Mariano Gago diz que pirataria é “fonte de progresso”

82 Comentários

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, citado pelo diário espanhol El País, afirmou, durante uma conferência em Madrid, que a indústria cultural não deve ver a pirataria como um inimigo, “visto que foi uma fonte de progresso e de globalização”.

Mariano Gago participava num encontro europeu impulsionado pelo Conselho da Europa que convidou especialistas e políticos do sector para debater em Madrid o futuro da Internet e medidas a aplicar para melhorar a actual situação.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, Mariano Gago também disse que o valor do produto cultural muitas vezes “aumenta” graças à difusão que obtém com a pirataria e deu como exemplo actual o caso da música Pop. “Hoje em dia um grupo pode adquirir uma notoriedade impensável graças à rede e pode inclusivamente rentabilizar isso em concertos e, porque não, aumentar as vendas de discos graças à popularidade”, exemplificou.

Apesar disso, o ministro assegurou que o Governo está a estudar formas de regular a questão dos downloads mas sempre procurando ser “sensível”. E acrescentou: “A Internet é uma questão de acrescentar liberdades e não de as restringir”.

Em reacção a estas declarações, o director da Associação de Gestão de Artistas, citado pela Antena 1, disse estar indignado com o que o ministro português defendeu em Madrid. “É um absurdo, é um absurdo o que o prof. Mariano Gago disse e disse-o na União Europeia. (…) São declarações de uma absoluta irresponsabilidade, gravíssimas, e que mostram que o prof. Mariano Gago percebe muito pouco disto. Quando ele fala… quando terá falado sobre a possibilidade de a pirataria ser uma fonte de liberdade e uma fonte de conhecimento, mostra que está completamente a leste das intervenções culturais no momento, mostra um enorme desrespeito pela actividade de quem trabalha”, sublinhou Miguel Guedes. Público

Partilhar:
Tags:

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bill clinton
    bill clinton

    o único ministro que diz alguma coisa de jeito.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não poderia estar mais de acordo. 🙂

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        E somos 3

        1. Avatar de Bruno M.

          e mais um para a conta!! Grande Ministro…

          Está mais que prvado que a “pirataria” é um fonte de reconhecimento de muitos artistas e da notoriedade que muitos artistas hoje têm.

          “The Man from Earth” (ou “O Homem da Terra”) de Jerome Bixby – é um desses casos.

          “filme que ganhou fama devido à permissão pública do seu produtor para que qualquer cinéfilo fizesse o seu download da Internet, de forma livre~”~

          Fonte: “http://www.imagetica.net/blog/?p=209”

          1. Avatar de pph
            pph

            Sim senhor, subiu pontos na minha consideração.

            Infelizmente é dos unicos.

            A conta da “pirataria” hão de conseguir dar cabo do principio fundamental da Internet.

            Só espero que depois se arrependam(editoras e os que se deixam pressionar pelas mesmas).

          2. Avatar de LuisFilipe
            LuisFilipe

            Não é bem isso que parece…

            “Publicity through filesharing

            In what may be an unprecedented move, the producer of this film, Eric D. Wilkinson IMDb, has publicly thanked users of BitTorrent who have distributed the movie without express permission, saying that it has lifted the profile of this product far beyond the financier’s expectations.”
            Producer Thanks Pirates For Stealing His Film | TorrentFreak

            Uma é não atacar e até sentir-se beneficiado pela distribuição do filme de forma menos consensual, outra é distribuir o filme de forma aberta, no ultimo caso haveria um torrent ‘oficial’.

          3. Avatar de Mauro Henrique
            Mauro Henrique

            É verdade, adorei a citação! Vou estar atento a este… será que ainda há ministros decentes em Portugal?

      2. Avatar de Mário
        Mário

        4.
        É indiscutível a popularidade que certos artistas conseguem graças á internet. O problema é que, assim, são os artistas que ganham e não as editoras ( que acabam por vender menos discos). Mas concordo plenamente que a internet serve para dispertar liberdades e não para criar ditadura. A solução está em pagar uma pequena percentagem a cada cd/dvd virgem que se compre e/ou uma pequena percentagem na factura de internet mensal. Eu não me importava e compreedia. A cultura e conhecimento estarao sempre em primeiro lugar para mim. Um bem-haja ao ministro Mariano.

        1. Avatar de siniux
          siniux

          E não pagas já?
          Eu falo por mim mas todo o acesso à internet que faço é pago. Se esse dinheiro não está a chegar a quem “devia”, não é problema meu.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          E sabes qual a percentagem ganha pelos artistas e a percentagem ganha pela editora? Ronda a casa do 20/80. Metam a merda dos discos mais baratos que a malta compra.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          Esqueci-me de te dizer que o teu isp já paga uma percentagem ás editoras.

  2. Avatar de Sun II
    Sun II

    finalmente alguem com eles para afirmar o que todos pensam

    1. Avatar de Sun II
      Sun II

      e digo mais. vejam esta imagem:

      http://graphjam.files.wordpress.com/2010/04/129166149896368574.png

      depois admiram-se, que gosto de ver um filme em alta definicao, sem publicidades ou porcarias em todo o conforto da minha casa.

      Onde está um “Spotify” de filmes?

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        loloololo.. mt bom mesmo.. essa é uma pérola, mas é a realidade infelizmente.. eu sabia de uma pérola também, mas já não sei onde anda.. se a encontrar ponho aqui.. 😀

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        É verdade os DVD legais vem cheios de porcaria que somos obrigados a ver que só aparece no DVDs legais em adição à publicidade disfarçada de sugestões quando também não existe no filme propriamente dito, lembro-me do Babylon A.D. que meteram CocaCola Zero no Avião que ocupava o ecrã todo, esse tipo de publicidade devia pagar o filme por mim.
        E eu faço parte dessas pessoas que adormeceram a ver um filme e acordou com a irritante musica dos menus que se auto repetem infinitas vezes

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          ta aqui, encontrei a minha pérola –> http://1.bp.blogspot.com/_GFo2NhVEkEk/S6o-CLq4O0I/AAAAAAAAH7Y/0plwSrLRU_M/s1600/19807_full.JPG

          esta é boa também, e tem mais a ver com o que se discute aqui.. 😀

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Também já vi um do género deste que diferencia a diferença entre a ver um DVD legal e uma cópia digital

          2. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            mt bom também bigkax.. 😀

      3. Avatar de Mauro Henrique
        Mauro Henrique

        Adorei essa imagem! Torna ridícula a preferência de comprar um filme… ter de andar com a bodega do DVD de um lado para o outro, e ainda aturar todos esses “unskippable”s.

  3. Avatar de H2o
    H2o

    Este, ministro, parece bater bem da bola. Nao sei, é se vai ganhar muitos amigos com discursos destes.

    Forca GAGO!

  4. Avatar de André do Carmo
    André do Carmo

    Muito bem gago!!!

  5. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    De gago tem pouco 😛

  6. Avatar de Alque
    Alque

    Quem fala assim não é gago.

    1. Avatar de viperbruno Windows7@Opera
      viperbruno Windows7@Opera

      No video do debate vesse o quanto avançados são os Espanhoes em termos tecnlogicos. Esses e os Ingleses… No comments

  7. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    vitor, podes acrescentar o video dessa mesma declaração.. está aqui–> http://aeiou.exameinformatica.pt/mariano-gago-disse-mesmo-que-pirataria-e-fonte-de-progresso-video=f1005864

    ps: isto é para aprender a não desmentir aquilo que foi dito realmente.. 😀

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Ia sugerir o mesmo video.

    2. Avatar de Vítor M.

      Bom, acho que lhe fugiu a boca para a verdade… uma verdade inegável, mas que ninguém tem coragem de assumir.

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Concordo em absoluto, apesar de estar errado não se pode negar alguns dos efeitos positivos. Agora é arranjar maneira de legalizar e/ou dar mais opções que não faça as pessoas recorrerem à pirataria. Quanto maior for a facilidade em recorrer a meios legais de obter algo, quanto mais prático for, com maior rapidez a pirataria diminuiria. Isto dito com base em que grande parte do problema passa pela facilidade em que se obtém algo pirata.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      hum, não não é… vê o vídeo que postei aqui..

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        A noticia do link é que é mentira. 😉

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          ah lololollo… que gafe minha.. mais valia eu estar calado.. 😀

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Não sei ao que o Jose se referia, mas também acho que foi o oposto do meu comentário.

  9. Avatar de jo
    jo

    A maioria deve estar indegnado com os preços dos cd’s/dvd’s/etc..

    O que sou contra é a venda de cópias piratas nas ruas.
    E não para uzo privado.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      O que sou contra é a venda de cópias piratas nas ruas.
      E não para uso privado.2

      E não para uzo privado.-> mensagem subliminar.?.

  10. Avatar de bigkax
    bigkax

    Não há nada como o bom senso, vejam como é que o the daily show resolveu o problema, não podem emitir episódios completos para todo o mundo, mas podem emitir pequenos clipes, então dividiram o episódio em clipes que se reproduzem automaticamente, então não existe necessidade de pirataria.

    Porque é que os outros também não evoluem?

    Se eu tenho um mini cinema em casa porque é que tenho que ir ao cinema(aturar os a fazerem barulho) ou esperar meses para poder alugar o filme?

    Porque é que existem casos de musica digital que fica mais cara que o CD físico?

    Porque é que na França se cortarem a Internet(por alegada pirataria) se continua a pagar a mensalidade? Os impostos tudo bem mas os ISP não tem o direito a receber por um serviço que não prestam.

  11. Avatar de Fontes
    Fontes

    Concordo plenamente, eu como musico prefiro que as pessoas ouçam as minhas musicas do que nao cunheçam sequer a minha banda :p Ha bastantes generos de musica em que muito poucas pessoas dao de 15 a 20€ por um album, aqueles que dao, é pelo gosto de ter original mas muito provavelmente ja cunhecem o cd todo.

    Banda que é boa banda acaba sempre por ganhar bastante em concertos, se nao for boa banda nao vao ter muita gente a gastar dinheiro nos seus cd’s, se puderem sacar da net, talvez venham a gostar e assistam aos seus concertos 😀

    O que o Gago disse é certinho.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      O problema é que as editoras e afins não ganha com os concertos…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O êxito é dos cantores e bandas, não das editoras.

        As editoras usam os dons dos outros, para lucrar, por isso está justo.

  12. Avatar de Mário Martins

    Tudo dito…

    (Pena que os destinatários da mensagem sejam demasiado estúpidos e ganancioso para perceber o “quê” da cultura.)

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fiquem impressionado, pela positiva, com a opinião deste senhor.
    Espero q na realidade pense mesmo assim…

  14. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Pelo menos em relação á música, os artistas fazem dinheiro é com concertos, não é com a venda de CD’s em que ganham uma percentagem mínima. Quem faz o dinheiro quase todo da venda de CD’s são as editoras.
    Acho que para os músicos até é bom que a música seja difundida de qualquer maneira, pois só aumenta o seu público.

  15. Avatar de Pykakonas
    Pykakonas

    Pois, e eu pagar imposto para ser entregue a esses da SPA por cada CD e DVD virgem que compro já está bem!!!
    Acaso um CD virgem é uma obra sujeita a protecção?
    E aquelas músicas com tanta restrição, como eles gostam, que o cliente paga e, segundo eles, legalmente, só pode ouvir num determinado formato, estando impedido de ouvi-la, por exemplo num ipod e no auto rádio!
    E que não lhes cai um raio em cima!!!

  16. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Grande ministro..já fazia falta alguém para dar uma “chapada” destas a alguns. Concordo com o download para consumo próprio, não sou a favor da venda desse material.

    Agora será que Mariano Gago não será demitido do cargo por dizer isto?? ou caírem-lhe as editoras em cima acusando-o de apoio à pirataria..já tou vendo as editoras e enviarem pedidos de indemnização ao ministro :S

  17. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Olha olha que afinal o anti-praxe já parece ser um gajo fixe..

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      No fundo anti-praxe é anti-Bullying, pois a praxe não passa de violência psicológica quando não chega a ser física.

      1. Avatar de prevaricador
        prevaricador

        desde que não seja exagerado, não deixa de ser engraçado. é uma brincadeira igual para todos.

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Mas o facto de a praxe ser aceite e até respeitada dá de certa forma a sensação que não faz mal humilhar os outros, isto numa altura em que os jovens deveriam aprender a respeitar os outros estão a humilhar os membros de um grupo diferente. Se isto não incentiva a discriminação…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não cais nisso! A praxe é como em tudo, há quem se aproveite da situação para o exagero! Mas a essência da praxe é a integração e o que é certo é que integra! Há pessoas que permaneceriam sozinhas o curso todo se não fosse as praxes!!

            Não é porque uns usam a praxe de forma errada que a praxe é errada!! Então a Internet também é errada! Há muito SCAM e afins!

  18. Avatar de Manuel
    Manuel

    Este ministro é o único que fala do que sabe, ou seja, é o único que está nomeado de forma correcta ao contrário dos seus colegas que só sabem dizer asneira atrás de asneira à sombra do coveiro de Portugal!

    Não é por acaso que já vai no 3º governo como ministro da ciência e tecnologia.

  19. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    É verdade o que ele diz acerca de as bandas ganharem com os concertos. Claro que um verdadeiro fã tem sempre alguns álbuns originais.. mesmo a qualidade de som é muito melhor.
    Em relação a programas informáticos a culpa é dos utilizadores e dos proprios professores que recomendam software que se paga! Há alternativas a programas tipo Visual Studio, Matlab, Jude, Office, Photoshop, etc e os professores insistem sempre em recomendar os pagos. Praticamente só os arquitectos é que não têm muito por onde fugir no que toca a software livre mas o resto é pura ignorância ou preguiça de mudar.

    1. Avatar de André Meireles

      Por acaso a minha prof de Métodos Numéricos e Estatísticos “proibiu-nos” de usar Mathematica nas frequências e arranjava apenas linhas de código e material de apoio para a opção freeware Scilab!;)

      Abraços

  20. Avatar de dajosova
    dajosova

    vai ter o meu voto… coff coff

  21. Avatar de RCS
    RCS

    Deviam ter um pouco mais de cuidado com os títulos das notícias. Pode chamar mais a atenção para a notícia e motivar o debate, mas ao mesmo tempo retira alguma qualidade à notícia e ao blog em geral.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      O que tira qualidade ao pplware são comentários como este, se vires o vídeo podes constatar que o titulo reproduz o que Mariano Gago diz.

  22. Avatar de chamusky
    chamusky

    Aproveito para deixar aqui algo que dá para pensar. Em 1994 um amigo meu piloto da Tap emprestou-me um CD de musica que tinha comprado em Londres numa loja fora do aeroporto, por acaso reparei na etiqueta do preço 4,75 Libras, por curiosidade fui á Fnac e vi o preço 3.970 Escudos, verdade seja dita o nosso mercado na altura e ainda hoje, claro, não se compara mas a diferença no preço é bastante abusiva.

  23. Avatar de prevaricador
    prevaricador

    E quem fala assim não é gago.

  24. Avatar de Pedido de Ajuda
    Pedido de Ajuda

    Desculpem lá este offtopic mas precisava de uma ajudinha vossa.
    Queria “sacar” um video do SIC online mas não há maneira de o conseguir já tentei de tudo, vdownloader, atubecatcher, masstube….já tentei até fazer screenrecorder com o camstudio e nada…agradeço desde já quem me possa ajudar.

    1. Avatar de Miguel Pereira

      Experimenta o “Orbit” 😉

    2. Avatar de ferthy5
      ferthy5

      O IDM resolve esse problema

  25. Avatar de Miguel Pereira

    Vê-se logo pela pinta do sr ministro que ele é um nerd de primeira 😀

  26. Avatar de André Silva
    André Silva

    Finalmente alguém com Pés e Cabeça… Se não existisse pirataria, as pessoas não viam por exemplo tantos filmes… Não vendo tantos filmes, não queriam saber da publicidade à volta disso… E não querendo saber, as empresas produtoras perdiam milhões de euros!

    O mesmo se passa com os video-jogos, software, etc, etc… Pode não ser o mais correcto, mas sem ela o mercado, em tempo de crise, seria muito menos produtivo, e a vida das pessoas seria uma tristeza, porque só quem tivesse muito dinheiro para gastar poderia usufruir das coisas…

  27. Avatar de Ryan
    Ryan

    Download para uso pessoal porque não. O que não concordo é venderem nas feiras filmes que ainda estão no cinema e que têm pessoal a andar no cinema à frente da imagem. Filmes com som estranho como tudo… etc e tal. Isso sim sou contra. Para mim a ASAE pode ir a esses locais e sim confiscar. Agora ir a casa só porque descarreguei música e filmes que se lixe. Desde que não ande a lucrar com isso. Isso sim já é roubar porque tou a fazer negócio com coisas que outros fizeram sem licensa. Por natureza não distribuo ou partilho mp3 uso-os para mim e acabou. Quanto ao Ministro é uma verdade. Imaginem que se não fosse a pirataria onde andavamos ainda. Talvez só com Windows e MAC como SO’s e com materiail feito por esses ladrões que vendem as coisas a preços inflacionados.

  28. Avatar de HB
    HB

    Um caso evidente que a pirataria é boa para os seus autores é o caso da música. As editoras têm como papel principal divulgar os trabalhos dos artistas no entanto com a utilização massiva da Internet e tecnologias que permitem a distribuição de conteúdos de forma fácil e rápida o papel das editoras está ser posta em perigo.
    Com a Internet a divulgação dos trabalhos dos artistas pode ser feita de forma muito mais rápida e de forma mais eficiente.
    Todos nós sabemos que os artistas recebem uma pequena percentagem do custo final do produto.

  29. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Posso concordar e posso não concordar. Concordo tal como todos vocês que gostam de sacar as vossas ceninhas para vosso bel prazer, também o faço.
    Não concordo e aí totalmente pelo seguinte: estou registado na sociedade portuguesa de autores e cada vez que alguém utiliza uma música minha, eu recebo em dinheiro os pagamentos pelos direitos de autor… agora, com a pirataria… nicles!

    Mas acho que a um ministro fica muito feio dizer isto em público, por mais que concorde!

    1. Avatar de BigOix
      BigOix

      eu saco a minhas musicas daqui

      http://www.jamendo.com/en/

      http://creativecommons.org/

      Peço mas não conheço a sua musica, que tipo de musica você toca?

      Por caso já ofereceu a sua musica alguém ?

      O que acha dos artistas publicam as musica que fazem com os termos creative commons ?

      O que pensa do dos artistas do syte http://www.jamendo.com

  30. Avatar de a Friend®

    Ministro das Ciencias e Tecnologia? … Este senhor deveria era ser Presidente! 😀

    Fora de brincadeiras agora, concerteza que houve má interpretação do que disse, mas sem duvida que a pirataria contribuiu fortemente para a evolução da Internet, isso não há duvidas.

    Quanto a cada um ganhar, sem sair prejudicado com a pirataria, a solução é bem simples. Deixem de ser gulosos. É muito triste por vezes até para se ver um video no Youtube de uma música e não se poder, recebendo a tradicional mensagem: “não disponibilizado no seu país” … falo apenas deste exemplo simples. Faz qualquer um pensar… se outros lá fora podem, porque eu não posso ver o clip?… e depois lá está… toca a recorrer à pirataria para ver um simples video.

    Não falo de jogos, filmes e música porque já é mais complexo.. mas é como digo.. façam preços acessiveis para todos. Hoje em dia até para se ir a um Cinema gastasse um balurdio…!

  31. Avatar de BigOix
    BigOix

    já que o tema é pirataria também existe artistas que não se importam de disponibilizar o seu trabalho na Internet de forma gratuita

    aqui fica alguns exemplos
    começo pelo syte que referi acima
    http://www.jamendo.com
    este syte contem milhares de musicas para todos gostos
    Também existe filmes disponíveis de forma gratuita
    o mais famoso foi o Home , o primeiro documentário que pela primeira vez esteve disponível em todos os formatos em forma livre que tambem esta disponível no youtube http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU , o curioso é que versão portuguesa já não encontro no youtube , quando comprei o blu-ray vinha a famosa etiqueta do mistério da Cultura, e na capa vem um aviso de do proprietário do copyright onde proíbe qualquer tipo de copia e transmissão do mesmo , isso mostra como aqui em Portugal ainda não sabem que se pode partilhar um trabalho e ter lucro com isso.
    e por ultimo deixo aqui mais um trabalho livre
    big buck bunny uma curta metragem de animação
    http://www.bigbuckbunny.org/index.php/download/

    Como vêem o mundo artístico não é só artistas como o Tony carreira e entre outros qual se tão sempre a queixar porque não compram as suas musicas e depois põem as culpas a quem partilha cultura na Internet,a melhor forma é não partilhar a musica desses senhores que se dizem prejudicados, para podermos ver qual é o próximo argumento de venderem a suas obras.

  32. Avatar de advised
    advised

    temos que dar força a homens como o sr gago para ele ver que não está sozinho

  33. Avatar de Canelas
    Canelas

    A MAPINET não achar muita piada a esta afirmação do Sr. Mariano Gago.

  34. Avatar de Canelas
    Canelas

    A MAPINET não vai achar muita piada a esta afirmação do Sr. Mariano Gago.

  35. Avatar de Zilch
    Zilch

    A verdade é só esta:

    Ninguem conhecia tantas bandas se não fosse a pirataria e certas bandas não teriam um pavilhão atlântico cheio se não fosse a pirataria e os festivais não teriam tanto sucesso se não existissem os downloads, ou seja nao ganham por um lado ganham por outro. Resumindo, desta forma ganhamos todos…

    É apenas a minha opinião…

  36. Avatar de Jaime
    Jaime

    Não é a pirataria que se deve combater, mas sim dar uma boa razão para as pessoas comprarem o original, como preços baixos e regalias.

  37. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Afinal ele ñ é tão “Gago” como se pensa que seja 😛

    1. Avatar de famont
      famont

      Há pois é!!!

      Quem fala assim não e gago de certeza.

      Agora a serio, todos nós podemos ser um pouco suspeitos pois duvido que alguém neste fórum não use e abuse dos downloas, mas concordo plenamente com o ministro.
      Acho que ta na altura de os “artistas” e das editoras (xulos) se adaptarem a esta nova realidade, e começar a tirar partido da internet à seria para divulgar de forma grátis os seus trabalhos, como forma de cativarem as pessoas a pagar um bilhete para assistir a um espectáculo ao vivo.
      Todos ficam a GANHAR….

  38. Avatar de Nuno

    E tem toda a razão!
    Ele é daqueles que usufrui da pirataria…
    Acho muito bem, há que ser realista.
    As operadoras e por aí fora, dão os tráfegos ilimitados para todos os meses com que objectivo? Não seria apenas para navegação na Internet…

    A pirataria não pode ser proíbida, porque dão-nos incentivos a tal:
    – Preços elevados para os produtos que se arranjam de forma livre na Internet;
    – E, mais uma vez, o tráfego que nos disponibilizam mensalmente…

    Cumps

  39. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Gago, mas falou bem.lool