Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

6 Comentários

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

imagem_consultorio_pplware02

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


 O que se passa com a bateria do meu smartphone?

bateria

Bom dia!

Gostaria que me informassem qual a razão para a bateria do meu smartphone (Vodafone Smart Turbo 4) descarregar completamente mesmo com percentagens altas, aconteceu 3 vezes desde que o tenho há ano e meio.

Cumprimentos,

Tito Santos

Resposta:

Tito,

Embora isso possa parecer um problema grave ou defeito, na verdade é algo que acontece esporadicamente em smartphones de baixo custo.

As baterias de lítio têm um sensor capaz de fazer uma aprendizagem do nível de capacidade das células e do desgaste ao longo do tempo. No entanto, nem todos esses sensores são de qualidade e tipicamente isso acontece quando há um problema na calibração.

Vamos supor que fez um carregamento completo, até 100%, mas como consequência desse erro a carga pode ter sido feita apenas até 60%. Enquanto descarrega, vai chegar a um ponto em que simplesmente há falta de recursos energéticos para manter o smartphone ligado, e isso traduz-se numa “descarga” quase instantânea, mas na verdade aconteceu uma calibração do sensor.

Diria que não justifica estar a recorrer à garantia devido a um problema desses, pois mesmo que substituísse o smartphone ou a bateria, iria aparecer o mesmo problema em determinada altura.

[Respondido por Hugo Cura]


Como acedo à BIOS do meu portátil?

bios

Boa tarde

Tenho um Toshiba satellite P50-B-10Z e queria entrar na BIOS para o poder formatar, mas ja procurei em todo o lado e experimentei todas as teclas para entrar e não consegui nada. Será que isto é mesmo um bicho de sete cabeças ou uma coisa demasiado simples?

Atenciosamente

João Simões

Resposta:

João,

Existem várias opções de entrar na bios de um computador, dependendo de cada fabricante. Por norma a tecla associada a estas operações é o Esc, mas naturalmente existem alterações feitas pelos fabricantes.

No caso da Toshiba, e feita uma simples procura na Google, existe uma combinação que pode ser usada.

Comece por desligar a sua máquina e volte a ligá-la, carregando na tecla Esc ao mesmo tempo.

Quando a máquina fizer um pequeno som (beep) e apresentar a primeira imagem deve então carregar na tecla F1.

Neste momento deve então libertar a tecla Esc e o acesso à Bios é oferecido, podendo alterar o que pretende.

[Respondido por Pedro Simões]


Escolho o Honor 5X ou outro modelo?

Bom dia Hugo Cura

Já à algum tempo que sigo o Peopleware, e desde já muito parabéns pelo projecto, está fantástico. Recentemente, tenho acompanhado as vossas ultimas noticias sobre smartphones, uma vez que ando a equacionar trocar o meu valente Alcatel Onetouch Pop C7, por algo com umas características melhores, mas neste momento estou um pouco indeciso entre dois equipamentos, e pelo que vi no site possui um deles e experimentou o outro:

– Huawei Honor 5x
– Xioami Redmi 3 (ou Note 3)

Qual destes a melhor opção?

Obrigado desde já pelo tempo dispensado.

Com os melhores cumprimentos

Luís Serra

Resposta:

Luís,

Eu diria que não há uma melhor opção, até porque o Honor 5X tem um ecrã de 5.5” e o Redmi 3 tem de 5.0”.

Esses dois smartphones têm exactamente o mesmo processador, no entanto achei o Redmi 3 ligeiramente mais rápido. O Redmi 3 tem também uma bateria muito superior (4100 mAh contra 3000 mAh) mas não tem sensor de impressões digitais e o ecrã é de resolução 1280×720 píxeis (e o Honor 5x de 1080×1920 píxeis).

Já se considerar o Redmi Note 3, com ecrã de 5.5”, bateria de 4000 mAh, sensor de impressão digital e também versão com 32GB internos e 3GB de memória RAM, deverá também ficar muito bem serviço, e aqui bem melhor que o Honor 5X.

Mais que isso, o Redmi Note 3 Pro tem um processador ainda melhor, já possui uma câmara superior de 16 MP e slot para cartão microSD.

Dificilmente encontrará um destes smartphones Xiaomi a preço justo em Portugal, pelo que deverá ter de comprar numa loja online.

Dados estes factos, só o Luís poderá decidir qual a melhor opção.

[Respondido por Hugo Cura]


Como aceder a várias Clouds no Windows 1o?

win_cloud

Eu tenho varias clouds, mas desde que atualizei para o Windows 10 deixei de ver os ícones das clouds no arranque do Windows e assim não tenho a certeza se a sincronização das clouds está estabelecida ou não ?

O que devo fazer?

Aguardo a vossa resposta com a maior brevidade possível.

Nuno Oliveira

Resposta:

Nuno,

É possível que durante o processo de actualização do Windows, as aplicações de arranque tenham sido removidas.

A melhor forma de corrigir isso é a reinstalação dessas aplicações (que pode encontrar na página de cada Cloud), garantindo assim que há condições para o funcionamento correcto da aplicação de sincronização.

Se mesmo após reinstalar continuar a não funcionar, então desinstale e volte a instalar de novo, após um reinício do Windows.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo recuperar o meu disco?

disco

Bom dia.

Peço a vossa ajuda sff.

Tenho o portátil HP com 3 anos e sofreu danos físicos -queda. Pedi a avaliação pelo Técnico mas nao foi possível recuperar os dados do disco. Haverá algum centro especializado que possa resolver a recuperação? ??? Sera que e mesmo impossivel. Foi apenas queda de altura… O monitor estragado.

Obrigado pela atenção

Aguardo

Ion

Resposta:

Ion,

A recuperação de discos é possível e realizada por elementos altamente especializados, em condições únicas de higiene e de segurança. Esta não garante no entanto a recuperação total dos dados e existe uma probabilidade muito grande da resposta ser negativa.

Outro factor que pesa neste processo e que pode condicioná-lo é o preço que vai ser pedido. Este serviço de recuperação é extremamente caro e bem será, provavelmente, realizador em Portugal.

Podere se efectivamente quer fazer essa recuperação, com o custo associado que vai ter. Da experiência que temos não compensa, sendo demasiado cara a recuperação dos dados.

[Respondido por Pedro Simões]


Quem me explica porque não consigo actualizar o meu Windows Phone?

upgrade

Boa noite

Tenho um Nokia 730 dual sim e já instalei o Upgrade Divisor, que me “informa” que o meu telefone está “preparado” para receber o windows 10 mobile e que irei receber uma notificação.

Acontece que nunca recebi qualquer notificação e sempre que vou às definições procurar atualizações, recebo a informação de que o meu telefone está atualizado. Será uma questão de tempo, ou algo está a correr mal?

Obrigado e bom trabalho

Luís Leite

Resposta:

Luís,

Das várias vezes que instalámos o Windows 10 nunca tivemos qualquer problema com a chegada a actualização, depois de correr o Upgrade Advisor.

Tivemos sempre o cuidado de ter o smartphone carregado e um bom acesso à rede, para evitar erros e eventuais falhas.

É efectivamente um processo que demora algum tempo e que deve ser iniciado procurando por uma actualização, nas definições do sistema.

Uma vez que essa suposta actualização não surge, o que recomendamos, se possível, é que faça um reset ao seu telefone, realizando antes um backup completo aos seus dados.

Depois de instalar o Windows 10 só precisará de voltar a repor o backup e terá novamente todos os seus dados acessíveis, já no tão esperado Windows 10 Mobile.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tico
    Tico

    Recentemente também estava com dúvida entre o honor 5x e o xiaomi redmi note 3, foi então que adicionaram outro smartphone na equação (UMI Touch), sem sombra de dúvida este último veio por a escolha dos outros em causa… fico a aguardar a vossa análise ao UMI Touch…

    Já agora se possível agradecia que fizessem um comparativo entre as diferentes lojas online (sobretudo ao nível das garantias… existem lojas que oferecem apenas um mês, outras três meses…, penso que certamente seria um artigo muito interessante para todos os vossos leitores, já que quando se compra um produto e está tudo bem com ele o maior receio de qualquer comprador é “avariou e agora o que fazer?”).

  2. Avatar de rui
    rui

    Tenho uma pequena resposta para o Tito Santos relativamente à bateria e ao problema que ele tem.
    No meu samsung galaxy s duos 2 tive exatamente esse mesmo problema, chegando ao ponto de emprestar o smartphone à minha mãe para tirar uma foto e mal ela carrega no botão e a câmara foca, o aparelho desligava-se instantaneamente. Usei os serviços da garantia, e trocaram-me tanto a bateria como as peças relativas ao carregamento e de fornecimento de energia da bateria para o aparelho, e até hoje ainda não tive o mesmo problema e a utilização que lhe dou é a mesma que dava antes. Por isso, se não houver o inconveniente de ficares sem o smartphone por um tempinho, não tens nada a perder em aproveitar a garantia, aliás, é para esses problemas que ela serve. E se pagaste mais um pouco para teres seguro para o caso de problemas com o o ecrã, mais uma razão para usares os serviços de garantia.

  3. Avatar de Tico
    Tico

    Já agora uma questão, o pplware já nos fez saber que existem duas lojas que conseguem contornar problemas com a alfândega quando enviam produtos da china, a igogo (transportadora envialia) e gearbest (Priority Direct Mail – Local Direct Express). Existem mais lojas neste momento com esta excelente prática (evitar risco de “retenção” e consequente pagamento)?

  4. Avatar de Anibal Assis
    Anibal Assis

    Boa tarde
    Eu também tenho um Toshiba. E ele já veio de fabrica com o Win 8.0. Como o Win 8 ou 8.1 não encerra nunca, ele hiberna, só conheço uma maneira de o desligar para conseguir entrar na Bios .
    Que é executar o comando a seguir : Shudown – s seguido de Enter ….
    Então sim o meu Toshiba encerra e para entrar na Bios ao ligar o PC primoF2 e só depois cliko para LIGAR.

  5. Avatar de Anibal Assis
    Anibal Assis

    Errei ao digitar o comando, vou corrigir:

    SHUTDOWN – S

    1. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      No painel de controlo ė possível forçar sempre o desligar. Também é possível aceder ao disco não fechado em linux mas apenas em modo read only apenas leitura