Já se sabe quem vai ajudar o FBI a quebrar a segurança do iPhone

75 Comentários

A saga da luta da Apple contra o FBI e o Departamento de Justiça Norte Americano parece estar a chegar a um ponto de viragem. Depois de toda a insistência que foi feita pela justiça, parece que surgiu agora uma solução.

Uma entidade, que se julga saber quem é, veio dar garantias ao FBI que conseguirá aceder aos dados o iPhone do atirador de San Bernardino. Mas quem é esta entidade que vai ajudar o FBI?

iPhone Cellebrite

Esta dúvida está na cabeça de todos desde que o FBI anunciou que recebeu informações de que haveria quem fosse capaz de contornar as medidas de segurança da Apple. Se desde sempre a Apple se gabou da sua segurança e dos seus dispositivos, parecia impossível que qualquer entidade fosse capaz de as contornar.

Mas o secretismo desta operação, e a consequente quebra das medidas de protecção do iPhone 5C, pode ter sido agora exposto e o nome da empresa que será usada pelo FBI veio a público. Segundo o jornal Yedioth Ahronoth, a entidade que vai tentar realizar esta proeza é a empresa Cellebrite.

Esta é uma empresa israelita que se dedica a conseguir obter informações deste género em dispositivos móveis, recorrendo ao seu software forense. É considerada uma das empresas mais capazes no ramo da recuperação de dados, recorrendo às suas técnicas forenses, trabalhando com as principais forças governamentais, policiais e militares.

iPhone Cellebrite

Caso a Cellebrite consiga aceder aos dados que estão no iPhone que o FBI quer desbloquear, o processo que decorre nos tribunais norte americanos pode terminar de imediato, não necessitando mais o FBI da ajuda da Apple.

Desde que o FBI anunciou, na passada segunda-feira, que necessitava de algum tempo para explorar uma nova via proposta por uma entidade terceira, que o processo que está a decorrer no tribunal foi colocado em pausa. O FBI tem até dia 6 de Abril para dar novas informações ao tribunal, para que este decida se o processo avança ou se por outro lado é terminado de imediato.

Caso a Cellebrite tenha sucesso, esta poderá ser a forma mais simples para que ambas as entidades terminem esta guerra. A Apple consegue garantir que não tem de criar os mecanismos de acesso que foram pedidos e o FBI tem acesso à informação pretendida.

via Reuters

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joana
    Joana

    Continuando a ultima frase, não terá depois a Apple de procurar maneira de “tapar o buraco” que permite essa empresa dar a volta aos mecanismos de segurança?

    1. Avatar de Boss
      Boss

      E o FBI vai colaborar com a Apple dizendo onde está o buraco 😀
      Já agora, onde está o outro que comia o sapato?

    2. Avatar de mimesis
      mimesis

      EU sinceramente ainda nao consegui perceber a TANTA panca com isto. nao querem abrir um backdoor, que abram o telemovel em causa apenas.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Tu não consegues ver, porque não queres ver.

        O FBI diz ao público que quer abrir o telemóvel. É essa a versão “relações públicas”.

        À Apple pediu logo uma backdoor.

        Mas os Apple haters não querem ver isso, inclusive quem escreve artigos aqui.

        1. Avatar de JustSaying
          JustSaying

          Concordo contigo. E’ mais o caso de utilizar uma via para chegar a outra. Para minha segurança e a de todos, espero que essa falha seja corrigida posteriormente.

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Eles nem sequer deram o telemóvel para as mãos da Apple, para ver o que podia fazer!

            Para se ver as verdadeiras intenções do FBI.

            Agora metem o rabinho entre as pernas, e vão-se embora pagar a alguém para fazer 100 cópias da Flash, e tentar os 1000 pin possíveis em cada cópia! 10 de cada vez!

            Se o terrura tivesse usado uma password com letras e números (milhões de combinações possíveis), iam fazer quantas cópias?

        2. Avatar de JV
          JV

          Exacto. A história pública é diferente da história – supostamente – real. A Apple prontificou-se a ajudar a ultrapassar a segurança DESTE equipamento, mas o FBI quer é uma backdoor para todos. Ora isso a Apple não aceita e com razão.

        3. Avatar de underdog
          underdog

          apple haters? cada vez mais vocês estão a tornar-se fundamentalistas. Apple Akbar

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        O problema é que o FBI nunca pediu acesso àquele aparelho. Pediu sempre e apenas um backdoor para todos e isso é inaceitável. Se fosse só para aquele, claro que a Apple o fazia em três tempos.

    3. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      O método que se especula que eles vão usar já será inválido apartir do 5s! Especulasse que vão usar uma técnica baseada em espelhar(copiar) a memória do iPhone para assim poderem tentar Acertar na pass sem porém em risco o conteúdo do iPhone! É assim contornar o limite das 10 tentativas!

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Assim está bem. Deixem a Apple em paz.
    E porque não usaram a NSA?

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Porque a NSA não sabe abrir.

      Vamos ver o que sai daqui, e se eles realmente conseguem sacar alguma informação!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        lol acreditras mesmo nisso?

        A NSA/CIA se for preciso até tem espiões lá dentro, na volta mete um engenheiro da apple dentro de um avião para Guantánamo, que borra-se todo e dá logo acesso a tudo.

        Deves estar a comparar com portugal, com a América é diferente…

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Lá vêm os droidboys com filmes…

          1. Avatar de Deadpool
        2. Avatar de JV
          JV

          LOL. Esse filme tem quantas horas, Miguel? O “problema” é que na Apple é tudo compartimentalizado. Cada pessoa tem o seu próprio trabalho, ninguém sabe fazer tudo, exactamente por uma questão de segurança. Há vários relatos de ex funcionários que dizem exactamente que trabalham meses a fio e não sabem para quê, são apenas uma fatia de um bolo maior que depois é juntado no fim

      2. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Supostamente a NSA sabe como aceder ao telemóvel, não se quer é que se saiba que eles têm acesso a essa informação.
        Pelo menos é essa a versão pública, a NSA não ajuda as outras forças de segurança nestes casos para que não se saiba ao certo o que eles conseguem ou não fazer.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Ginástica mental…

          Que é que interessa para a NSA que se saiba ou não se sabem desbloquear o iPhone?

          É má publicidade? LOL…

          1. Avatar de NunoR
            NunoR

            Não é preciso grande ginastica, nem é má publicidade…mas faz lá um bocadinho de ginastica mental e chegas lá…se toda a gente pensa que o Iphone é um sistema que ninguém consegue aceder, é provavel que o usem para actividades ilicitas, se a NSA disser a toda a gente que consegue aceder é provavel que deixem de usar….

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Basta olhar para a história, a máquina enigma usada pelos nazis foi decifrada pelo aliados muito antes da guerra acabar, essa informação só foi divulgada muitos anos depois, agora pensa um bocadinho o pq….

        2. Avatar de Pestana
          Pestana

          A resposta mais certa a NSA s quisesse já teria td

  3. Avatar de Ismael
    Ismael

    Para mim a segurança das pessoas está acima de tudo e se é preciso ter acesso a um dispositivo, essa empresa tem de permitir que isso seja possivel, mas claro com uma autorização de um Juiz.
    Para mim uma empresa seja ela qual for que não colabore com as autoridades não tem valor nenhum.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Pois é, mas essa empresa não tem de criar fragilidades de segurança para o governo.

      Quando compras uma porta, não esperas que a PJ tenha uma chave que abra a tua porta quando quiser.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        A PJ não, mas a empresa que vendeu a porta sim.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Pois, mas neste caso, é a PJ que quer a chave.

          A empresa que vendeu a porta, sim, tem um chave que abre todas as portas, ou como é que achas que só a Apple pode lançar updates iOS?

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Então o que é mais seguro? a empresa que vende a porta ter a chave mestra?, ou uma força de segurança ter a chave para abrir aquela porta?

          2. Avatar de RVM
            RVM

            A empresa.

            No mínimo, porque fica só nas mãos de uma entidade, só uma entidade que pode fazer asneiras.

          3. Avatar de badsector
            badsector

            RVM aposto que te ajoelhas todos os dias virado para Cupertino

      2. Avatar de pedro
        pedro

        mas se houver um incêndio, alguém tem que ter uma maneira de rebentar com a porta para salvar as vidas de quem lá estiver dentro!!! isto é tudo uma questão de prioridades: vale mais a segurança nacional e a luta contra o terrorismo, ou o acesso a dados dos esquipamentos (em situações excepcionais claro) ????

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Essas pessoas estão mortas.

          E não interessa a Apple abrir ou fechar as suas portas, qualquer terrorista pode instalar qualquer App num iPhone ou Android, e fazer comunicações seguras, como Telegram, entre outros.

        2. Avatar de Botas
          Botas

          O problema nao é aceder aos dados do equipamento, o FBI nao queria apenas aceder aquele dispositivo, queria uma backdoor a fim de poder aceder a todos sempre que quissese…

        3. Avatar de Tomás
          Tomás

          ex-directores da CIA e da NSA têm dito que backdoors põem em causa a segurança nacional

          1. Avatar de RVM
            RVM

            É, e a Apple, e muitos outros (Google, Microsoft, entre outras pessoas de destaque), dizem que backdoors põem em causa a segurança nacional, para mal!

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            põem em causa = põem em risco, diminui a segurança

        4. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          O que tu dizes é muito bonito… só que assim como tu dizes todos os proprietários de iphones, ipads.. estariam á mercê dos caprichos do FBI …

          EU não abdico da minha privacidade…
          Se o FBI está com tanta vontade de desbloquear o dito iphone que peça ajuda SÓ para aquele iphone.. certamente a Apple não se importaria de ajudar nesse caso… agora comprometer Milhões de pessoas só porque os meninos chorões querem é um absurdo….

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Nem mais.

            O governo americano, como qualquer governo, está sempre a bazar dados, são uns irresponsáveis:

            http://www.wired.com/2016/03/government-error-just-revealed-snowden-target-lavabit-case/?mbid=social_twitter

            Se deixam isto escapar, também deixam a versão do iOS com backdoor escapar!

            Ainda por cima, governos é igual em todo o lado, ninguém se chiba quando há ****, nunca há culpados, nunca pagam indemnizações a ninguém quando arranjam prejuízos.

        5. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          É neste caso o FBI. Vai usar um pé de cabra ou machado para deitar a porta abaixo que seria o que os bombeiros fariam num caso de incêndio para salvar quem lá está!

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Não pediriam ao fabricante para criar um backdoor para eles e por arrasto para o DAESH e companhia.

        6. Avatar de lmx
          lmx

          ho pedro…
          Mas qual segurança nacional qual que… 😀
          Este tipo de coisas, não são assim tão difíceis, e a Apple não tem os equipamentos mais seguros do mercado que se saiba..

          Até “chineses de rua” já demonstraram as suas soluções … epah isto so na América, enfim..

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            nenhuma chinesice de rua demonstrou a sua solução. Há é “chinesices” a trocar o chip Flash, mas isso só por si não é a solução e apenas possibilitaria um ataque de força bruta a PINs e pequenas passwords, e só com aparelhos anteriores ao iPhone 5s.

      3. Avatar de Ragnar
        Ragnar

        Exemplo mal escolhido, nada a ver. Uma porta arromba-se é podes ter a certeza que se fosse esse o caso seria arrombada e apenas a tua porta seria afetada, a minha continuava bem trancada no caso do iPhone seria criada uma brecha na segurança de todos os iPhones. É isso que está em causa.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      segurança dos telemóveis também afecta a segurança das pessoas.

  4. Avatar de Ricardo Saraiva

    Ontem saiu uma notícia de malware para o Iphone, foi descoberto esta semana mais um, seria interessante um artigo sobre isso.

      1. Avatar de Ricardo Saraiva
        Ricardo Saraiva

        Verifico que já publicaram um artigo sobre o “AceDeceiver”

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Muito preocupado com a vida de quem instala malware de propósito nos aparelhos…

  5. Avatar de ricardo
    ricardo

    Não acredito que alguém consiga quebrar o iPhone.

    1. Avatar de Botas
      Botas

      LOL? Nada é inquebrável amigo, nada. Se foi feito pelo homem, garanto-te que pode ser quebrado…

    2. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Não acreditas? Também não acreditas no jailbreak? Em hackers? Tudo o que é feito pelo homem é violavel mais cedo ou mais tarde, nada que o ser humano faz é divino.

  6. Avatar de ZE
    ZE

    Mas alguém tem duvidas que já tiveram acesso ao conteúdo, fazem este barulho apenas devido a a questões legais…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ora nem mais. E quem é a apple ou qualquer outra empresa para estar acima da segurança nacional ?

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        Não há nenhuma lei que obrigue a Apple ou outra empresa a fazer o que era pedido, inclusive há quem argumente que uma lei nos EUA proíbe as autoridades de obrigar empresas como a Apple a fazer modificações. O processo judicial dava também à Apple todo o direito para se opor em tribunal ao pedido, sendo que havia fortes hipóteses que ganhasse.
        Sobre a Segurança Nacional, ex-directores da CIA e da NSA têm dito que backdoors põem em causa a segurança.

      2. Avatar de Ru1Sous4
        Ru1Sous4

        Quem e o governo para estar a cima da lei?

    2. Avatar de RVM
      RVM

      Tens muitas certezas…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É que não duvides. Vê o que aconteceu com o 11 de Setembro. Agora pia tudo fininho, basta dizerem que és suspeito e vais dentro.
        Á pala do terrorismo, e infelizmente, a sociedade vai implorar que os governos tenham acesso a tudo o que fazem para sua “suposta” segurança.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Não é preciso viajar até os USA…

          Basta ver aqui… antes do 25 de Abril, as atrocidades que a PIDE fazia, era tudo em nome da segurança nacional!

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
            O pessoal da Coreia Do Norte provavelmente é feliz vivendo na ignorância :S
            E “nós” pra lá caminhamos a pouco e pouco.

  7. Avatar de JV
    JV

    As dúvidas em relação a este assunto mantêm-se, é incrível como as pessoas se recusam a ler (ou então fazem-no mas não o compreendem). Isto é simples, o FBI não quer acesso apenas a este telemóvel, quer a todos.

    O grande problema aqui não é ultrapassar a segurança DESTE, mas sim o FBI querer criar algo que não existe. Ou melhor, querer que a Apple crie algo que não existe, que é um novo SO para eles conseguirem entrar em qualquer iPhone que queiram.
    Percebam a diferença entre alguém vos obrigar a entrar em UM dispositivo que vocês criaram e obrigar-vos a criar uma ferramenta de raiz para entrar em TODOS os dispositivos que vocês fazem.

    Os terroristas não têm direitos e bla bla bla
    Verdade. Concordo. Mas eu tenho. Tu tens. O teu irmão tem. Até que ponto a privacidade de todos deve ser atirada pela janela por uma questão de segurança? Voltamos aos tempos do Patriot Act em que te arrombavam a porta a meio da noite e te levavam para local incerto sem mandato judicial, sem acusação, sem direito a advogado ou fosse o que fosse? Não é um filme, isto aconteceu durante vários anos nos USA.

    Nós em Portugal não temos noção da sorte que temos. Fazia bem a alguns ler um pouco para perceberem o que realmente está em jogo. Liberdade a liberdade, se vamos atirar tudo pela janela pelo “bem comum”, não tarda muito não temos liberdade nenhuma.

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Pplware podiam fazer um artigo com as melhores vpns do mercado?
    Obrigado

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Isso é que era de valor!

    2. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      Melhores vpns do mercado aqui: https://www.privacytools.io/

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tenho pena de hipócritas como tu.
    Chamam fanboys aos outros mas não têm o mínimo de respeito por ninguém acerca do assunto.
    Ao ínicio pensei que fosses só sarcástico e tal, lançar lenha pra fogueira :P, mas chego à conclusão que és mesmo ignorante.

  10. Avatar de Marcos
    Marcos

    Pensava eu que era o John McAffee xD. Já não vamos ver ele comer um sapato.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Deixem a apple em paz
    Querem aceder ao dados do iphone entao comprem a apple em vez de so amostrar o distintivo e é tudo nosso
    Tem muita mania o FBI

    1. Avatar de badsector
      badsector

      Amostrar? wow

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ainda há pessoas que acreditam que a agencias não conseguem aceder ao iphone. essas agencias têm os melhores hackers e engenheiros. ou vão me dizer que os engenheiros da apple são melhores que esses senhores.
    Uma coisa eu garanto eles tem acesso em tempo real seja por vulnerabilidade ou falha, por backdoor ou spyware ou exploits. Quebra cabeças para eles são softwares open source. aplicações como open pgp, telegram, tor e outras, mas mesmo assim não é 100% seguro.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      No dia em que alguém programar um sitema infalível, vamos ter um problema em mãos LOL

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Andas a ver muita ficção…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Argumenta lá isso sff.
        Se o IOS por ex. fosse infalível nem os próprios criadores teriam controlo total sobre ele. Isso por si só já é um problema grave penso eu.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Argumentar o quê! Não vale a pena. Só digo muita ficção

    3. Avatar de Tomás
      Tomás

      vais dizer que a Apple é incapaz de contratar entre os melhores?
      Desde quando ser Open Source é atestado de que é melhor do que outros?
      O FBI queria obrigar a Apple a criar um sistema que permitisse fazer o que é possível com o open pgp, um ataque de força bruta sem limitações.

  13. Avatar de Zé P
    Zé P

    Nós, fandroids, preferimos não estar presos dentro de uma “gaiola”.

    If u know what i mean ;*