Não tem Facebook? Não importa, eles vão estar de olho em si

43 Comentários

Não é propriamente um segredo que o Facebook tem um modelo de negócio assente na publicidade. Também não é novidade que a maior rede social do mundo faz tracking dos utilizadores recorrendo a cookies, plugins sociais e até usando a própria publicidade, como revela o  The Wall Street Journal.

Mas aquilo que poderá surpreender é, que a partir de hoje, o Facebook irá também “acompanhar” os utilizadores que não têm uma conta na rede social.

mz-newsroom-01_story (1)


De acordo com a informação revelada pelo próprio Facebook, muitas das notícias e informações que os utilizadores vêem online, juntamente com os jogos, vídeos e outras coisas que gostam, são suportados pela publicidade. No entanto o Facebook tem tido feedback dos utilizadores que consideram que alguma dessa publicidade é irritante, enganosa e até os distrai.

Much of the news and information we read online, along with the games, videos, and other things we enjoy, are supported by advertising. More people have access to more content than ever before – often free of charge – because the publishers and developers behind our favorite websites and apps rely on advertising to pay the bills.

facebook_cookies

Nesse sentido, o Facebook diz que tem actualmente um melhor controlo sobre este tipo de informação, uma vez que implementou melhorias significativas no Facebook Audience Network. Assim, o Facebook espera oferecer melhor publicidade aos utilizadores do Facebook mas também aos que não têm conta criada.

Today, we’re expanding Audience Network so publishers and developers can show better ads to everyone – including those who don’t use or aren’t connected to Facebook.

Para os utilizadores que têm conta no Facebook e que ficaram preocupados com esta informação, saibam que podem controlar a apresentação de publicidade através das definições da conta – Saber mais aqui.

Partilhar:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique
    Henrique

    É como a Google…

    Problema?

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      No dia em que não falares da Google cai-te um braço… aposto que ainda tens os dois! “É amor… ai, ai, ai é amor… é amor!”

  2. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Toca a instalar o Disconnect .me e, para quem tem conta no facebook, o FB purity.

    Que grande lata estes cromos. Pior que tudo são os legisladores que andam a dormir perante estas intrusões na vida pessoal.

    Depois eu é que sou o troll.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      A Google já faz isto há anos, e nunca ninguém se queixou…

      Uma questão de marca…

      1. Avatar de Proud Troll
        Proud Troll

        O disconnect também funciona para a google e o twitter.

        E nunca ninguém se queixou?
        Se eu sou troll, este nathan…

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Nunca vi ninguém a se queixar do tracking da Google.

          Muitos até gostam, por causa do Google Now, dizem que é bom. É porque deve ser…

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Lá por nunca teres visto, não generalizes!
            O que é bom para ti, para mim e para outros não é!
            (há com cada lerdo…)

  3. Avatar de kekes
    kekes

    LOL, grande novidade, já o fazem a tanto tempo, eles e a Google são expertos a fazer isto.
    Quando se fala em questões de privacidade devia-se falar disto, isto sim é uma grande violação da privacidade.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Expert = especialista e não “experto”.

      Eu uso Wipr no Mac e no iOS. Limpa não só anúncios, como trackers e é de borla.

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Nathan…para “limpar” anúncios qualquer app género AdBlock serve e também é de borla!! O artigo fala de PRIVACIDADE e COLETA DE INFORMAÇÕES pessoais…és um daqueles que está convencido que o Mac/ios são mais seguros do que os restantes SOs?? Os meus sinceros pesames…rsrsrs.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Sabes o que é o Wipr?

          É um AdBlocker para Safari mobile e desktop!

          Quanto ao resto, sem comentários…

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Oh lá veio mais um dos trolls anti-apple.

          Aproveitou logo que o rapaz/rapariga falou em MacOS para vir mandar a boca…
          Haja paciencia para este pessoal.

      2. Avatar de Kekes
        Kekes

        Pois não sabes português. Esperto e Experto existem no nosso dicionário com aplicações diferentes. Vê o meu comentário mais a baixo. Isto de mandarem pedras antes de confirmar as coisas.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Aproveita e utiliza pelo menos os serviços da Google para aprender português.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        ex·per·to |eis| ou |es|
        (latim expertus, -a, -um, experimentado, que deu provas)
        adjectivo e substantivo masculino
        Que ou quem é muito experimentado ou tem grandes conhecimentos em determinada área do conhecimento. = ESPECIALISTA, PERITO

        “Experto”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/Experto [consultado em 27-05-2016].

  4. Avatar de david
    david

    O que o titulo da noticia tem a ver com o corpo? Não entendi. Como é que vão estar de olho em mim se não tenho conta?

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Um identificador. E vão juntando as peças do puzzle aqui e acolá.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      É isso mesmo, mesmo não tendo conta

  5. Avatar de LG
    LG

    Richard Stallman já tinha referido isto ha coisa de 5 anos atrás e provado… Só agora a Facebook admitiu?
    Cumps e bom fim semana

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois mas como as ‘noticias’ só anunciam que o Stallman como cenas esquisitas dos pés e que é um ‘fundamentalista’ e que para ele só deveria existir o GNU/’Lenox’… O pessoal vai continuando a bater no velhinho…

  6. Avatar de NeoK
    NeoK

    Vamos a ver se o pessoal que não instala o win10 por questões de privacidade também não usa o facebook e os serviços google.
    Nada contra a defesa de privacidade, até sou a favor, mas o que também sou a favor é de coerência.

    1. Avatar de rui
      rui

      Isso já sabes que a esmagadora maioria dos haters usa um ou ambos. Tal como a esmagadora maioria dos que dizem “Não ao win10” são aqueles que dizem porque os restantes 2 ou 3 disseram que não também com a ajuda de posts com informações falsas no reddit que rapidamente se tornaram virais por causa da comunicação social. E como já comentaram antes, a google faz exactamente o mesmo que o facebook e nunca ouvi ninguém a queixar-se dessa parte.

      1. Avatar de rui
        rui

        Até complemento: já há muito pouca gente que não sabe que mais de 90% dos posts no reddit em páginas de marcas é tudo falso. São apenas feitos por trolls/haters. Só cai quem quer, e pelos vistos cai sempre muita gente ainda. Até fizeram, acerca disso, uma reportagem longa num certo canal americano que não digo o nome que aqui não é nenhum site de publicidades (quem quiser saber mais, o google tem lá tudo). Até que depois daí o reddit tem vindo a cair a pique em número de utlizadores.

        1. Avatar de kirokun
          kirokun

          Na verdade é um de publicidades

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        e vocês a dar-lhe com o w10! ainda não perceberam que há um parque enorme de computadores que se instalarem o w10 ficam, na prática, sem funcionar por falta de suporte de aplicações, por falta de drivers, etc?! qual é a parte que é difícil de perceber?!

  7. Avatar de Tavares
    Tavares

    Amigo…a não instalação do Win10 nada tem a ver com questões de segurança! Foi um “argumento” inventado por quem utilizava Sos piratas e não tinha direito a atualização gratuita!! Pode ter a certeza disso…rsrsrs.

  8. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
    Fernando Telmo Silva Santos

    Cookies(19+217) (Erros 2) (Avisos 7) aqui na publicação do Facebook. Agora vou espreitar no Google+ 🙂

  9. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Que informação dramática!

    1. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
      Fernando Telmo Silva Santos

      Google+ (Cookies 25+66) (Erros O) (Avisos 7) Aqui em casa(24+82) (0) (7) 🙂

  10. Avatar de Mota
    Mota

    Isto é novidade pra quem…..?
    Ah ok, eles vierem agora a público dizer. Lol

    Não acho “errado” de uma forma total eles fazerem isto, nós queremos serviços gratuitos, not free as in beer. Quem procurar na net depressa se depara com N ferramentas para minimizar isto, portanto.. não é o fim do mundo.

  11. Avatar de Jonas Jejum
    Jonas Jejum

    Vindo de quem vem nunca será tão inocente como apenas melhorar a eficácia da publicidade, sendo que mesmo isso vai aumentar vicios e comportamentos compulsivos de consumismo etc…tenham medo, muito medo, se teem filhos estejam ainda mais em alerta.

  12. Avatar de Azeiteiro
    Azeiteiro

    Bem dito ghostery!

  13. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    Ups não tenho facebook e agora?

    1. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
      Fernando Telmo Silva Santos

      Não deixes este andar à solta! (ww1510smartadserver.com) 🙂

  14. Avatar de Not known on earth
    Not known on earth

    Nota 1: Instalar Ghostery e bloquear plugins do facebook

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      +1 e juntar ainda um bom adblocker

  15. Avatar de Limbus
    Limbus

    Somos objetificados e os nossos comportamentos são matematicamente analisados de modo a apresentar publicidade dirigida à pessoa de acordo com as suas características… que grande problema! É muito melhor levar com a publicidade de aumento de certos apêndices anatómicos ou para casar com uma linda menina de leste…

  16. Avatar de Abelardo
    Abelardo

    O Facebook pode ficar de olho em mim à vontade. Até ainda me dá mais gozo não ter conta nessa porcaria 🙂

  17. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É uma ambição um bocado estalinista, não?

  18. Avatar de Daniel
    Daniel

    Na Europa se não quiserem esse tracking basta dizer q não concorda com os cookies

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      e és redirecionado fora do site, normalmente para google.com. poucos sites dizem “it’s ok, we will not save cookies on your browser”… o problema é que maioria dos sites mesmo antes de clicares OK já têm dezenas de cookies no teu PC…

  19. Avatar de khidreal
    khidreal

    Eu para isso tenho 1 extensão:

    Firefox: Self-destructing cookies: apaga as cookies dos sites que não estão na whitelist passado 10 segundos.
    baseados em Chromium (chrome, opera, vivaldi, etc): Vanilla cookie manager: funciona igual ao do firefox, só por dizer que o minimo tempo possivel é 5 minutos, enquanto que no SDC do firefox até dá para apagar passado 1 segundo…