui Carriço

      Se ler até ao fim vê que há mais mercados onde isso acontece, inclusivamente em Portugal.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Claro que nem todos os países podem ser inteligentes e quererem ter máquinas atualizadas. Grande parte gosta de ficar parado no tempo, com software antigo e de design arcaico.
      Paciência.

  3. Avatar de Joõa Lopes da Silva
    Joõa Lopes da Silva

    Não sei como. O Windows 10 que tenho instalado num laptop só tem dado problemas, ao passo que o Windows 7 que tenho no PC de secretária funciona lindamente sem qualquer problema de maior. O W10 é useiro e vezeiro em conflitos com programas que correm bem nos outros Windows.
    Por isso, essa coisa de dizer que o W10 é melhor que o W7 e que o ultrapassou em eficiência é uma afirmação muito relativa.
    Cumprimentos

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Lá por teres uma má experiência com o Windows 10, não quer dizer que o resto de nós vai ter a mesma experiência….

    2. Avatar de João MS
      João MS

      Depois de actualizar fizeste um “reset”?

    3. Avatar de onz
      onz

      qual o teu laptop? já viste se tens as drivers para o windows 10 no site do fabricante do teu laptop?

    4. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Não culpes o Windows sem saberes as razões da tua má experiencia, podem ser falta de drivers, drivers mal instalados, aplicaçoes conflituosas instaladas no teu sistema, hardware defeituoso e/ou em sobreaquecimento, etc…

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Posso estar enganado mas o problema não deve ser do Windows 10…acho que precisas de um PC novo!! Instalar o W10 num laptop sem as especificações mínimas…dá “barraca”!!

  4. Avatar de Victor
    Victor

    De facto, w10 tem vindo aa repercurtir se mais

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Com updates forçados…

    1. Avatar de LabroGil
      LabroGil

      Exactamente..

    2. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      esquisito ainda haver tanto windows 7 😀 se é assim tão “forçado”

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Também acho…

  6. Avatar de A.B.
    A.B.

    Updates forçados é legal ?
    Foi isso que fizeram em dois computadores do meu local de trabalho, bloqueando programas de trabalho, com licenças caras! Depois nos é que temos que ter o trabalho para recuperar as licenças…uma vergonha!
    Se estivéssemos nos EUA estavam a ser processados forte e feio…

    1. Avatar de avocunha
      avocunha

      sera q alguem me pode ajudar, tambem fui forçado, tinha o programa lockcript para guardar as minhas passwords, simplesmente deixou de funcionar não sei o q fazer?

      1. Avatar de onz
        onz

        já tentaste modo compatibilidade?

        1. Avatar de avocunha
          avocunha

          sim o win responde que o programa é incompativel,mas o mais engraçado é que o prog. já trabalhou com win10, de qualquer forma obgdo.

    2. Avatar de Zeca
      Zeca

      Tens que carregar várias vezes “seguinte” para o pc instalar o windows 10. Ele não instala sozinho, apesar de eu achar que a Microsoft devia forçar a atualização e instala-la sem pedir autorização nem “seguintes”. Se querem utilizar windows utilizam o mais recente, se não querem têm mais SOs.

      Agora quando compraram o pc já dizia lá windows e compraram-no na mesma por isso e ao fazerem isso escolheram também o SO. Só agora é que descobriram que o Windows tem updates? Se não querem o windows têm os macs e o lagchromes e lagdroids e afins.

      Ah e se calhar deviam ler qd metem seguinte seguinte lá pelo um meio há um aceito para a próxima antes de instalaram um windows leiam isso.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        E depois tem a lata de dizer que é forçado! LOL
        A Microsoft deve enviar agentes a casa das pessoas, com uma arma, a dizer para a pessoa carregar em “Seguinte” e “Aceito”!

    3. Avatar de AMS
      AMS

      Nao percebo essa cena de dizerem updste forçado, se voces nao queriam update, desligavam o Windows Update…

  7. Avatar de Rui Carriço

    É bom ver que os países mais evoluídos estão a tome as decisões certas.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Já que os outros preferem ficar parados no tempo. LOL

  8. Avatar de censo
    censo

    Na Republica Centro Africana há um computador…e é Apple !

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eheheheh!
      Bem visto!
      Desconfio seriamente que não seja esse o caso, desconfio é que haja gente por esse mundo fora a usar endereços IPv4 que originalmente tinham sido atribuídos à República Centro Africana tenham sido revendidos a alguma empresa tipo a Apple.

  9. Avatar de Ricardo Martins
    Ricardo Martins

    É muito fácil ter o record de utilização, só falta a parte de o Windows10 forçar a instalação em segundo plano.
    Já sem contar com a privacidade que se perde.
    Adorei o 98 depois mudei.
    😉

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A instalação só é feita por interversão do utilizador!
      No máximo, o que é feito em segundo plano é o download. E mesmo assim isso só é feito, se ainda antes do Win10 ter sido lançado, quando apareceu o pop-up no Windows a perguntar se queria “reservar” o Win10, o utilizador disse que sim.

      As pessoas esquecem-se do que fazem e depois a culpa é dos outros!

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    … e nos próximos 2 meses vai disparar!

  11. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Pois eu percebo que tenha mais utilização. Com atualização forçada dos utilizadores de 7 para 10.
    Andava farto de não querer actualizar para o Windows 10. Na semana passada aparece mais uma dessas janelas chatas fecho na cruz a janela pois não queria saber do Windows 10. Fui á casa de banho quando voltei tinha o meu Computador a meio do upgrade para o Windows 10!!!!!!!

    1. Avatar de K
      K

      És mesmo troll… é só trolls aqui a comentar!

  12. Avatar de João Freitas
    João Freitas

    Alguém me pode ajudar:
    O meu PC veio com o Windows 8 depois instalei a actualização 8.1 e mais tarde quando saiu o Windows 10 eu instalei só que de vez em quando não sei precisar quantas horas, mas é pelo menos mais ou menos 24 horas ele desliga-se, então de vez enquanto tenho que actualizar o GPS e nessa actualização não se pode desligar o PC, então tive que desinstalar o Windows 10 e regressar ao Windows 8.1 e agora não se desliga mas gostava de voltar a instalar o Windows 10 mas com este problema não posso se alguém me poder ajudar eu agradeço.

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Tenta fazer uma instalação limpa, tinha alguns problemas são assim resolvi

  13. Avatar de Lindomar Freitas
    Lindomar Freitas

    Temos que ficar esperto com noticias assim, estão lisonjeando o w10 demais, do vista p/ o 7 não foi desse jeito, muita gente reclama de incompatibilidades com programas e drivers no w10, falar que ele ultrapassou o w7 não significa que ele seja melhor e etc, isso pode ser jogada de marketing da microsoft p/ que as pessoas migrem p/ o w10, e esse negocio de atualizar p/ o w10 de graça tem coisa suspeita nesse bolo, a indústria costuma fazer uma lavagem cerebral na pessoa e muitas vezes nem percebemos. Tomem cuidado, abraço.

  14. Avatar de KillerX
    KillerX

    Eu só mudo quando a microsoft parar de espiar, enquanto até lá chora.