Cabify, concorrente da Uber vai chegar a Portugal

37 Comentários

Se a Uber é já um grande problema para os taxistas portugueses, parece que agora tudo vai complicar com a chegada de um novo serviço, o Cabify. Segundo informações, a empresa espanhola Cabify deverá brevemente chegar a Portugal com a oferta de um serviço muito idêntico ao da Uber!

cabify_00


Foi através da rede social Facebook que a Cabify anunciou que está a chegar a Lisboa. Esta empresa, que pratica um serviço semelhante à Uber, está já instalada em 14 cidades de vários países onde se incluem o México, Peru, Chile, Brasil e obviamente Espanha.

A chegada desta empresa ao nosso país deverá voltar a exaltar os ânimos  e, segundo alguns meios de comunciação, já está incubada na Fábrica de Startups.

A Cabify está a chegar a Lisboa! 🙂 Fique atento às nossas novidades e aproveite este novo serviço que irá revolucionar o sistema de mobilidade urbana.

Publicado por Cabify Portugal em Quinta-feira, 28 de Abril de 2016


Esta empresa foi fundada em Julho de 2011 e é considerada como a maior concorrente à Uber à escala mundial. Ao contrário do serviço de táxis, o valor total a pagar pela viagem tem apenas como base o número de quilómetros percorridos. O cliente sabe logo à partida qual o valor que tem para pagar!

Em Portugal este tipo de serviços tem gerado muita confusão. Os taxistas têm protestado, mas os portugueses querem a Uber no país. Os ânimos vão certamente voltar a aquecer apesar de existir a possibilidade de acontecerem parcerias com empresas de táxis, algo que actualmente não acontece com a Uber. A empresa está já a recrutar – ver aqui.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vai dar sangue, vai…

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      é tudo uma questão de regulamentação por parte do governo em relação a Uber e outras empresas do género, e do lado dos taxistas eles aprenderem o porquê do publico gostar mais dos serviços destas empresas em vez dos deles.
      Ao ter mais escolhas o cliente sai sempre beneficiado.

      1. Avatar de Johnd Censurado
        Johnd Censurado

        De nada vale estar regulamentado se a fiscalização é nula seja no que for .

        Aquela ” a minha liberdade começa quando a do outro acaba e vice-versa ” carece ter conhecimento das regras para não ser comido pelos “gatunos ” mas respeitar as regras …

        Sempre usei os táxis e nunca fui “burlado” talvez porque não lhes dou chance …

        Vejo por aqui um tipo de ódio aos taxistas e à ANTRAL de pessoas que duvido que conheçam a realidade ( bons e maus existem em todas as áreas ) e as burocracias do sector e se virmos bem deveriam era ir junto de quem de direito e expor as que conhecem .

        Já aqui li muita coisa de rir e também já aqui afirmei sobre a Uber que basta ir ao motor de busca e por exemplo procurar ” tribunal condena Uber ” .

        Sobre este novo concorrente acho que seria bem vindo desde que de inicio cumpra os regulamentos existente coisa que a Uber não fez . Talvez por isso terá sido condenada num tribunal por mentir … por exemplo . São factos .

        Assim me despeço com amizade.

        1. Avatar de Johnd Censurado
          Johnd Censurado

          podem ler

          http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-01-Guerra-a-Uber-chega-a-Lisboa

          ” No seguimento da decisão, a 1 de junho, o Banco de Portugal ordenou a suspensão dos pagamentos à Uber. No dia seguinte, foi a vez das operadoras de comunicações bloquearem o acesso ao site da empresa.”

          ” Segundo a setença do Tribunal de Lisboa, a Uber é considerada “ilegal, publicitada de forma enganosa e constitui um risco para quem a utiliza”. A decisão obrigava a empresa a cessar de imediato as operações e a encerrar o site. Em caso de incumprimento, ficou ainda estipulada uma coima diária de dez mil euros.”

          ” a Uber é acusada de atuar à margem da lei, uma vez que não está licenciada para realizar transporte público de passageiros. ”

          Deve de chegar para os que têm duvidas ….

          1. Avatar de vagueante
            vagueante

            Deves ser taxista de certeza. Para começar não existe sentença porque não houve julgamento, apenas foi aceite uma providência cautelar, ainda para mais de forma errada, pois esta refere que a uber é uma empresa de transportes, quando não o é.
            Em PT os condutores Uber têm que ter autorização para transporte de passageiros (aluger tipo A e T, rent a car com motorista, etc).
            Em vez de olharem para os outros os taxistas deviam era olhar para o presidente da Antran que anda a enriquecer à custa deles.

  2. Avatar de Moscardo
    Moscardo

    Mas este, ao menos, utiliza condutores “legalizados”.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E é por aí que os taxistas vão mostrar que não têm razão nos protestos que têm feito porque mesmo com condutores legalizados, vão protestar (à pancada) por deixarem de terem a exclusividade (leia-se: faço o preço que quero e ainda sou mal educado). Venham mais, o que é preciso é concorrência.

      1. Avatar de Moscardo
        Moscardo

        Isto é muito simples:
        Toda a gente sabe que os taxistas abusavam, alguns aproveitavam-se de turistas, não tinham concorrência. Em todas as classes profissionais, existem bons e maus profissionais. Um exemplo não generaliza, não faz o todo. Lembro dos taxistas resmungarem do metro do Porto, opuseram-se à linha que liga ao aeroporto de Lisboa ao metro. Toda a gente sabe que este país (ao contrário de outro países europeus), desinvestiu na linha férrea em prol de outros interesses (auto-estradas aos pontapés, que agora estão vazias), para alimentar muitas construtoras e muitas PPP’s geridas por empresas cujas administrações estão carregadas de ex-deputados, governantes, etc. Consequência de um mau sistema de transporte no séc.XXI, estamos carregados de taxistas, e empresas de autocarros expresso.
        Independentemente do protesto dos taxistas, a Uber é uma plataforma de mobilidade que se aproveita dos buracos das leis dos países. Na Alemanha tiveram azar, porque os alemães protegem a economia (aliás basta estar ligado a um DNS alemão e não se consegue ver metade dos vídeos do Youtube por razões de direitos de autor). Na Alemanha obrigaram a Uber, que se quisesse exercer, os seus condutores tinham que ter as mesmas licenças que os taxistas. Alvarás, seguros, carta profissional, etc, etc. Aí, um negócio como a Uber deixa de ser tão rentável.

        Eu não quero que a Uber não actue em Portugal, Só quero que a obriguem a ter os mesmos “requisitos mínimos” que os taxistas portugueses.

        1. Avatar de anónimo
          anónimo

          Se obrigar a Uber ter os mesmos “requisitos mínimos”, porque não obrigar os taxistas ter os carros não mais antigos que 5 anos por exemplo?

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            E a Uber têm esse requisito? Pois, bem me parecia…

            Os táxis têm que fazer uma inspeção especial efetuada anualmente, o mesmo não se diz da Uber.

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            A Uber tem esse requisito!
            Carros com mais de x anos não são permitidos. Só não sei se são 5 ou 8 anos!

            Os taxistas só passam factura se pedirmos, e quando pedimos ficam chateados (e são mal educados).
            Os taxistas ficam chateados se o percurso for curto e inclusivé já aconteceu nao fazer o transporte dos clientes.
            Os taxistas têm 75% (ou algo do género) de descontos em ISV, descontos em taxis, descontos em tudo e mais alguma coisa. A Uber não.

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Bruno M.
            Lamento mas a Uber não poẽs limites à idade, mas sim sim ao estado do veículo, ou a gama do veículo se for para não têm.

            Quanto à descrição que fazes dos taxistas, esta é altamente pejorativa e preconceituosa. Como em qualquer área existem maus e bons profissionais. Só por existirem alguns taxistas que são broncos e mal educados não significa que sejam todos assim ou que até seja a maioria. Isto para não falar que muitos operadores da UBER são, surpresas das surpresas, taxistas.

            Quanto ao desconto de 70% no ISV, como é lógico e perfeitamente normal, a Uber não têm esse desconto, isto porque esta não possui veículos. Os operadores da UBER esses sim têm direito ao mesmo desconto no ISV.

        2. Avatar de vagueante
          vagueante

          Quem ler o que dizes até parece que sabes do que falas. Em PT os condutores Uber têm que ter autorização para transporte de passageiros (alugert tipo A e T, rent a car com motorista, etc), em PT a uber não utiliza o modelo UberPop ( que este sim utiliza condutores “normais”, sem qualificações e autorização para transporte de passageiros). Salvo erro, foi o presidente da associação nacional de táxis que referiu algo do género, enquanto estes faziam trabalho ocasional não havia problema…
          Se os taxistas são taxados em demasia, já o eram antes e não reclamavam, agora a culpa é da Uber…
          Os condutores Uber são legais, as faturas que emitem, são por empresas nacionais e em programa certificados pela AT, estes são factos, quem não se quer informar devia procurar melhor.
          Eu pessoalmente quero todos os serviços, quantos mais houver melhor. Tenho um amigo taxista e também conheço bem uma empresa que tem vários carros Uber.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            “Se os taxistas são taxados em demasia, já o eram antes e não reclamavam, agora a culpa é da Uber…”
            E isso é justificação para dar uma vantagem económica a uma empresa sobre as restante? A Uber se quer operar cá têm que cumprir exatamente os mesmos requisitos e obrigações que as restantes empresas. Se não o fizer está a ser favorecida e isto é concorrência desleal.

          2. Avatar de vagueante
            vagueante

            @vlad
            Os condutores da uber não têm nada que já não tivessem antes de fazerem parte da Uber. Quando faziam poucos transportes eram legais, agora que fazem muitos já são ilegais, vcs têm cá uma maneira de ver as coisas.
            Não vi as agências de viagens na rua quando a Booking apareceu !
            É cá uma desinformação e o mais grave é que as pessoas que a podem conseguir só gostam de falar mal, sem verificam factos sem procurarem na net. Se fosse a minha mãe que não utiliza a internet e raramente compra jornais, ainda entendo, porque o que passa na televisão é muita desinformação. Até um ministro a afirmar em parlamento que “Claro que a Uber é ilegal”, sem haver julgamento.

        3. Avatar de JMCXL
          JMCXL

          Então vamos dar aos veículos ao serviço da UBER as mesmas regalias dadas aos táxis:
          – beneficios no imposto sovre a venda de veiculos automoveis que chegam aos 100% de desconto no referido imposto;
          – isenção do imposto de circulação automóvel.

          Depois podemos também dar aos taxistas o remédio que é dado a todos os outros veiculos ligeiros: se forem anteriores a 2000, em Lisboa não podem circular na coroa 1.

          Para terminar uma investigação aprofundada sobre o caso da venda dos alvarás e punição exemplar dos prevaricadores e cobrança de imposto sobre as mais valias obtidas nessa operação fraudulenta.

          Que tal?

    2. Avatar de BC
    3. Avatar de Quintasx
      Quintasx

      E a uber não utiliza porquê?? Que saiba tem carta de condução, logo pode conduzir carros até 9 lugares. As licenças de táxis é diferente porque tem outras coisas inerentes.

  3. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Isto está a ficar “bonito” para os taxistas. Tenho noção do que os taxistas supostamente pagam e os direitos e regalias que têm, mas conclusão disto tudo: a era dos taxistas ficou parada no tempo há muitos muitos anos atrás e agora sofrem com as consequências de tal. Não quiseram evoluir e acompanhar a evolução tecnológica, agora levam com estas empresas de foro tecnológico, que estão muito à frente em termos de marketing e gestão empresarial.

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    RIP Taxistas. É tempo de se modernizarem, ou já eram.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não é RIP nada, ainda há gente que não tem um smartphone, ou tem, mas não sabe usar a parte “smart” do “phone”, ou não tem dados…

    2. Avatar de RubenS
      RubenS

      RIP porquê? Estes serviços apenas são nas grandes cidades, de resto é à “old school”, que sempre se manterá. Agora se disseres que finalmente temos concorrência é outra coisa…

  5. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Isto vai dar molho!

  6. Avatar de P_T
    P_T

    Então anunciam uma aplicação que ainda não está disponível e não falam da mytaxi que tem tido uma grande aderência pelos taxistas?

  7. Avatar de luislelis
    luislelis

    Proximo episodio. Uber junta-se aos taxistas e manifestam-se contra a cabify. Lol

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Uber nao precisa. Bastará fazer-se chamadas para a concorrencia? Alguns acham que sim:
      http://www.thewire.com/technology/2014/08/uber-accused-of-booking-thousands-of-fake-rides-with-rival-lyft/375936/

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Gosta-se muito de concorrencia quando se está por cima… Se essa empresa pagar impostos em PORTUGALserie cliente se nao tiver um taxi com um taxista que fale de politica, benfica, umas aralhadas para quebrar o stress do trabalho. Motoristas betos de unhas cortadas é para ratos de escritorio que usam iphones eh eh eh

        1. Avatar de 125Azul
          125Azul

          Espero bem que não faça compras no Pingo Doce, Continente e outras empresas que pagam impostos na Holanda ou Polónia. Por esse ponto de vista.
          O que se me disser ao contrário, não acredito.

          1. Avatar de pedro
            pedro

            Raramente. Vou ao comercio de bairro sempre que posso. É ao pé de casa. Gostam mais de receber em dinheiro vivo? É verdade. Mas nao me importo. Acho o preço justo. Poupo no gasoleo . Esta caro.

  8. Avatar de VC
    VC

    No meio disto questiono… porque ainda não criaram um sistema parecido para os taxistas que certamente modernizava a área e já não perdiam clientes? Ora aqui está um negócio praticamente com sucesso a 100% garantido? 🙂 força developers!

    1. Avatar de ICavalera
      ICavalera

      Não será tipo o mytaxi ou o 99taxi. Acho que basta o taxista aderir ao serviço para os clientes mais online. Ou não?

    2. Avatar de João MS
      João MS

      Já existem bastantes aplicações do género e que tiveram muita adesão noutros países. No nosso belo País, os taxistas recusam-se a evoluir e a melhorar o serviço e isto diz muito desta categoria profissional.

      1. Avatar de LabroGil
        LabroGil

        Recusam-se a evoluir? Lol
        Sabes quais os custos inerentes a ser taxista?
        Sabes quanto custa uma ‘praça’ e para que serve?
        Sabes quanto custam os seguros especiais? (obrigatório)
        Sabes quanto custa a carta especial? (obrigatório)
        Sabes quanto custa o serviço de rádio? (obrigatório)
        Sabias que os preços (tarifas) estão regulamentados? (consequentemente tabelados, e não podendo ser alterados)

        E maus profissionais existem em todo o lado.

        Estamos a falar aqui de uma empresa que explora um mercado mas que se recusa a obedecer às mesmas regras.

        Quando a Uber, assim como qualquer outro serviços de transporte de passageiros, cumprir a mesma regulamentação, veremos se conseguirão praticar os mesmos preços 😉
        Esquece os mercedes novos e os motoristas de fatos…

    3. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      já existe… n sei se é bom, se é mau… mas existe. mytaxi

  9. Avatar de Rúben Sousa
    Rúben Sousa

    Eu pergunto-me quem é que está mal. Se é a Uber que se veio meter em Portugal e não devia, se são os Taxistas que reclamam que a Uber não é legal. No entanto, já alguém se perguntou realmente quem é que está mal?

    Os Taxistas têm a sua razão, no entanto, não estarão a protestar contra a coisa errada? Não seria, mais proveitoso e se calhar, mais fácil, em vez de protestarem contra a Uber, protestarem contra todas as burocracias, papéis, licenças, etc, etc..

    Não serão todas essas tretas que estarão mal? Que são apenas mais uma forma para roubar uns milhões ao povo por parte do estado?

    Ora digam-me qual a diferença, na prática entre um Taxista que tenha a carta de condução e uma licença para exercer, única (O que acontece em 80% dos países) e um Taxista que tenha carta de condução, licença das 4 rodas, licença da cor do carro, licença dos espelhos, alvará, papel daquilo, papel não sei das quantas (Atenção, isto é uma forma de expressar).

    A diferença é fácil, são de uns quantos milhões de euros que, anualmente, entram no cofre do estado, porque no fundo, provavelmente, terias Taxistas mais profissionais, com mais vontade de trabalhar, mais educados, etc.. Pois não teriam tanta pressão de fazer dinheiro para conseguirem contar algum no final do mês após pagar tudo e mais alguma coisa.

    Podia continuar para aqui a falar, mas é tarde e já custa.

  10. Avatar de Passarinho
    Passarinho

    A Antral não tinha até agora concorrência, logo os taxistas decidem o que fazer quando transportam os clientes ou seja por vezes para chegar a determinado lugar que poderá demorar 10 minutos a volta que dão chega por vezes aos 20 o cliente´paga o serviço e não bufa porque não havia concorrência. A concorrência chegou e a reação como sempre não se fez esperar os taxistas resolvem tudo à cacetada julgam que desta forma conseguem manter o monopólio mas julgo que se enganam os portugueses também abriram o olho e já vêm oportunidade em quem dá melhor preço e qualidade de serviço. Parabéns á UBER e a quem vier.

  11. Avatar de ViraODizCu
    ViraODizCu

    E se os taxistas continuam com o comportamento que teem adoptado nos ultimos tempos em vez de se tornarem mais competitivos, ainda vao perder mais.