Qubes OS – Um sistema operativo anti-ataques

19 Comentários

É verdade que no segmento dos sistemas operativos para Desktop o Windows é sem dúvida o mais popular e o mais usado em todo o mundo. Segue-se o OSX da Apple e depois o GNU/Linux com especial destaque para o Ubuntu e Debian.

Mas para quem procura um SO que garante segurança então deve conhecer o Qubes OS.

Qubes OS_00


A maioria dos utilizadores usam sistemas operativos como o Windows ou OSX nas suas máquinas. A popularidade destes sistemas deve-se ao facto de serem simples de usar, oferecendo a melhor interface e ferramentas. Mas ao nível da segurança, será que são mesmo seguros?

O Qubes OS “Security by Isolation” é um sistema operativo desenvolvido com o objectivo de garantir a melhor segurança ao utilizador. Para isso este  sistema isola os processos dentro de máquinas virtuais com diferentes permissões. 

Qubes OS_02

Na prática as aplicações podem ser configuradas para serem executadas dentro de diferentes “domínios de segurança”, definidos pelo utilizador e aos quais são dados o nome de AppVMs. Por exemplo, com o Qubes OS o utilizador pode executar instâncias separadas do mesmo browser com domínios de segurança diferentes (ex. domínio pessoal, domínio trabalho, domínio bancário, etc).

r2

O  Qubes OS tem na sua base o XEN (como sistema de virtualização), X Window System e o kernel Linux. Através do Qubes VM Manager é possível gerir facilmente todas as AppVMs.

Brevemente iremos ensinar a instalar a nova versão do Qubes OS que foi lançada recentemente e mostrar como funciona o sistema.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    *Off topic*

    Olá boa noite, gostaria de saber a distro do PPplware, para RPi ( Pipplware ), é compatível com Laptops ou Desktops e não ” só ” RPi.

    Agradeço desde já e peço desculpa ter falado neste POST, mas já tinha feito a pergunta nos POSTS sobre a PiPplware e no site da Distro, mas não obtive resposta … 🙂

    Cumprimentos e continuem o bom trabalho !

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro

      Só com o RPI.

      PP

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Obrigada, desculpem a ” noobice ” no que toca a Linux ! Eheh 🙂

        1. Avatar de Eueu
          Eueu

          Pedro,

          Fez muito bem em perguntar, ninguém sabe tudo 🙂

        2. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          Bom destacar também que não é compatível, principalmente, por conta da arquitetura dos processadores da maioria esmagadora dos laptops e desktops, que é x86. Caso algum dia alguém crie um notebook com o mesma mesma arquitetura de processamento do Raspberry Pi será possível adaptar aquela distribuição.

  2. Avatar de Xiano
    Xiano

    Testei a versão live 🙂

  3. Avatar de rui
    rui

    Não existe nenhum sistema operativo anti ataques, por mais que os haters ou fanboys falem ou façam. 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acabaste de encontrar um que é “razoavelmente” seguro!

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Não, mas isolar os processos é muito bom, em termos de segurança.
      É um “sandbox” ainda mais avançado.

    3. Avatar de print(11)
      print(11)

      Pois a cena é que o Qubes não é um Sistema Operativo, é plataforma onde podes virtualizar sistema operativos de forma segura.

  4. Avatar de Silva
    Silva

    Eu tenho o Windows instalado e uso Internet, banco, e aplicativos em diferentes máquinas virtuais. Tenho 4. Assim não perco nada se tiver que formatar o Windows. Pois aplicativos se filmes e músicas estão em uma vm, de estudos em outra é de trabalho em outra.

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      “aplicativo”? diz-se “aplicação”, obviamente

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        No Brasil são sinônimos. No meio acadêmico fala-se mais em aplicação, mas no cotidiano a maioria fala aplicativo.

  5. Avatar de Bob
    Bob

    Convém dizer, que um sistema assim, é pesado em recursos! 🙂

    E bastante, dependendo do uso.

    1. Avatar de Paula tejano
      Paula tejano

      Balança o boleto bole bole ?????

  6. Avatar de VC
    VC

    Podemos configurar a distro Linux qur usamos a usar sandbox que basicamente é o que isto faz… Nada de inovador

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Em linux “eu” só comfio em Debian, redhat, fedora, archlinux. há suse.
    Ubuntu and Canonical mi … no, but if you use google is the same.

  8. Avatar de Ricardo Moura
    Ricardo Moura

    O Qubes utiliza VM’s baseadas em Xen, já existe há algum tempo, embora tenha tido alguns avanços, continua a ser bastante resource vampire. Penso que hoje em dia já é possível desenvolver algo semelhante recorrendo a containers, tipo LXC, partilhando a mesma ideia. Sendo que o single point of failure aqui é o kernel que será partilhando, havendo no entanto alguns métodos para kernel hardening, tipo grsec. Mas como eu tenho amigos e familia não vou perder tempo com isso.

    1. Avatar de Cláudio Francisco
      Cláudio Francisco

      kkkkkkkkkkkkkkkkk