A partir de 29 de Julho actualizar o Windows 10 vai custar $119

124 Comentários

Uma das maiores dúvidas que estava associada ao Windows 10 era se a Microsoft manteria a decisão de terminar a oferta da actualização para este sistema operativo.

Várias vozes apontavam como certa a manutenção da oferta por tempo indeterminado ou num novo modelo de disponibilização. Mas a Microsoft veio agora a público e esclareceu de forma definitiva este ponto. A actualização para o Windows 10 vai custar 119 dólares já a partir de dia 29 de Julho.

Windows 10

Há algum tempo que se fala da continuação ou não da disponibilização da actualização para o Windows 10. A Microsoft desde que o lançou que alertava que este seria gratuito apenas durante um ano e que após esse período seria pago.

Com a data a chegar, a Microsoft resolveu agora esclarecer de forma cabal todo o processo e revelar, finalmente, o preço que a actualização vai ter.

Vão ser 119 dólares o valor a ser pago por quem quiser actualizar a sua versão do Windows para a mais recente. Segundo a Microsoft o processo será mantido da mesma forma, com a única alteração a ser o pagamento.

https://youtu.be/wVo9Vdpk23g

 

O preço que agora foi definido é igual ao que é actualmente praticado na compra de um novo Windows 10, ficando por isso a actualização ao preço de um sistema novo. Estes preços apresentados são para a versão Home, a mais básica de todas.

É por isso urgente que quem ainda não realizou a actualização para o Windows 10 que a faça. Já faltam menos de 3 meses para a data limite.

Está assim esclarecida uma das maiores dúvidas que estava presente nos utilizadores que ainda mostravam algumas reticências em realizar a actualização.

 

Windows

Comentários

124

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Ainda faltam 3 meses para acabar com aquela chaguice do actualize quer queira quer não =(

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Pensas que eles vão parar?

      Continua na mesma, só que agora descontam-te 120€ no cartão de crédito!

      1. Avatar de Luis M.
        Luis M.

        Apanham o nº do cartão por telepatia.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          LOOOOOL!

          Nem os fanboys da Microsoft se lembram que existe a loja de aplicações para Windows!

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            E precisas de nr de cartão para usufruir da loja? Sinceramente…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Donde ési.

          3. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Tanto quanto sei eu tenho uma conta MS que não tem associado qualquer tipo de cartão/paypal. O mesmo se passa com a Google. Ao contrario está a Apple que, se não tivesse criado no iPhone, era obrigatório inserir um cartão de credito para finalizar a criação de conta.

          4. Avatar de Tomás
            Tomás

            PeFerreira98, podes criar uma conta para a loja no Mac sem inserir um cartão de crédito ou outro cartão qualquer. Até podes criar uma conta Apple ID num browser sem que te peça por um cartão.

          5. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            No browser estava sempre a pedir cartão. O mesmo aconteceu no iTunes. Só consegui mesmo criar a conta sem cartão num iPhone :/

          6. Avatar de Tomás
            Tomás

            PeFerreira98, no browser tanto quanto eu sei não te pede cartão, e em qualquer conta sem pagamentos activos podes sempre remover o cartão.
            Num Mac se fores à loja de aplicações ou no iTunes clicas numa aplicação gratuita e partir daí podes criar uma conta que também não te pede nenhum cartão.

          7. Avatar de Tomás
            Tomás

            para ser mais correcto, dá-te a possibilidade de não inserir nenhum cartão.

      2. Avatar de RubenS
        RubenS

        Vou já cancelar a minha conta no banco!

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Eu já não tenho, actualizei e acabou. Por vezes não entendo este atrito à mudança.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O Windows 10 é um pesadelo a nível de privacidade. Para mim é razão suficiente para não mudar.

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          só o windows 10?? lol pessoal com a mania da persiguição e depois põe tudo no facecoiso

          1. Avatar de Balearic Soul
            Balearic Soul

            +1

          2. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            Não é só o windows 10, mas o windows 10 é o que tem mais problemas a nivel da privacidade. se é mais seguro? não me acredito, pois até a coitada da Cortana já é alvo de virus…
            se querem ter privacidade, o melhor é a empresa Apple, mas se querem coisas gratis e que são utilizadas em tudo (maioria dos data centers e servers) utilizem o Linux, desde que instalem tudo apartir da central de programas não há grande risco de virus, pois tudo na central é verificado e certificado.

          3. Avatar de APereira
            APereira

            @Khidreal

            Sao todos iguais, Apple ou Microsoft…tudo o mesmo.

        2. Avatar de kekes
          kekes

          Assim como o Gmail, o Facebook, Android, iOS, e outros serviços e de certeza que usas e fazem coisas piores… Isso não é razão. Alem que o Windows 10 está muito seguro, o que na minha opinião é perferivel, pois tenho mais medo actividades “malignas”.
          Sabes aqueles botões de partilhar do Facebook, Google+, etc? Pois, graças a isso eles têm um melhor historico de navegação que o teu browser, e conseguem identificar-te como individuo mesmo sem tu teres conta.

          1. Avatar de Bacalhau
            Bacalhau

            Explica lá essa do iOS..

            Podes meter esses todos no mesmo saco, a Apple não precisa de vender ou usar os dados dos utilizadores para vender iPhones e Mac’s…

          2. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            essa das atividades malignas LOL…
            desde o momento que violam a tua privacidade isso já é uma atividade maligna… daqui a alguns anos tás com o teu Windows 16 todo XPTO na casa de banho e a MS tá-te a ver a fazer as necessidades não? o quê? vai ter uma aplicação nativa do tipo: “vamos tirar uma foto às tuas necessidades para ver se estás saudável?” e depois aparece a tua necessidade num forum qualquer a dizer: “Olha aqui a necessidade do kekes”

            isso pra mim é invasão de privacidade, e invasão de privacidade para mim significa invasão de liberdade… nunca permitirei que alguém me tire a liberdade. quero um dia estar em minha casa e beijar a minha esposa sem que ninguém saiba LOL.

            no que toca aos botões das redes sociais, já existem extensões que as desabilitam, eg. Adblock plus

          3. Avatar de Kekes
            Kekes

            Bacalhau, fia-tr na virgem e não corras, eles não vendem directamente mas indirectamente sim, de forma a optimizar venda de serviços, etc.
            O registo de padrões e usos dos utilizadores é fundamental hoje em dia para estas empresad

            Khidreal sai entao da internet. Além que podes desactivar muitas questões de privacidade do Windows 10. Acho engraçado quando vejo gente super a fã ir da privacidade ver no telemóvel ele a contar passos, dar descrições do lugar donde estas, etc e achar isso uma maravilha sem pensar como eles fazem isso.

          4. Avatar de Tomás
            Tomás

            Kekes, informações da conta dum serviço para usufruto do utilizador ou a telemetria para melhoria interna da tecnologia não é vender informação. A informação pessoal na Apple não é partilhada com terceiros, e o sistema dá ao utilizador o poder sobre a telemetria que pode ser recolhida no aparelho.

        3. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Acho muito caricato que as pessoas querem tudo gratuito (email, cloud, sistema operativos, jogos, etc) e acham que nao devem dar nada em troca. E mais, se os dados sao apenas anónimos e apenas a info que apps usam mais, que sites usam mais, que objectos compram mais para estatística, etc e com isso poderem oferecer-vos esses servicos, qual o vosso problema?

          E o Win 10 é um sistema operativo que une Hardware e Software de muitas geracoes, é fácil e rápido e custa apenas 2 jogos de consola. Acho também muita piada que toneladas de gente dao 60€ várias vezes ao ano por jogos de consola, e pesa-lhes dar 120€ por um SO desta envergadura. Mas ok, sao prioridades…

          Acho é que ainda há muitos inocentes que acham que ao terem uma ligacao de Internet mas porque usam OSX ou Linux ou iOS que nao fogem dados, seja via SO ou Apps/Sites que usam….

        4. Avatar de RubenS
          RubenS

          Tanto Windows 10 como outro sistema, aplicação ou serviço a privacidade é a mesma treta. Essa história já não pega, se pensam que estão seguros fora do Windows 10 estão bem enganados, Google, Facebook, Apple, etc etc roubam mais privacidade do que pensam. Implicaram com esta e agora é um tal cuspir para o ar…

          1. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            nã é bem assim, existem empresas que valorizam a privacidade e segurança. temos por exemplo algums desenvolvedores de OS Linux focam-se na privacidade, outros na segurança intrusiva, outros na quantidade de funcionalidas, outros numa balança ente segurança, privacidade e features, outros focam na segurança defensiva, etc. falo no linux porque neste mundo existe de tudo, não são só 10 ou 15 versoes como o windows, são centenas! claro que software gratuito sempre irá ter pub ou irá envirar estatisticas anonimas, mas pago? isso devia ser proibido!

        5. Avatar de Portimão
          Portimão

          A Microsoft quer lá saber da tua vida para alguma coisa… LOL

          1. Avatar de KillerX
            KillerX

            Não é bem assim a Microsoft quer é usar a tua vida para proteger do estado Americano, a Microsoft já defendeu os direitos humanos e os Americanos violaram as regras.

        6. Avatar de anónimo
          anónimo

          Queres privacidade? Apaga todas as contas que tens, tanto facebook, gmail, etc. Desliga o telemóvel, pois as chamadas que fazes ficam gravadas. Ahhh e fala baixo, pois os vizinhos podem estar a ouvir.

        7. Avatar de Paulo
          Paulo

          Muda para Linux e estás salvo…cof….cof…,estás a escrever isso num Android?

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Eu também não entendo o motivo da aversão á mudança… Mas é sabido que se andássemos á vontade de algumas pessoas, ainda andávamos a caçar com paus e vestidos com peles.

        O que vale é o mundo vai andando, mudando evoluindo, com eles ou sem eles…

        1. Avatar de Bacalhau
          Bacalhau

          Eu acho que tens razão…

          Mas acho bem feito à Microsoft!

          A clientela deles são as pessoas que têm aversão à mudança, porque aprenderam Windows na escola, porque Word é que é bom, porque o Internet Explorer é que é a “Internet”, etc. etc. etc.

          Muita gente até podia e estava bem mãos satisfeita com um Mac… mas têm medo de não saberem usar o OS X…

          1. Avatar de KingDi
            KingDi

            És calhau como tudo!!! Não tires as palas, não…
            É com cada ignorante a pensar que a Apple (OSX/iOS) é perfeita, ao ponto de pensarem que não recolhe informação como a Microsoft/Windows. Realmente dás muita piada (Ba)CALHAU xD

          2. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            em parte bacalhau, estás correto! em 1º lugar, MAC OSX não é o mais seguro, não existem tantos escandalos sobre aversão à privacidade dos clientes, mas que os há, há.
            em segundo lugar, gostaria de salientar que, como tu disseste e bem, muita gente aprende a mexer em Windows na escola, e aprender outra vez tudo de novo é uma porcaria!
            em 3º, word é que é bom, bom demais até, bom ao ponto de que não uses 50% de todas as features do Word por exemplo… maioria das opções do Word estão escondidas, como o menu de desenvolvedor por exemplo onde podes criar formulários e menus drop down… para isso recomendo o Kingsoft office, cara chapada do Office 2013 e tem tudo o que um word devia ter, nem a mais nem a menos (para utilizador comum)
            para finalizar, não concordo com o que disseste sobre o Mac. se é pra usar o PC diariamente para ir às redes sociais, fazer pesquisas etc, acho que linux é melhor. O ubuntu está bastante bem, tem apenas 700MB (se não me engano), cerca de 25% do tamanho do Windows 10. é bonito e tudo mais, e tem a central de programas, onde se baixam programas sempre oficiais que sao verificados por virus… instalando um antivirus e sacando tudo pela central, será muito improvável que se apanhe algum virus (digo eu, n sou expert)

          3. Avatar de Kekes
            Kekes

            A uns tempos ubuntu no unity tinha publicidade dirigida dependendo do que procuravas…

          4. Avatar de Khidreal
            Khidreal

            @Kekes
            o pá mas ao menos o ubuntu é gratuito, eles têm que fazer dinheiro também para manter o projeto vivo… agora companhias como a MS ou apple a fazer isso? como disse anteriormente, devia ser proibido.

      3. Avatar de Danny
        Danny

        Muita gente esta mais familiarizado com o 7 e prefere o 7 e pronto, muda só quem quer, e o 10 em certos pc’s da problemas como num que eu tenho que é recente, mas funciona perfeitamente num mais antigo. Eu tenho o xp, 7 e o 10, e digo as vezes quero fazer certas coisas que no 7 eram mais simples e no 10 acabo por ter mais trabalho.

        1. Avatar de Bacalhau
          Bacalhau

          A Microsoft não quer isso, porque assim não vende App’s na AppStore deles, e os clientes não se vão habituando à evolução do Windows, ficando ainda mais estagnado e preso ao passado.

          1. Avatar de Danny
            Danny

            Eu nem abro AppStore. As pessoas não ficam presas ao passado muita gente usa por exemplo ultima versão do photoshop ou outro software mas prefere usar ainda o Windows 7

      4. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        O atrito é porque eles mostram o aviso, mesmo a quem não pode usufruir da actualização porque o hardware é antigo, e porque não dão hipótese da hipótese dizer que não definitivamente nos tais avisos de oferta da actualização.

  2. Avatar de irlm
    irlm

    faltou uma feature que ele não disse, e que eu admiro no Windows 10 (para quem é Insider), o Windows Feedback.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Não é só para Insider 😉

  3. Avatar de Martins
    Martins

    Actualizar o windows 10? Ou actualizar para Windows 10? Penso que o título está errado.

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      Concordo plenamente. Assim ainda vai haver gente que vai pensar que as atualizações DO Windows 10 vão passar a ser pagas e não é nada disso que se trata.
      A atualização PARA o Windows 10, a partir de um SO elegível, é que vai passar a ser paga, após o ano que a Microsoft ofereceu.

  4. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Desde 2009 que basicamente só uso OS X para tudo.
    Adorei o Windows 7 e devo dizer que estou a gostar bastante do Windows 10, para algumas tarefas específicas.

    O WIndows 10 é um Windows 7 com “roupagem” de uma versão Alpha do Windows 3.1. Mas é muito agradável de usar. Só falta acabarem de vez com o “Control Panel” e passarmos a ter só o “Settings”.

  5. Avatar de Branets
    Branets

    tenho o windows 7 e nao quero atualizar.
    Como faço para ter a key do win 10 ?

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Se estás a espera de uma “key”, esquece! A activação é feita a base do id do teu hardware (a chamada “Elegibilidade digital”) e que fica gravada na base de dados da Microsoft. Sem a actualização feita, isso nunca vai acontecer (a activação), a não ser que compres uma “key” Windows 10 🙂

      1. Avatar de 
        

        e nao estraga o sistema de recuperação do portatil?

  6. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Como atualizar para o windows 10 de forma gratuita a partir do 29 de Julho:
    http://www.neowin.net/news/fyi-how-to-get-a-free-upgrade-to-windows-10-after-july-29

    Basicamente fazes um upgrade agora, ficas com uma licença atribuída ao teu pc e depois fazes uma recuperação para o sistema operativo anterior.

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      Tanto trabalho para que? Quem não quer ou ainda não instalou o Windows 10 até agora, de certeza não vai querer depois de 29 de julho.

  7. Avatar de kekes
    kekes

    Advinho uma explosão de actualizações nos dias previos a este periodo.

    1. Avatar de JHGouveia
      JHGouveia

      Será bem por aí mesmo

  8. Avatar de hmmn
    hmmn

    enquanto não resolverem o bug alt tab não mudo

    1. Avatar de Quintasx
      Quintasx

      que bug?

    2. Avatar de Rui Filipe Fernandes Cardoso
      Rui Filipe Fernandes Cardoso

      Que bug?

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        é só pesquisar no google que la mostra o que estou a falar

    3. Avatar de rui
      rui

      Mas qual bug? Metes isso nos artigos todos em que se fala de windows. Formata o pc com o 10 de forma limpa e tira os drivers dos sites oficiais e não com programas ou daqueles sites que dizem juntar os drivers todos num só sítio, e não tens sequer 1 problema.

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        nada haver. é um bug do windows 10

    4. Avatar de KingDi
      KingDi

      Cá para mim o “bug” é do teu teclado xD

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          Deves de ter um Windows defeituoso, então LOL. Ou então não deves de saber mexer nas coisas… até porque não tenho esse “bug”, como nunca ouvi falar em tal coisa! Enfim…

          Já agora, diz lá o que era suposto acontecer com o “alt tab” e que não acontece ou lá que seja.

          1. Avatar de hmmn
            hmmn

            para dar paleio sabes. pesquisar não? vai la procurar agora tu o bug

          2. Avatar de KingDi
            KingDi

            Repito e volto a dizer: Não tenho nem nunca tive esse “bug”.
            Darem a culpa de todo os problemas que acontece ao SO, é engraçado, quando muitas das vezes a culpa é do mau uso que dão à maquina. Enfim…
            Se isso é ou foi um bug, há a app que se chama feedback, para ser reportado e para futuramente ser corregido, se realmente existe/existiu.

        2. Avatar de Daiquiri
          Daiquiri

          és capaz de responder “nop” mas fundamentar qual o bug está quieto xD

          1. Avatar de hmmn
            hmmn

            para papinha feita querem sempre. para mandar bocas já são os maiores. https://www.google.pt/webhp?hl=pt-PT#hl=pt-PT&q=windows+10+alt+tab+bug

          2. Avatar de JJ
            JJ

            @hmmn… sinceramente nem percebi bem o problema, dessa tal “pesquisa”. É que fiz, agora mesmo, o que alguns dizem não conseguir fazer e tudo correu como normalmente.

            Uns dizem que ao fazer Alt+Tab não muda para a janela anterior… mas no meu PC funciona.
            Outros dizem que não funciona quando esta em fullscreen… mas no meu PC nunca tive problemas, alias isso dependera sempre do programa que esta a usar, visto que alguns programas não aceitavam essa combinação de teclas, mas isso já é algo que ocorre em versões anteriores do Windows.

            Portanto, afinal qual é esse tal bug? É que eu ainda não vi bug nenhum ao utilizar o Win10.
            Tu por acaso já instalas-te e usas-te o Win10 (como deve de ser) para testares, ou andas a reboque de supostos bugs que lés pela net?

            Existe coisas que eu não percebo é que quase 90% dos problemas/bugs que ouço falar do Win10 (e anteriormente do Win8) eu nunca os tive… Será que tenho uma versão especial e não sei?

    5. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Existem vários bugs de alt tab uns mais estupidos que outros e o melhor, ate hoje não tive nenhum xD
      Não podes detalhar esse teu tal bug?

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        isso acontece nos jogos é raro mas acontece. é só ir testando e vão ver que têm esse tal bug. coisa que a microsoft já deveria ter corrigido

          1. Avatar de KingDi
            KingDi

            Já agora, nada! Os utilizadores são avisados que, como é sabido, que nas actualizações que são feitas automaticamente, que o SO escolhe uma hora, com base da inactividade do PC, para instalar-las. Se não dão ouvidos ao/s aviso/s para mudar para outro tempo (hora), o problema é do utilizador, não do SO.

    6. Avatar de anónimo
      anónimo

      Bug ou não, tiveste azar, o sistema não pode trabalhar a 100% em todos os computadores, mesma coisa acontece com o Android.

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        aqui se fala em windows e não android

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Diz antes assim, acontece com todos os SO desk e mobile. Não há SO perfeito.
        Agora só fico admirado de como uma pessoa evita de usar um certo SO por causa de um bug que acho que ninguém ainda percebeu muito bem qual é (ou se existe)

    7. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tens de por mais tabaco.

  9. Avatar de André Dias
    André Dias

    Eu ja fiz uma instalaçao limpa do windows 10 há algum tempo e tenho o ISO numa pen pronto para fazer boot, por isso não há problema que seja a pagar, xD.

  10. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Atualizar PARA o Windows 10, não “o Windows 10”. As pessoas ficam confusas desnecessariamente por causa de gralhas deste género…

  11. Avatar de sakura
    sakura

    vale a pena havizar o ppl?……
    não o windows 7 é que é bom ok…….
    todas as maquinas que deviam fazer o upgare já o deviam ter feito…… hoje a MS já esta noutra faze……….. não evolurir e uma morte lenta………. (TI).

  12. Avatar de David
    David

    Como foi dito o grante problema deste sistema é mesmo a questão da privacidade. Não interessa se outros o fazem ou não. O que interessa para aqui é o windows.É como vocês terem cameras na vossa casa a vos vigiar. O windows 10 é isso mesmo. Ninguém sabe ao certo o que ele faz mas sabemos que faz muito mais do que imaginamos. Claro que a Apple é velha nesta lide…

    Para aqueles que dizem que é a evolução bla bla bla… não vejo evolução nenhuma. O que vejo é uma violação à privacidade. Não venham com a história de evolução para aceitarem a violência que vos querem impor.

    Sim o windows é um grande sistema operativo porque soube guardar os cerebros com muito dinheiro. Talvez se o capitalismo não fosse tão selvagem teriamos mais cerebros e mais “evolução”. O problema é que o conhecimento está fechado em poucas mentes. Vocês papam o que eles vos servem mas não podem aprender com o que está na vossa frente.

    É por isso que defendo o linux. Eles que ponham a atualização num certo sitio…

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Tu defendes o Linux mas a distro nao foi feita por ti a que usas presumo eu e nao fazes ideia do código que está lá metido nos milhares de linhas, nem nas Apps que usas. Mal tu sabes se há alguma App ou código da Distro que envia dados teus, mas tu fiado que por ser Linux que nao há lá pelo meio um par de linhas de código malígnas.

      Continuo a dizer: ninguém é obrigado a usar Windows ou OSX ou Linux. Se alguém anda com os azeites e ou insatisfeito com algum deles, tem opcao.

      Eu uso no meu Asus ROG G20 (i7 6700, 16 GB RAM, GTX 970 4GB, SSD e HDD) Windows 10, no Surface Pro 3 Windows 10, num tablet Atom z3735G com 1 GB RAM e 16 GB eMMC Windows 10 e Zero stresses. Muito muito bom como nenhum SO que já vi. Mas opinioes há para todos os gostos.

      1. Avatar de David
        David

        A diferença Mylittle é que pelo menos dão-nos oportunidade de ir lá ver se tem ou não alguma linha de código má intencionada. Transparencia. É verdade que até ao dia de hoje não sei nada de programação. Mas sinto-me mais seguro saber que tenho pelo menos a oportunidade de ir lá ver.

        Além disso como o código é aberto muitos estudantes e profissionais verificam.

        Já no windows eles não te dão qualquer ipotece.

        Ninguém está a obrigar-te usar linux. Podes usar windows. Há quem viva uma vida inteira escravo e nem imagina que o é. Não tens stresses porque não perdes 1 segundo da tua vida a pensar sobre o assunto de privacidade. Talvez sejas daqueles que acha a casa dos segredos normal. Gostos são gostos, aceitar a invasão não é um gosto é uma inconsciencia.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          “É verdade que até ao dia de hoje não sei nada de programação. Mas sinto-me mais seguro saber que tenho pelo menos a oportunidade de ir lá ver.”

          Sabes… o problema é esse mesmo. Essa sensação que se pode verificar quando se quiser e depois… pimba…

          É a mesma coisa dos emails… eles mandam o email que parece que vêem de uma pessoa amiga. O utilizador fica tranquilo porque sabe que essa pessoa amiga não manda nada de mal… e depois… já se sabe a historia.

          Tem mais a perder uma Microsoft/Apple/Google, de andarem a fazer coisas ilegais, do que um indevido ou grupo de indevidos que fazem uma distro Linux e a distribuem por ai. Se der barraca, desaparecem assim como apareceram.

    2. Avatar de censo
      censo

      Mas qual é afinal a questão da privacidade? O que é que o Windows pesca da tua vida? Diz lá sem me remeter para o Google.

    3. Avatar de JR
      JR

      Tu és mesmo daqueles casos perdidos com quem não vale a pena perder tempo. Força aí na tua cruzada. Tu tens provas/dados reais que provem o teu delírio ou leste num fórum? Até acredito que MS faça isso à questão é que a malta como David fala com base em rumores e isso é estupido.

      1. Avatar de David
        David

        Estupido é o teu comentário!! Isto é como a politica, quando te falam nela pensas que não tem nada haver contigo. É a mesma coisa com a privacidade. Não consegues sentir o quanto é importante. Eu é que não vou perder tempo contigo porque nem sequer metes-te no google para veres que não são rumores. Pesquisa! Até o pplware já escreveu sobre o assunto N vezes. Mas se queres mais credebilidade vê a imprensa internacional que por acaso diz o mesmo que o pplware.

        Se perdesses um pouco da tua vida a ler percebias que isto não vem de hoje. A apple já o faz desde sempre e bastante agressivamente. A google. O facebook. O problema é que o windows tem muitos mais usuários e pode obter muito mais infornações.

        Já ouviste falar em espionagem industrial?

        Já ouviste falar em sensura. Talvez se fores um Vitor M e incomodes a microsoft eles te entrem no pc. Nunca se sabe. Ninguém sabe o que faz o código pois ele está bloqueado.

        Pesquisa um pouco antes de criticares os outros.

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Ao menos es consciente que não é só a MS, so aí já tens o meu respeito e compreensão.
          Isto infelizmente é o pão nosso de cada dia. Lembro me que a canonical estava a fazer coisas parecidas a uns tempos trás, não sei se se mantém.
          No entanto considero a tua teoria da quantidade de utilizadores biaxada, pois Google e Facebook recolhe informação cada día de mil de milhões de utilizadores por essa Internet fora de uma forma mais agressiva que a MS, pois associam-te de forma não anónima com padrões e productos concretos.

        2. Avatar de flavio
          flavio

          A Microsoft tem mais usuários que o facebook? De que me lembro, o facebook tem mais de mil milhões de contas, o windows 10 tem 300 milhões, além de que o facebook quase de certeza que tem mais fotos e localizações tuas, por isso olha que não sei quem consegue obter mais informação

          1. Avatar de Kekes
            Kekes

            Informação muito mais concreta desde fotos a historiais de navegação, tenhas ou não tenhas conta. É muito pior a recolha do Facebook e Google que dados anónimos como a MS faz.

        3. Avatar de JJ
          JJ

          No meio desta historia toda da privacidade, as vezes pergunto-me:

          Mas afinal o que é que as pessoas fazem nos seus PCs que as eventuais informações que são recolhidas a possam vir a prejudicar? Deve ser muito diferente da utilização que eu dou…

          E o que acho ainda mais curioso é que grandes empresas, que tem muito a perder se informações confidenciais caírem na concorrência, continuam a usar Windows ou outro SO de terceiros, e não se queixam dessa “historia” de privacidade.

          Pergunto-me: Será que a perda de privacidade é culpa do SO ou do Utilizador?
          Na minha opinião é do utilizador…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Eu outro dia vi umas gajas nuas na net…será que vão dizer a minha mulher?

        4. Avatar de Tomás
          Tomás

          A Apple já o faz desde sempre, agressivamente? Os sistemas da Apple têm há muitos anos implementados controlos fortes sobre o acesso a informação por parte de aplicações e sistema.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tanta letra e só no fim é que falas do Linux…és um libertário.

  13. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Revejam o titulo: “A partir de 29 de Julho actualizar o Windows 10 vai custar $119”
    Isto pode levar a mas interpretações. até porque está mal escrito, em vez de “actualizar o Windows 10”, deveria ter sido escrito “actualizar para o Windows 10”.

  14. Avatar de André
    André

    Quem atualizou mas regressou ao Windows 8.1, se quiser instalar o 10 novamente mais tarde é necessário pagar? Ou ficamos automaticamente com uma licença do Windows 10 associada ao nosso hardware?

    1. Avatar de Tiago B
      Tiago B

      Podes atualizar de novo para o Windows 10 quando quiseres, a licença está associada ao hardware do PC. É o que a Microsoft chama de “Digital Entitlement”

      1. Avatar de André
        André

        Pois, eu presumi que assim fosse mas não tinha a certeza.

  15. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    A actualização depende de demasiados factores…
    No caso doméstico, tirando muitos problemas com dispositivos PCI Express e hardware mais “exótico”, não haverá grandes desvantagens em actualizar para o W10 em máquinas com menos de cinco anos. Já no âmbito profissional a história é muito diferente…
    Uma empresa tem licenças de determinados programas para o W7, adquiridas há anos, e não pode, naturalmente, actualizar para o W10 porque isso significaria, na esmagadora maioria dos casos, comprar licenças dos programas compatíveis com o W10 porque os programas ou funcionam mal ou nem funcionam nessa versão em W10. Além disso, boa parte do hardware empresarial e de workstations ainda não dispõe de compatibilidade 100% (nem perto disso) com o W10 e, claro, as empresas não podem correr o risco de falhas ou de trabalhar com máquinas 50% funcionais…
    Um exemplo prático é o CERNE, onde embora mais de 83% das máquinas corram GNU/Linux ainda existem algumas centenas com Windows XP porque um programa que corre há +25 anos não é compatível com versões superiores do Windows (e na altura o GNU/Linux ainda não tinha sido adoptado) e a empresa do mesmo não desenvolve essa aplicação para o hardware dessas máquinas…

    1. Avatar de pedro silva
      pedro silva

      Além disso, a privacidade é um risco muito grande (mesmo desactivado tudo durante a instalação inicial, misteriosamente algumas definições são, sem autorização, alteradas com certas actualizações).

      1. Avatar de Victor Martins
        Victor Martins

        Concordo com o primeiro comentário, não concordo muito é com este ultimo com a privacidade. Essa da “sem autorização” por acaso também li e foi com a actualização em Novembro, que correspondeu a um Upgrade do SO (é natural que algumas coisas podem não ter ficado como deve ser, infelizmente) … Li também na altura que a Microsoft rapidamente retirou temporariamente o Update, por algum motivo foi…
        Maior parte dos utilizadores, deixa essa configuração inicial por omissão, porque uma vez não querem gastar tempo por outro lado é lhes chinês ou tem mesmo “medo” de “fazerem m####”, provavelmente por essas razões esse “reset” também ficou desapercebido ao longo do desenvolvimento
        Por acaso o que me misteriosamente acontecia era após cada actualização regular desligar-me certos serviços, desde a actualização de Novembro nunca mais o fez

        1. Avatar de pedro silva
          pedro silva

          Pois. É mais um receio mas dado que trabalhamos com dados privados de clientes não podemos deixar de ponderar possíveis falhas, por isso mesmo, temos um programador Linux que analisa e personaliza o Ubuntu LTS que passará a ser o nosso sistema único a depois de terminado o suporte alargado do W7.

    2. Avatar de bola
      bola

      Casos muito específicos (tipo aeroportos frança!), mas em 90%, das PMEs ou micro podem atualizar sem problemas, aliás e devem se querem suporte e segurança em condições, mas é escolha de cada um 🙂

  16. Avatar de Andreia
    Andreia

    Têm a certeza que é preciso pagar para ter W10? LOL

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Depois queixam-se de bugs…

    2. Avatar de KillerX
      KillerX

      É bem melhor assim porque depois eles vão baixar a bola e todos vão usar pirata sem problemas.

  17. Avatar de portaro
    portaro

    Ora então segundo o que pude ver por aí e de palavra de administradores de sistema programadores ou gente das TI , …, recolhem buscas , navegação sobre serviço de busca net, dados de usuário , dados voz, dados de referência cruzada mais ou menos no modelo como vos metem as actualizações para o tal windows 10.
    Para além disso existem backdoors de sistema que equivalem a poder bloquear ou anular máquinas , geri-las sem favor do usuário etc.
    O problema não é que recolham ou façam backdoors de sistema problema é – saber como voçês sabem/ garantem ou gerem como produtores do que eles recolhem o fim daquilo que recolhem com o vosso uso do computador que voçês compraram e usam em vossa casa ou seja sob vossa responsabilidade e sob vossa intenção – no fundo é uma questão ética e de salvaguarda do próprio usuário como tal o que está em jogo e não ter-vos como objecto ao serviço e a trabalhar para o sistema que vos devia servir a vós e não serdes vós a a servir-lo, no fundo a intenção será – perdemos nos moldes sistema façamos competência a serviços estilo big data a partir dos meus usuários com o meu sistema – é o que escrevem alguns analistas.
    Hoje em dia todos somos fábricas de informação , que processadas podem servir fins muito bons mas a sua outra cara é aterradora – privacidade aqui não existe e tb não existe opção de escolha se o modelo é implementado no próprio sistema do usuário. Acresce que mesmo a disponibilização de opções em sistema para desligar envios de informação são geridas pelo próprio fabricante e quando analisadas comprova-se que continuam a enviar tudo, no meio disto tudo quem defende o usuário se é a Microsoft que publica os dados sobre os seus próprios serviços , quem desenvolve o sistema é a Microsoft etc etc.
    São pequenos problemas para os usuários para os produtores do produto é questão de dinheiro compra e venda comércio com e a partir dos usuários jã não tanto com elementos TI mas sim com eles mesmos.

    A google e outros têm as mesmas práticas metadata e data análise foi uma coisa que se estendeu a sistema em si mas que é muito problemática tendo vantagens e grandes desvantagens se usadas sem nenhuma jurisdição externa pois se o modelo é em sistema seja Windows ou android ou outro existe possibilidade de o usuário ser escravo do sistema sem poder confiar nele como seu , é como os serviços cloud se metemos lá os nossos dados eles não são só nossos passam a ser de outros e a partir daí a decisão sobre eles já não é só nossa .
    As licenças para a parte dos usuários valem o mesmo que sempre valeram = 0.

    Avisados estão façam o que quiserem a única maneira de contornar isto é usar software código aberto e sistemas código aberto pois aí o código pode ser lido por todos e se houver implementações deste tipo podem ser facilmente revogadas agindo no código e ponto final.

    É uma questão ética e de impossibilidade de garantir o fim do uso por parte de quem recolhe pois haveria necessidade de em cada ponto haver um técnico de pcs e um juíz a analisar os processos e o fim de uso por parte dos intervenientes junto de uma opção comercial como modelo.

    O 10 tem essa desvantagem , mas a recolha de alguns dados sempre ocorreu só que no dez se estende a absolutamente tudo o que portem e façam com ele ou tende a ser assim.

    Isto não é uma critica à microsoft ou windows acho que esse modelo é genial comercialmente ,mas para os usuários a história é outra e aqui a culpa não é de quem oferece o produto mas sim de quem esteja disposto a usá-lo sem atender às possíveis consequências de aceder ou subscrever o seu uso nestes moldes – ou seja é dos próprios usuários.

    http://www.gnu.org/proprietary/malware-microsoft.html | acho um bom inicio de leitura para quem quiser

  18. Avatar de Cyber
    Cyber

    Não quero nem de graça!!!!

  19. Avatar de VL
    VL

    Alguém já actualizou um Magalhães 2 (com Windows 7 de origem) para Windows 10?
    Como se comporta?
    Valerá a pena actualizar o Magalhães do meu filho, ou é preferível manter-me com o Windows 7?
    Obrigado

    1. Avatar de Piolho
      Piolho

      Deixe estar o 7 embora eu tenha instalado o linux mint no magalhaes e aquilo parece um aviao de tao rapido

  20. Avatar de Jonhy Bigodes
    Jonhy Bigodes

    Não há por aí nenhum tutorial que indique forma de poder reservar/activar o Windows 10 sem ter que forçar a instalação/upgrade do mesmo?
    A ideia era poder manter o sistema actual que veio com o PC, mas mais tarde poder fazer o upgrade sem custos.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Instalas… e depois o próprio Win10 dá-te a possibilidade de no prazo de 30 dias voltares para a versão anterior.

      1. Avatar de Jonhy Bigodes
        Jonhy Bigodes

        Obrigado JJ. Parece que tenho mesmo de o instalar para activar….

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quem não actualizou até agora que era grátis, não vai actualizar quando for pago.

  22. Avatar de RuiP
    RuiP

    Windows 10 continua com muitos erros.
    No meu portatil tenho para aí 10 teclas que não funcionam. No meu desktop às vezes do nada o teclado deixa de funcionar. Tenho que fazer reboot manual pq nada no teclado funciona.

  23. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pode ser que quando passar a ser pago, deixemos de ser beta-testers e tenhamos um software sem bugs.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      LOL! Conta para nós um software sem bugs, conta lá…
      Se alguém pode ser considerada “beta-testers”, neste caso do Windows 10, são os “Windows Insiders”, que assim quiseram… como eu.
      Vocês nem para ajudar a construir o melhor SO são bom, mas já são óptimos a reclamar por aí, em blogs/sites, em vez de usarem a app Feedback para reportarem algum problema.
      Caso tu não saibas o Windows 10 vai continuar a sua evolução durante anos. Sairá agora o RS1, o chamado “Actualização de aniversario”, mas o seu desenvolvimento continuará, como já tinha dito. RS2, fala-se do RS3 para o próximo ano, e sabe-se lá que mais “codenames” puderam vir…

    2. Avatar de KillerX
      KillerX

      É isso que vai acontecer, quem não leu a notícia bem eles vão desactivar tudo que fizeram, mas antes de ir para o Windows 10, ainda vamos ver as pessoas fazendo análises para ter a certeza que a Microsoft cumpriu o que era devido, porque senão… bye.. bye…

  24. Avatar de Juvenal Santos
    Juvenal Santos

    Viva windows 7

  25. Avatar de Joana
    Joana

    para os que não sabem, e pretende acabar ou minimizar a invasão de privacidade no Windows 7 / 8 /10 (especialmente neste) usem o Spybot Anti-Beacon. É o que uso nos meus PC’s com windows 7 e 10.

    E sim, o Windows 7u e 8/8.1 quando saiu o Windows 10 e as suas manias da privacidade, a M$ instaurou o mesmo método nas versões anteriores. Procurem pelo Spybot Anti-Beacon e vejam o que a malta (eles) descobriram…

    1. Avatar de KillerX
      KillerX

      Obrigado.

    2. Avatar de KillerX
      KillerX

      É preciso ter esse programa sempre aberto?

  26. Avatar de Rui
    Rui

    E como posso atualizar para o Windows 10 no portátil do meu pai? Quando tento é a própria microsoft que diz que a placa ATI não é compatível com o Windows 10. Soluções:
    1-Comprar um portátil novo. Nem pensar. O portátil do meu pai chega e sobra para aquilo que ele faz. Não somos ricos para arrumar na gaveta um portátil funcional.
    2-Drivers da Asus/Ati. Já há muitos anos que deixaram de fabricar drivers para aquela placa. Usar modo de compatibilidade/drivers alterados não resulta.
    3-Inserir solução 🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        No passado já tentei mas a gráfica (ati) era esquisita com o linux. Não conseguia por o linux a 100%. Por esse motivo quando passei para o meu pai o portátil e adquiri um novo (com nvidia, pois claro) e nunca mais tive problemas com atualizações nem com o linux.

  27. Avatar de KillerX
    KillerX

    O Windows 10 depois de lançar a versão paga vai levar na capa novamente.
    Os piratas vão lançar uma versão Windows 10 pré-activado com o Update novo e sem a porcaria das expiações.
    Tendo ou não eu mudo quando o alerta for terminado, enquanto que os fanboys de mimimi continuam a ser beta testers espiados e com a cabeça premiada.
    Contas? Tudo fake bypass com tools acabam com os vossos problemas.
    We are Anonymous! F*!

  28. Avatar de João Terra
    João Terra

    Uma pergunta que eu proprio faço. Eu já instalei o windows 10 na minha máquina e desinstalei, porque ainda tem imensos bug´s. Pelo que ouvi o serial do windows 10 fica guardado no hardware, certo?
    Agora quero saber, se ultrapassar a data limite de 1 ano, se eu quiser instalar o 10 ele fica genuino, certo? Porque fiquei com o serial no hardware.