O Spotify terminou o suporte para a sua app do Windows Phone

88 Comentários

A grande luta da Microsoft, no seu sistema operativo móvel, está nas aplicações e na sua permanência no ecossistema. Várias têm saído e agora é o Spotify que mostra um desinteresse anormal.

Presente nesta plataforma há já alguns anos, deixa agora o suporte cair para o Windows Phone, deixando os utilizadores sem apoio e sem actualizações.

Spotify

O Spotify era uma das aplicações que mostravam que o ecossistema Windows Phone/Windows 10 Mobile ainda valia a pena e que tinha consigo alguns dos gigantes.

A decisão agora tomada vem mostrar que afinal há algo que não está bem neste sistema e que afinal nem todos decidiram ficar e enriquecer este sistema operativo móvel com novas ofertas.

Depois de estar presente no Windows Phone desde a origem do Spotify e de ter a sua última actualização em Fevereiro de 2015, chega agora ao fim a sua presença activa, limitando-se a estar disponível, mas sem actualizações e sem novas funcionalidades.

Spotify

Porquê o fim do Spotify no Windows Phone?

Não ficou clara a razão pela qual o Spotify decidiu abandonar o suporte para a sua aplicação dedicada ao Windows Phone, mas a verdade é que a partir de agora a aplicação continuará a funcionar, mas estará entregue a si mesma, sem actualizações ou novas funcionalidades.

We can confirm Windows Phone 8.x is no longer supported. You can still use our Spotify application on the associated devices but it will no longer receive any further updates and download the application. We apologize for the inconvenience.

A aplicação será mantida na loja, mas sem qualquer actualização, o que não abona para os utilizadores e para o serviço, que assim se arrisca a perder todos os utilizadores que usavam o serviço nesta plataforma.

Spotify

E como fica o Spotify no Windows 10 Mobile?

O caminho certo para o Spotify é a criação de uma Aplicação Universal para o Windows 10, que assim cobriria quer a versão desktop quer a versão móvel deste sistema. Há vontade de o fazer, mas o Spotify não quer adiantar se e quando o vai fazer.

Regarding Windows 10, we can’t say at the moment if or when any specific release will be out, but as soon as there is something new, you will receive a notification on your device that an update is available and prompted to download it.

O mais certo é que com a falta de opções para o Spotify os utilizadores acabem por abraçar outras opções. No caso do Windows Phone as escolhas são poucas, mas o mais óbvio é que se virem para o Groove, que está dentro do ecossistema Windows e que pode ser usado transversalmente nestes sistemas.

Este é um exemplo do que está a acontecer ao ecossistema Windows. Em vez de se reforçar com aplicações, estas acabam por sair e deixar orfãos os utilizadores que escolheram este sistema operativo móvel.

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de amadorjp
    amadorjp

    Mudei para o Deezer. O catalogo de musicas é muito bom, a app para Windows Phone é muito boa e mostra que é uma app que soube agarrar um publico fiel como o do WP.

    1. Avatar de nulldev
      nulldev

      +1
      Tenho conta paga no spotify e nao uso aquilo há eras….LOOL
      Sim o deezer gosto e utilizo diariamente no pc e tlm…

      1. Avatar de Nuno Santos
        Nuno Santos

        Arranja a tua conta então por favor
        nunosantos19@iol.pt

    2. Avatar de Tony
      Tony

      a questão, quero lá saber? Eu era Grooveshark, mudei para Spotify, agora estou com Deezer, e muda-se quando for preciso e tiver de ser.

    3. Avatar de cm
      cm

      Como já disseram em baixo, esta noticia foi um mal entendido. Espero que o pplware seja tão rapido a retratar-se como foi a publicar uma noticia falsa.

      O spotify mantém suporte para windows e até ja saiu update…
      http://mspoweruser.com/spotify-updating-windows-phone-8-1-app-version-5-2-improving-support-windows-phone/

      1. Avatar de Vítor M.

        Claro que sim. Até faremos mais que isso. Tranquilos.

  2. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Mixtapes, deezer, meo music e audiotica. Bem melhores que o spotify e todos “menos meo music” gratuitos e a funcionar no w10mobile.

    1. Avatar de zombie
      zombie

      Melhores em que ?
      Ja agora o MixRadio tb vai fechar ” Ja enviaram email a avisar.

  3. Avatar de WF10
    WF10

    Spotify? Lol… Deixem-nos ir q vão bem… Chegaram aqui armados em campeões vamos por a malta do WF a pagar… Nos outros não mas aqui sim… Agr q n tem o q querem bazam. Xauuu! A porta é a msm por onde entraram rapazes. Nada bate a minha própria lista pessoal de músicas feita por mim com aquilo q gosto smp de ouvir. Além disso existem outras opções no WF bem completas.

  4. Avatar de Tulio
    Tulio

    Já pode fazer o funeral do Windows Phone/10 Mobile?

  5. Avatar de apache
    apache

    Pois, porque o Windows Phone está morto.

    Nem mesmo por ter utilizadores a pagar vale a pena!

    1. Avatar de Toderici
      Toderici

      O mesmo paleio de sempre… Acho que as pessoas querem mesmo que morra, o que perde é o utilizador por ter menos onde escolher…

      1. Avatar de apache
        apache

        O mesmo paleio de sempre são os fanboys que pensam que as pessoas dizem as coisas como elas são, mas é pelo prazer, ou que querem que o WP morra.

        1. Avatar de manel mauricio
          manel mauricio

          Eu tenho um nokia que só faz chamadas e recebe SMS.

        2. Avatar de apache
          apache

          Me afecta negativamente, porquê???

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        * reduzido

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      É incrível com o wp com um público tão traduzido consegui ser notícias tantas vezes

    3. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      O windows phone está morto, viva o Windows 10 Mobile! Já agora, quem parece estar a morrer é o Spotify!

      1. Avatar de Rui Brito da Silva
        Rui Brito da Silva

        +1

      2. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        +1
        Quando umas aplicações deixam de existir, ha sempre uma alternativa.

      3. Avatar de apache
        apache

        É, porque uma versão “nova” (que ainda está cheia de bugs, e para sair há seculos), é que vai resolver as coisas, e entre outros, trazer o Spotify.

        1. Avatar de Pedro Almeida
          Pedro Almeida

          Essa versão nova cheia de bugs funciona no meu telemóvel desde novembro sem problemas, pelo menos sei do que falo, não ando por aí a criticar SO que não utilizo!

    4. Avatar de rudua
      rudua

      Hooooo! Afinal não vai ser bem assim☺

  6. Avatar de ruivo1973
    ruivo1973

    Cheira-me a Google por detrás….

  7. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    As aplicações universais estão muito interessantes, eu tenho um Surface Pro 3 e ao procurar por um leitor de pdf vi que uma das melhores Apps para Android também ha versão universal. Instalei e a App está brutal, super bem construída e muuuuuito rápida. Espero que muitas sigam este caminho.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Que leitor é?

  8. Avatar de Renato
    Renato

    A posição atual do WP não é nada de novo, e nada que não se esperasse. Quando as coisas vão tão mal que a Microsoft precisa de vender telemoveis novos com prejuízo para (mesmo assim) poucas pessoas comprarem, as coisas não podem melhorar.

    Depois onde é que está a vantagem? Tem uma UI feia e básica, a UI mexe-se rápido, mas isso não é nada porque as aplicações são lentas, não é nada de especial em câmera, nem nada, e é claro, é pouco popular entre os programadores. Era de esperar o quê?

    O iOS trouxe o smartphone relevante para toda a gente, e não só uma ferramenta de trabalho, o Android trouxe o iPhone barato, o WP o que é que a MS esperava trazer? Já foi muito mau virem tarde, o pior foi mesmo a barreira do WP 7.x para o 8.x, em que nenhum, sim NEM UM foi actualizado, e as aplicações também foram à vida!!!

    O hardware também não tem grande interesse, com modelos a faltarem coisas random essenciais, como sensor de luminosidade, câmeras de selfie, quando toda a gente andava a falar de selfies, e nos topos de gama, já foram apanhados duas grandes vezes, pelo menos, quando falsificaram o OIS, e agora no 950, que dizem que tem líquid cooling, e não têm nada líquido. Depois o design também deixa muito a desejar. Principalmente pelas cores usadas, que podem ser agradáveis a muitos, mas a maioria das pessoas tem complexo em serem vistas com um telemóvel verde ou laranja!

    Isto sem falar nos serviços de terceira categoria da Microsoft, e as Apps que ou não existem, ou não passam de versões beta, nos melhores casos…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      O Lumia 950 têm liquid cooling, as pessoas é que erradamente assumem que este sistema é idêntico aos usados nos computadores. Dentro do heatpipe está armazenado um liquido em alta pressão. Quando o heatpipe é quebrado, a pressão desce drasticamente e o liquido transforma-se imediatamente num gás, daí a razão pela qual não vez um liquido a sair deste.

      1. Avatar de apache
        apache

        ” Dentro do heatpipe está armazenado um liquido em alta pressão. ”

        O problema é que dentro desse heatpipe, não está nada!

        https://youtu.be/snmG1QOOXXI?t=2m16s

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Estou a ver que física não era o teu forte? O composto encontra-se liquido enquanto está sobre pressão. Mal essa pressão desaparece (ao cortar o heatpipe) o liquido transforma-se em gás. Numa botija de gás propano este também se encontra em estado liquido, no entanto mal abres a torneira não vês qualquer tipo de liquido a pingar.

    2. Avatar de Pedro Alves
      Pedro Alves

      Nenhum actualizado de 7.x para 8.x?? Vai pesquisar…

  9. Avatar de Paulo Sobral
    Paulo Sobral

    Já desistalei à algum tempo. Nada como voltar aos bons velhos tempos do Vinil, fartinho de musica a 0 e 1. 🙂

    1. Avatar de OscarAlho
      OscarAlho

      Sim é verdade, no entanto as pessoas são preguiçosas e procuram sempre algo mais prático.
      A maioria não se importa com qualidade…

      Até porque com um sistema de som de alta fidelidade, conseguimos ouvir o quão mal produzidas são a maioria das músicas hoje em dia. Que o digam os meus Hd800!

  10. Avatar de luis
    luis

    “O Spotify era uma das aplicações que mostravam que o ecossistema Windows Phone/Windows 10 Mobile ainda valia a pena e que tinha consigo alguns dos gigantes.”

    O spotifi deve ser mesmo bom, agora este OS ja nao vale a pena apenas por eles desistirem da sua app…
    Enfim pplwere no seu buling ao Windows phone/10 mobile

    1. Avatar de Rui Brito da Silva
      Rui Brito da Silva

      +1, Questiono-me, jornalismo tendencialista? Ou nao?

      1. Avatar de Vítor M.

        Se for atrás dos desejos do luis, verá que ele tem apenas vontade que o WP seja arrumado para canto. O que não é de todo o desejo da grande maioria.

        1. Avatar de Luis Felix
          Luis Felix

          Tenho a dizer que tenho 3 wp (um 920 um 640 e um 550 que dei a minha mãe), e estou super satisfeito com o OS, acho apenas que a forma como o artigo foi escrito de forma errada “ecossistema Windows Phone/Windows 10 Mobile ainda valia a pena” ao dizer isto da a entender que já não vale a pena, eu acho que uma app não define um OS, da mesma forma que um artigo não faz um blog ser melhor ou pior.

    2. Avatar de Luís Lemos
      Luís Lemos

      Eu acho que o Windows 10 Mobile ainda vale a pena e eu nunca usei o Spotify! Eu devo ser estranho 😀

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Eu concordo que foi mal interpretado.

      Mas tens de ver que o Spotify é daquelas apps que toda a gente usa (eu não lol) daí que possa eventualmente pensar 2x antes de comprar um Lumia.

      Lamento isto. Eu acho que o mercado precisa mais do que Android e IOS mas enfim..

    4. Avatar de Vítor M.

      luis isso da sua cabeça. Porque não há bulling nenhum, o luis é que está desejoso que o Windows Phone e o Windows 10 Mobile sucumba, que acabe, para fazer grande festa, não entendo porquê.

      É um sistema muito interessante e que ainda trará muito ao desenvolvimento deste segmento. Ainda vai ter de gramar com ele mais tempo.

      1. Avatar de Luis Felix
        Luis Felix

        Não estou, nada disso, tenho ate pena que o Firefox OS tenha ficado como fico assim como o Jolla, a variedade cria concorrência e competição e nos somos beneficiados com isso.

        Eu espero que o W10m continue e tenha sucesso.
        Eu sou utilizador e estou muito satisfeito, nao sinto falta de nenhuma app.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esse OS esta mesmo moribundo, ninguem tem interesse nele…

  12. Avatar de pedro
    pedro

    E… Entao?
    Desenvolver para uma versao SO anterior? Time is money.

  13. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    O Windows esta a colher o que não plantou a promessa do Windows 10 Mobile sempre adiado agora e esperar por o final desse sistema já faltou mais.

  14. Avatar de Melk
    Melk

    so quem nao sabe nada de UWP é que acha que o windows mobile acabou…

  15. Avatar de flavio
    flavio

    A app que deixou de ter suporte foi as do windows phone 8.x. Windows 10 mobile não altera nada para já

  16. Avatar de Celso
    Celso

    Ó Mixradio, ainda bem que existes! nao te troco por nada.
    Ainda bem que tenho um lumia 735. Nao o troco por um iphone nem Android.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Sabes que o MixRadio acabou certo?

  17. Avatar de carlitos
    carlitos

    Não foi sempre assim, mas agora a Microsoft chegou-se á frente, com conceitos para o futuro. Vai levar algum tempo a afinar as coisas mas a maioria só vai perceber lá mais á frente 😉

  18. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Já me cansei do Spotify tb… demasiada publicidade e más listas, muito repetitivas

  19. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Convinha dizer, O Spotify terminou o suporte para a sua app do Windows Phone 8.x

  20. Avatar de Pedro Abreu
    Pedro Abreu

    Nao entendo, o Spotify acha que eu vou mudar de telemovel ou vou mudar de programa de streaming de musica?

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Que drama! Quando comprei o meu Lumia foi logo a primeira App a desinstalar isso e o twitter!

  22. Avatar de Kekes
    Kekes

    Pelo que intendo terminou o suporte para 8.x, mas nao para Windows 10. Corrijam me se estou errado.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Pois.. eu pensei exatamente o mesmo. Será que continua?

    2. Avatar de Mota
      Mota

      “Regarding Windows 10, we can’t say at the moment if or when any specific release will be out, but as soon as there is something new, you will receive a notification on your device that an update is available and prompted to download it”

      Está explicado.

    3. Avatar de Vítor M.

      No inicio apenas disseram parte disso, depois é que foram corrigir. Mas sim, ao que parece é isso. Podiam era logo ter dito isso ou mais que isso.

  23. Avatar de Mikes
    Mikes

    Já foi desmentido/clarificado oficialmente pelo Spotify:
    “Our main goal at Spotify is to offer the best music experience on the market, covering all platforms. To clarify our recent information regarding the Windows Phone experience, we will continue supporting the Windows Phone 8.1 experience moving forward and we are actually improving our support for Windows 10 in our coming update 5.2, which will be available starting

    Seria bom o Pplware repor a verdade no assunto, só para clarificar os leitores 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro, está a sair com alguns detalhes. Faz falta este serviço no Windows Phone, ainda bem que foi só uma confusão (na volta se a malta não pressionasse e tal)…. 😉

  24. Avatar de rudua
    rudua

    Andam todos à espera que morra, coisa que não vai acontecer. Se assim fosse empresas como a autodesk, que acabou de lançar uma universal app, nao se davam ao trabalho de o fazer. Inclusive o Dropbox lançou a nova app com funcionalidades que não tem para IOS nem Android. E esta heeeem!

  25. Avatar de Mark
    Mark

    Eles vão descontinuar a versão para Windows Phone, mas vão lançar a versão para Windows Mobile 10.
    http://m.windowscentral.com/spotify-isnt-going-anywhere-and-will-continue-supporting-windows-ecosystem

    O W10M tem uma grande vantagem a todos os outros sistemas, que são as Universal App e isso vai trazer muitas app para esta plaforma.

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      comunicado da Spotify: “To clarify our recent information regarding the Windows Phone experience, we will continue supporting the Windows Phone 8.1 experience moving forward and we are actually improving our support for Windows 10 in our coming update 5.2, which will be available starting today.”

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Foste mais rapido que eu. ☺
      So tenho mm pena de ter acabado o MixRadio, esse sim era espctacular. Aplicaçao bonita, e conheci la muitas musicas novas que nem sequer passam no spotify, musicas portuguesas, atençao.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Só a opção de teres mixes offline gratuitamente batia qualquer um. Mas acho que foi isso que matou o MixRadio.
        Deixa saudades!

      2. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        100% de acordo!

      3. Avatar de Alucard
        Alucard

        Mas um utilizador do MixRadio que vai ficar com saudades. Quando li o e-mail deles, até senti um calafrio. Como dizes, era fantástico para conhecer artistas novos.

  26. Avatar de flavio
    flavio

    Spotify acabou de ser atualizado para a versão 5.2 para o windows phone 8.x.
    Ou seja, esta notícia é falsa

  27. Avatar de Michael
    Michael

    A spotify está a pensar no futuro uma vez que grande parte do smartphones 8.x vão ser atualizados para win 10mobile. É esperar para ver o que vem primeiro: Atualização de winphone 8.x para win10mobile ou a nova app do spotify.

  28. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Esta notícia tem um pouco de falsa, o que acabou o suporte será para o Windows 8.x. Mas mesmo hoje saiu um update novo

  29. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Noticia falsa! O spotify mantém suporte para windows e até ja saiu update…

    http://mspoweruser.com/spotify-updating-windows-phone-8-1-app-version-5-2-improving-support-windows-phone/

  30. Avatar de Tony
    Tony

    betos e geeks apreçados em anunciar a fim do W10M
    melhor volte face de sempre

  31. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Infelizmente, são falsas notícias inventado por algum lunático!…..
    Recebi nova actualização no meu Lumia, desta aplicação ontem

  32. Avatar de Vasco
    Vasco

    Pplware façam mas é uma app universal para o Windows 10 / Mobile e deixem-se de meter noticias tendenciosas e anti Microsoft

  33. Avatar de Castlead
    Castlead

    Existem sempre alternativas para as apps tradicionais ou mais conhecidas, no caso do spotify existe o Deezer o Mixradio, que ainda uso, e mais algumas, por vezes as alternativas acabam por ser melhores que as mais conhecidas, só quem nao usa a windows store é que diz o contrário, ou seja só para meter nojo ou por pura ignorância.
    Outro caso é a app Tapatalk, que em WP é uma porcaria, mas existe o Mtalk que em comparação, e na minha opinião e muito superior ate a app para android, é só uma questão de procurar, existem apps muito boas para windows phone.

  34. Avatar de eduardo silva
    eduardo silva

    realmente , façam uma app universal para o windows 10 mobile que corra fluido nao essa que temos que demora a entrar .

  35. Avatar de jorge. V
    jorge. V

    Verificarem as noticias antes de publicar seria bom…

    Spotify will continue to support Windows ecosystem, Windows 10 update coming today

    http://windowscentral.com/spotify-isnt-going-anywhere-and-will-continue-supporting-windows-ecosystem

    1. Avatar de Vítor M.

      Jorge, atenção que não é bem assim e vimos com todo o cuidado o que foi inicialmente dito.

      O que foi avançado inicialmente não foi isso, houve uma confusão no que foi declarado, atenção. Está no texto as declarações dos responsáveis. Depois corrigiram a mão. Mas sim, vamos fazer o update, com algum outro detalhe que saiu entretanto.

      1. Avatar de CoisasQueTal
        CoisasQueTal

        O grande problema agora é que basta uma mensagem ou alguém se lembrar de lançar um boato e já todos os blogs publicam sem verificar factos, que foi o que aconteceu (mais uma vez) aqui.
        Gostava era que o Sr. Pedro Simões apagasse ou indicasse no cabeçalho desta noticia que a mesma é falsa e que apenas a publicaram porque verificar se é verdade dá imenso trabalho.

        1. Avatar de Vítor M.

          Qual falsa? Se fosse falsa não havia tanto trabalho a tentar remediar o problema. Estava lá:

          We can confirm Windows Phone 8.x is no longer supported. You can still use our Spotify application on the associated devices but it will no longer receive any further updates and download the application. We apologize for the inconvenience.

          Se ficou depois algo por dizer, isso é outra coisa caro Anónimo, isso é outra coisa, Não há aqui coisas falsa. Isso é conversa fiada. (Pelo menos o Pedro assina o que escreve não se esconde atrás de um nick) 😉

          1. Avatar de CoisasQueTal
            CoisasQueTal

            Podem mostrar onde está o comunicado oficial do spotify a mencionar que iam terminar o suporte?

            Eu não tenho de me mostrar caro Vitor, sou apenas um leitor, se não querem anônimos, alterem a forma de enviar comentários. Já vocês não fazem mais que a obrigação de assinar (embora ninguém vos obrigue a tal, como verificação de factos por exemplo também).

            Cumprimentos pseudo-anônimos 😉

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas como mostramos, os factos são os que escrevemos, tal e qual sem tirar nem por e deixamos ainda hoje o que a empresa posteriormente veio corrigir 😉 tal como também referimos. Sem escondermos nada 😉

  36. Avatar de john
    john

    Tanta confusão … e tudo devido ao título que serve para “agarrar” os mais distraídos. É simples, acabaram as actualizações para o windows phone 8.1 porque vai ser substituido brevemente pelo windows phone 10. Quando sair o wp10, entaõ haverá uma nova versão suportada para o mesmo. Em nenhum lado pode ser lido que iriam deixar de fazer uma versão do software para wp. Só que o suporte para wp8 acabou.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ficou foi parte por dizer, era isso que deveria ter dito e não disseram. Exactamente.

  37. Avatar de Ratax
    Ratax

    Sem dúvida uma GRANDE, ENORME, GIGANTESCA notícia que nos foi apresentado!
    Vamos aos factos verídicos:
    No meu Lumia 640 XL, que por sinal está vivo e com saúde, acabou de ser instalada a atualização a atualização para a versão 5.2.1.0 com data de 14/03/2016.
    Espero que a divulgação desta atualização mereça o mesmo destaque que mereceu a divulgação desta mentira.