O Facebook desistiu de suportar os BlackBerry

32 Comentários

Depois do WhatsApp ter anunciado que ia abandonar o BlackBerry, novos serviços parecem estar a tomar a mesma decisão e a seguir-lhes os passos.

A mais recente a chegar a esta conclusão é o próprio Facebook, que se prepara para abandonar o BlackBerry e sem dar qualquer alternativa a todos os que usam estes smartphones.

BlackBerry

O BlackBerry tem estado numa espiral descendente há já alguns anos. Depois de ser, durante muito tempo, a empresa de referência no campo dos smartphones e da própria segurança, deixou cair esse título e foi ultrapassada pela concorrência.

Fruto deste abandono, cada vez mais serviços estão a abandonar esta plataforma. Depois do WhatsApp é agora a vez do próprio Facebook decidir que não vai mais suportar o BlackBerry. É também claro que do lado da BlackBerry esta decisão foi mal recebida, tal como as palavras de Lou Gazzola, manager sénior de marketing, o demonstram.

We are extremely disappointed in their decision, as we know so many users love these apps. We fought back to work with WhatsApp and Facebook to change their minds, but at this time, their decision stands (but let them know how you feel on social media, using the hashtag #ILoveBB10Apps).

Despite this, we have worked hard to ensure that our end-users have the best experience in light of this decision, and we are continuing to search for alternate solutions.

A procura de alternativas para esta situação, é algo que está a ser feito mas que ainda não tem uma solução.

BlackBerry

Quais as alternativas para os utilizadores dos BlackBerry?

Como referido antes, a BlackBerry procura activamente soluções para estes dois problemas, do WhatsApp e do Facebook, mas até agora ainda não apresentou qualquer solução. É ainda cedo e os serviços vão funcionar até ao final do ano. Provavelmente não será possível usar aplicações alternativas pois o Facebook está a fechar as APIs de base que serviam estas apps.

A única alternativa será provavelmente a utilização do browser e a versão web do Facebook, que está preparada para servir estes dispositivos.

Esta é mais uma perda que a BlackBerry tem e que dificilmente conseguirá recuperar. As redes socais são cada vez mais uma exigência dos utilizadores. Com a mudança para o universo Android, a BlackBerry pode conseguir alterar o seu destino e recuperar os utilizadores que tem perdido.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DAFTPUNK
    DAFTPUNK

    Bem feito finalmente a blackberry morre

    1. Avatar de j
      j

      La vem o incendiario de 12 anos

    2. Avatar de Danny
      Danny

      Nos teus sonhos

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Só ficas a perder com a desistência de concorrentes ao android/ios..

    4. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Não sejas parvo!

  2. Avatar de Martins
    Martins

    Mas o BB10 não corria apps de Android?

    1. Avatar de joao
      joao

      E corre. o que a notícia infeliz quer dizer é que a versão nativa do bb10 vai deixar de ser suportada. seja como for quem usa um blackberry costumam ser pessoas que querem um SO virado para a produtividade e nao para o lazer. Devo ser dos poucos que nao tem facebook e por acaso tenho um blackberry. dito isto, o BB10 esta morto, infelizmente pois é o melhor SO que usei..e faco apps para android e IOs, e tenho aparelhos com os 4 SOs e tive ja meego. Digamos que o bb10 tem a flexibilidade do android e a simplicidade de utilizacao, mas com aquele bonus de quanto mais conhecermos o SO mais tiramos proveito dele.

      1. Avatar de joao
        joao

        *simpliciade do IOS

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu desisti do facebook!

  4. Avatar de marco
    marco

    Eu uso um BlackBerry, não tenho a App do facebook mas tenho o WhatsApp Android instalado. Penso que não haverá problema 🙂

  5. Avatar de Toze Neto
    Toze Neto

    A notícia está errada pois o Facebook vai deixar de suportar apenas os BB7 e BB10 e não todos os BlackBerry, desde logo o Priv que até é Android. Quanto ao Passport já há muito tempo que uso a versão web do Facebook – adicionei o icon ao ecrã original – pois a nativa era muito limitada. Por outro lado era, como em todos os sistemas, a aplicação que consumia muita bateria. Perde-se as notificações no Hub que é o único senão.

    1. Avatar de Vítor M.

      A noticia está correcta.

      Vê o que diz Lou Gazzola: The app landscape continues to evolve, and in ways that are not always within our control. Recently, Facebook made the decision to discontinue support of their essential APIs for BlackBerry and WhatsApp announced they would end support for BlackBerry 10 and BBOS at the end of 2016.

      1. Avatar de Toze Neto
        Toze Neto

        Continua errado, já vi que não conhece ou não sabe distinguir os BlackBerry dos seus sistemas operativos. A notícia correcta e que o Facebook vai deixar de suportar o sistema BB10 e BBOS da blackberry. E não os BlackBerry.

        1. Avatar de Toze Neto
          Toze Neto

          Enfim, à minha filha sempre dei Iphones – o ultimo um 6 – e sem discutir mas ela não entende muito mas também não faz disso vida.

        2. Avatar de Vítor M.

          Bom, não foi isso que escreveu o responsável da empresa canadiana Toze. Alias, está lá a citação.

  6. Avatar de JM
    JM

    Ainda bem, já tenho um telemóvel à minha medida. A primeira coisa que faço quando compro um telemóvel é desinstalar as app das redes sociais.

    Enfim, boa Blackberry.

    🙂

  7. Avatar de Tony
    Tony

    Alem de consumir muita bateria, essas apps de NotWorking

  8. Avatar de tavares
    tavares

    Não me parece que vá fazer muita diferença a quem utiliza o BB…a única coisa para que serve a app do face é para drenar a bateria do smartphone! Tal como um utilizador acima eu também desinstalo as apps de redes sociais logo que adquiro um novo “aparelho” que vierem já instaladas por defeito…

  9. Avatar de Tiago Simões
    Tiago Simões

    Tanta gente a desejar mal da Blackberry. Mas digam-me la muito honestamente, o que tem contra ela?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não podem ter nada até porque foi um sistema operativo que “inspirou” quer quem criou o Android quer quem criou o iOS 😉 isto só cá para nós que ninguém nos ouve 😉

      O problema é que evoluiu muito devagar, fora isso foi e é um sistema muito bom. ficou foi lá atrás no hype, no modernismo e desenvolvimento e com os problemas da empresa mãe, o sistema está cada vez mais comprometido.

  10. Avatar de Mendes
    Mendes

    Third party application by nemory studio @ BLackberry World
    Face10 & Messenger
    Ambas as apps estão constante evolução, mas já se podem considerar bastantes boas. Têm integração com o HUB. (o mal das apps android no blackberry é que não correm desligadas, ou seja, não atualizam notificações quando estão desligadas. serve para jogos, mas não para certo tipo de serviços)
    Foi mais um prego na Blackberry, mas estamos habituados 🙂 somos poucos mas bons, eu fico até ao fim !

    1. Avatar de joao
      joao

      So servem para receber notificações no hub. O messeger do facebook é bastante util, mas assim tornam a vida dos utilizadores mais complicada. Nao entendo esta descriminação…

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não parece que faça mt diferença ao mundo da BB. Quem tem BB geralmente é com fins profissionais, e o WhatsApp ou Facebook não creio que faça falta, nem são estas apps que iriam salvar BB. Alias até pode ser elemento diferenciador

  12. Avatar de Indiana Jones
    Indiana Jones

    Eu tenho um Q10. E fico triste por estas atitudes do facebook. Mas continuo a preferir um BB10 sem facebook e whatsapp do que um Android ou iOS.

  13. Avatar de joao
    joao

    Pura discriminação… O whatsapp esta muito bom relativamente a chamadas. É sem duvida uma aplicação a ter no blackberry já que o bbm só tem as funcionalidades máximas entre blackberrys

    1. Avatar de marco
      marco

      Concordo, mas se instalares como Android app vai continuar a funcionar.

  14. Avatar de irlm
    irlm

    há sempre o serviço criado por eles BBM e o BES

  15. Avatar de Vaz
    Vaz

    Tenho um BB com 4/5 anos e comprei em segunda mão. Tinham bons telemóveis! Agora não sei, mas parece-me que é um pouco o ciclo das empresas tecnológicas a funcionar, pelo caminho morrem sempre algumas devido aos monopólios de outros.

  16. Avatar de lmx
    lmx

    parece que é agora que a gente vai adquirir mais productos BB1o, e oferencer um xacto ao facebook e outro ao whatsapp, para eles cortanem os pulsos devez..

    1. Avatar de marco
      marco

      Espero que que teu optimismo em relação ao BB10 esteja correto 🙂

  17. Avatar de Dan1234678909
    Dan1234678909

    Ja usei tudo o que da para imaginar de sistemas operacionais Mobile, mas nada foi tão péssimo quanto o iOS, é uma pena que o Facebook tenha essa atitude com a BlackBerry (que nem é comercializado aqui no Brasil mais), as opções aqui são Android (uma porcaria, a maria do mercado ainda esta no Jelly Bean), iOS (um sistema que não envia musicas por Bluetooth nem WhatsApp e que te cobra 8R$ só para entrar na loja é uma piada) e Windows Phone ou Windows 10 Mobile Insider Preview que é o que uso, entendo bem o que passa um usuário de BlackBerry vendo esses apps serem descontinuados, a maioria não liga, mas se não sabem a empresa não pode ser sustentada por meia dúzia e uma hora o BBOs acaba morrendo e o Android toma esse lugar.

  18. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O próximo é o WM, espera nunca tiveram essas apps oficiais