Qimo 2.0 – A distribuição Linux para crianças

13 Comentários

Depois de muito trabalho e alguns atrasos, a equipa de desenvolvimento do Linux4Kids (distribuição Linux para crianças), lançou a segunda versão deste distribuição para os mais pequenos.

Esta versão traz algumas novidades que irão certamente conquistar as criança.

desktop

O Qimo é uma distribuição baseada em Ubuntu, semelhante ao Edubuntu (ver aqui). Tem um design leve e atractivo com vários cartoons.

desktop-illa

O Qimo4 Kids possui vários jogos educativos dos quais salientamos o Tuxpain (para desenhar), o Tuxmath (para aprender matemática), Tuxtype (exercícios de escrita) , entre outros. Utiliza o ambiente gráfico Xfce e é também uma versão LiveCD.

tuxpaint

Novidades desta versão:

  • Novos wallpapers
  • Algumas melhorias no sistema
  • No caso de termos mais que um filho, cada um pode ter a sua própria conta no acesso ao sistema

Requisitos Mínimos:

  • Processador 400 Mhz e 256 de memória RAM
  • 6 GB de disco

desktop-illa

Para quem já tem uma máquina com o Ubuntu 10.04, não necessita de fazer uma instalação de raíz do qimo. Para tal, basta instalar o pacote qimo-session (através do apt-get ou Synaptic) e desta forma podemos usufruir dos jogos, ferramentas de trabalho, ambiente de trabalho do Qimo no Ubuntu.

sudo apt-get install qimo-session

Este projecto é bastante interessante pois consegue levar até as crianças o poder do Linux de forma “disfarçada”. Quem sabe se no futuro não teremos autênticos gurus do mundo Linux? Se instalarem esta distribuição para os vossos filhos, sobrinhos, primos, etc, depois deixem o vosso feedback relativamente à forma como reagiram.

Download: Qimo Desktop 2.0 [699 MB]
Homepage: Qimo4Kids

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Há algo de errado no nome da distribuição.
    O brainstorming que foi feito aquando da escolha para o nome não deve ter corrido muito bem. Quimo? É muito semelhante a Quimioterapia e Qimo é a abreviação de Quimioterapia em Inglês.
    Acho que a escolha do nome não foi feliz, mas, foram isso, claro que dou os parabéns à equipa que desenvolveu este projecto.

    1. Avatar de Wilson Silva
      Wilson Silva

      Penso que o nome Qimo tem origens na palavra esquimo.

      Esquimo -> Quimo -> Qimo

      Daí a mascote ser um esquimó.

    2. Avatar de Nobre
      Nobre

      No sdreenshot diz Qimo, mas no artigo usam Quimo.
      No site também é Quimo.
      Os enganos acontecem, só estou a indicar para o artigo ficar melhor.

      1. Avatar de Nobre
        Nobre

        Perdão: screenshot

  2. Avatar de JCorreia
    JCorreia

    Esta versão tens a linguagem em português ?

    Eu estava a pensar colocar um PII 933 para o meu filho de 6 anos, mas claro que os programas educativos em inglês não seriam nada fáceis para ele.

    1. Avatar de Wilson Silva
      Wilson Silva

      Coloca na mesma. Eu aprendi e desenvolvi bastante o meu inglês a jogar Pokemon. 😀

  3. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Vou instalar no Ubuntu. Aliás a minha pequena (7 anos) só mexe em Linux aqui em casa, principalmente no GCompris e no Tux Paint.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Assim é que é !!! 🙂

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu entendo que o nome provenha do Esquimó, mas, por exemplo, um nome de uma distro chamada trampa OS(por causa dos trampolins, projectar o futuro, sei lá – tou a mandar postas ao calhas), não terá um significado dúbio?

    Bem, se calhar também sou eu que estou a ser picuinhas demais.
    Deixem lá.

  5. Avatar de Paulo Santos

    O Ubuntu também possui uma versão para crianças: http://www.edubuntu.org/
    Pessoalmente prefiro o Edubuntu.
    Cá em casa também “queimamos” Linux e uma “pitadinha” de Windows.
    Já agora, para dar continuidade a este tema, existe também o Openoffice para crianças: http://wiki.ooo4kids.org/index.php/Main_Page

  6. Avatar de Peixept
    Peixept

    Parece bom, mas não rola no pc cá de casa, 486 c/ 8ram…

  7. Avatar de mara sousa
    mara sousa

    Qual a desvantagem do quimo ???? PF me ajudem