Acabou a entrega de IRS para os trabalhadores dependentes

32 Comentários

A entrega do IRS é sempre um processo moroso e que provoca algumas dores de cabeça a quem tem que verificar e preencher correctamente todos os campos necessários.

Mas… o Governo está decidido a acabar com estes ‘fardos’ sobretudo para os trabalhadores dependentes e, assim, estes deixarão de entregar o IRS já em 2017.

financas


Lembram-se da notícia onde divulgámos ser proibido dar fotocópia do Cartão de Cidadão? Pois bem, foi aí também que falámos um pouco sobre o Simplex, o serviço da Agência para a Modernização Administrativa que promete facilitar a vida dos cidadãos.

Assim, inserida nas 255 novas medidas do Simplex 2016 apresentadas durante a manhã de hoje, encontra-se o projecto do Governo para que os trabalhadores por conta de outrem não tenham que se preocupar mais com a entrega do IRS já a partir do próximo ano. Para além dos trabalhadores dependentes, também os reformados e pensionistas serão abrangidos por esta medida.

simplex1

Com este sistema, o Governo pretende que a entrega do IRS seja um processo automático. Na plataforma podemos aceder a diversas informações acerca desta medida, que é descrita como:

Acabar gradualmente com a necessidade de entrega da declaração de IRS para os contribuintes que apenas aufiram rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e para os aposentados e reformados (categoria H), sendo o imposto a pagar ou a receber calculado com base na informação já disponível pela AT, sem prejuízo da possibilidade de reclamação por parte dos sujeitos passivos.

simplex2

Podemos ainda ler que esta medida está prevista ser implementada a partir do 1º trimestre de 2017. No entanto, os trabalhadores continuarão a ter acesso ao sistema de entrega de IRS como forma de confirmarem os seus valores.

Nesta nova metodologia, a declaração continua a estar pré-preenchida com os valores dos rendimentos dos trabalhadores dependentes, sendo que o sistema e-facturas providencia a informação acerca das facturas dos contribuintes.

Para já os trabalhadores independentes não foram abrangidos por esta medida.

simplex3

Para além desta medida, que decerto agradará à esmagadora maioria dos trabalhadores, o Simplex+2016 irá permitir ainda:

  • uma maior facilidade no processo de contratação nas PMEs
  • possibilidade de ter uma senha fiscal na hora
  • criação de um balcão digital como forma de dar uma resposta mais eficaz e célere aos imigrantes
  • recebimento de SMS no nosso smartphone com informação de que o prazo de validade do nosso cartão de cidadão está prestes a expirar
  • extinção do Diário da República em suporte papel, passando a ser digital e mais completo, sendo depois designado de Diário da República Universal.
Concordam com esta mudança?
Vejam todas as medidas propostas pelo Programa Simplex+2016

Simplex

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    falta so podermos votar remotamente……através do nosso CC.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sim Tiago, parece que vamos poder Votar electronicamente!!!! Acho muito bem que o IRS nestes termos seja automaticamente feito, agora temos todos como contribuintes exigir sempre factura com nif. Ainda é preciso que os servidores e base de dados físicos estejam bem com capacidade de responder em tempo útil.
    Resistências vão haver sempre quer humanas quer materiais……

    Agora era necessário que os bancos limitassem o levantamento de dinheiro vivo, iam ver que se apanhavam muitos~ditos pobres…. ,
    Cumprimentos,
    PJ

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Eu já ficaria muito contente se a minha declaração enviada do dia 2 de Maio fosse aceite!!!!!! Continua a aguardar validação!!!!!! Uma forma muito pouco subtil de conterem os reembolsos!!!!!! E não é só a minha, declarações de familiares enviadas dia 5 e 6, continuam penduradas!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      A minha desde 1 de Maio aguarda validação, a do meu pai em 2 de Abril diz que foi emitido o reembolso e até hoje nada

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Com a boa vontade do governo, 30 dias. Espera 🙂
        Sem boa vontade, só lá para Agosto. Portanto…
        Eu entreguei a 4 de Abril e o dinheiro já cá canta!

        1. Avatar de Darkvoid
          Darkvoid

          Nao tive problemas. Entreguei dia 6 de abril recebi no final de abril. Tudo certo e rapido.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Esgotaste o dinheiro da geringonça 🙂

          2. Avatar de Alfie
            Alfie

            E já somos 2 a esgotar o dinheiro da geringonça. Pelo menos…

          3. Avatar de Audiman
            Audiman

            As pessoas suspeitas ficam mais tempo à espera, naturalmente.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Eu chamo outra coisa! Caloteiros!!!!!!

          5. Avatar de Audiman
            Audiman

            Devia ser é como no resto dos países da Europa, pagas e está pago.
            Reembolso? Estes impostos tugas são um queijo autentico… daqueles cheios de buracos…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Hélder? Secalhar a cor dos cartões do teu pai e o teu, não são rosa?!

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Não são rosa de certeza

    2. Avatar de David Campos
      David Campos

      2 de Maio? Eu entreguei a 4 de Abril e ainda estou à espera. Depois disso utilizei a fantástica ferramenta “e-balcão” e aguardo igualmente já vai para duas semanas. Fantástica administração pública, não hajam dúvidas!

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        Vou-me juntar ao barco x’P

  4. Avatar de boss
    boss

    A minha também, enviada dia 2 e ainda continua aguardar validação

  5. Avatar de Alguem
    Alguem

    Off-topic: PPlware um projeto português está na final http://www.worldcuptech.com/categories-2016/augmentedvirtual-reality/ bora criar um artigo para ajudar a ganhar?

  6. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Afinal, parece que a ‘geringonça’ funciona bem e está ao serviço dos cidadãos, ao contrário dos irrevogáveis… 😉

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, sim. Eu estou a notar na declaração de IRS entregue no dia 2, com reembolso a devolver pelo estado e continua a aguardar validação! Também notei nos postos de combustível a boa vontade da geringonça! Assim de repente não me lembro de nenhuma melhoria!!!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        calma passos eu sei que é complicado engolir….

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não rapaz, não sou político. O meu salário não depende de nenhuma geringonça que vá satisfazer os “afilhados”, sejam de que cor for.

          Bem sei que há muitas rosas contentes porque a justiça não vai dar em nada, agora com o PS no governo. O 44 que o diga…… não tens uns milhões que me emprestes também? Eu não pergunto de onde vieram 🙂

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Pronto ja estragas-te tudo, logo vi que te custava engolir!

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Sócrates! És tu meu safado?

  7. Avatar de André
    André

    Já que estamos numa de simplex, porque não um diário da república integralmente escrita sempre que há uma alteração ? Da forma que está obriga a ver toda a legislação para trás sempre que algo é revogado … Nova atualização do decreto , novo documento totalmente escrito…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Xiiiu! E depois o que faziam tantos advogados!? Porque achas que há tantas alterações legislativas!? Porque é que quase todas as empresas (com facturação acima de 1 milhão de euros, pagam avenças a advogados só para tratar das confusões legislativas?

      Porque é que há tantos advogados na Assembleia da República e a exercerem a profissão? Aí não há público e privado, é tudo deles!!!!

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Apoio todas as medidas para desburocratizar a interacção com o estado. Somos dos países mais desenvolvidos do mundo neste campo. Vamoa la ficar orgulhosos 🙂

    1. Avatar de Jn
      Jn

      Se for como Simplex implementado pelo Costa na Câmara de Lisboa estamos mal! Só funcionou na entrega de documentos via Internet e pouco mais, depois disso tudo burocratizou ainda mais e os processo que lá entram ficaram mais lentos como nunca! Aquela Câmara, à semelhança de muitas, é um desespero e só quem lida com os funcionários se apercebe das queixas dos mesmos ao tempo do Costa como presidente. O Simplex não pode ser apenas implementar processos automáticos ou semi-automáticos pela Internet e depois deixar os cidadãos ao deus dará…

  9. Avatar de António Bicho
    António Bicho

    A minha entregue a 3 de maio também aguarda validação. É para disfarçar o buraco nas contas do 1º semestre… Não tarda muito temos cá a Troika outra vez! Este PS já chamou o FMI três vezes e há quem diga que “não há 3 sem 4”!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Nem mais…

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Mas há quem goste das encavadelas…

  10. Avatar de Jn
    Jn

    O meu outro comentário era insultuoso? Nem usei palavras como “encavadelas” ou insultos que se vêm por aqui com frequência! Será que dar uma opinião para vocês é caso de censura? É muito feio isso que fazem… é falta de respeito, falta de ética profissional e acima de tudo insegurança no trabalho que desempenham, que normalmente se traduz em falta de profissionalismo. Entendam isso de uma vez por todas, e quem vos diz já foi o maior acionista de um grande semanário português. Quem sabe um dia não nos possamos encontrar e discutir o assunto pessoalmente…

  11. Avatar de Jn
    Jn

    Refiro-me ao primeiro comentário que não foi publicado e não ao do Simplex publicado acima.