Como instalar o SBManager no Ubuntu 10.04

8 Comentários

Faça a gestão do seu iPhone no Ubuntu 10.04

A informação na blogosfera sobre o SBManager é um escassa, no entanto não poderia de deixar de trazer até vós esta excelente aplicação, o SBManager.

De forma geral, o SBmanager permite-nos gerir a partir do nosso Desktop com Ubuntu o nosso iphone, mais concretamente o Springboard  (menu de aplicações do iPhone).

sbmanager_00

Uma vez que não possuo um iPhone, teve de recorrer a um amigo para realizar alguns testes. Para começar e facilitar, deixo-vos um primeiro vídeo que demonstra a interacção entre Desktop com Ubuntu e iPhone.

O próximo passo, é a instalação do SBManager propriamente dito. Para isso, descobri também um vídeo no Youtube que ensina a instalar o SBManager no Ubuntu 10.04.

Para facilitar o processo de instalação do SBManager, deixo os comandos (que permitem instalar os pacotes e respectivas dependências) e que foram testados por um colega.

Como instalar o SBManager no Ubuntu 10.04?

sudo apt-get install build-essential automake autoconf libtool libgnutls-dev libglib2.0-dev libxml2-dev libreadline5-dev swig python-dev libusbmuxd-dev libplist-dev libplist++-dev libplist++1 libzip-dev libclutter-1.0-dev libclutter-gtk-0.10-dev intltool

O próximo passo é instalar/actualizar o libimobiledevice. Para isso devem seguir o seguinte conjunto de passos:

cd ~/Downloads
wget http://www.libimobiledevice.org/downloads/libimobiledevice-1.0.1.tar.bz2
tar xvjf libimobiledevice-1.0.1.tar.bz2
cd ~/Downloads/libimobiledevice-1.0.1
./configure
make
sudo make install

O próximo passo é instalar o git (software gestor de versões)

sudo apt-get install git-core

Vamos efectuar o download SMBManager via git e proceder a respectiva complilação/instalação

git clone git://git.sukimashita.com/sbmanager.git
 cd sbmanager
 ./autogen.sh
 ./configure
 make
 sudo make install

O próximo passo é criar um link simbólico do libimobiledevice.so.1.0.1 para a pasta de bibliotecas do Linux (/usr/lib)

sudo ln -s /usr/local/lib/libimobiledevice.so.1.0.1 /usr/lib/libimobiledevice.so.1

E está feito. O próximo passo é ligar o nosso iPhone ao PC e executar no terminal o seguinte comando:

sbmanager

As barreiras que separavam o Ubuntu de outros sistemas operativos têm desaparecido nos ultimos tempos. A interoperabilidade entre sistemas é sempre um factor importante e no mundo actual é fundamental que “tudo fale com tudo”, o Android com o Iphone, o Mac com o Linux, o Linux com o Windows…

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Não conhecia esta aplicação para o Ubuntu, mas parece-me muito útil, já que a gestão das muitas aplicações que se podem ter no iPhone pode ser muito trabalhosa, usando somente o aparelho.

  2. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Comprei ontem o meu HTC Desire… estou maravilhado!!!…..

    Exemplo: Estava na cama e lembre-me que não tinha desligado o PC da sala, mas já tinha o meu PC desligado e não me apetecia levantar. Solução:

    Liguei o meu android ao WI-FI, fui ao android market, fiz o download do VNC para android (à borlix), entrei no PC da sala e desliguei-o. Tudo isto sem sair da cama. Espantoso (e ainda instalei uns joguitos só naquela…..) 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Realmente, eu também estou rendido ao meu Android A1. Há aplicações para tudo e mais alguma coisa (algumas delas já publicamos aqui no pplware, e depois a usabilidade é fantástica.
      Eu o VNC ainda não testes mas as minhas maquinas em Linux ja são controladas vias Android através do ConnectBot!

      1. Avatar de Machadix
        Machadix

        não querendo ser muito “off topic”
        Pedro, presumo que mantém o A1 em boa conta (isto após mais alguns kms de utilização)

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, estou rendido ao A1 e ao Android. Apenas aponto uma falha: a bateria, 1 dia apenas…mas sempre a realizar testes

          1. Avatar de BrunoG
            BrunoG

            continuo indeciso sobre que tlm comprar, provavelmente o A1 não irá ser compatível com froyo, não é

          2. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Não querendo fazer publicidade gratuita, até porque não me pagam para isso, o HTC Desire fica a 299.90 na Optimus no tarifário SMART 30

  3. Avatar de Romero
    Romero

    Cara, esse foi o único tuto que serviu… Parabéns

    vlw