O Chrome está a um passo de ultrapassar o Internet Explorer

41 Comentários

A herança do Internet Explorer é algo que tem durado anos e que tem sido difícil de ultrapassar. Com vários browsers disponíveis, a maioria dos utilizadores mantem-se fiel a este browser, que todos sabem está a chegar ao fim.

Mas a Google tem feito um trabalho único com o seu browser, ganhando terreno à concorrência e tornando-se o browser de eleição. O Chrome está mesmo prestes a ultrapassar o Internet Explorer.

Internet Explorer

A Microsoft tem estado a tentar fazer vingar o seu novo browser, o Edge, para que possa substituir de vez o Internet Explorer. Este novo browser traz todas as novidades que foram surgindo na Internet e uma imagem renovada.

Mesmo com estas melhorias, e com a concorrência a oferecer soluções mais modernas, os utilizadores continuam a preferir o browser da Microsoft. Esta preferência parece estar agora a diminuir, com o Chrome prestes a assumir finalmente uma posição que todos esperavam já ser sua.

A diferença entre estes dois browsers está já a uns diminutos 4%, tendo sido diminuída ao longo dos tempos. No final do mês passado, o Internet Explorer tinha descido dos 44,79% para os 43,40%. Ao mesmo tempo o Chrome subiu dos 36.56% para os 39.09%.

Internet Explorer

Mas, no último mês, não foi apenas o IE a perder terreno. Também o Firefox, o Safari e o Opera perderam mercado, com o Firefox a ser o que mais desceu, caindo dos 11,68% para apenas 10,54%.

O Edge, browser que a Microsoft está agora a desenvolver, ganhou também terreno, não justificando no entanto a descida de 1,39% do IE e mostrando que a escolha de quem deixou o IE foi o Chrome. No último mês o Edge cresceu para os 4,30%, vindo de Fevereiro com 3,93%, totalizando uma subida de 0.37%.

Está a ser difícil à Microsoft colocar o seu novo browser no topo do mercado, mesmo com todas as novidades que tem lançado e que incluem já as tão esperadas extensões. Que o Chrome vai dominar o mercado já todos sabem, mas não se esperava que a concorrência o deixasse acontecer de forma tão passiva.

NetMarketShare

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    isto inclui os browsers em telemoveis?

  2. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Metam mas é a noticia das extensões do edge aqui, adblock, adblock plus, pinterest, evernote e mais muitas mais já estão a ser desenvolvidas

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Pensava que era mentira…. 😛

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      O Edge é o meu browser preferido.
      Estou desejosa que a Microsoft decida em lançar uma versão para Mac, iOS e Android.
      Usava-o no Windows 10 Mobile e uso-o no Windows 10 (portátil) e ADORO! 🙂

  3. Avatar de Júnior Silva
    Júnior Silva

    Ando testando o Vivaldi e até agora esta indo muito bem! Espero que esse navegador ganhe muitos usuários, pois esta na hora de algo novo surgir no meio dos já conhecidos browsers! Ainda tenho o Firefox como meu navegador principal e o Chrome como segundo nevegador.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      +1 O Vivaldi têm me surpreendido!

    2. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      O Vivaldi não conheço. Obrigada pela dica. 🙂

      Agora o Edge… I’m a slave for it. :p

  4. Avatar de kabuki@gmail.com
    kabuki@gmail.com

    Eu agora, tenho evitado o Chrome e o Firefox andam pesados e apresentam erros em alguns processos. O Opera é razoável mas tem algumas incompatibilidades como o edge.
    Acabei por vir a utilizar o IE 11, tem se revelado mais eficaz e como alternativa o Cómodo Dragon sendo o Chrome mais limpo e leve.

    1. Avatar de Fla
      Fla

      Chrome e leve na mesma frase? O Chrome é bom, mas o Chrome não é nada leve…

    2. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      E porque não usas o Edge? O Internet Explorer está no fim da sua vida e o Edge é fantástico.
      Bom, secalhar não tens o Windows 10, não é?

  5. Avatar de João Marques
    João Marques

    O meu passo já foi dado à uns bons anos! Chrome FTW 😀
    O Edge ainda nem conta para o totobola de tão bebé que é, mas com mais tempo quem sabe…

  6. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Para mim Firefox all the way (desktop): rápido, leve e tem muitos Add on, e a sincronização funciona 5 estrelas. O EDGE é muuuuuito rápido e fluído mas ainda incompleto… o Chrome pesado pesado pesado.

    No Android o Chrome funciona muito bem mas também possuía ser mais leve e optimizado.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Concordo plenamente. No PC uso o Firefox e no telemóvel, o Chrome.

  7. Avatar de rui
    rui

    Apesar das inúmeras correcções e versões, não consigo usar o firefox de forma fluída em sites com html5 ou mesmo os antiguinhos que ainda contenham flash. Posso dar o exemplo do twitch como um dos sites que não consigo usar de forma fluída no firefox, faça o que fizer (alterar definições, usar versão 64bits em vez de 32, …). Já no chrome, claro que me consome mais memória ram, mas tenho fluidez em tudo para que o uso. Se a ram for o preço a pagar por fluidez, que seja. Até tenho usado o vivaldi, crasha uma vez ou outra, mas ainda está em fase beta, é normal. Mas tirando isso, faz bem o seu trabalho.

    1. Avatar de Júnior Silva
      Júnior Silva

      Sobre o Vivaldi, por estar em fase beta já esta bom para navegar… Os desenvolvedores estão fazendo um ótimo trabalho, sempre atualizando o navegador, logo, logo vai sair uma versão estável. Esperando ansiosamente pelo cliente de e-mail 😀

      1. Avatar de Britney Spears
        Britney Spears

        O Vivaldi há para Mac, Windows 10, iPhone e Android?

  8. Avatar de KingDi
    KingDi

    O que mais acho piada, é que, vejo tanta gente a reclamar do Windows 10 por causa da privacidade, principalmente aqui, mas usam Chrome. AHAHAH… dá mesmo vontade de rir!

    1. Avatar de Júnior Silva
      Júnior Silva

      Oque eu acho engraçado é que tem gente que pensa que ah privacidade hoje em dia… rs

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Se fosse só Chrome… Faltam coisas que toda a gente usa, como o google, o gmail e o facebook, para dar alguns exemplos. Mas não percebi o ponto. Onde é que o Chrome é assim tão diferente dos outros browsers? Estarás a confundir com o motor de busca? O tracking está nos sites, e não tanto no browser…

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        Informa-te, que eu não sou teu explicador! Ou então, simplesmente, acorda para a vida e tira as palas!!!

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Palas? Certamente não serei eu a usá-las!… Eu não pedi explicações de nada que eu saiba. Provavelmente não percebeste o meu comentário…

  9. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    no meu demora muito tempo abrir

  10. Avatar de Luis
    Luis

    A MS é uma empresa do sec. XX e o seu futuro é desaparecer lentamente.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Não tenho dúvidas que tem os dias contados. Terá que se reinventar para conseguir sobreviver na selva concorrencial tecnologicamente inovadora dos dias de hoje, e isso não é fácil, nem para um monstro como a M$. Agora, já não sei se será lentamente. Para mim vai ser algo mais radical!

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Portanto a Microsoft é apenas um browser?

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Onde está escrito isso? Nesta thread não vejo qualquer referência a um browser.

          1. Avatar de Britney Spears
            Britney Spears

            LOL a Microsoft é dona do sistema operativo que faz parte de 95% dos desktops e vocês falam no seu fim…. LOL

            O que vai sustituir o Windows nos pcs? Mac? Linux que ninguém usa?

      2. Avatar de N'uno
        N’uno

        Britney, lembro-me de uma empresa cujos telemóveis faziam parte de 95% dos bolsos de todos nós… A Nokia quase, mas mesmo quase, desapareceu! Um sistema operativo também tem um ciclo de vida, como tudo. E é certo que o sistema operativo se está a tornar uma commodity, perdendo valor.
        A melhor frente de ataque da M$ é o Office. Esse sim, é mais complicado de substituir. Mas também não creio que só isso alimente o monstro!

    2. Avatar de Wesley
      Wesley

      Até parece. O criador da Microsoft é o cara mais rico do mundo. E a Google é apenas uma empresa que cuida dos dados pessoais das pessoas, e que também é do século XX.

  11. Avatar de Mário
    Mário

    Estavam no “Edge” e, todos juntos, deram um passo em frente…. :))))
    “Onde é que eu já ouvi uma coisa destas???”

  12. Avatar de joaquim
    joaquim

    Lista dos browsers : chrome e os outros todos…

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Edge e os outros todos. Sorry.

  13. Avatar de Wesley
    Wesley

    O Edge apresenta problema com flash player assim como o Chrome que fica travando.

  14. Avatar de tiago
    tiago

    O IE ainda é usado porque as pessoas não conhecem outros browsers…

    1. Avatar de john
      john

      … e cada vez que vão ao google, este pergunta se quer utilizar o chrome …

  15. Avatar de john
    john

    As várias fontes que apresentam dados deste tipo são tão dispares, que eu não apresentaria qualquer notícia sobre o assunto sem referir esse mesmo facto. Uma pergunta: Porque é que esta fonte é mais fidedigna que as outras ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque tem de ser mais e não tão fidedigna quanto as outras?

  16. Avatar de al
    al

    IE é um browser practicamente descontinuado, faz sentido descer no numero de utilizadores.
    Edge no entanto é bastante bom.