eGPU – Faça a sua Gaming Dock

46 Comentários

External Graphics Processing Unit (eGPU) é um conceito para uma placa gráfica externa de ligação a um portátil. Como a maior parte dos portáteis tem a placa gráfica incorporada na placa mãe, não é possível trocar a mesma, no entanto e através deste conjunto, é possível um aumento de performance a nível gráfico do portátil, pois a placa que passará a efectuar o processamento gráfico dos programas é a placa gráfica externa.

Vamos saber como fazer este processo?

eGPU - Capa


Um eGPU é composto, normalmente, por um adaptador de PCIe (PCI Express) para mPCIe (Mini PCI Express), express card ou thunderbolt, uma fonte de alimentação ATX e uma placa gráfica PCIe para um computador de secretária.

Recentemente algumas marcas de gaming, Alienware (Amplifier), Razer (Core) e MSI (GS30 Game Dock) já começaram a apresentar soluções para este conceito.

Nota: O Pplware não se responsabiliza por quaisquer danos efectuados nos equipamentos.


Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The Onee
    The Onee

    Mais um artigo dividido em x páginas… algumas delas com apenas algum texto. ridículo.

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Mas quanto ao artigo, está bem explicado, não sabia que tal coisa era possível de fazer num portátil.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Se fosse tudo ao molho era um problema, assim como está dividido em partes estanques e bem simples de seguir… enfim… Não se pode agradar a todos, temos noção!

      1. Avatar de The Onee
        The Onee

        Lá nisso tens razão, é impossível agradar a gregos e troianos. Lá vou ter que me habituar.

      2. Avatar de Modem
        Modem

        O que eu critico, e este é um problema recorrente nestes artigos divididos, é que quando clicamos numa página dos links do índice é aberta uma nova tab, mas se clicarmos apenas nos links com os números no final da página abre na mesma tab.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exactamente. Isto porque umas pessoas querem que abra numa nova tab, para manter a anterior aberta, outras querem na mesma tab… a forma que encontramos para satisfazer “gregos e troianos” foi fazer dessa forma, assim cada um pode escolher como quer ver.

          Ainda há em modo PDF para quem quer ler o artigo todo de uma só vez. 😀

          1. Avatar de Duarte
            Duarte

            gostei do “modo PDF”

      3. Avatar de Kel Cardoso Brasil
        Kel Cardoso Brasil

        Excelente artigo.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Portanto não tem nada a ver com a publicidade?
        Rídiculo

        1. Avatar de The Onee
          The Onee

          Essa é a razão principal 😉 Visto que é o sustento deles, há que gerar mais impressões/cliques/conversões.

      5. Avatar de Pereira
        Pereira

        Eu não leio os artigos do sapo tek porque está dividido em páginas… mas deve haver quem goste.

      6. Avatar de SergioM
        SergioM

        Eu só me queixo desta maneira de postarem estes artigos, porque na app do pplware no Win10M, quando se carrega nos links, vai abrir novas abas no Edge em vez de abrir dentro da app. O ideal seria abrir todas as páginas do artigo dentro da app.

        Cumprimentos

    3. Avatar de Cruz
      Cruz

      estes pobres fazem isso para as pessoas verem mais anuncios, sao tecnicos de sites de segunda.

  2. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Conclusão, montem um PC gaming e por 500€ (ou até menos) já podem fazer a festa.

    1. Avatar de RubenS
      RubenS

      Com menos de 500€ montas um pc decente (às peças claro).

  3. Avatar de Viktor
    Viktor

    Ja estou a preparar me para adquirir uma Egpu a algum tempo! 🙂

    My Setup:

    http://postimg.org/image/cz6dnsz09/

  4. Avatar de António
    António

    onde se compra o material utilizado?

  5. Avatar de António
    António

    onde se compra o material utilizado?

  6. Avatar de joao alves
    joao alves

    um caso a pensar… o meu portatil tem um processador mais ou menos (I7 2.3ghz) mas a grafica é uma nvidia 550m :S

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Das duas uma… ou o pessoal gosta a sério de dizer mal só por dizer ou então não conseguem ver além do que lhes colocam à frente dos olhos. Ninguém afirmou ser a melhor solução.

  8. Avatar de AMS
    AMS

    Enfim, uma informação util!

  9. Avatar de Sérgio Pimenta
    Sérgio Pimenta

    Este artigo já devia ter aparecido 6 anos atrás!!!

    (Ainda) tenho um portatil Asus G2Sg de 2000€ encostado por causa de um defeito na placa gráfica (8700M GT uma bomba na altura (ano 2007), e sim corria o Crysis) que nem a NVidia nem Asus se reponsabilizou. Depois de passar 2 anos da garantia pifou! Acontece exatamente igual como este video: https://www.youtube.com/watch?v=lDfA-lcqgPU (a 8600M GT deste video também tinha o mesmo defeito)

    As únicas coisas que ainda uso hoje que vinham no portátil é o Rato (Logitech MX518), 4gb memoria Ram (um monte em 2007) noutro portátil, e o disco de 300GB num caixa externa Usb.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      essa gráfica e a 8400m gt saíram com defeitos, felizmente no meu caso já fora de garantia a Sony responsabilizou-se, mas tive que encontrar essa informação na Vaio UK, 2007 ainda hoje funciona melhor de que quando comprei, pena ter perdido o email em que diziam que caso a board substituída avariasse também, faziam a troca! era engraçado um portatil com quase 10 anos e eu a reclamar da garantia 🙂

      1. Avatar de mythic
        mythic

        e mais a sony só dava mais um ano extra para compensar esse defeito de fabrico e pena que quando se responsabilizou e deu masi um anos extra ja tinha passado mais de 1 ano e foi 1 oferta “abafada” num cantinho do site da sony

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          tava na ideia que tinham dado 2 anos, o meu acho que foi pouco tempo depois da garantia, já estava meio aberto a ver se eu o reparava lol, quando vi que não era boa ideia desmontar o portátil comecei a pesquisar, encontrei num fórum um tipo a fazer referencia ao site de UK, foi quando reparei o desrespeito que as marcas têm pelos clientes

    2. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Não sei se aplica, só vendo bem, mas já pensaste em reballing?! Já salvei várias gráficas assim.. Tenta!! 😉 para portátil recomendo pistola de calor e não forno.. E alumínio à volta da gpu!!

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Isso é um “remendo”, pelo menos tanto quanto a minha experiência..
        Faz aguentar mais um ano talvez, antes de precisar novamente, ou até pifar de vez..

      2. Avatar de Sérgio Pimenta
        Sérgio Pimenta

        sim cheguei a fazer isso com um secador de cabelo, mas passado 1-2 semanas voltou ao mesmo…

        1. Avatar de andre
          andre

          É porque fizeste mal. Vê o meu comentário mais abaixo. Além disse, tens que aplicar uma boa massa térmica e fazer buracos na tampa onde está a ventoinha para criar airflow.

          É assim que faço com vários portáteis e nenhum deles voltou às minhas mãos com os mesmos sintomas.

        2. Avatar de andre
          andre

          Tive a primeira geração da Asus G, um Asus G1 com uma nVidia Go7700, que pelos vistos sofria do mesmo mal. Mas como fazia manutenção regularmente, assim que a garantia acabou, foi mudar a massa térmica e fazer os tais furos na tampa e nunca avariou

      3. Avatar de andre
        andre

        O que tu queres dizer é reflow! E antes de se fazer isso, tem que se aplicar flux liquido por baixo do chip, onde estão as soldas.

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    fiquei sem perceber, se o pc tiver entrada para slot pci mini express já não precisa dos cabos que fala na 2ª pagina?

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Boa tarde,

      Sim precisa do cabo HDMI/mPCIe cuja instalação está no ponto 5 da 3ª página.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Eu também fiquei sem perceber muito bem os cabos + ligacao ao PC via mini PCI. Podem colocar um video ou fotos menos espacadas e mais ampliadas para se perceber como é a ligacao, onde, etc?

      1. Avatar de Francisco Aragão

        Boa noite,

        já retoquei as imagens.

        Cumprimentos

  11. Avatar de Sr. X
    Sr. X

    Ja conhecia a tecnologia, mas acho que nao justifica o investimento…. eu costumava gastar bastante dinheiro para ter uma PC para jogar e trabalhar… e cheguei a conclusao que é melhor ter um PC para trabalhar e uma consola (XBOX ou PS) para jogar…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É discutível.
      Eu na altura que desbloquearam a ps3 comprei uma para jogar tudo o que me apetecesse sem preocupar com hardware.
      No entanto pc é pc e supera qualquer consola. Sai mais caro sem dúvida. Uma consola de 250€/300€ deve durar no mínimo meia dúzia de anos.

  12. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    A questão que interessa a todos. Quanto custa esta solução? FIca mais barato que montar uma torre com o mesmo desempenho? A minha opinião é que fica mais caro e portanto não compensa!

    Back in the days when portáteis era um computador que se levava debaixo do braço e funcionava sem periféricos… leve, compacto, alguma autonomia e fácil de transportar. O que sugerem não é mais um portátil visto que tem que se andar com uma carrada de acessórios atrás… sendo assim não faz sentido usar um portátil “desmontado ás peças” quando se pode ter uma torre mais potente de igual forma e com um custo inferior…

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Offtopic mas o teu nick não está bem “formatado”.

      Se for para ler o 8 como o som de “eight” fica foneticamente:
      Azeiteteiro ou seja tem um T a mais
      ou se leres tudo em português “oito”:
      Azoitoteiro ou seja fica pior.

      Basicamente para ficar bem tinha que ser Az8eiro para não se repetir o som do “t”

  13. Avatar de nelson novais
    nelson novais

    Hey pplware,
    No meu caso, que possuo um Clevo (já com 5 anos), tem uma placa gráfica ATI Radeon moblity 5870 HD, 1GB
    que consume 50Watts, que é possível de trocar, uma vez que a clevo permite upgrades nos seus portáteis. Seriam capazes (ou alguém aqui no forum) de indicar um site onde seja possível comprar placas gráficas para portáteis? ou até mesmo alguma placa gráfica com memoria superior a 1GB mas com consumo inferior a 50W? Uma vez que não posso colocar gráficas com consumo superior a 50W, de forma a salvaguardar a integridade da motherboard.

  14. Avatar de me and me
    me and me

    problema é o valor dos acessorios que temos de usar para isto funcionar…
    mais vale juntar e comprar portatil com melhor grafica.. ou um desktop…

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Bom dia,

      no meu caso apenas precisei de adquirir a placa gráfica, o adaptador EXP GDC Beast, cabo EXP GDC Beast mPCIe e o cabo EXP GDC Beast Express Card.

      Tudo junto ficou por volta dos 200€, mas é claro que depende da placa gráfica. Podem sempre consultar o hardware suportado nas informações adicionais do artigo, disponível na última página.

      Cumprimentos.

  15. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Até poderia ser uma ideia interessante adquirir um conjunto destes e usar uma gráfica que uma pessoa tenha em casa disponível (ainda não li o artigo todo).

  16. Avatar de Gilberto Silva
    Gilberto Silva

    Pplware…
    Gostaria de saber como poderia arranjar a ligação thunderbolt para utilizar num MAC. Andei a procura por todo lado mas é muito complicado para se encontrar…
    Cumprimentos e obrigado

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu para ter a egpu tenho de tirar a placa De wifi ou bluetooth acho eu , há outra maneira de a ligar por outra entrada??