Portugal esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável

79 Comentários

Portugal também investiu na sua rede de energias renováveis e segundo parece, está já a tirar proveito da infraestrutura criada.

Na semana passada, Portugal atingiu um marco importante no seu esforço contínuo para deslocar o consumo de energia para as energias renováveis. O país conseguiu, durante 4 dias, apenas depender energeticamente da energia que produziu de forma limpa, sem ter que recorrer a combustíveis fósseis.

Portugal esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável


Portugal, no final dos anos 80, construiu uma enorme plataforma de produção de energia, onde o combustível de eleição era o carvão. A Central Termoeléctrica de Sines, da EDP, seria duas décadas mais tarde classificada pela WWF como uma das mais poluentes da Europa, colocando Portugal num dos países mais poluentes da Europa, ocupando o 27º lugar entre as 30 mais poluentes do velho continente, no ranking da “Europe’s Dirty 30”.

Portugal esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável

Actualmente, a situação está completamente modificada, após vários anos de investimento, quer na rede de energia eólica, quer na solar, quer nas linhas de produção de energia hídrica.

 

4 dias a consumir energias não poluidoras

Durante quatro dias inteiros, Portugal produziu energia suficiente, limpa e sustentável, para atender às necessidades da população. Isso é graças a um grande impulso no investimento em captação da energia solar, eólica e energia hidroeléctrica e um empurrãozinho da UE – que emitiu uma directiva afirmando que um país membro precisa de ter pelo menos 31% de fontes de energia renováveis.

Segundo informações, o consumo de electricidade foi “assegurado integralmente” por fontes renováveis, entre as 06:45 do dia 07 de Maio e as 17:45 da passada quarta-feira, correspondendo a um total de 107 horas seguidas, durante o qual o país não teve de olhar para o carvão ou gás natural para alimentar a rede eléctrica.

Portugal esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável

A Associação Sistema Terrestre Sustentável (ZERO), em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), analisou os dados da Rede Elétrica Nacional (REN), tendo concluído que na última semana “se atingiu um recorde muito importante neste século”.

Não foi preciso recorrer a nenhuma fonte de produção de eletricidade não renovável, em particular à produção em centrais térmicas a carvão ou a gás natural

Explicam em comunicado, durante o período.

As apreciações da associação vão ainda mais longe, pois estes dados mostram que “Portugal pode ser mais ambicioso” numa transição para um consumo líquido de energia elétrica 100% renovável, trazendo grandes reduções das emissões de gases com efeito de estufa, causadoras do aquecimento global e das consequentes alterações climáticas.

Se chuva e vento permitem estes recordes na primavera, torna-se imperioso fomentar e avaliar as mais-valias do aproveitamento da energia do sol e, assim, assegurar que no verão também venhamos a ter contribuições significativas de fontes de energia não emissoras de gases poluentes

Referem os responsáveis da associação ambientalista.

Estes valores permitem concluir, conforme adianta a Zero, que as fontes de produção de eletricidade renovável e a capacidade de gestão da rede elétrica portuguesa “ultrapassaram uma difícil prova num contexto de diminutas interligações, principalmente entre Espanha e França”, conseguindo que as necessidades do consumo do país tivessem sido asseguradas a 100% a partir de fontes de produção de origem renovável.

 

ZERO

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fneves
    fneves

    Que orgulho! Este é mesmo o caminho certo a tomar… Parabéns Portugal, parabéns edp 🙂

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Concordo. É este o caminho, devemos todos ter orgulho destas opções.

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        Concordo.. afinal nós fartamos-nos de consumir electricidade, nós e os chineses..

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas,
      Eu não sei se é um Orgulho…esperava que estivéssemos numa posição menos poluidora..

      Repara a Europa tem 51 Países, a meio da tabela estaríamos na posição 25/26, estamos na 27(pouco melhor que a meio da tabela..).

      Ou seja podemos dizer que na Europa ocupamos a posição 25 do País menos Poluidor!

      1. Avatar de joao alves
        joao alves

        atenção que É A CENTRAL DE SINES a 27º mais poluidora da Europa não o nosso pais, embora a frase pudesse estar mais explicita mas leiam atentamente

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já podiam era baixar o preço da luz…

    1. Avatar de Hugo Ribeiro
      Hugo Ribeiro

      Supostamente com a diminuição do uso de combustiveis fosseis deveriam baixar os preços, mas não me parece que isso vá ser assim.

        1. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          Porque combustíveis fósseis são importados, a luz solar e o vento não

          1. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            só gente inteligente aqui para falar deste assunto..

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            E o custo de implementar o parque eólico dava para pagar muitos anos de uso de combustíveis fosseis… portanto há que pagar primeiro a instalação.

        2. Avatar de Regis
          Regis

          Porque a EDP tem de apresentar lucros aos investidores! Ou seja, se o consumo baixa o preço unitário tem de aumentar para compensar as perdas nas vendas.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ou talvez o contrario, até porque a energia das renovaveis sai mais cara… 😉

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Há sempre o investimento inicial na construção das torres eólicas e aquisição de terrenos.

          Mas, mesmo depois deste investimento pago, o consumidor já está habituado a pagar naquela fasquia, porque haveriam de baixar???

          E como continua a não haver concorrência a sério, a EDP continua a faturar!

          1. Avatar de Zé M. S.
            Zé M. S.

            Não é bem assim, inicialmente fizeram-se contratos em que era garantido um preço para o MW de eletricidade muito superior ao de mercado para incentivar os investimentos nessa energia, mas esses contratos eram (se não estou em erro) a 10 anos, e começam agora a acabar (do tempo do Sócrates). Portanto as eólicas vão começar a ser pagas a preço de mercado. Por isso essa energia vai começar a ficar mais barata que as fosseis, o solar também é mais barato que as energias fosseis, tudo depende dos contratos feitos.

            Infelizmente temos outro problema que é o défice de tarifário em que durante vários anos se pagou menos pela eletricidade do que o que ela custava e no final de 2015 esse valor ascendia a 5800 milhões de euros. Até esse valor estar pago não devemos ver reduções no custo da energia em Portugal.

        2. Avatar de Zé M. S.
          Zé M. S.

          Em tempos foi verdade, agora já não, as renováveis são mais baratas que as energias fosseis ou nuclear.

          http://c1cleantechnicacom.wpengine.netdna-cdn.com/files/2015/12/Lazard-Solar-Wind-LCOE-2.png

          O problema em Portugal são os contratos feitos e o défice de tarifário.

      2. Avatar de Robin dos bosques
        Robin dos bosques

        É como quando encontrarem petróleo e gaz natural que dizem haver e estão a começar a pesquisar se for verdade haver gaz e petróleo,não pensem que vai baixar o preço dos combustíveis.Não baixa nada porque o imposto para o estado é sempre o mesmo e eses produtos a~so para quem os vai explorar.Embora acho que de vez em quando dão a portugal um ou dois garrafões de cinco litros

    2. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      Este modelo não permite baixar a fatura, faz é aumentar. Lá porque não se queimou combustível significa apenas que a EDP apenas precisou de ter as centrais em serviços mínimos e faturou via disponibilidade para garantir os níveis de qualidade do serviço.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        sim …mas factorou menos certo??

        Se não foi gasto!?

    3. Avatar de MarioM
      MarioM

      Bem podes esperar sentado.
      Há-de baixar como tem baixado a Gasolina.
      Esqueçam tudo o que sobe nunca mais baixa.Vai existir sempre uma desculpa para manter os preços altos.

  3. Avatar de pepa
    pepa

    … e agora vamos à Ásia e à Africa e tb à America apurar valores…
    A europa e consequentemente os europeus pagam fortunas por energia limpa. E depois o resto do mundo usa a terra como latrina. Sem um esforço de todos parece-me só negócio para ir buscar fundos, o que de resto é a única coisa que interessa aos poderosos. Neste raciocinio, parece-me lógico que é mais uma fonte de rendimento pois moldaram a consciencia dos europeus com a reciclagem e não deve ter sido só pelos lindos olhos do planeta.

    1. Avatar de david
      david

      apos ler esta feliz notícia digo: “vamos la ver qe tipo de comentários de ódio se podem encontrar” (existem sempre comentários de ódio) e deparo-me cm este comentario virado a um raciocínio capitalista… e sem uma palavra de encorajamento. enfim o animal humano sempre será imcapaz de bater palmas calado mas isso nem sempre e uma coisa má

  4. Avatar de SrBla
    SrBla

    Ah então foi por isso que no domingo das 8h da manhã às 12h não tinha electrecidade em casa!
    😛

  5. Avatar de RdB
    RdB

    IMPOSSÍVEL!

    1. Avatar de Romeu
      Romeu

      Também desconfio muito… No mínimo, as fontes de energia “backup” das eólicas e solares devem ter funcionado.
      Cumps

      1. Avatar de Bacalhau
        Bacalhau

        Na mesma renováveis.

  6. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    4 dias? em 365 !??? 😮
    Ridículo, tendo em conta o investimento… menos que 50% é brincadeira.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Dizes isso com base em……..num ano 30% da energia consumida em Portugal é renovável.
      Agora vai ver a media dos outros países europeus.

      1. Avatar de Cruz
        Cruz

        não sei onde ves os 30% devem estar atrasados no tempo, actualmente mais de 60% da energia produzida em Portugal vem de fontes renováveis. Informa-te.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Por acaso até me informo. E o meu lapso foi só estar a considerar as PRE’s e sim é 30,7%, faltou-me foi a grande hídrica 17,4% o que dá um total de 48,1% dados do total de 2015. Para já não faz sentido usar os dados de 2016 pois durante o verão a produção renovável é muito inferior em comparação com o resto do ano.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Wooww,
            tanta central electrica por este País e só temos 48,1% ???

            O resto é Carvão e Gaz natural??
            Somos um Pais de 3º mundo…omg.

            O Socrates não tinha mandado construir uma série de centrais??Parece que o Alqueva por exemplo duplicou a capacidade, ou está prestes a duplicar…se agora temos 48.1% , bem antes das centrais então…nem quero pensar..

            Por acaso pensava que Portugal produzia tipo 70%+ de lectricidade de forma renovavél e o resto era fossil 😀

  7. Avatar de Artur Santos Silva
    Artur Santos Silva

    É uma excelente notícia, mas deveriam ser mais rigorosos no título: Portugal não esteve quatro dias a consumir apenas energia renovável…este sim, quatro dias a consumir energia elétrica de fontes renováveis, o que é uma diferença bastante grande!

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, o título tem limites de caracteres, por isso existe um artigo 😉

      Mas a ideia foi passada com eficácia.

      1. Avatar de Borges
        Borges

        Mas assim como ficamos, apenas consumiu energia renovável ou também de outras origens ?

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    “colocando Portugal num dos países mais poluentes da Europa, ocupando o 27º lugar entre as 30 mais poluentes do velho continente”

    27º em 30 está longe de ser das mais poluentes. Portugal é dos países mais pequenos e que menos energia consome na Europa por isso dificilmente é dos mais poluentes.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tão pequeno e tão poluente… imagina se fosse do tamanho da Alemanha 😉

      1. Avatar de badsector
        badsector

        O que a WWF classificou em 27º foi a central, não o país, não quer dizer necessariamente que o país seja tão poluente.

      2. Avatar de Lulas
        Lulas

        Então mas o pais na posição 30 não é o menos poluente e o 1º o mais poluente? Se é top 30 dos mais poluentes é assim ou não??

      3. Avatar de xpto
        xpto

        Este estudo apenas considerou a poluição de CO2 de algumas centrais a carvão. Em Portugal (PT) temos também a central do Pego a carvão. A produzir CO2 há também imensas centrais a Gás na EU (em PT há mais de 4). Mas a poluir também temos o nuclear que em PT não há. Para ter uma ideia da produção em PT ver: http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/EstatisticaMensal.aspx

  9. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Vitor M.
    Atenção ao Texto, “num dos países mais poluentes da Europa, ocupando o 27º lugar entre as ”

    – O “mais” no texto está a mais, deveria ser menos.

    Portugal ocupa sim, a 4 posição honrosa neste raking como uma das menos poluentes.

    COAL PLANT: Sines / PORTUGAL RANKING: nr. 27 CO2 emissions (2013, Mt/a): 7.18 MW: 1250
    COAL PLANT: Bełchat ów / Poland RANKING: nr. 1 CO2 emissions (2013, Mt/a): 37.18 MW: 5298

    1. Avatar de Rui Urbano
      Rui Urbano

      Sr Paulo Jorge.

      Na minha perspectiva o que o senhor Vítor M. tentou dizer foi que entre um conjunto de ( por exemplo 200 ) países, Portugal está entre os 30 mais poluentes.

      1. Avatar de Bacalhau
        Bacalhau

        Não, está mal interpretado. Portugal tem uma das piores centrais, é só isso…

        Mas essa central é pouco utilizada e é só uma…

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Boas,

          Só interpertei os dados contidos no, Europe’s Dirty 30.

          Se a lista vai da Central mais poluidora 1 ( Polónia com emissões de Co2 de 37.18 MT/a) à menos poluidora 30 ( Holanda com emissões de Co2 de 6.68 MT/a), logo se a Central de Sines está em 27° com emissões de 7.18 MT/a, quanto a mim não se pode afirmar.

          “colocando Portugal num dos países mais poluentes da Europa”

          Pois estando o nosso País em 27 lugar entre 30, diria eu que somos um dos Países que polui menos.

          Dei-me ao trabalho mesmo de fazer um coeficiente entre energia produzida e emissões de Co2 provenientes da mesma tabela, e olhe que ficamos num razoável 14 lugar.

          O mesmo relatório menciona a Alemanhã como o País mais poluidor da Europa. ( 4 Centrais no top 5)

          Só não gosto de ver o nosso belo País tantas vezes mal interpetado e se estou errado no meu raciocinio desde já apresento as minhas desculpas.

      2. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Boas,

        Temos de nos referir aos dados apresentados se o estudo é em 30 paises da Europa, por mim ficamo-nos por aí. A minha conclusão ao estudo está na resposta ao Sr. Bacalhau.

        1. Avatar de Rui Urbano
          Rui Urbano

          Compreendo Sr Paulo Jorge, ainda bem que também não quer ver Portugal mal interpretado. No entanto aquilo que o Sr Vítor M. estava a tentar transmitir, é que no Velho Continente ( Europa ), Portugal é um dos 30 países mais poluentes !

          1. Avatar de Paulo Jorge
            Paulo Jorge

            Sim, reitero da mesma opinião, não deixamos de poluir estando em 1° lugar do Raking ou no ultimo.

            Só não concordo com a afirmação contida no texto
            “colocando Portugal num dos países mais poluentes da Europa”

            Sim, poluimos mas não tanto como a Alemanhã ou o Reino Unido, estes dois Países poluem 2/3 da poluição da Europa, deixando 1/3 para os outros 28 Países, segundo este estudo.

            Assim sendo na minha opinião não podemos afirmar que Portugal esteja assim tão mau como citado no texto.

    2. Avatar de Abel Figueiredo
      Abel Figueiredo

      Nem sequer será a quarta posição. Esse ranking é das centrais a carvão existentes na europa. De 30 temos a 27ª, sendo a primeira a mais poluente.
      A Alemanha tem 4 centrais no top 5. Estar em 27º parece-me muito positivo, honestamente

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Concordo inteiramente.

  10. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Usam as terras do MEU país para instalar as eólicas, os rios MEU país para fazerem barragens, os MEUS impostos para subsidiar as energias limpas e o que é que recebemos em troca?? Uma das energias mais caras da Europa. Mais valia não fazer investimento nenhum, não assassinar a paisagem e comprar tudo a Espanha, não acredito que o preço fosse diferente….

    1. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Preferes uma paisagem limpa ou um planeta para viver? É que os teus netos podem vir a não ter um planeta.

      E FYI, nem todos acham as barragens e os moinhos como uma coisa má na paisagem.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Quando o gás, carvão e petróleo atingirem preços absurdos vais pensar de forma muito diferente.
      Lembrem-se de um conceito muito importante “Independência Energética”. Eu cá não quero que o aquecimento da minha casa no inverno dependa das maluqueiras dos países produtores de combustíveis fósseis.

      1. Avatar de Socrates
        Socrates

        A independia energetica é já o preço que tu pagas. Cada vez gastamos menos energia, pois com a tecnologia Led e os electrodomésticos a gastar cada vez menos, pagamos o seu fornecimento mais caro sem justificação!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Mostra lá onde nos últimos anos o consumo de electricidade tem diminuído. Como se toda a população tivesse dinheiro para lâmpadas led e electrodoméstico de cat. A++++++

    3. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Pelos vistos ninguém percebeu o meu comentário. Eu quero energia limpa, mas quem enche os bolsos é a EDP. Tem todo o tipo de benefícios mas pagamos a energia como se não tivessem benefícios nenhum. A EDP prejudica o país à tempo demais…

    4. Avatar de Cris
      Cris

      Concordo.
      Reactores de thorium são MUITO melhores.

  11. Avatar de ba
    ba

    Aleluia! Para quando a redução nos preços?

    Então se não há dependência dos mercados externos, não se necessitam de comprar logo podem tornar os preços mais baixos.
    como referiu um comentador: “Como é possível ganharem mais de mil milhões euros em época de crise?”

    Já agora tantas barragens construidas, painéis solares montados e nada de energia mais barata, qual a justificação para não tornar mais barato?

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Este negócio das renováveis é sobretudo um esquema em que as empresas negociaram contratos milionários ruinosos para o contribuinte (ora vejam lá as vossas facturas e vejam as parcelas pagas).

    Qualquer empresa que consiga (via corrupção política) obter um contracto destes … não tem prejuizo. O lucro é sempre garantido.

    Estamos a pagar às EDPs como contribuintes o kWh de produção a 0,40€ + qualquer coisa, para depois lhes comprarmos de volta para consumo a 0,09 e 0,16€ …

    É só fazer as contas. Isso explica porque numa factura de electricidade apenas 1/3 ou menos se destina ao consumo.

    Negócios assim, também eu. O facto de serem amigas do ambiente, ainda tem que se lhe diga, efectivamente são mais amigas, mas dependem em tudo das energias não renováveis na base.

  13. Avatar de me and me
    me and me

    so falta mesmo baixar o preço da energia….

  14. Avatar de Peter
    Peter

    Baixar o preço da energia significa um acréscimo do consumo, o que implica deixar de ser novamente auto-sustentável com energias limpas……

  15. Avatar de António Marques
    António Marques

    Estou a viver em Sao Jose, Califórnia e aqui pode-se ter painéis fotovoltaicos para abastecer a casa e o excedente ser vendido. É muito mais barato a eletricidade aqui, do que eu pagava à 3 anos atrás quando estava em Lisboa. O consumidor português nunca é beneficiado no que paga, seja energias renováveis ou as poluentes. O Mexia, tem sempre bónus de milhões e todos acham normal.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Há uma pequena probabilidade de parte da energia renovável que é consumida ai seja produzida pela EDP. E digamos que EUA e energias renováveis não conjugam lá muito bem. Os senhores do partido republicano tem uma amor ás renoveis que doí.

      1. Avatar de JP
        JP

        Rui, deves trabalhar para a EDP para vires para aqui defender uma empresa que nos chula a todos nas facturas da eletricidade. O Estados Unidos são um país gigante e a Califórnia sempre foi um estado “green”. Aposto que a EDP vende muito mais barata a eletricidade lá do que cá se quer ser competitiva, lá é só mais uma empresa entre muitas e não tem o monopólio e não é um estado dentro do estado.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          1º Não trabalho para a EDP, era o que faltava, só porque penso de forma diferente estou de alguma forma associado a uma empresa.
          2º A mim a EDP não me “chula” até pq sou cliente GALP. E é aí que quero chegar estamos num mercado liberalizado quem define os preços não é a EDP são os comercializadores.
          3º O tem o tamanho dos EUA. Só se for pelo facto de ser um dos maiores poluidores a nível mundial. E sim a California tem apostado muito em energia solar nos últimos anos mas não cobre as necessidades do estado nem perto nem de longe. A grande maioria continua a ser de origem fóssil. Portanto não é por terem muitos prius e painéis solares muda grande coisa, enquanto energia produzida por combustíveis fósseis for mais barata os EUA estão-se pouco lixando para o resto.

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Concordo com tudo. E agora a EDP é uma empresa chinesa. Adorava que fossem à falência….

  16. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Acho piada como a maior parte vê as energias renováveis como uma fonte de energia mais barata. A ideia não é essa :s Chamam-se energias renováveis, a ideia é proteger o planeta, não energias baratas. Para barato já existe, a energia nuclear é muito barata. Sugiro todos que comprem um reator caseiro porque é muito barato produzir energia nuclear e assim não tinham de pagar à EDP!

    1. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
      Estou a usar o w10 porque fui obrigado

      o ministério do ambiente e asae vinham iam passar a viver na tua porta…

  17. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    O valor alto da minha factura de electricidade continua igual!

  18. Avatar de andre santos
    andre santos

    no simcity as centrais eólicas e solares são bem mais caras do que as de carvão

    1. Avatar de Cris
      Cris

      É um jogo realista então.

  19. Avatar de zé agrião
    zé agrião

    Devem estar a referir-se a Portugal continental, não às ilhas. Aí certamente se queimou fóssil.

  20. Avatar de José Silva
    José Silva

    Boa noite, devo informar que essa informação é mentira (ou devo dizer incorrecta), o estado português (Portugal) é constituído por continente e regiões autónomas (Açores e Madeira) e nas regiões autónomas a produção eléctrica não foi 100% renovável.

  21. Avatar de rand
    rand

    Excelente noticia, era interessante fazerem este mesmo teste durante a segunda metade do mês de Julho e a primeira metade do mês de Agosto e ver se mantinham o resultado.

  22. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
    Estou a usar o w10 porque fui obrigado

    4dias? não notei nada, os impostos sobre o kwh continuam a ser os mesmos

    1. Avatar de xpto
      xpto

      ninguém te obriga a usar w10 a menos que sejas nabo.

  23. Avatar de 2baba
    2baba

    “Portugal investiu na sua rede de energias renováveis” certo/confere, “está já a tirar proveito da infraestrutura criada” errado / os chineses é k estão a ganhar com o investimento publico…

    1. Avatar de xpto
      xpto

      ERRADO !!!… A rede de energias renováveis não é só da edp (ex: detém APENAS cerca de 1/3 das eólicas), e não foi investimento público (por alguma razão a edp tem uma dívida de 17000M€). Por outro lado, actualmente APENAS 40% dos lucros de edp vêm de Portugal, e os chineses detêm APENAS 21% da edp.
      A ignorância que grassa em tantos dos comentários que por aqui se vê é imensa…

  24. Avatar de joao ramos
    joao ramos

    Ok, agora a razão que me trouxe a esta pagina e que não consegui ler em lado nenhuma, aqui vai a pergunta mágica….
    Porque só 4 dias de energia renováveis?

  25. Avatar de Bruno Cardoso
    Bruno Cardoso

    Só um aparte… sabem para onde vai a energia que não é consumida por nós Portugueses?

    Vai para a Espanha…. mas o mais incrível é que vai a custo ZERO!!!!

    E depois eventualmente acabámos por importar energia de lá…

    FORÇA PORTUGAL!