O Windows 10 já tem quase 15% de quota de mercado

63 Comentários

Desde que foi lançado, em Junho do ano passado, que o Windows 10 tem procurado implantar-se como o sistema operativo de referência. A Microsoft tem aplicado melhorias constantes, mas esse passo está ainda longe de ser conseguido.

Os dados referentes ao mês que agora terminou mostram que o Windows 10 cresceu muito, mas ainda tem muito que conseguir. Ainda só tem 14,35% de quota de mercado.

Windows 10

Todos os meses os dados têm mostrado que o Windows 10 está a crescer na utilização e que é cada vez mais a escolha dos utilizadores. De forma firme, tem aumentado a sua quota e é actualmente o segundo sistema mais usado.

Com 14,35% de quota de mercado a versão mais recente do Windows tem ainda muito pela frente para conseguir chegar perto do Window 7, que sozinho tem quase metade da quota do mercado – 48,79%.

  • Windows (todas as versões combinadas): 89,23%
    • Windows 7: 48,79%
    • Windows 10: 14,35%
    • Windows XP: 9,66%
    • Windows 8.1: 9,16%;
    • Windows 8: 2,95%
  • Mac OS X: 9,2%
  • Linux (todas as distribuições combinadas): 1,56%

Windows 10

Todo o crescimento que o Windows 10 conseguiu neste período, e que foi apenas de 0,2%, se deveu ao que foi possível conquistar aos outros sistemas. Só o Windows 7 desceu dos 51.89% para os actuais 48,79%, o que dá um espaço de crescimento grande para a nova versão do Windows.

Com uma meta de mil milhões de dispositivos a correr o Windows 10 em três anos, é altura deste sistema operativo começar a ganhar ritmo de crescimento.

Os últimos números oficiais da Microsoft indicavam que eram já mais de 270 milhões os PCs a correr esta versão e a chegada do Windows 10 Mobile vai fazer crescer ainda mais este número. A meta da Microsoft é ambiciosa e prepara-se para ser cumprida.

Dados Net Market Share

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carvalho
    Carvalho

    Seria interessante conhecer as bases para este estudo, de forma a dissipar eventuais dúvidas… Em que país foi feito o estudo?

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      penso que se fale de valores á escala mundial

    2. Avatar de Paulie
      Paulie

      N fossem os upgrades automaticos e nem a 5% chegavam. Tenho o 7 e nao tenho qq razao de queixa para o meu uso. Ja o 10 so bugs sendo o mais grave o disco a 100%

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Deixas-te sequer o windows 10 fazer todos os updates?

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Not here…

      3. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        So eu nunca tive nada desses bugs de que muitos se queixam. Os meus PCs devem estar mal montados. 😀

  2. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Parte desse crescimento é devido a malware que os utilizadores têm instalado que actualiza o sistema para o Windows 10 sem o seu consentimento.

    1. Avatar de Samuel L. J.
      Samuel L. J.

      É começar a levar para tribunal, “O windows 10 sequestrou o meu computador”.

  3. Avatar de Antonino
    Antonino

    tenho windows 7, e não quero para já atualizar para windows 10, mas não queria perder a promoção de atualizar de borla. Como faço ?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Fazes a actualização, com a qual ficas com a licença vitalícia para o teu PC, e depois fazes rollback para o Windows 7 através das Settings.

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        E fica ou sem boot, ou com uma quimera que tem de ser formatada.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Ou nenhuma dessas hipóteses. Raios e coriscos, fui o único a fazer o upgrade com sucesso e sem os problemas e calamidades relatados?

          1. Avatar de Manuel Monteiro
            Manuel Monteiro

            Não, não foi o único, eu também fiz upgrade com sucesso e sem problemas e calamidades.

  4. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    É um report interessante tendo em conta os dados a nivel internacional.
    Apesar de diversas opiniões por vezes aqui expressas infelizmente o Linux e outros SO’s continuam muito aquém do que na realidade as pessoas preferem.
    Digam o que disserem os produtos Microsoft continuam a liderar quer sejam pagos ou gratuitos .

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Ou pirateados.

      1. Avatar de LG
        LG

        Ja nem tanto como antigamente…

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Qual o estudo que o diz?

          1. Avatar de Samuel L. J.
            Samuel L. J.

            Quem vai piratear não quer o windows 10 para nada, interface complicada relativamente ao windows 8, boots lentos, lags, utilização do disco a 100%, dificuldades em ativar o novo kms…

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Interface complicada porquê e em quê? Boots lentos? Comigo são mais rápidos. Utilização do disco a 100%? Tu também? (ou estarás a usr múltiplos nicks?)

    2. Avatar de Carvalho
      Carvalho

      Possivelmente não estão a contar com as máquinas em dual boot e as vms!

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        O que uma maquina dual boot tem haver?

        A contagem é feita com base nas activacoes do Windows 10. Quando tens um Windows com uma chave válida e o activas entra na estatística. Se desinstalas é igual ao litro.

  5. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    E vai continuar a crescer, quer queiram, quer não.

  6. Avatar de Paulie
    Paulie

    Windows 10 problemas : Disco a 100%, ventoinha sempre a funcionar, menos bateria, apps inuteis que correm na ram mesmo depois de fechadas, so abrem fotos ou calculadora se tiverem net ligada…ate o surface pro 4 e so bugs e devolvido por inumeras pessoas

    1. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Tenho dois computadores com o Windows 10, um acer e uma surface pro 3, ambos vieram com o W 8.1 agora estão com o W 10 e não tem nenhum problema desses!

    2. Avatar de Tony
      Tony

      Tens o disco rígido a dar o berro, também me aconteceu, troquei ficou tudo bem… quanto as apps desinstala, dáaaa

      1. Avatar de Paulie
        Paulie

        O portatil tem menos de um ano..e com o windows 7 nao faz isso. O problema e mesmo do 10. So os geeks idiotas n veem isso

        1. Avatar de Tony
          Tony

          eu tenho um portatil com 4 anos, Win 10, e nada disso

        2. Avatar de flavio
          flavio

          Ou então ninguém tem os problemas que tu tens. Acho que o problema nem é tanto do portátil mas de quem está a frente dele

        3. Avatar de Zaark
          Zaark

          Talvez só os “geeks idiotas” não têm problemas porque sabem aquilo que estão a fazer e sabem o que o PC faz a cada momento.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Olha, se tiveres alguém que não queira o Surface Pro 4, eu troco pelo 3 🙂
      Fotos e calculadora só abrem com net!?!? Tu não tens bugs, tens é viroses.

      O windows 10 tem alguns comportamentos estranhos, mas eu só encontro o das portas USB, não fosse isso era o que usava no dia-a-dia.

      Quem fizer uma instalação limpa (depois de registar o windows 10 quando fizer um update), a máquina fica 5 estrelas e olha que tenho o windows 10 a correr num terminal com Atom, 2 Gb de memória e 32Gb de disco SSD e garanto-te que não se engasga (mas nem fales em photoshop nem algo do género).

      1. Avatar de Paulie
        Paulie

        O sleep do surface pro 4 gasta 20% ou mais bateria, o touch nao funciona quando acorda..pesquisa um pouco . O surface e um produto useless

        1. Avatar de Paulo Ferreira
          Paulo Ferreira

          Comprei um surface pro 4 a menos de 15 dias e tu não deves saber o que dizes. Sleep de 20 % de consumo ?????????? useless :))))) sei… compra um IPAD PRO que ficas melhor servido. Cada uma….

        2. Avatar de Rui
          Rui

          É o portátil que mais uso dou! E estou a falar no Pro 3.

          Tem o tamanho ideal! Exactamente do tamanho de uma folha A4 e uma autonomia muito boa! Nunca tive nenhum portátil com tanta autonomia. E olha que a autonomia anda muito próxima do Mac

        3. Avatar de Zaark
          Zaark

          A quantidade de barbaridades que se lê por cá…

    4. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Paulie: mentir é pecado lol

      Primeiro corre num Tablet (este) com Atom Z3735G e 1GB RAM lindamente (drivers tive que ir buscar para o SoC Atom series Z3800). Segundo, podes actualizar tudo e depois desinstalar quase 50% das Apps que vieram, e na zona Settings > Privacy desligar as apps que correm de fundo do Windows. Tambem nos servicos. Por fim correr o Disk Cleanup com opcao de coisas de sistema do Win 10 e faz uma limpeza profunda. Por fim corres o Ccleaner e mais o resto que falta.

      Isso que dizes é puramente falso.

      1. Avatar de Paulie
        Paulie

        Zaark e littlelife sao o mesmo por isso cala a boca puto e cresce. Todos na net falam dos problemas do w10. Google it imbecil

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Zaark é uma pessoa diferente de Mylittlelife. Zaark não adjectiva as outras pessoas quando têm uma opinião diferente. Zaark já viu, de facto, muitos relatos de problemas na net. Zaark conseguiu perceber as causas de vários desses problemas e soube evitá-los antes de lhes dar hipótese de acontecerem consigo. Zaark não falta ao respeito com tamanha pujança e tem todo o gosto em ajudar quem pedir ajuda de forma cordial e respeitosa. Zaark manda cumprimentos.

    5. Avatar de Zaark
      Zaark

      E sabes porque ficam na RAM? Sabes quanto ocupam de espaço antes e depois de fechares? Sabes que podes desinstalar as apps que não queres? Sabes ver o Task Manager para perceber o que ocupa tanto o disco? É só problemas que eu e outros tantos não temos…

      1. Avatar de Paulie
        Paulie

        Vai ao google e ve que o w10 e so problemas. O pessoal que aqui comenta e tudo pobreta pois 1gb ram? Tenho 16 e abaixo disso e impensavel

        1. Avatar de MJSantos
          MJSantos

          Eu tenho, com um Core i5 M e não tenho razões de queixa.
          E tanto utilizo para desenvolvimento de aplicações com Visual Studio como para CAD.

        2. Avatar de Manuel Monteiro
          Manuel Monteiro

          O windows 10 dele deve ser diferente do resto do mundo!!!

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Também tive problemas no início, mas antes de vir para a net barafustar contra o sistema, fui perceber quais eram as causas. Drivers proprietárias são uma das principais problemáticas, e para quem gosta tanto do Google para ver relatos de problemas p Windows 10, também deverá ser capaz de ir pesquisar por que motivo o problema de uma driver não é o problema do OS. (Isto é só um exemplo, há outras causas para vários problemas). Eu não nego os problemas, apenas não aceito que apontem baterias ao OS sem meter dois dedos de testa de raciocínio pelo meio.

        3. Avatar de Zaark
          Zaark

          Tenho dois PCs com 8 GB, um deles um já arcaico Pentium E6500, e o Windows 10 corre muito bem. E se eu quiser, poso Googlar por problemas do Windows 7 e também encontro às resmas. O Google devolve aquilo que pedes, não sei se já te apercebeste.

  7. Avatar de Norberto
    Norberto

    Tenho Windows 10 e estou BASTANTE satisfeito!
    O meu disco não est´sempre a 100%, o boot é super rápido, a bateria dura-me bastante tempo, a interface é bonita, consome poucos recursos.
    Único ponto negativo que vejo é mesmo as Apps inúteis que trás, mas consigo viver bem com isso!

    1. Avatar de DL
      DL

      Boas, essas apps podes remover com o CCleaner, no separador “ferramentas” e depois “desinstalar programas”.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        E é preciso o CCleaner? Até parece que o Windows é incapaz de desinstalar. Não admira a dependência de apps ate para ir ao WC nos smartphones e tableta… até para desinstalar é preciso o CCleaner… Enfim…

        1. Avatar de Paulie
          Paulie

          Ja mudaste a fralda hj? Ser geek e n ter amigos a n ser motherboards da nisto. Zaark virgin for life

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Deverei ficar preocupado com o teu súbito interesse na minha vida pessoal e amorosa?

        2. Avatar de DL
          DL

          Remove lá então as aplicações nativas da windows store, algumas consegues desinstalar, outra não. Daí eu recomendar o CCleaner para esse efeito. Ainda á 3 semanas atrás tive que desinstalar o “Groove Música” porque deixou de abrir e a única maneira que consegui foi com o CCleaner.
          Agora diga-me lá mister geek como se faz isso pelo o windows.

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            Eu estava a pensar em apps da treta, como Candy Crush Saga ou o supra-sumo do inútil, “Obter o Office”.
            Sim, essas apps só com a PowerShell ou programas de terceiros. Nunca as desinstalei, apenas mudei as default apps.

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            P.S.: não sei usar a PowerShell, mas sei que através dela se pode remover qualquer app. Infelizmente não é user-friendly.

  8. Avatar de Danny
    Danny

    Acho que a cota reduziu eu em dois computadores voltei a a por o Windows 7 😀

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      parabéns para ti.

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Parabéns para ti também, mas ainda tenho mais 1 com o Windows 10, 1 Mac, 1 com o xp e mais um Linux Mint, faço colecção 😀

  9. Avatar de DL
    DL

    Segundo a “Global Stats” o windows 10 já tem uma quota de 17.9% em abril.

    Ver aqui: http://gs.statcounter.com/#desktop-os-ww-monthly-201604-201604-bar

    Qual será então o site mais confiável neste tipo de estatísticas?

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Nenhum, nenhum dos sites tem o número exacto de quantas instalações já foram efectuadas.

      1. Avatar de amx
        amx

        Com o W10 e a apple é favas contadas porque recolhem informações do utilizador e como controlam as instalações linux por exemplo? Com um cd instala-se n postos e n máquinas virtuais. E as máquinas em dual boot? A “bota não bate com a perdigota”, então, se na plataforma azure 35% das máquinas são linux e como estão na plataforma deles sabem, mas, como é que sabem no mundo, quantas máquinas têm o debian, ubuntu ou fedora instalados, máquinas estas que eles não controlam certo?

  10. Avatar de mjsantos
    mjsantos

    Tenho o W10 e já não tenho o problema do disco a 100%, bastou mudar o browser que uso.

  11. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    É Incrível como um estudo internacional consegue tanta polémica a nível local… realmente ou temos muito tempo livre ou perdemos tempo com discussões desnecessárias. Na realidade por muito que se queira os dados estão aí e não deixam margem para dúvidas. O Windows lidera em todo o seu esplendor quer seja pirata quer seja pago quer seja grátis, quer seja a versão X, Y ou Z.
    Uma vez mais agradeço ao canal ppware pelo excelente trabalho não só neste artigo como em todos os outros pela divulgação destas e doutras novidades tecnológicas, quanto a mim tornaram-se uma referência que consulto diariamente.

  12. Avatar de Eduarda
    Eduarda

    Eu por acaso também gostava de ter o windows 10 no meu Microsoft Lumia 640 que comprei em Dezembro passado, mas é por causa dessas atualizações que nunca chegam de verdade aos aparelhos de gama media que eu acabo sempre por fazer um esforço financeiro e optar por comprar iphones, pois a apple atualiza sempre tudo direitinho. Tenho um ipad 4 que já vai fazer 5 anos no final deste ano, e sempre recebeu as atualizações sem ficar lento nem nada. Conheço pessoas que tem tablets e telemoveis samsung com apenas 1 ano e não receberam a atualização do android para o marshmallow. Neste momento tenho um Microsoft Lumia 640 que também não recebeu a atualização para o windows 10 que havia sido prometida pela Microsoft. Estou a pensar em trocar de telemovel, mas acho que vou esperar pelo iphone 7, não é pela marca mas pela qualidade e está sempre atualizado. Tenho pena de sair da Microsoft, não tenho nada a apontar em relação ao funcionamento do telemovel, apenas o facto de ter poucas apps e não receber atualizações. Que Deus abençoe a Apple, Samsungs e outros topo de gama! Haja dinheiro!

  13. Avatar de Jose Simões
    Jose Simões

    Teria sido sensato incluir o ChromeOS. Suspeito que está logo abaixo dos win8.

  14. Avatar de Eu Rio
    Eu Rio

    Tenho um portátil acer, que vinha com o windows 8.1, mudei para o windows 10, e ficou tudo espetacular, agora chegou a actualização 1607 aniversário, e o resultado foi, e continua desastroso. Já tive de mudar de disco, está um pouco melhor, mas cheguei à conclusão, que mais tarde ou mais cedo, vou ter de voltar ao windows 8.1. É uma tristeza, a microsoft pôr o sistema a aceitar só as aplicações por si criadas.