Google quer “injectar-lhe” um dispositivo no olho

24 Comentários

O registo das patentes, por parte das empresas, dão-nos uma perspetiva do produto final. Da realidade à loucura, vamos teorizando o que poderá estar para aparecer. A nova ideia da Google é, talvez, a mais louca que alguma vez apresentou até hoje: esta quer “injetar-lhe” no olho um dispositivo.

Google quer injectar-lhe um dispositivo no olho


Poderá estar a pensar que nos estamos a referir às lentes ou mesmo aos Google Glass, mas não, é mais que isso. O que nos referimos é mesmo o colocar dentro do olho um dispositivo eletrónico.

Se ainda não fechou este separador, então vamos continuar a explicar a ideia. Calma, não se assuste! As informações estão disponíveis na Forbes que nos indica que a gigante das pesquisas registou a patente US20160113760.

A Google tem uma propensão para tecnologias incríveis, mas muitas delas nunca atingem o mercado. A patente em questão fala sobre um método de “injetar um fluido na cápsula do cristalino do olho, onde a lente natural seria removida da cápsula”. Com o tempo, este fluído iria solidificar e unir-se-ia à cápsula do cristalino.

Google quer injectar-lhe um dispositivo no olho

O dispositivo planeado para ser injetado no olho contém um número de pequenos componentes: armazenamento, sensores, rádio (para comunicações), bateria e uma lente eletrónica. O dispositivo ocular recebe energia sem fios a partir de uma “antena de captação de energia”.

A patente descreve o que parece ser um dispositivo externo para fazer a interface com o computador do globo ocular. Os dois vão comunicar via rádio e o “dispositivo de interface” contém o processador para fazer o processamento necessário.

Google quer injectar-lhe um dispositivo no olho

De acordo com a patente, a lente eletrónica iria ajudar no processo de focar a luz sobre a retina do olho.

Sabemos que esta não é a primeira vez que a Google trabalha numa tecnologia que “entra” no globo ocular. No início de 2014, a empresa lançou a ideia de comercializar uma lente de contacto que poderia medir os níveis de glicose através das lágrimas, nas pessoas com diabetes.

Google quer injectar-lhe um dispositivo no olho

A medição da glicose, através das lentes de contacto, estão a cargo da Verily, uma divisão da Alphabet, organização focada nas ciências da vida. Então, provavelmente, esta nova tecnologia agora patenteada, deverá também passar para as mãos da Verily.

 

Forbes

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Alguém sabe se isto vai ter a possibilidade de colocar um bloqueador de publicidade? O governo vai poder gravar tudo o que estamos a ver?

    1. Avatar de Samuel L. J.
      Samuel L. J.

      tens de fazer o root para poderes instalar o adb

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    O alcance do sistema depende do dispositivo externo. Segundo os dados, o alcance da antena do aparelho são 20cm, no limite máximo.

  3. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Por acaso até fazia falta: ceratocone da vista esquerda.

  4. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    O 7º Dia – com Arnold Shwarzneger….A malta da google andou a ver este filme….um carro que anda sozinho, e um dispositivo nos olhos…so pode

  5. Avatar de manuel
    manuel

    We are the Borg; resistance is futile!

  6. Avatar de Limbus
    Limbus

    Não obrigado, mas também não estou a ver isto a ser feito nos próximos pares de anos…

  7. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Já pensaram que isto pode servir para fins médicos? Para pessoas com alguma falta de visão?

    1. Avatar de rui
      rui

      Obviamente que a parte dos “fins médicos” vai apenas servir para disfarce. Sabes disso, não sabes? 🙂

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Exacto! Depois de implantado, a Google, que por seu lado é um disfarce para o controlo alienigena, vai conseguir ver o que toda a gente do mundo vê. O passo seguinte são implantes cerebrais, para os alienigenas poderem, não só ver tudo, mas controlar tudo e tornar-nos seus escravos.

        1. Avatar de al
          al

          e por essas e por outras que ja tenho a dispensa cheia de chapeus de aluminio 😀

      2. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        … A única coisa de que estou a espera é de ignorantes

      3. Avatar de Joao Vasconcelos
        Joao Vasconcelos

        Preferias ver “bem” mas que “secretamente” guardassem a tua info ou andar com um cão guia?
        Deixa lá, depois fazes root nisso

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Grande novidade aqui em Portugal já nos implantaram a todos impostos por locais muito mais sombrios….

  9. Avatar de Henrique
    Henrique

    Aqui os fãs da Google até andam à porrada para serem os primeiros a injectarem isto no olho… Enfim… Lá vai a Google oferecer isto de borla, e as pessoas meter para ver anúncios…

  10. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    Dava jeito para visão noturna, e aposto que as meninas das boates vão lhe dar bom uso.

  11. Avatar de Francisco Andrade
    Francisco Andrade

    O nosso futuro são os Borg… Resistir é inutil 😉

  12. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Isso já o faz, mas por enquanto não é as claras 🙂

  13. Avatar de k
    k

    Por focar luz eles entendem o que? Focar de forma a que uma pessoa dispense óculos ou qualquer outra forma correctiva de visão? Infelizmente o que mais me chateia são as “moscas volantes” no olho direito e acho que isto não vai servir de nada para corrigir…

  14. Avatar de josé silva
    josé silva

    …transumanismo! transformar as pessoas em cyborgs 🙁

  15. Avatar de dajosova
    dajosova

    19 leitores esfregaram os olhos… com o cotovelo!

  16. Avatar de lmx
    lmx

    A google que vá meter cenas num sitiu que eu ca sei!!
    Mas no deles e que se sintam muito realizados ..

  17. Avatar de rui
    rui

    sera que vai dar para instalar o kodi ?
    agora fora de brincadeiras
    se a noticia fosse : Appel quer injectar-lhe um dispositivo no olho
    ilente electrónica
    era tudo a bater palmas kkkk