Saíu o Fedora 13 “Goddard” – Rock It!

36 Comentários

O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux.

Depois de alguns atrasos, a equipa do projecto anunciou finalmente o lançamento da sua nova versão, o Fedora 13 que foi baptizado com o nome Goddard. Esta versão conta com muitas melhorias e algumas novidades.

O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já la vai uns anitos.

fedora_13

Segundo o site distrowatch, o Fedora ocupa a terceira posição no que se refere a preferência por parte dos utilizadores. Vamos conhecer as novidades desta nova versão.

Novidades do Fedora 13 “Goddard”

  • Melhorias a nível de suporte 3D para placas gráficas NVidia através do driver Nouveau.
  • Tempo de boot mais rápido
  • Melhorias no suporte ao Ipod
  • Instalação automática a nível de impressoras e pacotes de idiomas
  • NetworkManager agora com suporte para ligações a Internet com base no seu telemóvel via Bluetooth
  • Melhor suporte para webcams
  • Actualização para NFS
  • Plataforma Zarafa
  • Sistema de rollback com btrfs
  • Python debugging e instalações paralelas
  • Novas aplicações: Firefox.6, KDE 4.4, Gnome 2.30, Sugar 0.88, Moblin 2.2, Shotwell photo manager, Deja-dup (software backup), Pino Identi.ca/Twitter, entre outros.

Confira todas as novidades aqui

fedora_13_01

O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux, que traz tecnologia de ponta em software livre e gratuito. O Fedora é sempre livre para que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir. É concebido por pessoas de todo o mundo que trabalham em conjunto, como uma comunidade: o Projecto Fedora.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download [32bits]: Fedora 13 Desktop Edition [675 MB]
Download [64bits]: Fedora 13 Desktop Edition [677 GB]
Download [32bits]: Fedora 13 DVD [3.1 GB]
Download [64bits]: Fedora 13 DVD [3.4 MB]
Download [+ versões]: Fedora 13
Homepage: Fedora Wiki
Homepage: Fedora

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chavinhas
    Chavinhas

    Software espetacular para instalar naquele Tio/Avô/Familiar, etc que quer um computador a funcionar sem problemas, sem falhas, sem virus para as coisas que tanto gosta de fazer com toda a segurança:

    – Escrever umas cartas de reclamação
    – Usar o Netbanco
    – Ver youtube
    – Deixar os putos mexer
    – Usufruir de um sistema operativo gratuito
    – Não se preocupar com virus
    – Não se preocupar com actualizações de software e compatibilidades
    – Ler uns PDFs
    – Etc etc etc

    Perfeito, diria.

  2. Avatar de cf
    cf

    Muito bom… Usem e abusem 😉

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bom!

    PS: Só uma pequena correcçãozinha:
    “Download [64bits]: Fedora 13 DVD [3.4 MB]” Não devia ser 3.4 GB em vez de MB? 🙂

    Abraços

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Eheheh… mais grave é

      «Download [64bits]: Fedora 13 Desktop Edition [677 GB]»

      Mais de meio tera é muito giga para um live CD!!! 😀

  4. Avatar de Anon
    Anon

    qual a diferença entre o dvd e o desktop edition?

    1. Avatar de cf
      cf

      o DVD não têm o Live e trás mais software, para além de que te requer menos da RAM ao instalar. É preferível caso não tenhas net, pois tem mais software, caso tenhas net aconselho a outra, para além te teres o Live CD que dá jeito, não tens tanto software e podes personalizar ao teu gosto, sem teres lixo ou teres de o remover!

      1. Avatar de Anon
        Anon

        brigadao 😉

  5. Avatar de João
    João

    Eu acredito que um seja voltado a servidor e outro a desktop. =)
    Mas ainda sim, os dois podem ser usados como desktop pois tem aquela ferramenta apelona “yum” =)

    1. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      errado ambos podem ser usados como servidor ou como desktop, um é um live cd (desktop edition) o outro instalas de raiz.

      O live cd podes usufruir da distro enquanto instalas no disco mas depois tens que ir buscar o software todo extra que precisas.

      O “DVD” escolhes e instalas o que queres. Basicamente é a diferença.

      1. Avatar de João
        João

        Pode crer, nem sabia disso não.
        Bom saber.
        Valeu.

  6. Avatar de jmtdstoc

    Tentei instalar numa máquina virtual do “Parallels Desktop 5 for Mac” mas não consigo instalar os “Parallels Tools” que instalam na perfeição no Ubuntu 10.04.

    Alguém me poderá dar uma dica de como instalar os “Parallels Tools” no Fedora 13?

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Desculpa a pergunta (se calhar é estúpida, mas confesso a ignorância): Os Mac não “arrancam” live cd/dvd?

      1. Avatar de MS
        MS

        Arrancam. Basta ficares a carregar no ALT (ou OPTION) enquanto o computador inicia. Depois aparece-te um ecrã com o disco do mac e qualquer outro dispositivo bootavél que tenhas ligado

      2. Avatar de jmtdstoc

        Sim, arrancam.
        Mas eu necessito usar outros sistemas operativos em máquinas virtuais. Arrancar o Mac com Linux não me resolvia nenhum problema, só me fazia perder produtividade… daí precisar de instalar numa máquina virtual.

      3. Avatar de Fabio Enoc
        Fabio Enoc

        ” DoContra ” vou desculpar sim! sua ignorância, mas ele esta tentando instalar em uma maquina virtual, para vc q não sabe o q, procure por vmware, vmplayer etc….
        ” jmtdstoc ” uma dica, instale o Fedora de 32bits pois para maquinas virtual o de 64bits não comporta muito bem !

  7. Avatar de João
    João

    Qual é Moderador, você esqueceu de avisar que saiu o Slackware 13.1 =)
    Sensacional também. Só exije um pouquinho mais de tempo e conhecimento. =P

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      hahahaha, só depende do conceito de “pouquinho” 😛
      Mas perfeito é, mas sejamos sérios … o conceito é outro.

      É uma distro hardcore, para quem quer aprender o que é Linux, é uma distro boa para ser base de outras, mas para o End User … coiso e tal …

    2. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      Concordo contigo e uma grande distro. Mas há aquele inconveniente de que se puseres um user que nunca viu linux na vida no slack ele fica like. WTF????

      Lol,mas deviam postar isso também e uma distro muito importante também.

  8. Avatar de Shiryu

    Tenho de ir testar, é a minha distribuição favorita de Linux. =)

  9. Avatar de DoContra
    DoContra

    Fedora… (imaginem o Homer Simpson a babar-se)

    Grande distro! Ainda sou do tempo dos primeiros Fedora Core. Foi a primeira distro Linux que experimentei, num PIII a 350MHz com 8Gb HDD e 64Mb RAM, ligado em rede a um ambiente WIndows (empresarial, servidor NT, máquinas com 95).

    Achei fantástico ter entrado na rede, imprimido (com o kups) numa Xerox de rede, “visto” as máquinas na rede, enfim, integrar-se numa rede Windows. E tudo isso muito antes de Ubuntu (e outras “Debian based distros”) o fazerem como hoje, ou seja, com uma perna às costas!

    Acho que vou guardar também esta versão. Nem que seja para a minha (crescente) colecção de Linux. Sei lá se daqui a alguns anos não haverá alguém a perguntar «é pá alguém tem por aí o CD do xpto de 19xx?»

    1. Avatar de jmtdstoc

      Acho que querias dizer “CUPS” e não “kups”.

      O CUPS é o sistema de impressão Open Source desenvolvido pela Apple. Como não podia deixar de ser, também é usado no Mac OS X.

      http://www.cups.org

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Pois! Obviamente que me referia ao C.U.P.S., ou seja, ao “Common Unix Printing System”.

        Mas a mania dos “k” está tão entranhada que até já se estranha quando não é utilizada… 😉

      2. Avatar de faustino
        faustino

        “O CUPS é o sistema de impressão Open Source desenvolvido pela Apple. Como não podia deixar de ser, também é usado no Mac OS X.”

        No início, ele não foi desenvolvido pela Apple, mas sim pelo Michael Sweet, que começou o seu desenvolvimento em 1997, em 2002 a Apple adoptou-o como servidor de impressão do MacOSX e em 2007, contratou Michael Sweet e comprou o código-fonte.
        Pelo menos é o que reza a história, por isso só se pode considerar que é desenvolvido pela Apple a partir de 2007 e conhecendo a Apple não me parece que as versões para Linux tenham o selo da Apple a não ser nos copyright’s e afins.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      sim, ainda me lembro que tinha comprado uma revista de linux na faculdade e vinha la o Fedora Core 1, meu deus, a noite corri no meu p1-166mhz com 48mb de ram, e la foi arrancando, devido ao facto de so ter 2mb de grafica, fiquei em modo vesa.
      Foi emgraçado este meu primeiro, ou segundo contacto com linux, mais a serio.vao la ja uns bons anos…o tempo passa a correr.

      cmps

  10. Avatar de JC
    JC

    “Segundo o site distrowatch, o Fedora ocupa a segunda posição..” Não será a 3ª posição?

    E quanto à 2ª imagem que aparece no artigo: isso não é o gnome-shell? Pois, não é esse gnome que os utilizadores vão ver aquando da instalação fresquinha, certo? É o gnome 2.30.

    Quanto ao fedora em si, já gostei há uns bons anos quando ainda se chamava Red Hat (ainda tenho cds do 5.1 eheh) mas agora já há coisas mais polidas, Ubuntu por exemplo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podemos considerar a 2º posição, já que Ubuntu e Mint é quase a mesma coisa :). Por momentos, acho que olhei para a tabela de cima.

      1. Avatar de delaorden

        Pedro,tem uma diferença,que para mim,que sou novato em Linux,faz toda a diferença entre Ubuntu e Mint 9, é que o Mint 9 não precisa instalar flash bastando rodar o live cd e ja roda video com som e tal.Para os novatos é uma diferença.Eu tentei instalar o flash player no Ubuntu e não conseguí,tive que recorrer a um tuto aqui mesmo no Pplware. Valeu amigo

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Instalas o Flash no Ubuntu, como instalas no Windows.

          Não compliquem :b

          1. Avatar de delaorden

            não aceita……..

          2. Avatar de delaorden

            claro que para você,tudo pode parecer facil,mas se assim fosse o Pplware não faria um post sobre o assunto
            https://pplware.sitedev.pt/linux/instale-o-flash-player-no-ubuntu-10-04/

  11. Avatar de delaorden

    Estou baixando desde o inicio da tarde pelo torrent,mas esta algo lento.Gosto de testar as distros mais populares.Outro dia baixei,e gostei mais que do Ubuntu,embora seja baseado no mesmo,o Mint 9 Isadora….muito legal mesmo.Recomendo para quem ainda não baixou.
    Valeu,felicidades e boa sorte na copa…..

    1. Avatar de jmtdstoc

      O download directo dos servidores (sem torrent) é MUITO mais rápido.

  12. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Bom, eu baixei a versão Download [32bits]: Fedora 13 Desktop Edition [675 MB] em 10 minutos, passei para um pen, no Ubuntu 10.04 através do Unetnootin e já experimentei ontem à noite, no meu portátil. Estava curioso em relação à novidade (NetworkManager agora com suporte para ligações a Internet com base no seu telemóvel via Bluetooth) e garanto-vos que não fiquei desiludido. Experimentei com o meu Nokia E71 e naveguei a 200 e tal kbps de velocidade. Com um sony ericson walkman as coisas também parecem funcionar, mas com um PDA Asus P320, Windows Mobile, não consegui. A microsoft é sempre a mesma treta. Já agora, existe forma de navegar num telemóvel por bluetooth?
    Neste momento estou a instalar o Fedora 13 no disco do meu desktop., utilizando a mesma pen e o cd com o sistema PLoPLinux-v4.0.6 para a bios aceder à USB. Correu bem e já estou a actualizar 104 pacotes.

  13. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    oftopic:
    Clonezilla Live 1.2.5-17 😉

    cmps

  14. Avatar de rui_
    rui_

    ” Seleciona Partiçao
    Que partiçao e em que dirct. nessa partiçao é q encontram as imagens de instalaçao do Fedora? Se nao vê o disco q qer utiizar listado, carregue f2 p configurar mais dispositivos.”

    Pelo o q percebi é para dizer ao pc onde é q está a imagem correcto?

    Mas como o faço?

    RuiFaria.