Não gostou do Windows 10 Mobile? Volte para o Windows Phone

79 Comentários

O Windows 10 Mobile chegou! Aguardado por muitos, que esperaram pacientemente para o poder testar na sua versão final. Mas depois de 3 dias de utilização muitos começam a querer voltar para o Windows Phone, pelas mais variadas razões.

Felizmente a Microsoft deixou essa porta em aberto e é simples voltar para a versão anterior. Vamos ver como o podem fazer de forma simples e rápida.

Windows 10 Mobile

Já se sabe que o Windows 10 Mobile está fora de um vasto leque de equipamentos, pela falta de RAM e de outros recursos. Todos os outros que podem receber esta versão têm estado a testá-la e a conhecer todas as novidades.

Mas, tal como em todas as versões de todos os sistemas operativos,  existem utilizadores insatisfeitos e com vontade de reverter a actualização. Este foi um passo que a Microsoft previu e por isso é possível. Vejam abaixo os passos que devem realizar para o conseguir.

Fazer cópia de segurança do Windows 10 Mobile

Uma vez que este processo implica a reinstalação completa do Windows Phone, todos os dados do telefone são eliminados. É por isso recomendado que façam uma cópia de segurança dos vossos dados.






anterior próxima

Para iniciar a cópia de segurança manual no Windows 10 Mobile, aceda a Definições > Atualização e segurança > Cópia de segurança > Mais opções > Criar cópia de segurança agora.

No final dessa cópia de segurança podem avançar com o processo de instalação do Windows Phone 8.1.

Windows 10 Mobile

Reverter para o Windows Phone 8.1

Agora que tem a sua cópia de segurança feita, é hora de voltar ao Windows Phone 8.1. Para isso deve, num computador com o Windows (7,8,1 ou 10), instalar a ferramenta de suporte da Microsoft: o Windows Device Recovery Tool

Instalem-no e lancem-no para que se preparam para a sua utilização. O primeiro ecrã vai indicar que não consegue encontrar o vosso smartphone. Esta é uma mensagem normal.

Windows 10 Mobile

Para avançarem devem em primeiro ligar o vosso smartphone ao PC, usando para isso o cabo USB. Nessa altura o Windows Device Recovery Tool já deverá conseguir encontrar o vosso smartphone.

Caso seja o correcto, e não existem razão para que não seja, uma vez que só ligaram um, podem escolhê-lo para avançarem.

Windows 10 Mobile

O Windows Device Recovery Tool vai então averiguar qual a versão instalada no vosso telefone e a que tem nos servidores da Microsoft. Essa informação vai depois ser apresentada.

Caso pretendam fazer o downgrade devem carregar no botão Reinstalar o software.

Windows 10 Mobile

Recordem-se que este processo elimina os dados todos do vosso telefone e não pode ser revertido. Devem fazer uma cópia de segurança, como indicado antes.

O Windows Device Recovery Tool vai alertar para esse ponto e recordar também da necessidade dessa cópia.

Windows 10 Mobile

O primeiro passo do restauro é a transferência do sistema operativo para o vosso computador. Este será um processo rápido, mas mesmo assim são 1.7GB, o que em ligações mais lentas poderá demorar mais tempo.

Windows 10 Mobile

Depois de descarregado o sistema operativo é hora deste ser colocado no equipamento. Este é mais um processo rápido, mas em que o smartphone não deve ser desligado ou o cabo removido.

O smartphone irá reiniciar algumas vezes e o Windows irá também alertar para problemas na ligação. Deve ignorar esses alertas.

Windows 10 Mobile

No final deste processo é apresentada uma mensagem de sucesso, indicando que o novo sistema operativo está instalado e que a operação foi concluída com êxito.

O vosso smartphone deve agora reiniciar com as definições de fábrica e precisa por isso de ser reconfigurado.

Windows 10 Mobile

Se realizaram o backup e querem recuperar os dados devem procurar essa opção durante o processo de configuração. Esta reposição é completamente automática e demora apenas alguns minutos.

Podem também optar por partir com uma instalação limpa e tratar o vosso smartphone como se o estivessem a ligar pela primeira vez.

Apesar de terem removido o Windows 10 Mobile, recordem-se que muito em breve ele será proposto na forma de uma actualização do Windows Phone e provavelmente não vão ter forma de a recusar. Até lá, gozem bem o vosso Windows Phone 8.1.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Bom artigo, já uso essa ferramenta há algum tempo, em caso de erro sempre podem reiniciar pc e telefone que da para fazer a instalação do 8.1

    1. Avatar de aline
      aline

      Olá, baixei o windows recovery mas quando ele identifica o meu aparelho vai para próximo parte e fica carregando… não sai disso nunca. Ai não aparece as opçoes de software, sabe como posso resolver isso?

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Acho que se não for por problemas graves que impossibilitem a utilização normal do tlm, acredito que poucos quererão voltar ao WP8.1.
    O W10M está melhor que o WP8.1 em diversas coisas.

    1. Avatar de VANDER GOMES
      VANDER GOMES

      AO CONTRÁRIO, NÃO TEM COMO NÃO QUERER VOLTAR PARA O 8.1. QUASE NADA FUNCIONA DIREITO NO 10. EDGE NÃO ESTÁVEL. CORTANA ATRAPALHA, SISTEMA TRAVA E PRO AI VAI…

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Por acaso já pensei em voltar para o W8.1, principalmente por questões de bateria e aguardar pelas próximas builds…

    1. Avatar de Fercos
      Fercos

      Estou de acordo contigo. No meu 535DS também a bateria parece parece fugir o que não acontecia com o 8.1. Vou aguardar para ver se melhora.

  4. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    E quem garante que ela não empurrará o sistema goela abaixo, como faz no PC?

    1. Avatar de Pedro Simões

      “Apesar de terem removido o Windows 10 Mobile, recordem-se que muito em breve ele será proposto na forma de uma actualização do Windows Phone e provavelmente não vão ter forma de a recusar. Até lá, gozem bem o vosso Windows Phone 8.1.”

    2. Avatar de Mónica
      Mónica

      Tenta lá voltar atrás no teu ios e depois fala com argumentos. Liberdade de escolha amigo.

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        >implicando que eu use iOS

        Meu Z3C mandou um abraço bem apertado, winfag.

  5. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    “Mas depois de 3 dias de utilização muitos começam a querer voltar para o Windows Phone…” Como??? Só se são aqueles que arriscaram instalar o 10 Mobile em equipamentos com 521 Mb de RAM!
    No meu caso, após 3 dias, e já sou fã incondicional! E o meu Lumia é apenas um 532! É que está tudo, mas tudo melhorado face ao WP! Quem quer agora voltar para trás???

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Pois no meu caso não posso dizer o mesmo, infelizmente. Tenho um 640 LTE e desde que actualizei para o W10 ele está lento que até dói. Após a actualização fiz aquele update adicional que aparecia nas actualizações e nem assim a coisa melhorou.
      Algumas apps estiveram bastante tempo inutilizáveis. Diziam pendente e quando eu clicava nelas dizia que devia haver na loja actualizações para elas quando na realidade não havia nada. Sem eu ter feito nada, passadas algumas horas ficaram disponíveis novamente WTF!
      A maioria das apps demora tempos infinitos a abrir.
      De quando em vez, ao mudar de menus o telemóvel bloqueia ou a tela fica vazia (só vejo a imagem de fundo).
      Estou mesmo desagradado com a atualização 🙁

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Faz soft reset.
        É normal que as apps instaladas demorem algumas horas até ficarem disponíveis. 🙂

      2. Avatar de celso
        celso

        Mas fizeste um restauro de fabrica depois da instalação? É que o meu, depois de instalar o 10 e a posterior atualização, tive que fazer um reset para ficar em condições. Experimenta.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Em cheio! Fiz o restauro de fabrica e, agora sim, posso dizer que estou contente com o resultado. Pergunto-me porque é que eles não fazem a coisa de modo a que este restauro venha definido por defeito?!
          Obrigado a ambos pela excelente sugestão. Pplware, porque não fazerem um post a explicar esta “solução”? Acredito que existam mais pessoas na minha situação e a solução tem tanto de simples como de eficaz.
          Fica a dica 🙂

          1. Avatar de Rui Brito da Silva
            Rui Brito da Silva

            Quanto menos pplware falar no windows10, melhor…parece haver contrapartidas…parece…nao tenho a certeza….

    2. Avatar de Paulo B
      Paulo B

      Simplesmente quem ainda tem problemas e opções que desapareceram por motivo desconhecido. Não esquecer que faltam os firmwares para os equipamentos 8.1, especialmente os Lumia com ópticas Carl Zeiss. Não faltam relatos de L640 XL e 830 com qualidade fotográfica deplorável. Pessoalmente ainda não fiz upgrade, mas anda cá o bichinho a roer.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Carl Zeiss são lentes.. o Pure View sim, pode precisar de firmware novo..

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Isso dos 512MB, pelo que tenho percebido, depende muito de equipamento para equipamento..
      O meu 630 está estável. Tem de vez em quando um arrasto mas é pouco frequente.

      Há quem tenha instalado o W10m em dois equipamentos (não suportados) iguais e tenha comportamentos diferentes.

      1. Avatar de Rui Brito da Silva
        Rui Brito da Silva

        vou repetir as vezes que forem precisas, 145 Tiles, 90/100 apps instaladas (apps+sistema) num lumia 630 . E irei fazer um video e publicar no Youtube, para verem que afinal windows 10 com 512Ram e estavel e serve muito bem. Com um cartao de 64GB nem sei o que dizer mais sobre isto.

        1. Avatar de Fercos
          Fercos

          E quando navegas na NET como é que se comporta?

  6. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Boas tardes.

    Eu tenho um Lumia 930 e atualizei para o WP 10, desde então notei uma redução drástica na duração da bateria.
    Sentiram o mesmo?

    M. Cumprimentos.

    1. Avatar de Maia
      Maia

      Boas
      Tb tenho o Lumia 930
      ao gravar um video não grava o som!
      tem o mesmo problema?

      1. Avatar de Rui Almeida
        Rui Almeida

        Não tenho esse problema. No entanto, a câmara frontal deixou de estar operacional.

  7. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Tenho o w10m instalado e, estou satisfeito com ele, mas a duração da bateria não é a mesma.
    Isto esta a acontecer com os demais? Tenho um lumia 735.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      No meu Lumia 735 a bateria dura muito menos, antes chegava facilmente aos 3 dias, agora é pouco + de 1 dia.

      Mas pelo que li muita da culpa é por ter mais processos a correr em Background, por isso é que as notificações estão muito melhores, e algumas tais como FB e FB Messenger, chegam mais rápido que no Android. Em ultimo recurso podes ligar a poupança de energia.

      1. Avatar de Phil Walker
        Phil Walker

        Obrigado pela resposta. E ao nível de processos em background, não podemos fazer nada, como terminar alguns?

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Preferences > Privacy > Background Apps (tenho isto em inglês para usar a Cortana)
          ..e escolhes as que quiseres!

          Lembrar que as definições no W10m têm um campo de pesquisa. Basta pesquisar se não souberes onde se encontra determinada definição.

          1. Avatar de Phil Walker
            Phil Walker

            obrigado

        2. Avatar de Rudua
          Rudua

          @Phil Walker
          Podes terminar os processos que achares que não são importantes
          Definições – Sistema – Poupança de bateria – utilização da bateria – Alterar definições de aplicações em segundo plano
          Para as notificações
          Definições – Sistema – Notificações e ações
          Espero ter ajudado

          1. Avatar de Phil Walker
            Phil Walker

            @Radua
            Obrigado

      2. Avatar de celso
        celso

        Noto isso também no meu 735. Mas acho que é mais por culpa do browser edge. Que é feito do led para as notificações, Microsoft?

    2. Avatar de QUIM
      QUIM

      Tenho o Lumia 640DS e a bateria dura ainda mais!
      (Fiz upgrade e reposição de fábrica logo a seguir, por isso, é como se fosse uma instalação do zero)

      Stats, com a aplicação “battery”:
      Win8.1= 1.35%/hora
      Win10= 1.09%/hora

      Alguns pontos NEGATIVOS do WP10, by me:

      – Já não há identificação de músicas ou leitura QR code no botão de pesquisa (é uma das melhores funcionalidades, não era preciso uma app para tudo como no android)
      – Imagem do botão de pesquisa não é em fullscreen (wtf? porque raio tiraram isto também?)
      – Ainda não se podem desisntalar algumas apps muito bichas aka lixo de origem (Xbox, Groove (quem usa este lixinho?) etc)
      – ainda tem o “BUG”/Funcionalidade de não fechar o leitor de musica (e ficar sem widgets de play/pause no “menu” de som, vergonha; (RIDICULO)
      – quando se sai de uma app usando o botão “back” já nao fecha apps nenhumas praticamente (MUCHO ANDROID)
      – Bugs relacionados com definições (em certas definições, ao alterar, simplesmente fecha a janela e naão altera nada)
      – Bugs da barra não poder ser ocultada ás vezes, em videos do youtube por exemplo
      – tipicos “problemas” de privacidade do windows 10 semelhante ao PC
      – tem alguns pequenos mas chatos novos bugs que com uma nova build ficaram resolvidos, espero eu.
      – ainda não mostra todos os ficheiros que se tem no telemovel, o que o torna muito IOS LIKE (pelo menos as primeiras versões); muito “bloqueado e fechado” aka á prova de tótos
      – ainda não tem a funcionalidade “lumia gestures beta” incluida, nem se pode instalar porque não é compativel com esta versão de OS-.-

      Alguns pontos POSITIVOS do WP10, by me:

      – Poder responder directamente através da barra de notificação;
      – melhor definição/realce/resolução de modo geral dos botões e texto, o que torna o ecrã muito mais vivido e limpo, sem “grão” nas letras ou ícones,
      – maior estabilidade geral e fluidez mantida!

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sim está o meu lumia 640XL “sentiu” esse consumo. Está a consumir mais depressa a bateria. O boot no meu também ficou mais lento.

    4. Avatar de Manuel Sousa
      Manuel Sousa

      Phil Walker, eu tenho um 735 (ainda Nokia) e está uma “bala de canhão” após ter feito a actualização mas o que mais me surpreendeu foi a duração da bateria. Eu estou quase sempre online e a abrir emails e a bateria dura quase 2 dias. Nem eu como é possível mesmo depois de configurar o telefone ao pormenor.

    5. Avatar de Fercos
      Fercos

      Também me queixo do mesmo, a bateria desaparece mesmo sem uso. O 535DS, em standby descarrega ao fim de um dia.

  8. Avatar de Pirata
    Pirata

    A minha bateria “aumentou”. O desempenho melhorou. Os erros que tive de sincronização de contactos foram corrigidos num update que instalei hoje (fotos de fb ou skype em contactos errados).
    voltar para trás? Pra quê?
    Lumia 640XL

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Lumia 640 aqui e estou até incrédulo. Tal como tu, a bateria até melhorou a autonomia, quando estava com medo que piorasse. Tudo funciona melhor. Não conseguiria voltar a usar o 8.1 depois de ter visto a “luz” com o 10.

      1. Avatar de Phil Walker
        Phil Walker

        Qual a compilação do so? termina em 164?

  9. Avatar de Gil M

    Samsung Activ S, alguém sabe como instalar (e se dá) o Windows 10?

  10. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    There’s no going back!

    Prefiro manter o meu 630 com o W10m ACTUALIZADO através do programa Insiders até ao final do ano e em 2017 comprar uma máquina nova do que voltar ao 8.1

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Quem é que no seu perfeito juízo quer voltar a trás? O Windows 10 mobile é fantástico!

  12. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    O monitor do meu lumia 930 de vez enquando fica azentado desde que coloquei o w10mobile. Já aconteceu a alguém?

    1. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      Acinzentado

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Tenho o 930 com WM10 desde Novembro, insider, e nunca tive esse problema. Já fizeste um hard reset? Ou repor o telefone para as definições de fábrica depois de teres instalado o WM10?

        1. Avatar de Maia
          Maia

          Boas
          Tb tenho o Lumia 930
          ao gravar um video não grava o som!
          tem o mesmo problema?
          hard reset sim umas quantas vezes com o insider.

          1. Avatar de Rudua
            Rudua

            O meu não tem esse problema, alias, agora que mantive a lumia camera até grava som surround outra vez já que a camera do windows não permitia. pode ser um defeito dos microfones porque alguns 930 saíram com esse problema e só a assistência consegue resolver.

  13. Avatar de Paulo Felisberto

    O que tem a dizer da qualidade das fotos? Eu infelizmente tenho um 820 que ficou na RC e aqualidade das fotos é menor. Tem muito ruído. Que tem a dizer os utilizadores da versão final? Eu vou voltar ao 8.1

  14. Avatar de joaosantos
    joaosantos

    Lumia 830 com WP 10 melhorou em todos os sentidos no meu caso. Na verdade o único problema que para já notei foi ter desaparecido a imagem correspondente a algumas aplicações. Ficou só um quadrado em azul antes do nome da aplicação. Vou aguardar por novas atualizações as quais irão resolver o assunto (digo eu).

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      A solução é passares as apps em que isso acontece do cartão de memoria para o dispositivo. Depois disso já consegues actualizar.

  15. Avatar de Gil M

    Samsung Activ S, alguém sabe como instalar (e se dá) o Windows 10?

  16. Avatar de JotaS
    JotaS

    Estou a testar o W10 pelo insiders no 630 dual sim e até agora gostei do que vi.

    Como pontos negativos apenas encontrei 2 coisas até agora.
    1- Autonomia MUITO inferior…
    2- por vezes nota-se um pouco de lag na transição de apps. (mas também com 512 não podia pedir muito)

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Só esses problemas?
      Desapareceu a opção double TAP, pelo menos no meu 930, não tem modo silêncio quando se acede ao menu top, os lembretes são muito básicos comparados com os do Android, não tem modo “não incomodar” definido em determinadas horas… Um SO ainda muito basico

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Muda a região para eua e depois ve se nao aparece o menu do touch. Quando aparecer podes voltar para PT.

        1. Avatar de Xnelox
          Xnelox

          Mudei a zina para EUA, a lingua e Não apareceu menu touch, uma dia sai o update

      2. Avatar de Fercos
        Fercos

        Também sinto a falta do silêncio menu top, era muito prático no andróid, assim como o calendário me parecia mais acessível. Acho este um pouco complicado.

        1. Avatar de Fercos
          Fercos

          Possivelmente o mais direto é o modo de avião.

      3. Avatar de Fercos
        Fercos

        O “double tap” pode estar desligado. No meu está em definições-Adicionais-Toque, e funciona

  17. Avatar de Carlos Lisboa
    Carlos Lisboa

    Boa Tarde! Actualizei o meu 640 XL para Windows 10, obrigado Pplware pelas dicas, e tudo está a correr bem!
    Concordo que a bateria tem menos autonomia, mas não podemos ter TUDO! Por mim o WPhone ganhou nova
    “Vida”! Assim está bem. Aproveito para mais uma vez agradecer a estes Profissionais do Pplware que nos ajudam MUITO com as suas informações! Continuem! Parabéns!

  18. Avatar de João
    João

    Estou a testar um 640 LTE com o Windows 10 e parece-me bem,

    POSITIVO: Tudo funciona como deve ser depois do update; Boa app de mail e calendário; Teclado melhor que o anterior; Loja melhor.. enfim, é um bom update.

    Menos bom: A bateria gasta-se mais rápido . Deliguei serviços de localização, vamos ver se melhora.

  19. Avatar de aline
    aline

    Não consigo voltar para o windows 8.1 porque o windows recovey não sai da tela de espera depois que reconhece meu celular. O que faço?

  20. Avatar de pm
    pm

    Alguém sabe como ocultar a barra de navegação no win 10 Mobile?

    1. Avatar de AC
      AC

      Deslizando o dedo de baixo para cima (a partir do exterior da área activa). Processo similar ao centro de acção/notificações, mas no extremo oposto.

      1. Avatar de pm
        pm

        obrigado!!! resoltou

  21. Avatar de José
    José

    O meu 830, ganhou uma nova vida, o w10 é fantástico no telefone. Pontos negativos, duração da bateria, dá para um dia e por vezes em certas apps o ecrã pisca uma vez e estabiliza. Mas em tudo o resto é fluído com melhor loja, mais interacção com pc, e as x-box.

    1. Avatar de Pedro Maciel
      Pedro Maciel

      Boas
      E a camara perdeu qualidade?
      A bateria nota assim diferença?

  22. Avatar de Ruben Filipe
    Ruben Filipe

    Boas, para quem se queixa de perca de bateria tentem este “truque”: Definições-Privacidade-Comentários e Diagnósticos- Dados de Utilização e Diagnóstico mudar para “Básico”. Comigo resultou num aumentar da autonomia do Lumia 640XL.

  23. Avatar de joao d
    joao d

    Alguém sabe me dizer se no Windows 10 ha comandos de
    voz ?

    1. Avatar de Tony
      Tony

      em portugal ainda nao, mas nos usa já com o cortana

    2. Avatar de Fercos
      Fercos

      Experimenta definições+hora idioma+voz, mas não tem português.

  24. Avatar de Miguelito
    Miguelito

    Microsoft Brasil diz que o Lumia 635 com 512MB RAM receberá o Windows 10 Mobile

  25. Avatar de Marco
    Marco

    Bom dia. Lumia 640 lte, atualizado w10:
    -bateria na mesma 4dias
    -melhoramento office
    -aplicações depois de atualizadas, 5 *
    -curiosidade, estava a ver as notícias do novo iphone se, quando falaram nas “live photos”, não é que descobri que neste momento é algo que já tenho no w10. Tive android, tem mais aplicações é certo, mas a nível de funcionalidade, o essencial de apps, software atualizado, integração e suporte caso necessário, já não troco o w10. Uma agradável surpresa!

  26. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Estou muito satisfeito com o Windows 10 no meu NOKIA 735.

  27. Avatar de Marcos
    Marcos

    Eu estou com problemas no meu 535 e estou a ponderar em voltar para o W8.1. Já não consigo estabelecer ligação Bluetooth com o meu auricular. Auscultadores por cabo também deixou de funcionar, está sempre a ligar e desligar o som. A resolução de alguns jogos ficaram erradas e os botões dos mesmos desfasados tornando os jogos impossíveis de jogar. Já fiz hard reset e vários soft reset. De resto acho mais fluido e se resolverem estes problemas está muito melhor que o W8.1.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Também tenho um 535 e noto esse problema nos jogos, carrego num local e o telemóvel assume outro, no entanto acho que todos temos noção que a precisão de toque num 535 nunca foi a melhor, aliás, posso dizer que é sem dúvida a pior de todos os telemóveis que já tive. Já agora, alguém usa a cortana (em inglês)? Também tenho problemas, normalmente ficando a pressionar o botão de pesquisa a cortana entrava automaticamente em modo de reconhecimentos de voz, agora é um bocado aleatório, ora dá, ora não dá, sem falar das vezes em que a aplicação simplesmente fecha.
      Enfim, para já não estou muito agradado com esta actualização.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Sim o ecrã do 535 è muito sensível mas no 8.1 não tinha o problema dos botões nos jogos. Este problema não tem a haver com a sensibilidade do ecrã.

  28. Avatar de Patricia chagas
    Patricia chagas

    bem eu nunca tive problemas com o windows fone 8.1. ao contrario sempre dei preferencia
    mais olha esse windows 10 deve passar por bons processos de reformulação .
    e app q não funciona trava, desliga, reinicia, começa a funciona sozinho. ou tem uns espirito no meu aparelho q esta dando vida própria pra ele, pq ate o momento somente comigo ocorre isso. bem pelo menos em relatos.
    outra! quis funcionários mal preparados, para um aparelho tao caro, deveria haver investimento no treinamento deles, alem de dar pelo menos uma foliada na parte de direito do consumidor

  29. Avatar de Olavo Sousa
    Olavo Sousa

    Boas, tenho um 640XL e quando fiz update do W8.1 para o W10, primeiro tinha os contactos todos.. depois começaram a aparecer com fotos trocadas e depois desapareceram todos.. alguém sabe como posso recuperar os meus contactos?? e as Mensagens também desapareceram todas, mas o importante é mesmo os contactos. Muito obrigado

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      @Olavo: Em relação às SMS, abre a aplicação, toca em … e abre as definições. Verifica se estás logado e verifica qual o período de tempo que está definido para transferir mensagens. Escolhe “a qualquer altura”.

      Quanto aos contactos, são de que conta? Microsoft/Outlook? Google? O Outlook teve uns problemas há uns tempos que entretanto já ficou resolvido mas que baralhou um pouco os contactos.
      Aconselho que vás a: Definições > Contas > Contas de email e aplicações e verifiques se está tudo bem com as contas de onde recebes os contactos.
      Caso esteja tudo bem, abre o browser e vai às contas onde tens os teus contactos ver se está tudo bem.

      Se por acaso perdeste informação terá sido devido ao serviço e não ao telemóvel, a menos que tenhas apagado os contactos por acidente.
      Espero ter ajudado.