Apple reduziu tempo de avaliação das aplicações da App Store

41 Comentários

A Apple tem apostado em renovar a imagem dos seus serviços, ao mesmo tempo que procura limar as arestas que não estão a funcionar bem.

Um dos que tem estado a preparar-se para sofrer alterações profundas é a loja de aplicações e uma mudança parece estar já a acontecer. Os tempos de aprovação de aplicações diminuíram drasticamente.

App Store

Uma das maiores queixas dos programadores de aplicações para iOS era o tempo que a Apple demorava a verificar e validar as aplicações que eram submetidas na App Store.

Sendo estas aplicações avaliadas de forma semi-automática, não se compreendia a razão por estas avaliações chegarem a demorar 10 dias, valor medido há um ano atrás. O esforço da Apple tem sido notório e depois de em Dezembro de 2015 esse tempo ter estado em 5 dias, os valores gastos agora rondam os 2 dias.

Não sendo um valor que a Apple comunique publicamente, os dados que sustentam esta nova forma de trabalhar da Apple foram recolhidos e apresentados pelo site AppReviewTimes.com. Estes tempos estão a ser usados tanto para as aplicações para iOS como para OSX.

App Store Tim Cook

Ao conseguir tempos menores de aprovação de aplicações, a Apple consegue ter uma oferta ainda maior, aumentando naturalmente a disponibilização de diferentes aplicações e consequentemente um maior retorno financeiro.

A mudança da Apple na App Store faz parte de um plano maior para revitalizar ainda mais a loja de aplicações e a sua rentabilidade. Este foi um processo iniciado há alguns meses e que está agora a ser provado com os resultados financeiros da Apple. A maior fatia de lucros veio dos serviços que a empresa disponibiliza aos utilizadores e onde a App Store está presente.

Estas mudanças na App Store vão continuar a ser preparada para que em breve sejam apresentadas. A ideia da Apple é tornar esta sua loja de aplicações mais atraente e ao mesmo tempo conseguir dela retirar lucros ainda maiores.

via Bloomberg

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    O IOS é muito limitado; fica bom só com jailbreak. Tenho um ipad está correndo a ultima versão do IOS. E sem jailbreak fica dificil…

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      se querias perder tempo a mexer no SO ias para android. ios é para quem quer perder tempo com as apps e não com o SO.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Falas mal de tudo! Para ti só o Android é que é bom!
      Hater da Microsoft e da Apple!

  2. Avatar de rui
    rui

    Uma vez tive uma aplicação 19 dias à espera para ser aprovada. Aprovaram, mas demoraram. Na Play Store ficou praticamente de imediato.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Daí a quantidade de apps falsas e maliciosas que chegou a haver na Play Store (creio que felizmente tem diminuído). O tempo que a Apple demora dá uma maior garantia da segurança das apps que entram na App Store. [Nota para quem vier dizer que existem apps dessas na App Store: eu disse maior garantia, não disse garantia absoluta]

    2. Avatar de Bacalhau
      Bacalhau

      Na AppStore tem verificação manual, na PlayStore não.

  3. Avatar de Antwin
    Antwin

    há algumas coisas neste artigo que fazem confusão.
    É por não serem avaliadas exclusivamente de forma automática, envolvendo análise humana, que sempre se compreendeu o tempo que demorava a aprovação.
    A maior fatia de lucros e receitas vem das vendas de iPhones, não dos serviços para os quais apenas se sabe as receitas.
    Se existe um possível benefício a médio prazo por satisfazer as necessidades dos programadores, existem também muito provavelmente custos imediatos para a Apple com a loja para conseguir melhorar a avaliação. Não é certo que com isto dê mais benefícios directos na actividade da loja, mas é provável que melhore a satisfação dos programadores e clientes com todo o ecossistema da Apple, o que tem influência nas vendas de equipamentos também.

  4. Avatar de Limbus
    Limbus

    Será que é desta que o Nuno Agonia vai poder publicar aplicações apesar de “ter demasiados videos sobre Android”?
    Estas políticas ridículas da Apple são no mínimo desleais.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      Desleais? a loja é deles, fazem o que quiser dela. Tem política de utilização, só aceita quem quer. Pelo menos quando uma app é recusada lá ficas a saber direitinho o porquê ainda te mandam links para corrigir. Na google passa tudo…nem imaginam como é fácil retirar os vossos dados duma app free, que em 20 m fica aceite pela google.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Engraçado… o SE da Google não é dela? Mas aposto que aplaudiste quando foi sancionada por “fazer o quiser dele”, concorrência DESLEAL.

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          és capaz de mostrar onde é que a Google foi sancionada por políticas de aprovação de aplicações da sua loja?

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            SE = Search Engine= Motor de busca

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            SE te pões a escrever com siglas dessas sem contexto, não deve ser para te compreenderem.
            O que a Google fez com o motor de busca tem muito pouca comparação com uma regra predefinida e pública na política duma loja.

          3. Avatar de Limbus
            Limbus

            Sim o Google, não tem “Tem política de utilização, só aceita quem quer.”.

          4. Avatar de Antwin
            Antwin

            És capaz de mostrar que regras da política de utilização do motor de busca levou a Google a ser sancionada?

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          O SO é da Google, os telemóveis, não!

        3. Avatar de Paulo
          Paulo

          E não faz?

          Porque é que no YouTube, está-me sempre a recomendar “This is why I don’t use Apple products”, “Did Apple invent anything?”, e outras m***s?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Para quê, para por os videos do YOUTUBE dele?

      Para isso já existe a App do YouTube!

      Na AppStore, é só para Aplicações a sério, não é para ringtones e wallpapers, como no Android.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          A primeira aplicação não são ringtones, é uma App para fazer ringtones!

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Ah! Então é uma “aplicação a sério”! 😀

  5. Avatar de Bacalhau
    Bacalhau

    “A maior fatia de lucros veio dos serviços que a empresa disponibiliza aos utilizadores e onde a App Store está presente.”

    Fiquei a saber que o iPhone é um serviço…

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      Bacalhau, vai lá aprender a ler que mal não te faz.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        deverias perceber ironia. a maior fatia de lucros da Apple não veio dos serviços mas da venda de iPhones

        1. Avatar de Joao Peixoto
          Joao Peixoto

          Bem afinal sou eu que precisa de aprender a ler.
          mas, não confundir lucro com receita. de facto, os iphones são o que representam maior receita e lucro para a empresa, os lucros da empresa foram de 18mil milhoes de 75.9mil milhoes de receita. A margem de lucro de cada divisão, penso que a mais alta seja a dos serviços. Mas sim a frase do autor da notícia está errada.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            não há nada que leve a crer que a margem de lucros do segmento de Serviços seja a mais alta. A Apple tem vários custos com as lojas, entre pagar a quem produz os conteúdos, servidores, pessoal, serviços com outras empresas, etc.

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            É conhecida a marge da Apple para a música, aplicações, livros, etc.

            É 30%!

            Desses 30%, não é só lucro, têm as infraestrutura, infraestrutura de pagamentos, e o pior de tudo: impostos…

            É matematicamente impossível, mesmo!

          3. Avatar de Bacalhau
            Bacalhau

            Os valores reportados para serviços já são desses 30% apenas.

          4. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Bacalhau, os valores são uma mistura de muitas coisas. Para a loja de aplicações são só os 30% mas para outras lojas é tudo que o cliente paga. Mesmo com os 30% continua a haver outros custos para a Apple.

          5. Avatar de Paulo
            Paulo

            Que lojas é que é “tudo”?

          6. Avatar de Antwin
            Antwin

            os conteúdos no itunes

          7. Avatar de Joao Peixoto
            Joao Peixoto

            se 70% vai directo para os criadores das apps isso não é receita. a receita sao os 30% que recebe, e sao esses os 7mil milhoes, depois de pagar a todos e tudo fica a volta dos 50% visto que faz perto dos os custos associados aos servicos sao de 3.5 mil milhoes. a apple leva a volta dos 100 dolares todos os anos a todos os registados, coisa que a google so leva 25 uma vez na vida. e o normal é os servicos darem mais margem de lucro, muito mau era se fosse o contrario. a blackberry é o unico departamento que faz dinheiro. a unica que consegue competir nesse campo é a google

          8. Avatar de Paulo
            Paulo

            Que contúdos do iTunes é que a Apple leva 100%?

            Põem lá as músicas e não pagam aos autores?

            Ou é o Tim Cook a tocar violino?

          9. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Paulo, estás a confundir receitas com lucros. A Apple contabiliza nas suas receitas do iTunes 100% daquilo que é pago pelo consumidor, fora impostos. Depois desses 100% terá custos a pagar a quem licenciou os conteúdos, tal como numa loja da esquina contabiliza os pagamentos feitos pelos clientes e depois tem os custos com o pagamento aos fornecedores.
            A loja de aplicações é que tem contabilidade diferente, pois o modelo de negócio é diferente. Funciona mais como um intermediário, com a Apple a receber uma comissão pela venda.

        2. Avatar de Antwin
          Antwin

          @ Joao Peixoto, estás enganado. Os 6mil milhões e não 7, são uma mistura de muitas coisas. A loja de aplicações contabiliza só a comissão da Apple, mas as outras contabilizam tudo o que a pessoa paga, com a Apple a ter que pagar à volta de 70% a quem fornece os conteúdos. As receitas da loja de aplicações devem ser cerca de 30% do segmento de serviços da Apple, de modo que muito dificilmente tem margens de 50%

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            não compreendo o que é que pretendes mostrar com esse link. Não diz nada que sirva para confirmar o que disseste ou desmentir o que escrevi.

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não sabe ler este gajo, enfim…

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ paulo, serás capaz de ser mais claro?

  6. Avatar de LG
    LG

    Lembro me dá Pebble teve atualizações rápidas (semanais) mas quando o Apple Watch foi lançado, começaram a esperar umas 3 semanas… That’s weird

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Nunca teve, e quando se queixaram, foi só espetáculo, não são os únicos que estavam na fila.