Fechar apps em background não melhora a autonomia do iPhone

36 Comentários

Uma das dicas de gestão de bateria e até mesmo de gestão de recursos de um smartphone que é dada frequentemente, prende-se com o encerramento manual das aplicações que ficam abertas em segundo plano. Agora, a Apple vem dizer que isso não é verdade e que não há nenhuma vantagem em fazê-lo.

A afirmação foi feita por Craig Federighi, vice-presidente sénior de engenharia de software da Apple, por e-mail em resposta a um utilizador do iPhone.

iphone_1970_1


A possibilidade de ter aplicações abertas em multi-tarefa é uma vantagem para muitos utilizadores, mas desde que essa opção chegou ao mundo dos smartphones que começou a pairar a ideia de que fechar as aplicações em background iria melhorar o desempenho do smartphone e iria poupar alguma bateria. Mas parece que isto não passa de mais um mito.

 

Desmentido mais um mito da tecnologia móvel

Caleb, um utilizador do iPhone, enviou um e-mail directamente a Tim Cook a questioná-lo se ele fechava as aplicações abertas no seu iOS frequentemente e se isso era benéfico para a autonomia da bateria.

iphone_apps_autonomia_mail

A resposta que ele recebeu não foi dada por Tim Cook, mas sim por Craig Federighi, que de forma muito directa lhe respondeu “No and No”, ou seja, nem as aplicações em multi-tarefa eram fechadas por ele frequentemente, nem isso iria melhorar a autonomia do iPhone.

 

Fechar aplicações até pode estar a prejudicar a autonomia

De mito para mito, há quem afirme que forçar o encerramento de uma aplicação que está em segundo plano até poderá ser prejudicial para a autonomia e para o consumo de memória RAM, uma vez que está a usar recursos para a fechar e vai usar mais recursos para a iniciar novamente, do que se a fosse buscar ao background.

facebook-cafe

O que acontece é que muitas destas aplicações que estão em background encontram-se “congeladas” ou a utilizar recursos limitados, o que não interfere em grande escala com a autonomia ou com o desempenho do equipamento. De notar que não se enquadram aqui aplicações como GPS ou reprodução de música, que essas sim, continuam a consumir recursos se estiverem em execução, mesmo que não estejam abertas no ecrã.

9To5Mac


Tem por hábito encerrar as aplicações em background frequentemente?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé da Chulipa
    Zé da Chulipa

    Solução migrem para Android, mais rápido, mais funções e mais autonomia.

    1. Avatar de apache
      apache

      Triste. Enfim, muito triste…

    2. Avatar de Mota
      Mota

      *facepalm*

      Eu uso android, mas esse comment foi triste.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Boas,
      Usei iPhone desde o 3G até ao iPhone 5. Aqui, decidi mudar para Android. Tive um Samsung Galaxy S5. Passado pouco tempo voltei para o iPhone, agora com um iPhone 6 e para já não penso voltar ao Android…
      P.S.: quanto às app’s e background, a minha experiência coloca o iOS anos luz à frente do Android, na medida em que o Android permite que as apps funcionem em backgroud e esgotem a bateria em muito pouco tempo…..mais o consumo de dados, etc.. e o IOS não fica lento com as app’s em background. Confirmo isso!

      Bom fim de Semana!!

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        Samsung e o lagwiz e depois voltares para o iphone.. tá tudo dito. se estudasses um pouco antes de adquirir um android, não seria samsung de certeza..

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Mesmo assim, Samsung é a melhor coisinha em Android.

          Digam o que quiserem do “lagwiz”, mas a única razão para não comprar Samsung é o preço.

          Existem muitos exemplos, mas só um muito pequeno.

          No iPhone de mais de 4″, tem uma função de baixar o ecrã para ser mais fácil chegar às partes de cima, a Samsung tem uma função idêntica, que torna o ecrã mais pequeno… nos nexus, p.ex. Não têm nada disto!

        2. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Se estudasse um pouco tinha comprado um xiaomi redmi note 3 com 3 gigas de ram por 225 €, ficava com uma inteface estrondosa, updates diários ou semanais ou menais ( é so escolher ), bateria que dura dois dias com um normal ( 3 dias com uso cuidado , ou 1 dia de uso super intensivo ) e ainda poupava uns valentes trocos para ir de ferias, ou, ate mesmo comprar um ultrabook 🙂

          Androids, so linha NEXUS ou linha XIAOMI…. Desde que vejo o MI2, de Agosto de 2012 a receber updates diários em 2016….. como posso eu gostar de samsungs, lg e afins????????

      2. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        O Android é como um Linux de Desktop, podes deixar as Apps “a correr” em background ou fechá-las/pausa. Por norma so processos de cópia, playback de música, download ficam activos se a App fica em background.

        A minha mulher tem um Android de topo (mas com 3 anos de idade), recebeu o Android 5.0 oficial da Samsung, não faz ideia de como se fecha uma App e nunca teve problemas de bateria e/ou lentidão. Eu próprio tenho um Android de topo com 2 anos e não tenho stress.

        Isso sim que o iOS é mais eficiente a gerir a RAM e não autoriza Apps em background que não devam, mas também é muito mais limitado se queremos ser mais “pro”.

        Concordo que a Samsung no S3-S5 fez más escolhas e entupiu os modelos com lixo e deu desgostos. Mas isso não aconteceu nos modelos A ou Note e não acontece em nenhum modelo S6 ou S7.

        1. Avatar de apache
          apache

          “O Android é como um Linux de Desktop, podes deixar as Apps “a correr” em background ou fechá-las/pausa”

          No Android N, já não!

          Só para mostrar quem estava certo afinal: Apple.

          1. Avatar de Ricardo Pontes
            Ricardo Pontes

            As apps continuam a poder correr em background!! O que não pode mais correr em background são os serviços! Mas continuam a poder correr em foreground que é igual a background só que tem uma notificação fixa. Aliás, está já é uma prática comum para serviços que não são de sistema, porque o Android mais cedo ou mais tarde, acaba por matá-los.

            Informa-te melhor antes de falares.

          2. Avatar de Renato
            Renato

            Ou seja, fica como iOS, duh!

      3. Avatar de Julio Sousa
        Julio Sousa

        Uso o Iphone 6 neste momento e ja usei Iphone 5, mas tb tenho Mac Book Air e não penso mudar para outro sistema móvel, estou satisfeito com a velocidade, com as aplicações que uso e a qualidade de imagem…..quem esta bem deixa-se estar…..e eu que usei enquanto no activo o Windows, este quanto a mim de muito inferior qualidade e velocidade, bem como um serviço integrado…

    4. Avatar de int3
      int3

      Uso os dois e digo-te para estares calado.

    5. Avatar de Ricardo Reis
      Ricardo Reis

      Eu tive um Nexus S, um Galaxy S4, um iPhone 4 e agora um iPhone 6S, e de todos os telemóveis que tive, o que a bateria durava mais tempo, cerca de 2 dias, foi no iPhone 4.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Daqui conclui-se que o iOS gere correctamente as aplicações em background, de tal forma que estas não afectam a duração da bateria.

  3. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    LOL Tretas. Deixem o Waze a correr. Ou o Facebook. E depois comentem

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      O facebook é dos piores, pior que lepra (se o android pode apanhar lepra xD)

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Lol, tretas, utilizador Android vem agora falar do iOS!

      O facebook fecha. Só abre se tiveres as atualizações em background a usar.

      O Waze continua a funcionar só se tiveres a navegação ligada, e o iOS avisa com a bera de estado azul.

      Só conheces o Android, não fales do iOS!

    3. Avatar de apache
      apache

      Comentário de quem não percebe nada…

      Tretas… sabes mais que o chefe da divisão de software da Apple… ainda por cima de iOS!

  4. Avatar de Rui Brito da Silva
    Rui Brito da Silva

    Tentem entupir um Windows Phone, e depois digam alguma coisa…

    1. Avatar de Toderici
      Toderici

      Entupir? Que queres dizer com isso? Eu acho que os windows phones sao a mesma coisa, tem aplicações em background mas nao as deixa exactamente abertas como android por exemplo, coisa que vai economizar na bateria

      1. Avatar de Filipe Mota
        Filipe Mota

        Uso windows phone e nao tenho por habito fechar as aplicações. Como falam no artigo elas ficam congeladas, quando é para voltar abrir abrem mais rapido. Tenho um jogo que sempre o ligo esta onde deixei e já faço isso a várias semanas e mesmo assim a bateria dura e dura e dura O_o. Tenho um Lumia 640xl com win 10 phone e bem que a bateria dura.

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Também tive dois lumias . 520 e 535… Só posso dizer bem do sistema … Mas a Microsoft , por amor de deus, ela própria matou o sistema… Não lançou o windows mobile 10 a tempo…. Matou o projecto astoria … Meu deus… O projecto astoria foi a morte do windows phone… Se a MS tivesse levado esse projecto avante , o wp hoje poderia estar a crescer… Assim… É difícil … Depois voltei ao Android… Comecei num wiko… Bem , aquilo fechava o launcher , ficava lento ao fim de alguns dias … E com octa core e 2 gigas RAM…. Depois passei para um galaxy a3… Fui de mal a pior… Depois p8 lite … Top o telemóvel , só que a bateria …. Credo… Que horror.. Parei num Xiaomi redmi note 3 de 3 GB de RAM… Bem… Que surpresa positiva… Eu dizia mal de tudo o que é chinoca… Mas estava enganado… Está Xiaomi tem qualidade … Tanto em hardware como software… E não fica só pelos telemóveis … Mi band, Yi Camera , Mi Pad , Mi square box … Produtos top, a preço acessível. Fiquei fã da marca e recomendo 😉

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      nao consegues entupir que o WP fecha te as apps sem te avisar, acontece me de vez em quando no dolphin.

      1. Avatar de Filipe Mota
        Filipe Mota

        o dolphin nunca usei no WP, mas o edge tem dado para o que chegue

  5. Avatar de Zé

    Agora sim conseguimos perceber o porquê do estado natural de 95% dos Iphones é ligados à corrente ou em poupança de energia.

  6. Avatar de Andre Andrade
    Andre Andrade

    Uso android, com um Xiaomi Redmi note 3 , e nunca fecho as aplicações…. o sistema operativo faz isso por mim… Dai se chamar smartphone 🙂

    Bateria? 2 Dias com uso normal… Ou 1 Dia , com um SOT de quase 9 horas de navegação na web 🙂

    LAg´s? Sim, já tive… na era da Samsung… so que a Samsung não é o android… Samsung, é o pior exemplo de android no mercado…. As vezes, ate fico meio parvo como é possível as pessoas pagaram todos os anos 800 Euros, e a meio do ano estão-se a queixar que o telemóvel ficou lento, ou que não recebeu o update do novo android….e sai o novo Samsung… e la vao todos, feitos zombies, comprar o novo Samsung….e a historia repete-se…. todos os anos… sempre com a esperanca de… Agora é que vai ser desta 🙂

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Xiaomi fan alert

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Sou , sem problemas em assumi lo. Como não ser ? Preços extramementes baixos , produtos de alta qualidade, updates de software , etc….

        Em condições normais , é difícil não ficar fã da Xiaomi !

      2. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Ou seja não há problema ser iFans, mas ser Xiaomi fan já pode ser acusado Lol

    2. Avatar de Jose Rego
      Jose Rego

      Esse tipo de comentarios contra samsung e Apple leva toda a gente a pensar que so compras chines por n teres dinheiro para mais. Ninguem acredita que chines é bom, n sou rico e compro iphone de 3 em 3 anos porque gosto e para mim é o melhor. Xiaomi ao pe de iphone é como comparar restaurante gourmet com a tasca do ze dos bifes

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Xiaomi é horrível, Nexus é horrível… Iphone e Samsung é que são tops… São caros e por norma tudo o que é caro, é bom e superior ao barato.

        e não, não tenho dinheiro para mais… já tive , quando não pensava e tinha a mente fechada… em que pensava que a Samsung e a Apple é que eram topo… Depois disso foram mais 430€ num galaxy s4…. iphone tive sempre rodeado , tanto no trabalho ( sim trabalho, e tenho autonomia financeira para comprar um iphone, alias, toda a gente tem, basta fazer um credito, como 60% dos portugueses fazem, que pagam em 10x sem juros com o cartão Worten!!! )….

        Tive também dois lumias… So posso dizer bem da fluidez do Windows phone, com pouco hardware rula bem… porque bazei do Windows phone?? por causa da falta de apps, falta de costumizacao e por a própria MS matar o projeto astoria!!!

        Mas depois disso, apos muita insistência de um amigo meu que me abriu a mente, experimentei um xiaomi….

        Gostei da interface ( quanto a isso, são gostos, a quem goste e quem odeie, como é normal )

        Mas o que gostei mais foi de perceber que aquele telemóvel estava cheio de serviços em background a consumir memoria ram e o telemóvel não fechava o launcher ou crashava ou começava a ficar lento ao fim de algumas semanas ( foram sempre coisas típicas que aconteceram comigo na Samsung,

        é certo que no android, para os sistema funcionar bem, é preciso um super hardware e uma rom bem optimizada ( neste caso a MIUI, com 3 gigas de ram, não desilude em nada ), mas honestamente a mim, não me interessa para nada isso… O android ate podia precisar de 100 gigas de ram e um cpu 30 core para correr bem.. logo que me custasse apenas 200 euritos e fosse rápido e fluido…. e TIVESSE UPDATES DE SOFTWARE… esta perfeito..

        Em relação a iphones… são bons telemóveis , com algumas limitações ( Se começarmos a falar de pirataria, ai percebes onde eu quero chegar ( e não me venhas com o jailbreak, pois isso invalida a garantia! ), e pagar 700 € para ficar limitado em alguns pormenores…. sinceramente não… mas pior que isso é : pagar 700€, para não FAZER ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS!!!

        Achas que eu me importo se o iphone 6s abre o subway surfers mais rápido 3 ou 4 segundos???????? honestamente não….

        Importo-me mais em saber que para passar uma simples musica, preciso do ITUNES… ou para copiar uma foto, arquivo etc…

        Resumindo ( já estou a perder muito tempo com uma pessoa que fez um comentário, sem qualquer tipo de arugmento valido!! ), iphone é top mas limitado e em nada acrescenta ( a não ser uns segundos a abrir algumas apps mais rápido ! ) do que um xiaomi redmi note 3 , por exemplo ( já nem falo no mi5 ).

        Da próxima vez, antes de dizeres que ninguém acredita que chines é bom…. revê bem, quais são as marcas em que englobas CHINES….

        A material chines, horrível, e há material chines, de topo…

        1. Avatar de Rui C.
          Rui C.

          “Importo-me mais em saber que para passar uma simples musica, preciso do ITUNES… ou para copiar uma foto, arquivo etc…”
          Se tivesses tido um iPhone saberias que existe software que não é do itunes que passas qualquer coisa para o iPhone. Logo os teus argumentos não são válidos. Se és limitado e não te safas nas tecnologias, não digas que as coisas não funcionam ou não dão. Um pouco de pesquisa faz milagres. 🙂

        2. Avatar de Renato
          Renato

          Jailbreak invalida a garantia?

          Ela, comentário mais mentiriam, mais invejoso e ignorantemente por ele todo!

          A melhor coisa do iPhone é que não tem invejosis como este gajo.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        O problema é que maior parte das vezes a tasca do ze dos bifes serve melhor pinga e petiscos do que restaurante gourmet mesmo sendo mais caro 3x.