UCK 2.2.0 – Crie a sua própria distribuição Ubuntu Linux

14 Comentários

Ubuntu Customization Kit (UCK) é uma ferramenta que permite ao utilizador criar um Live CD personalizado do ubuntu (e também Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu.

Por exemplo, se o utilizador usa um conjunto determinado de aplicações que não vêm por omissão na distribuição que vai instalar, porque não incluir no CD/DVD de instalação essa aplicações?

É possível adicionar pacotes aos sistema, incluir/definir pacotes de idiomas, entre outros.

uck_05

O Ubuntu Customization Kit  possui uma interface gráfica organizada e fácil de usar, permitindo ao utilizador personalizar a sua distribuição através de uma sequência de passos pré-definidos.

Principais funcionalidades

  • Criar LiveCDs com o idioma pré-definido, definir ambiente gráfico, etc
  • Adicionar características especiais através da inclusão de novos scripts

Definir idioma

uck_01

Definir ambiente gráfico

uck_02

Para usar o Ubuntu Customization Kit é necessário:

  • 5 GB de espaço livre em disco
  • Acesso à Internet para download dos pacotes a incluir

Como instalar no Ubuntu?

sudo apt-get install uck

Para iniciar basta ir a System Tools—>Ubuntu Customization Kit

deja_dup

Em seguida, são apresentados uma sequência de passos, para o utilizador indicar quais as suas preferências, pacotes a incluir, idioma de instalação/sistemas, entre outros.
uck_00
A documentação encontra-se disponível aqui

Download: uck_2_2_0 [183 KB]

Homepage: Ubuntu Customization Kit

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cf
    cf

    Parece-me muito bem, acho que vou criar a minha versão, com tudo definido, assim pouco aquele tempinho de instalar aquelas aplicações que não vêem na instalação por defeito e nos dão muito jeito 😉

    Bom Post 🙂

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Sempre que tento criar uma versão do Ubuntu à minha maneira, dá-me sempre um erro que diz que o ficheiro não é um ISO9600.
    Já descarreguei várias vezes o iso, tenho mais que 5Gb livres, acesso à net, já experimentei na 9.10 e na 10.04, e dá-me sempre o mesmo erro. Já verifiquei o MD5, já fiz isso tudo.

    Sempre deu este erro, razão pela qual nunca fiz uma distribuição para mim. Alguém sabe como resolver?

  3. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Boa dica…não conhecia.

    Existe um projecto parecido so que baseado em open suse, o susestudio, nele podemos criar a nossa propria distribuição so que é tudo feito num site onde e preciso fazer um registo e aguardar um convite…

    É muito interessante pois podemos escolher se queremos 32 ou 64 bits, Gnome, KDE, ou o que eles chamam de “minimal X” (baseado em IceWM) e tambem o “Just Enough OS” (JeOS – opção que traduz aplicativos pequenos e minimalistas)…depois de configurarmos o “grosso” do nosso OS ainda podemos “brincar” na escolha de software, temas, wallpapers, icons e tudo e mais alguma coisa.

    Esse projecto está muito engrassado sendo o unico limite a nossa imaginação, os 15Gb de espaço em servidor que dispomos para criar varias iso’s e o prazo de 1 semana para cada iso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito interessante: http://susestudio.com/ , ALexsandro apenas dá para SUSE?

      1. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        sim pelo que tive a ver e apenas open suse, suse entreprise e server.

      2. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        Já agora deixo aqui a dica, se alguem que percebe ou esta familiarizado com open suse poderia fazer umas 3 iso’s diferentes com gnome, KDE e o tal minimal X e postar aqui as grandes diferenças por exemplo…

  4. Avatar de Simões
    Simões

    Eu costumo usar o remastersys.
    Acho que já foi aqui apresentado.
    Muito bom.
    Só é preciso ter cuidado ao instalar drivers proprietários das placas gráficas. Se for para utilizar noutro pc que não tenha a mesma placa pode dar problemas.
    Mas tirando isso é mesmo muito bom

  5. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Só é pena não funcionar ;-( se escolher a opção de seleccionar pacotes durante a instalação dá erro.

    não existe outro deste genero, ou online?

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      resolvido, instalei a versão mais recente pela .deb, a versão no repositório é que dava erro.

  6. Avatar de francisco
    francisco

    alguem sabe resolver isto ?

    cpio: pt_PT.tr: Não pode stat: Ficheiro ou directoria inexistente
    make: ** [bootdir] Erro 2
    Failed to build gfxboot theme

  7. Avatar de mario
    mario

    pensei que criava um ISO a partir da minha instalaçao do pc, e que ficava com todos os aplicativos que instalei.

    1. Avatar de Pedro Venancio
      Pedro Venancio

      Para isso tens o REMASTERSYS http://www.geekconnection.org/remastersys/

  8. Avatar de jmarcelo

    Tambem prefiro o Remastery. Sempre usei e nunca deu problema.

    1. Avatar de jmarcelo

      Alias! Remastersys! 🙂