Ubuntu: Como desligar as pesquisas online via Dash?

17 Comentários

Se é um utilizador que usa o Ubuntu com a interface Unity, certamente já se apercebeu que muita da informação que aparece nas pesquisas é obtida online. Esta informação pode ser útil, no entanto causa algum delay no funcionamento do mecanismo de pesquisa (quer disponibiliza resultados locais e online).

Hoje ensinamos como pode desligar as pesquisas online através da dash.

Ubuntu: Como desligar as pesquisas online via Dash?

Quando pesquisa via Dash, no Ubuntu, já deve ter reparado que aparece um conjunto de informações, muitas delas que são obtidas online.

 

Desligar pesquisas online através da dash

Para desactivar as pesquisas online cujos resultados aparecem no Unity Dash o utilizador pode usar uma opção que está disponível nas definições do sistema. Para aceder a essa função basta ir a Definições

Ubuntu

Depois escolher a opção “Segurança e Privacidade

Ubuntu

Por fim basta selecionar o separador Procurar e desactivar a opção que permite incluir resultados da pesquisa online.

Linux_003

Além da interface gráfica o utilizador pode ainda recorrer ao terminal. Para desligar tal funcionalidade basta que usem o seguinte comando:

gsettings set com.canonical.Unity.Lenses remote-content-search none

Para activar novamente podem usar o seguinte comando:

gsettings set com.canonical.Unity.Lenses remote-content-search all

Como viram o processo é relativamente simples e ajuda a melhorar o desempenho da Dash.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Boa dica! 😉

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Off-topic a que puder ajudar…
    No Lubuntu ao abrir o explorador de ficheiros (PCManFM), ele por omissão abre em /home/nome_do_utilizador.
    Como altero isso?

    1. Avatar de Korrigan
      Korrigan

      Muda o lançador do PCManFM para ele apontar para a directoria que pretendes. Por exemplo:
      pcmanfm ~/Desktop apontará para o teu ambiente de trabalho em vez do teu directório /home/nome_do_utilizador

      Isto para a interface gráfica. Para o mesmo efeito sempre que executes o PCManFM a partir da linha de comandos só tens que adiccionar um alias ao ficheiro ~/.bashrc (or ~/.bash_aliases):
      alias pcmanfm=’pcmanfm ~/Desktop’

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Obrigado!! 😉

  3. Avatar de Rch
    Rch

    Na última versão do Ubuntu (16.04) a pesquisa online já vem desligada por defeito.

  4. Avatar de Altair
    Altair

    O Ubuntu 16.04 já vem com a opção de pesquisa online na Dash desativada por padrão

  5. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    E como desligar a espionagem toda do Windows 10?

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      #joke
      Descarrega a ultima iso do ubuntu (16.04)
      Cria uma live USB com essa iso
      formata o disco que tem o windows 10
      instala o ubuntu
      done…. nunca mais à espionagem da MS

      1. Avatar de Altair
        Altair

        +1

        A melhor solução realmente rs

      2. Avatar de Joe Fagundes
        Joe Fagundes

        Não posso concordar mais.
        É a solução para a generalidade do malware.

  6. Avatar de joao
    joao

    Off-topic: Boas, estou a procura de um novo so linux para a minha maquina, quero uma distro que seja baseada em ubuntu, algo bonito mas que nao fique muito monótono a longo tempo… btw, nao gosto de gnome 3, que distro recomendam?

    1. Avatar de J
      J

      Esperimenta o Elementary OS.

      1. Avatar de J
  7. Avatar de David
    David

    Um assunto que não tem a ver com o tópico.

    Pedro Pinto vê esta distribuição – https://www.linuxliteos.com/

    É pá mostras-te uma distribuição baseada no xubuntu foi para me provocar? Baseada no xubuntu? Por favor…

  8. Avatar de Vlad
    Vlad

    Esta opção apenas é aplicável a quem actualizou o Ubuntu de versões anteriores ou ainda está a utilizar uma versão antiga. Na ultima versão (16.04) a pesquisa online já vem desligada por defeito.

  9. Avatar de Mauro Queda
    Mauro Queda

    A dash é a única coisa mal construída no ubuntu. Pesada, mal desenhada, e perfeitamente inútil. Bastava um simples menu de programas, organizado por categorias. Creio que iria melhorar imenso o desempenho e a produtividade. De resto, gosto da interface unity, embora a barra de atalhos necessite de algum melhoramento a nível visual.