Governo admite mudar mesmo o nome do Cartão de Cidadão

126 Comentários

Na semana passada o Bloco de Esquerda lançou a polémica ao propor no Parlamento a alteração do nome do documento de identificação. Segundo o Bloco de Esquerda, por questões de não descriminação, o Cartão de Cidadão deverá passar a designar-se de Cartão de Cidadania.

A ideia pareceu absurda e mesquinha para muitos mas o Governo admite mesmo mudar nome do Cartão do Cidadão.

Cartão do Cidadão


Foi na passada semana que as redes sociais e canais de informação abordaram um assunto que até agora, aparentemente, ninguém se tinha lembrado, a mudança da designação do cartão de cidadão.

A proposta foi feita pelo Bloco de Esquerda (BE), em pleno parlamento, e apesar de ser descabida para muitos, parece ser uma alteração viável por parte do Governo. De relembrar que o BE considera que a actual designação “não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”.

Hoje, em declaração à RR, o ministro-adjunto Eduardo Cabrita, admitiu que poderão existir brevemente alterações à designação do Cartão de Cidadão.

Estamos abertos a reflectir sobre a evolução da sociedade neste tema, certos também que estaremos sempre a olhar para o futuro

Eduardo Cabrita referiu também que tal alteração/transformação deverá ocorrer de um processo natural até porque o cartão de cidadão tem um “prazo de validade”.

Cartão do Cidadão

O partido lamenta que em Portugal se continue a ter, “como documento principal de identificação, um documento cujo nome não cumpre as orientações de não discriminação, de promoção da igualdade entre homens e mulheres e de utilização de uma linguagem inclusiva”.

Depois de se saber que é proibido dar uma fotocópia do Cartão de Cidadão, será que este vai mesmo mudar de nome?

Comentários

126

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Se se empenha-sem a tirar partido de todo o cartão de cidadão como integrar carta de condução e outros cartões que inicialmente estaria previsto agora gastarem milhões apenas para mudarem duas letras… Estamos perante o governo Português

    1. Avatar de RVM
      RVM

      É isto que é importante, faz diferença todos os dias das vidas dos Portugueses!

    2. Avatar de Paulo silva
      Paulo silva

      Concordo consigo mas vou lembrar que a carta de condução não pode ser junto. Pois quando é preciso apreender a carta o cidadão ficaria sem CC.

      1. Avatar de Miguelito
        Miguelito

        Se estivesse integrada ao apresentar o cc bastava colocar o pisco e ao consultar o mesmo as autoridades viam se existia autorização para conduzir ou não.

        1. Avatar de Nico
          Nico

          Sim, número único de identificação é contra constituição.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Sim e o NIF, e o NISS, e a número Carta de Condução e … ??? São todos números que identificam inequivocamente qualquer cidadão. Essa regra nunca foi alterada mas a problemática do nº único também já não faz sentido.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Se em alguns paises da UE, como por exemplo no UK eles nem sabem o que é o cartao de cidadao…cada vez que lhes mostro para me identificar ficam a olhar para aquilo feito burros e perguntam pelo meu passaporte…

          Agora imagina a carta de conducao ser integrada lol ia ser lindo.

          Para alem disso, posso ter cartao de cidadao portugues e carta de qualquer outro pais, como é obvio isso nunca funcionaria.

          1. Avatar de José
            José

            Vou muitas vezes a Inglaterra e, mostro sempre o cartão de cidadão, nunca ficaram surpreendidos por nada! Sabem perfeitamente para o que serve, aliás quando estou num país da UE, nunca levo passaporte, nem vale a pena. Relativamente à carta de condução deles, é idêntica à nossa, mudam obviamente e apenas os símbolos nacionais, porque em tudo resto é, igual: formato, cor – talvez a nossa seja um pouco mais intensa-, campos e informação.

          2. Avatar de tilt
            tilt

            Ah!ah!ah! Onde fica a tua UK? Eles têm um ID Card pode não ter as funções todas que um cartão português tem, também não precisam. https://www.citizencard.com/
            Quando precisam de viajar usam o Passaport que é o mais indicado.

      2. Avatar de André Barbosa
        André Barbosa

        Teria de haver um sistema de verificação digital em tempo real, não é dificil. Todos os carros patrulha com um leitor de cartões e um tablet ou um pequeno portatil seria a solução ideal mas em ultimo caso uma verificação via rádio com o quartel serviria perfeitamente para deixar de ser preciso carta de condução… era menos um cartão. E já que estamos a falar de integração de sistemas, porque não permitir aos portadores dos cartões MB optar por associar o NIF a qualquer compra efetuada com os mesmos? O mesmo vai para o cartão continente que podia perfeitamente inserir o NIF do comprador de forma automatica aquando a compra visto que essa informação está atualmente associada ao cartão. Outra coisa que deveria ser gratuito eram os identificadores para portagens, assim dava para pagar drive ins, todos os parques de estacionamento, todo o tipo de portagens… as possibilidades, são quase infinitas, mas isso seria num país ideal sem recessão…

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Ainda queres mais formas de te irem ao bolso?

          Deixa estar assim que está muito bem…

          1. Avatar de Joao 2348
            Joao 2348

            Ele trabalhar para as finanças e para os serviços secretos… que melhor maneira de saber tudo e mais ainda acerca da vida da pessoa do que praticamente (ou mesmo) obrigá-las a associar os dados pessoais às compras e serviços que pagam, assim como por onde andam.
            E mesmo que não tenha nada a esconder hoje, nunca sabe se um governante no futuro poderá achar do facto de ter comprado um vibrador à 3 anos atrás, ou de comprar música de rock… e pode decidir que todas essas pessoas devem ser mortas, e por aí em diante. É um cenário actualmente impensável, mas já se viu no passado e no presente em países um pouco por todo o lado, incluindo Portugal que este tipo de pessoas tende a aparecer de tempos a tempos e tentar fazer coisas perfeitamente erradas mas que acabam por ser aceites na mesma.

    3. Avatar de Romeu
      Romeu

      Pode até haver algum motivo que desconheça, mas porque não começar a existir só um número? Nem que fosse para primeiros registos. Um mesmo número que serviria para CC, NIF e carta de condução. Há alguma lógica que obrigue números diferentes e que me esteja a escapar?
      Cumps

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Se em alguns paises da UE, como por exemplo no UK eles nem sabem o que é o cartao de cidadao…cada vez que lhes mostro para me identificar ficam a olhar para aquilo feito burros e perguntam pelo meu passaporte…

        Agora imagina a carta de conducao ser integrada lol ia ser lindo.

        Para alem disso, posso ter cartao de cidadao portugues e carta de qualquer outro pais, como é obvio isso nunca funcionaria.

        1. Avatar de José
          José

          Já lhe respondi acima, quem é que lhe pede o documento e fica burro? Desde há 30 anos que vou regularmente a Inglaterra, 2 a 3 vezes por ano, e jamais vi um inglês espantado quer, com o antigo B.I. quer com o actual cartão do cidadão! Ssabem muito bem o que é e para o que serve, tanto que nunca levei o passaporte. Só uso passaporte fora da UE, e mesmo assim, na Suíça, por exemplo, também não é preciso.

    4. Avatar de Vlad
      Vlad

      Se calhar deverias ler as palavras do Eduardo Cabrita e depois formares a tua opinião, em vez de aceitares a opinião expressa no artigo. O projecto resolução quando for votado garanto-te que vai ser reprovado e digo-te já qual vai ser a votação. Os votos a favor vai ser do BE, contra vai ser do CDS, PCP, PEV, PSD, sendo que o PS abstém-se.

    5. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      “gastarem milhões apenas para mudarem duas letras”. É que nem gastam nada amigo, de 5 em 5 anos tens que renovar obrigatóriamente o cartão e és tu que o pagas. Sinceramente não percebo porquê tanta polémica à volta deste assunto. Faz sentido a mudança? Sim, faz. É um assunto de urgência? Não, não considero. Mas daqui à polémica que se gerou não entendo mesmo, em assuntos bem graves o povo não “arma” tanto alarido.

  2. Avatar de Lulas
    Lulas

    Gostava era de saber o número de pessoas que reclamou para que fosse mudado o nome… Tantas petições por aí que o governo não liga nenhuma… Mudar o nome do cartão é de facto o maior problema de Portugal…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Isto é ridículo!! não vêem eles o que realmente nos interessa, f*****!! Andam a ganhar ordenados chorudos para dizer asneiras e fazer nada! isso tambem eu faço por metade do ordenado deles!

    2. Avatar de José
      José

      Deve ter sido = 0, é questão que a não ser ao B.E., não passa pela cabeça das pessoas!

  3. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Grande Bloco de Esquerda, sempre na vanguarda da estupidez.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Não fales muito, que elas processam-te…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não sabes por a caso o que é o comunismo?

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Mas o PCP tentou aprovar alguma medida sem nexo com esta? Se sim gostaria que a indicasses.

  4. Avatar de LUMIA 630DS
    LUMIA 630DS

    Se olharmos bem as coisas, nao ira ter custos, editam o ficheiro, mudam o nome e os próximos ja começam a sair com esta nova designação. Assim gradualmente, tudo começa a ser alterado sem complicações.

    1. Avatar de Lulas
      Lulas

      Então e os letreiros todos das lojas do cidadão não vão mudar também?

      1. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        Loja da Cidadania LOL

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E o cartão deveria ser quadrado, porque com estas dimensões são exatamente iguais aos cartões capitalistas que andam na carteira!

          1. Avatar de badsector
            badsector

            Ganhaste Miguel. 🙂

  5. Avatar de rui
    rui

    Depois de tanto tempo à espera do meu cartão agora aquando da mais recente renovação por causa da incompetência de quem o estado tem a trabalhar nesses departamentos, vou ter de esperar outro tempo porque me vão obrigar a mudar de cartão novamente porque algum burro (tinha de ser do BE) se lembrou de que “cartão de cidadão” é discriminação contra as mulheres? A sério que isso é algo que com o estado se tem que preocupar neste momento?

    1. Avatar de int3
      int3

      quem disse que ias ter que esperar?… santa ignorância…

      1. Avatar de JSP
        JSP

        lol mesmo a sério

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Povo, também é discriminatório, como bloco, há tantas palavras que se tem de mudar, acho que o BE, vai ter muito trabalho nos próximos anos a mudar a forma como o povo português fala. Acho que a economia e o bem estar do povo português, terá que esperar.

  6. Avatar de int3
    int3

    Não acho que esteja a violar a constituição porque a própria lingua portuguesa, o plural, escreve-se sempre como masculino. Só que “Cartão do cidadão” não é plural por isso eu até posso dar o braço a trocer neste caso. Mas no fundo, não adiciona nada relevante.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Vai ver o significado de “cidadania”. Assim sendo os homens passam a ser descriminados 😉

      Enfim, uma medida ridicula que só servirá para gastar mais uns milhares de euros ao estado!!

      1. Avatar de int3
        int3

        Que gastos? loooool

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Infelizmente o Bloco de Esquerda é assim. Quer estar à força toda na boca do povo, nem que tenham que usar tácticas de choque como esta, como a de Jesus têm dois pais,…

      1. Avatar de int3
        int3

        Não concordo contigo.
        Eu percebo o que queriam fazer e a atitude que tiveram. só não acho prioritária….

  7. Avatar de Pirata
    Pirata

    E depois, vão mudar o nome da Loja do Cidadão, porque não é para mulheres?
    E pago eu impostos para estes indivíduos perderem tempo com ‘pasgacices’!
    Bolas, ainda vão mudar o português para criar a palavra ‘indivídua’.

  8. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Desde que não me façam gastar um tostão que seja num novo cartão, por mim tudo bem, é estúpido… mas aceito…

    1. Avatar de cm
      cm

      Indiretamente vai te sair do bolso. É como as multas do Soares, “Passe lá, são vocês que vao pagar”

  9. Avatar de Lulas
    Lulas

    Então e a gramática toda não vão mudar também? Geralmente quando nos referimos a um grupo de pessoas basta que haja um rapaz lá pelo meio e já se diz eles… também se diz um ser humano agora se calhar vai passar a existir também “sereia” humana… facepalm

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Palhaçada!

  11. Avatar de maxim
    maxim

    as mulheres como sempre nos vão levar a falência.

  12. Avatar de manito
    manito

    Mais uns 30€ de despesa para mais uma baboseirada dos defensores do sexo dos anjos! Daqui a uns anos isto ainda voltará ao bilhete de identidade 🙂

  13. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Continuo a afirmar que “Cartão Único” é sem dúvida a melhor opção.

    1. Avatar de Lulas
      Lulas

      O problema é a abreviação xD

      1. Avatar de El Visitante
        El Visitante

        Muito bem visto 🙂

        Cartão de Cidadão / Cidadã = CC

        Mantem-se a mesma terminação. Pensando melhor… CCo / CCa

        Tudo isto é um assunto ridículo 🙂

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          ERRADO meu caro! Tudo depende do contexto que lhe queres dar!

          ci·da·dão
          (cidade + -ão)
          substantivo masculino
          1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre.
          2. Habitante de cidade.

          Neste caso é um Habitante de cidade( homem ou mulher, adulto ou criança, novo ou idoso) e mesmo um idividuo , o que irá dar para os dois géneros, masculino ou feminino.

          ci·da·da·ni·a
          (cidadão + -ia)
          substantivo feminino
          Qualidade de cidadão.

          “cidadania”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/cidadania [consultado em 20-04-2016].

    2. Avatar de André
      André

      E depois mostras o CU sempre que precisarem de o ver… E se for cartão pessoal? Ou mesmo cartão de identificação? Não era “mais melhor bom?”

      1. Avatar de André Barbosa
        André Barbosa

        Ahaha bem visto! Mas de facto o melhor nome é “Cartão de Identificação” ou o que teria sido mais lógico na altura da mudança de bilhete para cartão, “Cartão de Identidade”. Cartão de cidadania não faz sentido nenhum! Dá a impressão que é tipo um cartão de pontos por cada ato de boa cidadania… Palhaçada! Em vez de estarem todos a arranjar maneira de poupar uns euros aqui e outros acolá ou a melhorar coisas que sejam mesmo necessárias ao bem estar da população como, transportes publicos ou o serviço nacional de saude… põem-se com coisinhas de nada a trazer mudanças que ao contrário do planeado só vão fazer mais confusão. Os deputados têm é demasiado tempo livre. Se se dedicassem todos os dias aos problemas reais eram figuras mais respeitadas, em vez de ganharem o nosso respeito, fazem parvoices destas…

    3. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Cartão Único não… Viola as regras de discriminação… Cartolina Única!!! 🙂

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        eheh 😛

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      O porquê não, carta única.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Discrimina os direitos do homem… tem que ser neutro…

  14. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Fogo, n acredito
    Depois de tantas petições e manifestações à porta da assembleia, nem acredito o meu esforço não foi em vão
    BE até morrer

    Finamente vou conseguir dormir descansado

    “Cidadania”, “Ci-da-da-ni-a”, repitam comigo “Cartão de Cidadania”, “Car-tão de Ci-da-da-ni-a”, vão ter de dizer isto muitas vezes, portanto é melhor começarem a treinar

    Mais ineficiente e com uma elocução mais complexa e dispersiva (“Car-tão de Ci-da-da-dã… drop the base.. ttritiriteritie”)

    Mas respeita os direitos das GAJAS!

    “O cidadão”
    “A cidadão”
    “A cidadoa”
    “O cidado”

    não…

    Cartão de GAJA
    Toma o meu cartão de GAJA
    Aqui tenho o meu CG, porque CC confunde com Cartão credito (credit card)

    Falando a sério o melhor seria “Cartão de Identidade” CI
    Antes uma pessoa só dizia B.I., (pumbas logo) rápido e sem lenga-lengas (ão-ão-ãoão -_-)

    1. Avatar de maxim
      maxim

      onde arranjaste isso? bate bué

  15. Avatar de Brasil
    Brasil

    Tá parecendo até aqui no Brasil, que mudam uma vírgula no texto para arrancar MAIS DINHEIRO da população!!!

  16. Avatar de MarioM
    MarioM

    Agora anda-se a reboque de um partido de panhen….

  17. Avatar de LuísRosa
    LuísRosa

    Também terão de mudar o reclame”Gilete para homens de barba rija”, já que as muheres também a usam… ou terão que andar peludas!

  18. Avatar de poispois
    poispois

    Só espero que os “humanos” do ponto de vista dos marcianos, não mudem para “humanas”

  19. Avatar de El Visitante
    El Visitante

    Isto é uma barbaridade de todo o tamanho!

    Mas já que aqui chegámos… Haja algum expert em informática (pessoal do pplware, por exemplo) que contacte o BE e este Governo e proponha que haja as versões “Cartão de Cidadão” e “Cartão de Cidadã”.

    No cartão está o sexo (M/F). Basta usar a função IF 🙂 🙂

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      IF não é uma função xD

      1. Avatar de Nokia 3310
        Nokia 3310

        lamento discordar contigo mas é…

  20. Avatar de Rui Filipe Fernandes Cardoso
    Rui Filipe Fernandes Cardoso

    Quando o documento para a mudança de nome tem mal o nome actual, perde todo o sentido..

  21. Avatar de troll2000
    troll2000

    crlhs 8==D para o bloco incompetentes da m*rda a perderem tempo com isto

  22. Avatar de eachtime
    eachtime

    Mas que cambada de atrasados mentais. Impressionante! Conseguem subir sempre a fasquia

  23. Avatar de Manuel
    Manuel

    Meus caros, o politicamente correcto atingiu níveis de absurdo. Em alguns países já se permite que o género seja…. ‘X’. Para esta gente apenas me lembro de uma palavra. IDIOTAS

    1. Avatar de maxim
      maxim

      olhe que eles já o vão crucificar por esta discriminação!

  24. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    É o que dá dar poderes ao Infantário pertencer a um governo…

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ah,ah,ah,o melhor comentário,mas de longe. 🙂 🙂 Essa do “Infantário” é magistral,”Ruivix”. 🙂 🙂

  25. Avatar de David
    David

    Concordo plenamente! estou completamente de acordo! será que tb vão se demitir e deixar que mulheres não sejam descriminadas e possam concorrer e PRepublica, ou PM? é que alem de um favor eram dois…nem que fosse para mudar…é que já cansa desde 74 a mesma história…

    Engraçado é que o povo gosta! alias, se não gostassem já teríamos visto mudanças…mas desculpem…mas já reza a história…isto só vai mudar quando houver sangue, caso contrário, vai continuar a fazer o que querem, como querem e pq? pq quem paga é o povo e se não pagar a pronto, olha paciência, paga às prestações…o Estado já tem dívidas que as quais não serão saldadas antes de eu bater as botas…e olhem que ainda falta muito tempo!

    Se houvesse real preocupação com o país como vejo com este tema, ou como vejo o povo com o Futebol, provavelmente, teríamos um dos mais produtivos países da Europa e todos teríamos a ganhar com isso…mas não interessa…a ideia é diminuir no ensino para o povo continuar “burro”, é retirar na saúde pq interessa diminuir a população idosa, mas retiram de tanto lado, e não vejo nada noutros lados acrescentado…

    Contudo deixem-se de parvoíces, pq já chega o estado, e os seus ministros, e os ministros dos ministros, e os ministrozinhos dos ministros do ministro mor e respectivos assessores, e secretárias dos assessores e respectivos ministros etc etc terem tempo de sobra para tratar dessas cenas…Mas verdade é que quando começam a trabalhar lá para os lados de Belem…sai fumo branco mas so anunciam porcaria…

    Boa sorte…com o novo nome que irá definir o nome do que é o documentos de identificação legal de cada um…atenção que deve ser tido em conta, sexo, etnia, religião etc etc…pq não podem descriminar nada de nada…senão o próximo governo irá mudar o nome pq ouve uma falha deste…aproveitem e pensem bem, para não andarem sempre a mudar…

    contudo a real mudança seria realmente poder adicionar a um cartão tudo e mais alguma coisa…desde acesso às contas bancárias e respectivas operações, Cartas de condução e todos os cartões que pudessem adicionar e acesso a impressões de documentos do estado sem que estes tivessem de ser ainda solicitados e fosse impressos e tidos como originais em casa….isso sim era algo de jeito…passavamos a andar com apenas 1 e 1 so cartão na carteira…já imaginaram? 😛 sonhem 😛 😛 😛

    1. Avatar de Darth
      Darth

      No dia em que aparecer uma mulher de jeito como candidata a presidente, talvez seja eleita.

  26. Avatar de Limbus
    Limbus

    Com tanto problema para resolver e a “bloca de esquerdalha” a desperdiçar dinheiro nisto.

    1. Avatar de David
      David

      E quem sao os Culpados disto acontecer? única e exclusivamente do povo!!! mai nada…

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Pelos votos do povo estes não tinham (literalmente) voto na matéria, só que estes e o PS venderam-se mutuamente para chegarem ao poleiro, por isso, a culpa não é do povo que foi apanhado de surpresa nesta jogada politica.

        1. Avatar de Modem
          Modem

          Isso tb se poderia dizer do CDS no anterior governo, não achas?

        2. Avatar de Luislelis
          Luislelis

          Chama se democracia representativa que é a nossa. Achavas bem uma minoria eleita estar a governar?
          Parece que muita gente não entende isso.

          1. Avatar de badsector
            badsector

            Mas isso é o que está a acontecer agora, está uma minoria eleita estar a governar. Governo é só PS…

  27. Avatar de Oscar
    Oscar

    Não é a sexta-feira a rubrica de Humor?

    1. Avatar de maxim
      maxim

      esta piada é muito melhor que as de sexta…

  28. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    “Cartão de cidadão”, descriminação as mulheres!…
    No dicionário:
    – Cidadão “nome masculino”
    – Cidadania “nome feminino”

    Depois de aprovado o cartão de Cidadania quem vai ser descriminado?!

    1. Avatar de maxim
      maxim

      ninguém, porque o homem pelo vistos não sofre, não tem coração e não chora!

  29. Avatar de JC
    JC

    Os deuses estão loucos!

  30. Avatar de 3x7=21
    3×7=21

    Ao menos coloquem como o antigo B.I. Cartão de Identidade C.I.

  31. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O próximo passo será criarem carruagens no comboio exclusivas para mulheres, para impedir que as mesmas sejam importunadas e assediadas sexualmente pelos mauzões dos homens. Essa medida vai ser implementada na Alemanha…

    1. Avatar de maxim
      maxim

      podiam criar um onde eu não fosse assaltado pff?

  32. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Ridículo!

  33. Avatar de Darth
    Darth

    Facam ao bloco todas as vontades, e depois admirem-se que fiquem de peito inchado e depois que comecem a chantagear o governo com outras coisas maiores

    Parecem aqueles pais que caem nas birras todas dos filhos, e depois ficam insuportaveis

  34. Avatar de Pkj
    Pkj

    Já era tempo de emendar essa do ser proibido dar cópia do cartão do cidadão. Já está do género, parece que cidadão pode ser usado quando o género é indefinido.

  35. Avatar de Modem
    Modem

    Será que não temos problemas maiores e mais sérios neste país? Mas quem é que dá voz a estas histéricas do bloco de esquerda? Discriminação my ass…

  36. Avatar de Rui
    Rui

    Esta alteracção de nome é despropositada no tempo, tendo wm conta outras necessisades da população. Mas se avançar e for só mudar o ficheiro de impressão, não terá assim tanto impacto … (Ou talvez sim… Loja do Cidadão, mantem-se?). Mas se vão alterar, por favor, alterem o tamanho dos números, em especial, os do verso que são minusculos. Essa sim, deveria ter sido a base da proposta…

  37. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Este bloco precisava de ter alguma responsabilidade, isto de andar a brincar aos politicos, e de protestar sobre tudo sem dar ideias de nada faz com que cheguem a este ridículo.
    Já nem falo do pcp, por esses era cartão do camarada, outros que só servem para gastar dinheiro dos contribuintes, ideias nada.
    É uma pena não termos alternativa aos centristas corruptos.

    1. Avatar de Carlos Belchior
      Carlos Belchior

      Isso é que era. Cartão de Camarada. CC na mesma. Camarada é masculino e feminino. Bloco contente, PS,PSD,CDS e PAN contentes (todos querem é saber dos ordenados e regalias) e o PCP radiante. E relativamente à Loja do Cidadão ficava mesmo cereja no topo do bolo Loja de Camaradas.

      Acho que até possa ter a sua lógica, creio que não terá sido atribuído esse nome com o intuito de descriminação, mas sinceramente este país tem problemas muito mais graves (inclusive de descriminação) para resolver e aí ninguém dos partidos resolve, ninguém se preocupa e assim estamos…

  38. Avatar de Nada disso
    Nada disso

    Por acaso estava habituado a BI, nunca engracei particularmente com o “Cartão de Cidadão”. Mas “Cartão da Cidadania”, proposto pelo Berloque, ainda gosto menos.

    É verdade que sempre se aproveitava o CC escritos nos impressos – mas também está lá BI. De modos que – ou mudam para “Bilhete de Identidade” ou há porrada 🙂

  39. Avatar de ARCDOS
    ARCDOS

    Tantos problemas no nosso Portugal e no Mundo, e andam estes (todos), anormais a molhar os pés no mar.
    O ser Humano é só um (Género feminino e masculino), ou será que vai passar a haver seres Humanas? Anormais !

  40. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Deixem lá o pessoal do BE tem que fazer de conta que está a governar…

  41. Avatar de J
    J

    Que palhaçada fds

    Isto vai servir so para gastarem milhoes em novos CC

  42. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    Queria os ver assim empenhados para resolver o problema da corrupção no governo, enriquecimento ilicito e na melhoria das condições no ensino.

    Mudem também “o cartão”, é masculino, alterem para qualquer coisa que use “ao” assim é feminino e masculino ao mesmo tempo #bandoderetards.

  43. Avatar de Luís Sequeira
    Luís Sequeira

    Eu rindo lol…
    Quando não se sabe o que se anda a fazer dizem-se coisas que não interessam para nada…
    Tanta coisa que devia ser feita e andam a brincar com esta porcaria

  44. Avatar de pph
    pph

    Seria demasiado estupido voltar a chamar-lhe Bilhete de Identidade? Va, Cartao de Identidade?

    1. Avatar de 3*4=12
      3*4=12

      Não pode “cartão” ia ser discriminação 😆

  45. Avatar de AlexX
    AlexX

    Por mim podem chamar-lhe o que quiserem, seja em brasileiro, creolo ou até inglês se for mais “in” desde que permitam os antigos cartões atingir o limite da validade.
    De idiotice em idiotice o que interessa à malta do parlamento é seguir mantendo a plebe entretida enquanto as decisões realmente importantes para potenciar o País são secundárias.

  46. Avatar de Jorge
    Jorge

    É impressão minha, ou o referido cartão tem uns ligeiros tons de azul bébé?
    Devíamos mudar a cor! Certo?
    E já agora, qual a cor que o BE recomenda?

  47. Avatar de LuisPinto
    LuisPinto

    Mais uma maneira de extorquir dinheiro aos contribuintes! Não tarda muito toda gente vai ter de mudar o cartão, só por causa do nome…

  48. Avatar de Cidadão Indignado
    Cidadão Indignado

    Não querendo ser machista (pois não o sou de todo) dá vontade de dizer a essas “senhoras” do Bloco de Esquerda : VÃO PARA CASA ESFREGAR A BARRIGA NO TANQUE!!!!
    Os nossos impostos servem para pagar a esta gentinha parlamentar que mais uma vez provam estarem lá para encher a barriga e nada fazerem.
    VÃO TRABALHAR !!!

  49. Avatar de zegato
    zegato

    Se perdessem tempo em colocar o cartão de eleitor integrado no CC é que tinham juizo.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      E não está integrado?

  50. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Não é o governo, é a governação.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Já agora eles na documentação do governo, trocaram “governo de Portugal” por “República Portuguesa”

  51. Avatar de Sr. X
    Sr. X

    E se o PAN quiser incluir os animais? Muda-se outra vez o nome? e que tal “Bilhete de Identidade”?

  52. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Sempre nos referimos à nossa raça como Humanos, acho que deviamos repensar isso o “ser Humano” é muito masculino….

  53. Avatar de ASousa
    ASousa

    Não existe nenhuma petição para acabar com esta tamanha ESTUPIDEZ E BARBARIDADE?

  54. Avatar de Rui
    Rui

    Todo este assunto é ridículo! Há assuntos muito mais importantes a discutir e urgentes!!!!

    E que tal todos os partidos entenderem-se e acabarem com a palhaçada da proibição de termos 1 número de identificação único? Faz algum sentido termos o nr do BI/CC + NIF (número de identificação fiscal) + NISS (número de identificação da Segurança Social) + número de identificação do SNS (Sistema Nacional de Saúde) + nº da carta de condução + nº de cartão de eleitor + sei lá que números ainda existem……. tudo lixo! 1 Só número é suficiente.

    Quanto à ideia de que a carta de condução não dá para poder ser apreendida……. as autoridades têem 1 sistema que permite em tempo real verificar a identificação de alguém, bem como da viatura que conduz. Não tem de ser feita a apreensão física. Porque há por exemplo, quem como eu, tenha as 2 cartas, a antiga e a nova e ambas são válidas!!!!!!

  55. Avatar de Flip
    Flip

    Eu cá para mim que deem uma sugestão de nome!! O 1º nome do Cartão de cidadão foi “cartão único”!
    Foi a abandonado pq a abreviatura ficaria “CU” agora é “CC”.
    MAs cada vez acho que a primeira opção é a mais valida , pq independentemente de sexo ambos tem “CU”. Imaginem chegar uma repartição de finanças e o funcionário dizer”O seu “CU” sff! LOL

  56. Avatar de Marco
    Marco

    E entretanto no mundo real … vão-nos aos bolsos todos os dias …

  57. Avatar de Agostinho Silva
    Agostinho Silva

    Mudem para Cartão Único e resolvem o problema: todos têm CU! Cambada de inúteis e parasitas!

  58. Avatar de José Sabio
    José Sabio

    Não será melhor propor mudar também o nome do Bloco de Esquerda. É que “Bloco” é masculino e “Esquerda” é feminino. Para além disso a palavra “Bloco” tem mais letras que “Esquerda” o que configura uma desigualdade de género.

  59. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Devo ser a única mulher a comentar aqui até agora pelos vistos, mas posso dizer que esta alteração não me afeta em nada. Quando se fala em cartão “do cidadão”, fala-se para todos os cidadãos e cidadãs do país, sejam de que sexo e identidade de género forem. O cidadão referido neste cartão é um indivíduo qualquer, indefinido, sem sexo.
    Em português, por falta de pronomes neutros, sempre foi regra geral utilizar-se a forma masculina da palavra quando nos referimos a todos. Quando estamos num grupo maioritáriamente feminino mas com membros masculinos, dizemos sempre “eles”. É simplesmente como a língua portuguesa funciona, não há inteções sexistas aqui, e para mudar o funcionamento da língua portuguesa não é uma tarefa fácil.
    Neste momento há questões relativas à sexualidade e identidade de gênero que são de longe bem mais importantes de resolver que este problema imaginário, que bem provávelmente terá outra intenção qualquer escondida por trás.

  60. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Em relação à mudança do nome do documento de identificação, presumo que tal projecto está longe de apenas visar a mudança de “cidadão” para “cidadania”, isso seriam apenas “peanuts”.

    A ideologia de género que lhe está subjacente pretende igualmente que na descrição do género desse mesmo documento possa constar muito mais do que apenas o tradicional binómio masculino/feminino. Para esta ideologia seria normalíssimo um ser biologicamente homem (“com tudo no sítio”) ser designado de “mulher” no cartão de cidadania e assim o pretendesse, e vice-versa. Mas, desiludam-se aqueles que pensam que apenas se trataria duma troca de género dentro deste binómio masculino/feminino.
    Segundo estudos ou relatórios próximos dessa ideologia já foram catalogados cerca de trinta géneros possíveis, disse TRINTA, visando adequar o género não ao biológico com que nasceu mas ao psicológico da orientação sexual do ser humano.
    Não me perguntem que trinta géneros são esses porque nesse particular ainda sou um monótono e boçal “porco chauvinista” que se limita a utilizar aquilo que a natureza deu seguindo a história e a estatística maioritária. Daí que, por conflito de interesses, não me permito opinar mais, para além de que, IMHO, uma mudança radical neste tipo de entendimento merece um aprofundado debate na sociedade portuguesa, o qual não pode ser desvirtuado por uma mudança legislativa conjuntural que surpreendesse tudo e todos de um dia para o outro, aliás, o que seria muito pouco democrático.

    Alerto só que, seguindo tal ideologia, já existe quem critique determinados estabelecimentos pelos brindes que oferecem às crianças, por exemplo, o simples facto de serem oferecidas bonecas às meninas, coisa abominável para esta ideologia na medida o ofertante estará a determinar um certo papel da mulher na sociedade. Pelo Natal, empresas como a Toys’r’us podem vir a ter sérios problemas. Para evitar questões, o melhor será enviar uma metralhadora à menina e uma “Barbie” ao rapaz e assim talvez os censores ideológicos deixarão passar a oferta.

    Falou-se aqui muito na utilidade de um número único identificativo. Convém esclarecer que, desde a sua entrada em vigor, e já vai fazer 40 anos, a Constituição da República Portuguesa proíbe um número único identificativo que sirva para os vários serviços, por exemplo, segurança social, saúde, fiscalidade, condução, etc. e Portugal não está só nesta proibição que compreendo e aceito.
    A razão de ser da proibição, associada ao sigilo que os serviços estão obrigados, assenta na defesa da privacidade, liberdade e protecção de dados pessoais, em relação a dados que apenas interessam ao próprio e ao serviço específico, não competindo a outro serviço o acesso generalizado a todos os restantes dados.
    O sonho das ditaduras seria esse mesmo, considerar um cidadão como um número, tal como o número que identifica um prisioneiro e duma penada saber todos os dados de saúde, por exemplo o último diagnóstico ou medicamento que lhe foi prescrito pelo médico, rendimentos, infracções na estrada. etc .etc. bastando premir um tecla algures num computador, o que seria muito proveitoso para uma base de dados com intuitos pouco democráticos e potencialmente atentatórios da dignidade humana e dos direitos individuais.

  61. Avatar de dajosova
    dajosova

    cidadão, cidadã… e outros géneros tb ficam fora do pacote de alterações?
    n perceVo nada dixtu!

  62. Avatar de dajosova
    dajosova

    @George Orwell
    só li o teu comentário agora… espetáculo o ser-huamano!