Qantas: Nome de hotspot Wi-Fi impede partida de avião

50 Comentários

A segurança nos voos comerciais é uma das principais preocupações das entidades policiais em todo o mundo. Este é um caso muito peculiar que aconteceu com um avião da companhia aérea australiana Qantas.

Quando uma aeronave se preparava para levantar voo, soaram os sinais de alerta com um ameaçador nome de um hotspot wi-fi. Um SSID que parou um aeroporto!

pplware_a380_qantas_spirit_of_australia


O terrorismo é um dos principais temas actualmente, fazendo com que qualquer sinal que indique uma ameaça terrorista seja um possível perigo para a segurança das pessoas.

Um voo da Qantas Flight que ligava Melbourne e Perth, no passado fim de semana, foi atrasado mais de duas horas depois um passageiro se ter apercebido de um hotspot Wi-Fi com o nome “Mobile Detonation Device” e ter avisado a tripulação.

Qantas: Nome de hotspot Wi-Fi impede partida de avião

Após ser avisado, o piloto informou os passageiros da existência de um hotspot com um nome ameaçador, pedindo ao proprietário do hotspot para entregar o telemóvel de forma a esclarecer a possível ameaça. Ao fim de 30 minutos, uma vez que ninguém se tinha entregue e como o raio de alcance da rede era grande, podendo ser originária do terminal, foi dada permissão para o voo descolar, considerando tratar-se de uma partida.

The pilot said a particular passenger had gone to log on and a hotspot name has come up with one which was a scare to Qantas and passengers. After half an hour no one came forward, the Wi-Fi covered a fair distance so could’ve been someone in the terminal.

Declarações de um passageiro anónimo do voo QF481

Não satisfeitos com a autorização para a partida, alguns passageiros recusaram viajar e decidiram abandonar o avião, causando um novo atraso e dado o tempo necessário para retirar as malas dos passageiros desistentes.

No final, tudo não passou de uma partida, que poderia ter corrido mal para o seu autor caso tivesse sido considerado como uma ameaça à segurança dos passageiros.

Costuma personalizar o nome do seu hotspot?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DarkMatter
    DarkMatter

    Como se fosse difícil localizar a origem de um hotspot wifi…
    Com qualquer telemóvel encontravam facilmente o brincalhão.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Então ensine-nos como é que se encontra a localização física de um hotspot móvel, porque eu não sei

      1. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Analisador de espectro

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Sim, qualquer cidadão comum anda com um Analisador de espectro no bolso de trás das calças!

          1. Avatar de rand
            rand

            O pessoal que gere a infraestrutura informática do aeroporto podia facilmente ter feito a análise ou ter dito às forças de segurança presentes no aeroporto como o fazer.

        2. Avatar de LUMIA 630DS
          LUMIA 630DS

          Wifi-analizer, android, windows e ios. Quem nao sabe é como quem nao vê.
          E so descarregar a app e correr a mesma.

        3. Avatar de LG
          LG

          http://www.inssider.com/ existe a App para Android também…

      2. Avatar de Sam
        Sam

        Existem N aplicações com nomes tipo “Wifi analyser” eu uso este para instalar redes wifi e localizar routers que estão escondidos.

      3. Avatar de Eu
        Eu

        tens tantas apps que te fazem isso, Mario…exemplo para android:

        Wifi Radar: https://play.google.com/store/apps/details?id=girsas.wifiradar&hl=en

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Desculpa discordar, mas não é a mesma coisa. Isso apenas mede a força do sinal wireless à medida que te moves. Não é prático andar com o telemóvel a correr o aeroporto todo à procura da origem do sinal!

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Caro Mário, ilumine-nos com a sua sapiência e diga-nos lá o que para si é prático…

            Concordo com a afirmação num outro post anterior onde diz que não será normal que “…cidadão comum anda com um analisador de espectro no bolso de trás das calças” (para sua info, até os há, se tiver disposto a desembolsar “à homem”: http://www.aaronia-shop.com/products/spectrum-analyzer/real-time), mas, voltando ao ponto principal, que caso não saiba, é através da força de sinal que se faz medições de distância (e obviamente detecção), portanto é ÓBVIO que este tipo de apps são a forma mais prática de se localizar emissores WIFI.

          2. Avatar de Sam
            Sam

            Sr. Mário, se o sinal estava disponível dentro do avião, a origem deste só podia estar no máximo a 100 metros de distância e se era criado através de um telemóvel não estava nem a 50 metros, só com equipamentos de instalação tipo antenas e extensores de rede é podemos ter cobertura em todo o aeroporto portanto estaria muito perto do avião, seria fácil de apanhar o brincalhão!

      4. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Por acaso, é muito fácil com imensas apps disponíveis! Uso isso para avaliar o ambiente de rede em minha casa (a nível de ocupação de canais)

  2. Avatar de ndp
    ndp

    Um nome apropriado para um hospital é “Virus”

    1. Avatar de ndp
      ndp

      Correção: hotspot

    2. Avatar de Soueu
      Soueu

      melhor comentário de sempre! 😉

    3. Avatar de visconde
      visconde

      ja uso este ha varios anos, VirusNetworkInc

  3. Avatar de J
    J

    Aqui na minha zona ha um idiota com o SSID: FBI Surveilance Van

    Mal sabe ele que tudo o que é aplicações de WIFI MAP da play store está o SSID dele e a pass hehehe.

    1. Avatar de Samuel L. J.
      Samuel L. J.

      Mas tentou a ver se era mesmo a pass dele? É que esse nome é muito utilizado na net, devem existir mais de 100 pessoas com esse ssid. Esse e “cala-te oh urso”

    2. Avatar de Jj
      Jj

      Pode que ele mesmo tenha adicionado apropia rede nessas app de pass wifi, e com isso capture os dados de quem navega por ela.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      E isso que ele quer…
      que tu acedas la… pá te sacar os dados 🙂

    4. Avatar de Balmer
      Balmer

      “Mal sabe ele que”

      Uhm, das duas, uma:
      A) Tens N pessoas que muito possivelmente usam um SSID assim ou com pequenas variações, portanto uma app que te dá uma senha para um SSID assim é inutil uma vez que podia ser para qualquer rede ai no mundo fora

      B) Se alguem levanta uma rede e tens essa facilidade em arranjar a senha é porque eles QUEREM que tu lá entres.

      Portanto, ou ele sabe muito bem, ou nem quer saber. Agora ignorância é que não cheira.

  4. Avatar de mythic
    mythic

    isso e muita fixe para pregar partidas , já me diverti as custas disso depois de descobrir que alguém anda-vá gamar-me o sinal wireless

    1. Avatar de Samuel L. J.
      Samuel L. J.

      depois de te gamarem o sinal vendiam o sinal na feira da ladra?

      1. Avatar de Fernando Sérgio Carvalho
        Fernando Sérgio Carvalho

        na volta ainda o alugaram ao EI!!!

  5. Avatar de Andy
    Andy

    Eh! Alguém do meu prédio tinha um SSID assim: “A vizinha do 2ºE dá umas borlas”. E tinha outro assim: “Querias, seu FDP!”

    1. Avatar de jahcostum
      jahcostum

      Lindo. Winner. Ahhaha

    2. Avatar de Fernando Sérgio Carvalho
      Fernando Sérgio Carvalho

      esse entretanto foi mudado para “paga o que deves para teres 2ª rodada”

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O meu é simplesmente Macondo.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Angolano?

  7. Avatar de nobody
    nobody

    slow clap
    well done sir

  8. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    O meu é nokia 3310 wi-fi, mas que estupidez.. agora nem liberdade de escolher o nome de um hotspot se têm.. ?? só por isso acho que vou mudar o nome para Daesh (nao os apoio de forma alguma, mas tenho o direito de por o nome que bem me apetecer)).

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      Há sítios e altura para as coisas. Sim, dificilmente se acreditava (pelo menos até acontecer a 1ª vez) que um dispositivo qualquer a emitir um sinal de WiFi com um SSID daqueles seria de facto um detonador, mas tendo em conta como anda o estado do mundo e estamos a falar de um avião, um pouco de senso comum…

      1. Avatar de Nuno Ferreira
        Nuno Ferreira

        Eu nem vou comentar isto fez-me lembrar a história do ator portugues que foi preso por ter a barba grande e porque um passageiro pensou que ele estava a ler o corão.. outra cena que foi linda.. já nem liberdade de leres o que queres tens num aeroporto.. ou seja ver os livros que levas (se for arabia saudita até convem visto que levares uma biblia é punido com pena de morte) e cortar a barba, e ver se nao estamos com uma SSID suspeita .. qual vai ser a próxima precaução que vamos precisar antes de viajar?

  9. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    Hein? Com o tema do artigo em causa a pergunta, no fim, é “Costuma personalizar o nome do seu hotspot?” ?
    É mesmo essa a pergunta mais interessante a fazer? É preciso ser mesmo muito obtuso…

  10. Avatar de Francisco Sousa
    Francisco Sousa

    Deixo só aqui o meu,

    “Querida, mudaram-me a pass!”

    1. Avatar de LUMIA 630DS
      LUMIA 630DS

      Isso….ou “Tchau, querida…”

  11. Avatar de cartoon
    cartoon

    @ Luis Verdasca, na sua altíssima “desobtusação”, qual seria então a melhor pergunta, já que isto não passou de uma brincadeira por parte de um passageiro?

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      uma pergunta possível: “o que se deve fazer para as pessoas se tornarem mais informadas e pensarem um pouco antes de agirem?”
      outra pode ser: “o que fazer para que a conversa do medo e do terrorismo que é usada para enganar os menos atentos/inteligentes deixe de funcionar?”

  12. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Não sei como podem dizer que foi uma partida, se não encontraram o dispositivo…
    E sim, é relativamente fácil encontrar a source de um rogue AP…

    1. Avatar de Pedro Amorim
      Pedro Amorim

      Pinnaple
      Para hoteis é do melhor
      Ou para prédios com wireless

  13. Avatar de DeuX
    DeuX

    It hurts when IP, é o nome do meu 😡

  14. Avatar de PP
    PP

    VirusFound e TrojanX

  15. Avatar de Luís
    Luís

    O meu hotspot wifi é “KeresNetPaga” e posso dizer que já ganhei á conta disso :p

  16. Avatar de joaquim
    joaquim

    Ebola, Tifoide, PIDE, PJ…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      NSA 🙂 .

  17. Avatar de JL
    JL

    O meu é “Sogra não entra” 😀

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    virus.exe

  19. Avatar de Boxexas
    Boxexas

    Boas
    O meu vizinho tem “pf não alimentar passaros”
    Isto é um recado para alguém do prédio que dá de comer às pombas e suja o pátio!
    ABraço

  20. Avatar de Jonny
    Jonny

    O melhor SSID que já vi foi no Uruguai, numa viagem que fiz: “cambio sexo por internet”