Pidgin 2.7.0 – O “Messenger” multi-plataforma

20 Comentários

Pidgin é um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras. Corre sobre o Microsoft Windows e plataformas Unix. Esta ferramenta de conversação é escrita em C e recorre a bibliotecas GLib e GTK+.

Finch é a consola onde o IM se baseia, esta fusão  traz aos utilizadores uma ferramenta sob a licença GPL permitindo experiências lúdicas, ricas em pormenor e ricas em usabilidade. Foi lançada uma nova versão deste, anteriormente conhecido como Gaim.

pidgin


Alargando um pouco a informação sobre o IM, podemos dizer que o Pidgin é um programa de conversação multi-protocolo, que permite ao utilizador conversar com outros utilizadores mesmo que estes usem outras redes, mais de 15 no total!

São elas:

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr

Desde o seu renascer, como Pidgin, esta aplicação ganhou um novo fôlego, maior aceitação por parte da comunidade, mais plugins, mais funções, que o tornam numa séria alternativa aos mensageiros instantâneos mais utilizados.

pidgin_00

Novas funcionalidades

  • Melhor integração na área de notificação, recorrendo ao GtkStatusIcon
  • Adiconado botão para enviar “attentions” (Buzz, nudge)
  • Correcções a nível de segurança
  • Adição de um menu set moot para XMPP e contas do ICQ
  • Suporte para IPv6 ao Bonjour
  • Ícones personalizados para o status do ICQ
  • Ver todas as novidades aqui

pidgin_04

Envio de ficheiros, com barra de progresso

pidgin_05

Como instalar no Ubuntu

sudo add-apt-repository ppa:frasten/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Os responsável do Pidgin aconselham a efectuar a  actualização o mais rápido possível (ASAP)

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Pidgin 2.7.0 [25.09MB] [win]
Download: Pidgin 2.7.0 [Linux Fedora Core/CentOS/RHEL]
Homepage: Pidgin

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Volpix
    Volpix

    Eu uso, e até agora, o único problema é mesmo o envio de ficheiros que é lento, de resto funciona bem ^^

  2. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    A versão para Mac chama-se Adium, e funciona muito bem

  3. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Existem uns plugins para o Pidgin que interliga com o chat do facebook…

  4. Avatar de MiguelR
    MiguelR

    Acho que prefiro o Digsby

  5. Avatar de Daniel Pinheiro
    Daniel Pinheiro

    Nao e preciso plugin, faz-se login em XMPP. Ja agora ate podiam fazer um post sobre isso, como inserir o facebook no pidgin. Da mesmo muito jeito, eu mal vou ao facebook, mas tenho la centenas de pessoas conhecidas que de vezes em quando falo, assim tenho tudo no pidgin (facebook, gtalk, msn, msn/gmail).
    Como alguem ja referiu o unico senao e a velocidade de transferencia do ficheiros, alguma maneira de melhorar?! E ja agora, falta o suporte de webcam e micro.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      “…. Ja agora ate podiam fazer um post sobre isso, como inserir o facebook no pidgin.”

      Já se falou aqui:

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/facebook-lanca-chat-em-xmpp-o-facebook-no-teu-im/

      No final desse artigo vês um link para as instruções de configuração XMPP do facebook, basta clicares nessa página no cliente de IM que queres, e eles dão-te passo a passo as instruções.

      Eu diria que é tão fácil as instruções que eles dão (em português ainda por cima), que dispensam qualquer post sobre isso.

  6. Avatar de cool-man

    @MiguelR
    Preferes o Digsby? Lê isto
    http://tinyurl.com/digsby-bad
    Prefiro 100000x o pidgin

    1. Avatar de nosila
      nosila

      isso é só para gente limitada que a unica coisa que vê a frente é o botão Next 😉 eu desliguei logo essas coisas todas durante a instalação…

      Digsby até agora só encontrei 2 grandes problemas, transferencia de ficheiros (mas isto pelo o que sei é um problema de todos os IM’s excepto os oficiais) e nao suporta multilogin do msn…other then that, uma maravilha 😉

      1. Avatar de Drakul
        Drakul

        Nao suporta multilogin?

        Eu tenho 2 contas MSN no Digsby. Quanto a ficheiro é o mal quer do Digsby quer do pidgin.

        Mas ambos sao fantasticos

  7. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Pedro, o quê que faz esse comando?
    “sudo add-apt-repository ppa:frasten/ppa
    sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade”
    É que devia actualizar o Pidgin, certo? Mas aqui parece que fez muito mais do que uma simples actualização ao software,,, 😐

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Aguardo resposta…

      1. Avatar de Jorge Encarnação
        Jorge Encarnação

        Esse comando serve para actualizar os repositórios do Ubuntu.

        Não te preocupes, não é nada de malicioso 🙂

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      sudo add-apt-repository ppa:frasten/ppa ← esta linha é para adicionar o repositório a sua lista de repositórios do apt,
      sudo apt-get update é para atualizar a lista e, sudo apt-get upgrade é para atualizar os programas.

  8. Avatar de Bruno Lopes

    É pena não suportar video call com o protocolo do MSN.

  9. Avatar de Skyhacker
    Skyhacker

    Para mim o maior problema do pidgin é que no grupos nomeadamente groupim não me aparecem os nomes de quem escreve as mensagens, apenas aparece o nome do grupo, o unico cliente que me aparece tudo correcto no linux (que eu saiba) é o AMSN e é o que uso, se alguem souber resolver isto no pidgin agradecia …

  10. Avatar de gpedro
    gpedro

    sabiam que o pidgin guarda as passwords em plaintext? sem qualquer tipo de encriptaçao.

    http://developer.pidgin.im/wiki/PlainTextPasswords

    apesar disto continuo a usar, basta não gravarem a password 😉

  11. Avatar de Seu Joaquim padeiro.
    Seu Joaquim padeiro.

    Uso e gosto, porém…

    Ele é um pouco difícil de configurar. Se têns mais de uma conta, ou seja, de utilizadores, e você abre o programa, ele não aparece a janela de escolha de contas, abre direto na última…

    Saudações

    Joaquim.

  12. Avatar de jjoqa
    jjoqa

    Alguém sabe se é compatível com o “Spark” ?
    É que no trabalho temos esta rede (spark) mas eu não gosto muito do software.

  13. Avatar de Ana
    Ana

    A mim a nova versão do Pidgin anda a crashar demasiado, vou voltar à antiga.