Apple já não será a primeira a ter smartphones sem jack de áudio

66 Comentários

No final de Novembro de 2015 muito se falou sobre o facto da Apple ter intenções de deixar cair, na próxima geração do iPhone, o jack de 3.5mm para headphones. A ideia pareceu interessante mais foi já aproveitada por um fabricante do mundo Android, a LeEco, que anunciou recentemente três novos smartphones sem jack.

Apple já não vai ser a primeira a ter smartphones sem jack de áudio


Foram três os modelos de smarttphones que a LeEco lançou recentemente e que se destacam por já não trazer o tradicional jack de 3.5mm. Em alternativa, o Le 2, Le 2 Pro e Le Max 2 têm a interface USB do tipo C.

Apple já não vai ser a primeira a ter smartphones sem jack de áudio

 

Le 2 e Le 2 Pro

O Le 2 e Le 2 Pro são smartphones que têm um ecrã de 5,5” com resolução de 1080p e bateria de 3,000mAh. Ao nível do SoC, o Le 2 vem com um MediaTek X20 de dez núcleos e 3 GB de RAM enquanto o Le 2 Pro vem com o MediaTek X25 de dez núcleos e 4 GB de RAM.

Ao nível da câmara há também diferenças. O Le 2 vem com uma câmara de 16 MPX enquanto o Le 2 Pro vem com uma câmara SONY de 21 MPX (igual ao do Moto X Pure).

Le 2 e Le 2 Pro

 

Le Max 2

O Le Max 2 tem um ecrã de 5.7” Quad HD e vem com o SoC Snapdragon 820. Integra a tecnologia Quick Charge 3.0, tem sensor biométrico e uma bateria de 3,100mAh.

Ao nível da câmara vem com a mesma do Le 2 Pro. A destacar ainda neste modelo o facto de ter 64 GB de memória de armazenamento e 6 GB de memória RAM.

Le Max 2

 

Preços

Relativamente aos preços, o Le 2 custará na ordem dos 170 dólares enquanto o L2 2 Pro rondará os 230 dólares. O Le Max 2, versão com 4GB de RAM e 32 GB de memória de armazenamento custará 325 dólares, enquanto a versão de 6GB de RAM com 64 de memória de armazenamento rondará os 390 dólares.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Claudio Domingos
    Claudio Domingos

    Para mim, não é bom pois muitas vezes quando o telefone está à carga, estou a ouvir musica… Mas se estes equipamentos trouxerem a tecnologia de Wireless Charging, já me agrada.

    1. Avatar de Luislelis
      Luislelis

      Head phones Bluetooth?

      1. Avatar de Xispes
        Xispes

        Má qualidade de som?

        1. Avatar de andre
          andre

          Sabes o que é apt-X?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Bem dito Lumia 950.
            Audio Jack, Leitor SD Card, Scanner de Iris, Duplo Sim…

            Andam a comprar telemóveis errados depois queixam-se.

          2. Avatar de PTO
            PTO

            OK… gasta três vezes mais nuns headphones com aptx que no smartphone. Bem visto!

          3. Avatar de Xispes
            Xispes

            Se estivermos a falar de aptX Lossless, então o caso muda um pouco de figura. No entanto, ninguém gasta para cima de €1000 nuns auscultadores para eles agora se lembrarem de retirar o jack. E sim, antes que façam comentários estúpidos, faz diferença.

        2. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Estás enganado,tenho uns sony shb60 e até tem uma boa qualdade de som, claro que para o dia a dia, não vamos comparar com headphones profissionais ou com fio da mesma faixa de preço, conecto através do NFC no meu Z2 e no Iphone por bluetooth visto que o NFC da Iphone não dá.

          1. Avatar de Xispes
            Xispes

            Não querendo faltar ao respeito, acho que dizer que esses auscultadores têm boa qualidade de som, é um sacrilégio. Tudo depende daquilo a que estás habituado e da fonte (se for um mp3 fatela não há salvação alguma). Aconselho-te a um dia que tenhas disponibilidade experimentar uns Sennheiser HD800, Audeze LCD-3 ou mesmo uns Hifiman HE-1000 ligados a uma boa combo DAC/Amp e com boas fontes (DSD ou Flac 192kHz) e aí sim, vais compreender o que é uma boa qualidade de som.

            É quase a mesma coisa que dizer que um Renault 5 anda bem. Quando pegares nos “big boys” a tua percepção vai mudar completamente.

      2. Avatar de André
        André

        Usar o bluetooth gasta muito mais bateria que usar um jack. Algo na casa dos 28% a mais de consumo energético

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Não, não gasta, usar o jaca gasta mais, porque o telemóvel tem que amplificar o som.

          1. Avatar de darkvoid
            darkvoid

            Isso era uma piada certo?

          2. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            Não, o telemóvel não amplifica o som que sai para o Jack..
            Por sua vez amplifica o que sai na coluna do próprio.

            Quanto se gasta mais ou menos, a diferença é irrisória para a “descomplicação” de andar com um fio a balouçar.

            (no entanto uso sempre phones com fio lulz)

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            É incrível as afirmações que fazes. Não acertas uma 🙂

            Em relação à qualidade de som voltamos à velha história.
            Há pessoal a gastar rios de € em sistemas de som, mas se fizermos uma comparação às cegas não conseguem diferenciar um som de topo com um som razoavelmente bom.
            Eu tenho um headset bluettoth da sony (pra usar no pc está claro) e tem um som muito bom tendo em conta headphones de 400€ que já experimentei (sinceramente também não notei diferença, isso fica pra quem faz disso uma profissão), mas uma coisa é certa…por cabo…é por cabo. Não há falhas, não há recarregamentos.

      3. Avatar de Daniel Cavalcanti
        Daniel Cavalcanti

        1. Acaba a bateria dos headphones e pronto, deixo de ouvir enquanto não os recarregar.
        2. Bateria do telemóvel gasta-se bem mais rápido em comparação com outros que sejam ligados por fio.
        3. Preço de headphones bluetooth não é o mesmo que headphones sem bluetooth.

      4. Avatar de PTO
        PTO

        Se não gostares de boa qualidade de som, então sim, headphones bluetooth são uma opção.

  2. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Eu não quero estes telemóveis. Não há nada de errado com o Jack 3,5mm analógico! Dá-me muito jeito para ligar a amplificadores mais antigos. Simplesmente é demasiado versátil para se perder, e a limitação que causa no equipamento não é assim tão grande!

    1. Avatar de ALberto
      ALberto

      A samsung tb foi a primeira a criar o smartwatch e é a que menos vende..não é quem chega primeiro mas quem acaba no topo. Até o Benfica já aprendeu isso.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Por acaso a Samsung não foi a primeira a criar o smartwatch, longe disso. Mesmo no mundo do Android já a Sony, Motorolla,… tinham lançado smartwatches antes da Samsung.

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        Pebble, diz-te alguma coisa?

    2. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Deixa a técnologia avançar, e alguém irá criar um adaptador de jack to type-c

      1. Avatar de Alguem
        Alguem

        De certeza que rapidamente aparecem adaptadores mas ai está o problema. Muita gente gosta de ouvir música no smartphone e não quer estar a gastar dinheiro extra para comprar algo que já é comum à muitos anos, de fabrica. Se a Apple trocar o jack comum por um mais pequeno não há problema mas tirar totalmente parece-me errado, principalmente considerando que a bateria dos iPhones é bastante limitada (e auscultadores bluetooth comem muita)

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho um LeTV S1 Pro X800+ e só tenho a dizer maravilhas da marca, excelente equipamento e preço super competitivo 🙂

  4. Avatar de LG
    LG

    Acho que é demasiado cedo para retirar o 3.5mm. Esta ligação ainda hoje continua a ser muito popular e tenho as minhas dúvidas se a Apple o retira do iPhone 7.

    Quanto a Apple jã não ser a primeira a não ter jack 3.5 é irrelevante. Para os iFans será sempre a primeira.

  5. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Não percebo onde está a novidade o meu HTC P3300 ( telémovel comprado em 2007) não tinha Jack 3.5 mm, já vinha com Phones e Mic via USB e já lá vão quase 10 anos. A unica diferença que vejo é utilizarem USB tipo C e o meu velhinho era tipo Mini B.

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Tive um nokia 6630 que tmbm não tinha jack

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Sim como a grande maioria dos telemoveis dessa era. Nokia, samsung,… Era raro o que tinha jack 3.5. Alguns ainda tinham o 2.5

      2. Avatar de andre
        andre

        Mas tinha um adaptador para usares os phones 3.5mm

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Assim como o meu Diamond… Necessitava de um adaptador… Acho ridículo considerarem uma inovação quando é um retrocesso.

    3. Avatar de André
      André

      Parece que não sabes que quando a Apple apresenta qualquer coisa, é logo atirado como sendo uma evolução de 500 anos no mercado tecnológico.
      Sempre foi assim… É por isso que eles tem 70% de lucro com cada aparelho vendido.

  6. Avatar de Afonso
    Afonso

    A LeEco tem um bom suporte? Lançam actualizações ao Android? Pergunto isto porque em termos de especificações são grandes máquinas, mas se a rom deles for má, não serve de muito

    1. Avatar de GonnaEatUout
      GonnaEatUout

      Para mim é um deal breaker! Parece que o Mundo dos smartphones e afins está viciado em comunicações wireless! não acho que seja uma má ideia, sem dúvida que a tendência é essa mas quando colocam a carroça à frente dos bois é muito mau!
      Retirando o jack há duas opções de conectividade:
      – USB (não há expressão de dispositivos para já)
      – bluetooth com o seu protocolo SBC (uma valente bostix) deve agradar a 90% mas falta-lhe muito detalhe. APT-X melhora e consegue-se notar em wav, flac, acc mas à semelhança do que se passa com USB type-c não há muitos dispositivos tanto a nivel de headphones como smartphones.

      por isso retirar o jack nesta altura do campeonato é uma má opção imo.

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        o que é certo é que enquanto as coisas continuarem como sempre continuarem, quem desenvolver estas adaptações (os que para já ainda não dão resposta a esta necessidade..) mexem-se mais de pressa para poder acompanhar!….

  7. Avatar de Mota
    Mota

    Passo.
    3.5 mm ftw

  8. Avatar de Nando
    Nando

    Onde comprar??

  9. Avatar de Octávio
    Octávio

    Presumo que os melhores headphones a venda pelo mundo fora ainda sejam com jack portanto nao percebo bem este tema mas ok

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Quem tem bons headphones (bons MESMO a sério) não os usa para ouvir música em smartphones, a não ser que não perceba nadinha de qualidade de som. E se for este o caso então mais valia ter comprado headphones da worten, poupava dinheiro e ficava igualmente servido.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Igualmente não digo, mas com 40-60€ já se compram headphones bastante razoáveis.

        É exactamente o que eu defendo.
        A malta quase se esfola pra defender o porquê de ter um smartphone topo de gama, quando a pergunta é: Necessitas mesmo disso?
        O mesmo se aplica aqui. Headphones de topo são pra edições de topo por exemplo e não pra ouvir música em mp3 reproduzida por um dispositivo cujo output por sua vez também deixa muito a desejar.
        Eu pessoalmente gosto de comprar bom e barato, ou seja…ficar bem servido, satisfazer as necessidades e não esbanjar dinheiro 🙂

  10. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Não têm um pequeno erro nas especificações do Le Max 2?
    Nos sites que vi, o telemóvel tem ecrã de 5.7″ e por isso foi descartado por mim, mas se tiverem um versão 5.2″ posso considerar em relação ao outro telemóvel que tenho em mente (Xiaomi Mi5).

  11. Avatar de rui
    rui

    A apple vai fazer mais uma carrada de dinheiro com isso. É que assim vai vender os fones da marca a mais uns 200€ e aí está: 1000€ no total para algo tão overpriced. E ainda arranjam maneira de apenas os proprietários funcionarem com o aparelho. Muitos ifans estão todos contentes na mesma.

  12. Avatar de Angelo Martins
    Angelo Martins

    A Apple nunca é a primeira em praticamente nada. Eles dizem que sim, mas toda a gente sabe que não é bem assim.

    1. Avatar de ALberto
      ALberto

      NFC tb n foram os primeiros mas foram os mais realistas pois o NFC tem utilidade naquilo que a apple explora, o ApplePay. Tudo o resto até pode ser muito engracado mas para geeks pois os outros n tem qq interesse no nfc. As pessoas esquecem-se que há 2 tipos de compradores. Os geeks que sonham com octacores e pcs, e as pessoas normais que sonham casar-se viajar e tb comprar um smartphone se possivel.

    2. Avatar de Muller
      Muller

      Confirmo. Só quem não está atento ao que outras marcas fazem é que acha que a Apple é a primeira em tudo. Parece que usam uma capa endeusada. Impressionante. Mas quando as pessoas não têm estudos nestas áreas de tecnologia… Em terra de cegos (fans da Apple), quem tem um olho (Apple) é rei…

    3. Avatar de andre
      andre

      Mas uma coisa é certa: pode não lançar muitas coisas primeiro, mas cria tendências, por exemplo quando foi introduzido o Touch ID no iPhone 5S, hoje em dia quase todos os top de linha têm sensor de impressão digital.

      1. Avatar de GonnaEatUout
        GonnaEatUout

        A melhor coisa que a Apple criou/reinventou foi o TRACKPAD de todos os laptops que produzem!

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          O touchpad/trackpad já tinha sido introduzido em portáteis pela Olivetti com o S20 três anos antes (1991) da Apple o fazer no PowerBook (1994).

  13. Avatar de RubenS
    RubenS

    Ainda chamam isso uma inovaçao. Isso é ir de cavalo pra burro. Todos nós usamos esta entrada, entao nao podemos ouvir musica enquanto carregamos o tlm? Nao podemos ligar umas colunas e ouvir um som? Esses engenheiros da apple estao cada vez mais espertos. Ainda dizem que a apple nao é limitada e demasiado cara…

    1. Avatar de Paulo Z.
      Paulo Z.

      É comum ouvires música enquanto carregas o tlm? Estranho…

      Mania de ser do contra que vocês têm.

      1. Avatar de LChalupa
        LChalupa

        Sim é comum. Tenho o telemovel ligado ao rádio por cabo auxiliar e a carregar pelo isqueiro do carro.

        Ou então se tiver a trabalhar na secretária, oiço a musica que tenho no telefone enquanto o mesmo está ligado ao PC a carregar. Não é assim algo tão incomum ou estranho.

        1. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          Faço isso também muitas vezes… Ter que usar o cabo de carregar par ligar som para mim não serve!

        2. Avatar de Portimão
          Portimão

          É. Lá porque tu usas não significa que é algo universal.

        3. Avatar de Paulo Z.
          Paulo Z.

          Mas então qual é o problema?
          Se está ligado ao sistema do carro pode carregar e ouvires música, nos headphones é que não.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Também o faço com frequência no escritório, não percebo qual o espanto.

  14. Avatar de james
    james

    Acho isto demasiado cedo para retirarem o jack, ate ja vi fanboys da apple a chorarem se isto acontecer com o iphone 7,querem meter o telefone mais fino e nem pensam no resto, deviam se preocupar mais com a bateria, sendo o telefone mas fino nao sei como vai ser a evoluçao da bateria,e se optarem por ecrans 2k vai ser para rir. E nao venham com Bluetooth que isso so serve para andar com carregadores atras tanto no telefone que gasta mais como nos auscultadores,e duvido que ao comprarem o telefone venha os auscultadores bluetooth, será mais uma para sacar dinheiro

    1. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      Os iPones não são para o teu ser… keep out!

  15. Avatar de zombie
    zombie

    Irónico. Numa apresentaçao de novos produtos ( interessantes até ), la se arranjou mais uma forma, de a epigrafe nao ter nada a ver com isso, para se ir buscar a Apple ! Eu sei, dá “hype” e clicks…mas esconde-se o sumo, pa mostrar apenas a casca!
    Até pq pa Apple, verdade seja dita, ser 1º, 2º ou 5º a lançar, é irrelevante, pq quando o fazem, acabam ( mal ou bem) por criar “trend” lítica.
    É o proselitismo da imprensa hodierna, sempre a engajar pleitos, porque o remanso procrastina a monetização!

  16. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    A ideia não é novidade é vão se dar mal…..mais uma vez. Depois queixam-se e voltam ao mesmo. Os htcs antes não tinham. Tinha de ser usado o cabo com a entrada deles. Ainda tenho uns phones desses cá em casa. A Apple acho que já tinha tentado isso também

  17. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Ao menos metiam jack 2.5″, sempre dá para colocar 1 adaptador para 3.5″, não percebo porque é que esta transição nunca aconteceu

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Tambem nunca percebi o pq. Sempre é mais pequeno e encontram-se adaptadores facilmente.
      A Nokia e Huawei ainda tiveram alguns modelos com 2.5.
      Mas assim não se venderiam tantos auriculares exclusivos.

  18. Avatar de PTO
    PTO

    Má mudança, ideia estúpida. Quase tão estúpida como a de posicionar a entrada 3,5mm na parte inferior dos telemóveis.

    Tenho headphones de excelente qualidade e em perfeito estado e não me parece que os vá deixar de usar só porque agora a Apple decide deixar de usar jack de 3,5mm.

    O que vale é que pode-se sempre optar por outras marcas de smartphones

    1. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      vai-te habituando…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nos telemóveis poderá desaparecer, mas para quem gosta de música, e leia-se ouvir, fazer, o que quer que tenha a haver com qualidade de som, os cabos não desaparecerão tão cedo 😛

  19. Avatar de Bruno Simão
    Bruno Simão

    Dexculpem alguém sabe onde comprar um Le 2 Pro e que tenha a língua portuguesa??Se não tiver, onde e quando possa ter o Português?
    Obrigado.

    1. Avatar de Gabriel Barbosa Bonfim
      Gabriel Barbosa Bonfim

      Aliexpress, em relação a linguagem ele vem quase que universal, afinal o que manda e o sistema…

  20. Avatar de Gabriel Barbosa Bonfim
    Gabriel Barbosa Bonfim

    SONYERICSSON JA TINHA ESSA TECNOLOGIA E A USOU POR MUITO TEMPO.. NAO FIZERAM NADA MAIS QUE DEDICAR ALGUNS TERMINAIS DO USB AO FONE, GRANDE INOVAÇÃO..