Banshee 1.7.1 – O Media Player do Linux

13 Comentários

Sincronize dispositivos com Android, iPod e outros.

Nem de propósito! Estava eu a escrever um artigo de como tornar o Android um repositório de músicas, podcast, movies no Ubuntu, quando verifiquei que tinha acabado de sair uma versão do fantástico media player Banshee.

Para quem ainda não conhece, o Banshee é especialmente desenvolvido para o ambiente gráfico GNOME (utiliza o GTK+ e o GStreamer), apesar de funcionar perfeitamente em qualquer Desktop environment (KDE, Xfce, etc).

Vamos ligar o Android ao Banshee?

banshee_00

O Ubuntu 10.04 tem suporte para o Android através do Banshee. Não é necessário efectuar nenhuma configuração adicional sendo apenas obrigatório ter o banshee instalado.

Como instalar o banshee no Ubuntu 10.04?

sudo add-apt-repository ppa:banshee-team/banshee-daily
sudo aptitude update
sudo aptitude install banshee

Depois de instalado, podem ligar o vosso Android ao Ubuntu, e este será automaticamente detectado pelo sistema operativo.

O Banshee tem como principais características:

  • Suporte para vídeo
  • Suporte para leitores portáteis
  • Suporte para podcasts
  • Last.fm
  • Play queue
  • Capas dos álbuns
  • Filtros por álbuns e por artistas
  • Pesquisa e Smart Playlists
  • Equalizador de 10 canais
  • Rádio através da Internet

As novidades desta versão, podem ser conferidas aqui

banshee_01

Como já referi em alguns artigos, as barreiras que anteriormente existem entre o Linux e a compatibilidade com dispositivos estão a desaparecer. Actualmente, basta ligar qualquer dispositivo ao Linux que normalmente existe suporte para o mesmo. Testei o Banshee com o Android A1 e tudo funcionou na perfeição

Homepage: banshee-project

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel

    Olá,

    obrigado pela dica, parece ser aquilo que eu procurava a algum tempo. O Android A1, referido no artigo, o que é?

    cumps

    1. Avatar de clinis
      clinis

      Acho que se estava a referir ao TMN A1

      1. Avatar de Miguel

        óptimo, nesse caso este artigo vem mesmo a calhar 😉

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Infelizmente não consigo ligar o meu HTC Touch ao Linux.

  3. Avatar de Tjiaguinho Sousa
    Tjiaguinho Sousa

    E para iPhone 3G ?
    Actualmente uso o GtkPod com o ifuse..

  4. Avatar de Mac

    É um bom Media Player para linux, mais ainda assim prefiro o Exaile.

    1. Avatar de Xavier Orkall
      Xavier Orkall

      O Exaile é muito, muito bom. Mas já esperimentaram o Songbird? É da Mozilla e funciona em Mac, Linux e Windows. Tem extensões poderosas que tornam muito fácil criar playlists das nossas músicas, classificá-las, colocar tags, ver a letra da música que está a tocar, scroblling no last.fm, etc, etc…
      É muito bom e recomendo.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        O problema actual com o Songbird é que foi abandonado pela equipa que o desenvolvia para Linux. Felizmente, e essa é uma das mais valias da comunidade Linux é que logo se agarrou no código para se fazer um projecto novo, a partir do que foi deixado pela equipa do Songbird.

        Chama-se Nightingale, mas ainda não está completo. http://getnightingale.org/

        Uma das desvantagens do anterior Songbird, seja em Windows, Linux ou Mac é a lentidão do funcionamento do programa. Seja numa máquina poderosa ou antiga,a lentidão é sempre notória.
        Em termos de usabilidade, não é o melhor.
        Fora isso, é um programa excelente. A equipa do Nightingale (Que tem portugueses a trabalhar lá) está a trabalhar para que a versão para Linux seja mais rápida.

  5. Avatar de Xavier Orkall
    Xavier Orkall

    @João Dias. Sim eu sei. O programa foi descontinuado para Linux. Mas continuas a poder utilizar na boa. Funciona perfeitamente. O nightingale parece-me que não vai levantar voo. Não sei, espero estar enganado. Como utilizo Mac e Linux quase indiferenciadamente continuo a preferir o Songbird. Se perderem uns minutos a entender como tudo fica encaixado na perfeição não vão querer mais nada.

    Quanto à lentidão, não sei que te diga. Eu aqui tenho uma data de extensões penduradas e funciona na boa. Demora a abrir, ok é um facto, mas depois de aberto não dá problemas nenhuns.

    Eu recomendo, sinceramente. Depois de entender na plenitude aquilo que o software tem para dar, não vão querer mais nada.

    Ah, e sincroniza com o iPod.

    Mas aceito sugestões (gosto do Exaile e do Banshee, muito bons mas não me dão o total controlo).

  6. Avatar de Antonio Hermida

    Chegando em casa testarei o Ipod Shuffle. Constantemente preciso restaurá-lo pelo Itunes após enviar músicas através do Rhythmbox :/

  7. Avatar de quim
    quim

    O meu android nao e detectado pelo Banshee.
    Alguem sabe pq?

  8. Avatar de João Dias
    João Dias

    eh lá, os comentários deste post foram reciclados? tenho lá em cima um post quando ainda tinha o htc touch!

    quanto a adicionar android ao banshee é muito fácil. agora vou no comboio mas logo meto aqui um texto para ajudar.