iTunes Movies e iBooks bloqueados na China

26 Comentários

Durante a semana passada os utilizadores das lojas iTunes Movies e iBooks começaram a ver estes serviços bloqueados sem qualquer aviso prévio. Agora, segundo relata o New York Times, as lojas foram encerradas sob exigência da Administração Estatal de Imprensa, Edição, Filmes e Televisão do país. Notícia que, de resto, já não é de estranhar vinda da China.

A Apple tem esperança que a situação se resolva rapidamente…

china_apple


As restrições que a China impõe aos seus cidadãos em termos de acesso a produtos, serviços e informação estrangeiros é enorme e foram já vários os exemplos no mundo da tecnologia que aqui relatámos, mas a Apple sempre conseguiu manter uma boa relação e a aceitação do seus produtos foi recebida no país com grande entusiasmo.

itunes_1

Há cerca de sete meses a Apple lançou na China os seus serviços de livros e filmes no iTunes e agora, sem razão aparente, o serviço foi encerrado por ordem do regulador da actividade de radiodifusão do país.
 

O que terá motivado este bloqueio dos serviços?

Não existe qualquer declaração pública por parte do Governo chinês ou do próprio regulador e da Apple apenas se sabe que a empresa espera que os serviços retomem “o mais rápido possível”.

Sendo a China o segundo maior mercado onde a Apple actua, depois dos Estados Unidos, parece estranho que o governo tenha bloqueado dois serviços que há pouco tempo havia aprovado.

Além das lojas existentes nas principais cidades do país, a China é também dos poucos países, o quinto, onde o serviço de pagamentos da Apple, o Apple Pay, foi implementado.

apple_china_2

Promover e ter um maior controlo sobre as marcas nacionais e sobre os media internos, é claramente um dos grandes objectivo do governo. Não é novidade nenhuma e o próprio líder do partido comunista Xi Jinping já referiu diversas vezes, a importância da China manter a sua “soberania no ciberespaço”, e daí haver este bloqueio e todas as restrições crescentes a tudo quanto é informação vinda do estrangeiro.

The New York Times

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ALberto
    ALberto

    Deve ser complicado viver na china. Europa Ocidental, America do norte, Japao e Australia sao os unicos sitios no mundo que se vive bem, o resto so mesmo de férias.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Lol. Certamente que nunca viste a miséria em grande escala que existe nestes países/zonas que mencionaste, nomeadamente os sem abrigo.

      1. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Penso que ele estava a referir-se à notícia, em não acontecer este tipo de situações.

      2. Avatar de José M.
        José M.

        Até parece que a dita miséria só existe no Ocidente! Você ao falar assim parte do pressuposto que somos todos iguais, que todos gostamos do mesmo! Pode parece-lhe incrível, mas há gente que gosta da miséria, há gente para tudo! Nem todas as sociedades são iguais. Ele referiu exactamente os mesmos locais qu costumo referir aos meus amigos como os únicos cantos no mundo onde se pode viver civilizadamente, assim o queiramos e somos livres, mesmo que com algumas limitações, para decidir o que fazer com a nossa vida! E esses são os únicos locais, à face da Terra em que não temos que gravar a tutela idiota quer do estado, quer de religião, sem amas secas que entendem sabe o que é melhor para nós.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Aqui no burgo,paraíso dos direitos,onde os cidadãos se vão passar a chamar cidadanonas,ou algo que o valha,existem mais de 100 sites bloqueados.Mas como é para bem dos artistas devem ter razão.

  2. Avatar de Renato
    Renato

    Já era altura da Apple, Google, Microsoft, Amazon e outras fazerem uma vaquinha e deitar abaixo o governo chinês.

    O dinheiro que essas empresas perdem com as manhas desse país!

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Típico pensamento de um europeu/americano. Para ti apenas a nossa forma de viver é a correcta. E já agora porque razão deverão empresas que nem sequer são chinesas interferir neste governo? Ora essa responsabilidade não recai unicamente nos seus habitantes? Estas empresas se não gostam que deixem de operar no país. Mas aí é que reside o problema, a Apple, Google, Microsoft, Amazon,… precisam mais da China do que a China precisa destas.

    2. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Estás completamente equivocado, Renato. Já para não falar que não tem qualquer lógica.

  3. Avatar de Jose Coelho
    Jose Coelho

    Na europa ocidental também já há imensos sites bloqueados por acusação de infração aos direitos de autor…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      És doido? Na Europa não existe nenhum tipo de censura ou branqueamento, nomeadamente na comunicação social…
      /sarcasmo

    2. Avatar de ALberto
      ALberto

      Tens razão mas basta mudar o nome dos proxys que consegues aceder a mesma, já na china eles bloqueiam mesmo na “internet chinesa”. Não tens hipotese.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        LOL , achas mesmo? Tem mais proxys e ligacoes via satelite em quantidades que nem imaginas.

    3. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Tens razão, mas não ao ponto do que acontece na China.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        A China bloqueia, nós controlamos de forma dissimulada a informação a que as pessoas acedem. Agora pergunto eu qual deles é o melhor!

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Aquele em que se acede a mais informação e se pode ter posições políticas divergentes, e não se é preso e calado por falar mal de políticas do partido político ou vender certos livros políticos.
          Alguém poderá argumentar que a realidade e história Chinesa não dão muita margem para um sistema político com mais liberdade na China, mas isso nunca servirá de justificação para dizer que é o melhor.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Num país onde o facebook é proibido, não é preciso dizer mais nada…

  5. Avatar de Limbus
    Limbus

    A China não são os EUA, ou a Apple (e restantes) fazem o que eles querem, como eles querem, ou acabam-se os yuan’s.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      A Apple teve autorização para a sua loja, só assim é que podia abrir a loja, as autoridades chinesas é que mudaram as “regras”, mudando a entidade que supervisiona

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Nos EUA as autoridades também mudam as regras, mas a Apple bate o pé, mantém a sua posição e fica tudo bem. A China não são os EUA.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          és capaz de dar um exemplo minimamente comparável com a situação chinesa, que justifique o que dizes?
          Será que vai evocar o caso nos EUA em que queriam que um tribunal obrigasse a Apple a fazer algo?

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          É a diferença entre um mercado liberalizado como nos EUA que as empresas fazem o que bem quer e lhe apetece e ainda têm tempo para fazerem falcatruas e escaparem ilesas. O mesmo se diz da Europa.

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Deixa lá estar que na China não há falcatruas.
            Da maneira que defendes a censura chinesa, só podes ser da família do Salazar.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    E ainda há portugueses a votarem nos partidos comunistas.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Qual é a diferença entre votar nos comunistas ou nos socialistas se eles pelos vistos estão em uníssono?

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Certamente que não seques o que se passa na AR, porque se seguisses verias que a CDU e o PS não estão em uníssono!

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Já alguma vez estiveste na China para criticares a ideologia destes? Bem me parecia… Outro que pensa que a única forma correcta de viver é a nossa.