Nokia N8 – O Primeiro Smartphone Symbian^3

117 Comentários

A Nokia anunciou no certame Espoo o seu primeiro smartphone Symbian^3. Este novo equipamento vem dotado de uma mão cheia de novidades no que diz respeito às  suas características. A empresa finlandesa segue a tendência no sector smartphone iniciada pela HTC e aposta também na qualidade de construção.

Que traz de novo o Nokia N8?

O Nokia N8 é um smartphone que se caracteriza acima de tudo por ser o primeiro smartphone Symbian^3. Claro que as novas capacidades multimédia, em conjunto com alguns itens de navegação em Coverflow, integração com as principais redes sociais e a sua capacidade visual de consultar todas as tarefas a serem executas, trazem aspectos bastante importantes ao nível da usabilidade.

Mas comecemos pela construção: o novo Nokia N8 possui grandes avanços ao nível da construção, possuindo um chassi construído através de um único bloco de alumínio. É uma tendência que teve a sua origem no HTC Legend. Apesar da construção utilizar este material, a Nokia aposta, como é normal, em modelos de várias cores estando disponível  modelos em cinza metalizado, preto, laranja, azul e verde.

Ao nível das dimensões, o Nokia N8 mede 113.5 x 59.12 x 12.9 mm e pesa 135g. Mas se pensa que as novidades se ficam pela construção, espere até ver as especificações técnicas, são novidades bastante apetecíveis em relação ao que estávamos habituados da geração anterior da Nokia:

  • Processador: 680 MHZ
  • Memória: 256 MB de Ram
  • Armazenamento: 16 gb de espaço interno com expansão via slot micro SD
  • Camera de 12 MP (autofocus) com lentes Carl Zeiss e Xenon Flash incorporado
  • Ecrã: 3.5 touchscreen capacitivo OLED com resolução de 640×360 (16.7 milhões de cores)
  • Processador gráfico dedicado com suporte OpenGL 2.0 para a reprodução de conteúdo 3D
  • Sensores: Luz ambiente, proximidade, orientação (acelerómetro) e bússola
  • Conectividade: WCDMA (850/900/1700/1900/2100), quadband GSM, WiFi b/g/n, Bluetooth 2.1, microUSB 2.0, saída de 3.5mm para auscultadores e GPS
  • Outras ligações: HDMI, Rádio FM
  • Autonomia: 1200mAh, com duração até 12h em conversação ou 380h em standby

Um dos pontos fortes do N8 é a sua câmara, que permite gravar vídeos em alta definição na norma 720p. A conectividade HDMI é também um factor diferenciador já que, permite a ligação a uma televisão de alta definição com saída áudio no formato Dolby Digital Plus.

Quanto à componente do software, o dispositivo traz acesso a uma selecção bastante vasta de aplicações devido ao acesso à loja Ovi Store apps, bem como é o primeiro dispositivo a vir de origem da Nokia com a nova geração de navegação Ovi Maps, software que foi há pouco tempo tornado gratuito pela empresa finlandesa. A navegação Web inclui ainda o suporte do Flash Player Lite.

Veja o vídeo de apresentação do N8.

Só falta aqui referir o preço. O valor base, livre de impostos, apontado pela Nokia, é de 370 euros. Espere portanto que o N8 desbloqueado nunca fique abaixo dos 400 euros. Mas no caso de este smartphone ser vendido por alguma das principais operadoras de telemóveis nacionais há a esperança de ver este dispositivo a um preço mais aliciante.

A altura prevista para lançamento será no terceiro trimestre deste ano.

Partilhar:
Tags:

Comentários

117

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    OFFTOPIC:
    Eu tinha o Windows 7 Ultimate como sistema operativo do meu computador mas depois instalei o ubuntu em dualboot com o windows e agora queria desinstalar o ubuntu. Como faço isso sem estragar nada?
    Eu sei que vão reclamar e blá blá mas eu tenho este pc há pouco tempo e não o queria estragar.

    1. Avatar de Mros
      Mros

      isso é tudo preguiça, pesquisa no Google. Ou então coloca um comentário sobre o N8

    2. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      se colocasses isso no forum haviam mais gente a ver e a ajudar. Mas só pa adiantar meia missa, remove a partição linux e recupera o mbr do windows com o cd dele e tá feito.
      Cumps…

    3. Avatar de Paulo Carvalho
      Paulo Carvalho

      Tás com azar PedroWare… como me responderam à uns dias atrás, por causa de uma dúvida que coloquei aqui,…, “vai ao forum…pode ser que lá te ajudem”!!!

      Cumps
      Paulo Carvalho

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Não te responderam assim, ou pelo menos, se fui eu, não…

        @PedroWare, então cá vai:
        (citação, minha)( Aqui podes tirar essas e outras duvidas no mundo informático… ) 😉
        Neste caso, creio que nem precisas de muito trabalho, porque ouvi dizer que já lá tem uma pergunta assim… 🙂

        Se quiseres…

    4. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Deixem-se de tretas e ajudem o rapaz, normalmente basta ir a remover programas no próprio windows e está lá o ubuntu, basta remover como outro programa qualquer.

      1. Avatar de arganaz
        arganaz

        ajbadboy, remover no “remover programas”? posso estar enganado mas, ubuntu é uma sistema operativo como o windows, e não um programa que corre sobre o windows.
        o Joao fernandes está certo, mas podes tambem usar uma programa, como o Acronis ou Ghost da Symantec, para fazer um backup integral antes de qualquer tentativa (não vá isso dar para o torto 🙂
        Quanto ao N8, já alguem sabe de datas de lançamento em portugal?

  2. Avatar de Alque
    Alque

    “Um dos pontos fortes do N80 é a sua câmara, que permite gravar vídeos em alta definição na norma 720p. A conectividade HDMI é também um factor diferenciador já que, permite a ligação a uma televisão de alta definição com saída áudio no formato Dolby Digital Plus.”

    “Só falta aqui referirmos o preço. O montante base, livre de impostos, apontado pela Nokia é de 370 euros. Espere portanto que o N80 desbloqueado nunca fique abaixo dos 400 euros. Mas no caso de este smartphone ser vendido por alguma das principais operadoras de telemóveis nacionais há a esperança de ver este dispositivo a um preço mais aliciante. A altura prevista para lançamento será no terceiro trimestre deste ano.”

    N80?
    N8

    Não?

    1. Avatar de racoq

      Foi culpa minha 😛 Fui eu que tb ajudei a escrever e deu nessa gralha 😀 não sei pq ocorreu-me o N80 em vez do N8 lol 😀 De qq forma está corrijido

      1. Avatar de José Marques
        José Marques

        Já agora é “corriGido” e não corrijido

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      epa voces pegam por cada coisa…ja toda a gente sabia que era n8 e não n80.:)
      cumprimentos

  3. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    Parece me um telefone bastante aliciante, não fosse a assistência técnica da nokia das piores coisas à face da terra eu até ponderava comprar um… De cada vez que um nokia me deu problemas a nokia inventa mil e uma tratas para não o concertar… ou porque tem humidade(esta é a favorita deles) e ainda mandam uma fotografia dos chips com o verdete…(mas na realidade não é o meu telefone mas uma foto que acompanha todos os telefones que eles dizem que tem humidade) ou então a garantia não cobre por algum motivo…
    O último que tive teve um problema com o écran, foi para a assistência e vinha a funcionar, no entanto, o slide vinha desalinhado, estragado uma esquina do telefone e nem trazia os autocolantes que cobriam os parafusos (a dizer navigator), parecia que tinha sido reparado por pessoas que percebem de tudo menos de telefones… Enviei para trás e eles enviaram de volta 4 vezes a dizer que a avaria não era detectada… Foi necessário meter a deco ao barulho e ao fim de 7 meses sem o telefone consegui o dinheiro de volta…
    Para mim nunca mais, podem ter equipamentos muito bons mas se temos o azar de ter problemas na garantia….

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Bem de assistencia, e eu sou experiente devido ao muito feedback que consigo obter, telemoveis Nokia são ao pontapé lá em casa, etc… e digo não sei porque te queixas. Basta ir ao clube Nokia certo (ao que parece a coisa varia de posto para posto) e o atendimento é dos melhores do mercado. Substituiram-me o 6630 por outro sem duvidar do que dizia por exemplo. A serio, se tiveres alguma marca a nivel nacional com melhor suporte (a unica que não conheço é a Samsung, a HTC nunca tive de a usar mas será certamente igual a da Nokia) diz-me, é dificil!

    2. Avatar de Batista
      Batista

      Por favor, estou com este mesmo problema com o 5800xpm, e gostaria de saber se vc conseguiu contata-los por email, pois tento e não consigo, na linha de apoio ao cliente só me enrolam, já está lá há mais de 2 meses. Obrigado.

  4. Avatar de bruno
    bruno

    A um preço aliciante? O que querem dizer com isso?
    Os teles em portugal não são muito mais caros que lá fora? (falo dos smartphones)

  5. Avatar de João

    A nokia em portugal é uma cambada de vigaristas. O meu 5800XM teve de ir 4 vezes para a assistÊncia em menos de 6 meses e ainda tiveram a desfaçatez de dizer que não tinha qualquer defeito de fabrico. Isto para nem referir a duração da bateria, que mais parece pertencer a um telefone dos early 90’s… Mal me dá para aguentar 12 horas.

    Desse lixo nunca mais compro!

  6. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    Eu gostava de saber porque é que com o google chrome alguns dos meus comentários não são apresentados.

    1. Avatar de Sun II
      Sun II

      tb tive esse problema. é como o chrome gere o cache. se comentares e abrires no opera, por exemplo, o comentario tá lá

  7. Avatar de jpng81
    jpng81

    Se desse para instalar um “android” nisto até nem seria mau, se não der é telele mto limitado 😉 Não sei pq mas nunca fui muito á baila com symbians. mas pronto.

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    Só 370€?? Tou a achar barato…pelo menos no pais onde tou isso é barato…

    Tendo em conta as caracteristicas do N8… hm ca pra mim isso deve ir para os 700€ e depois baixar gradulamente, assim como a Nokia tem feito com os seus tlm’s tipo N95 e por ai fora…

    obg pela noticia
    cumps

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      370€ sem impostos, com eles e mais kkl coisa deverá custar o normal neste tipo de produtos – 500€ +/-

      mas claro na Fnac – 900€ (com sorte!)

      1. Avatar de Vítor M.

        😀 pois isso ainda vai dar muitas voltas até ao preço final…

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Se tivesses lido com atenção:
      “O montante base, livre de impostos, apontado pela Nokia é de 370 euros. Espere portanto que o N8 desbloqueado nunca fique abaixo dos 400 euros.”

      Lê bem as coisas antes de fazeres esse tipo de comentários!

      Parece ser um terminal interessante. Mas sinceramente também nunca me habituei ao Symbian!

  9. Avatar de Di
    Di

    o preço já me deixa chateado por ter pago 429€ pelo n97 mini :S

    btw este N8 crasha ao carregar os icons do menu?? já tem o dobro da ram no n97 e o processador com mais uns 200 e tais mhz 🙂

    gostei na nova versão symbian 3, apesar de poderem lançar updates para os smartphones s60v5

  10. Avatar de Angelo Matos
    Angelo Matos

    Parece interessante, com um design apelativo e características de hardware interessantes. Pareceu-me que na parte dos jogos apresenta alguns soluços. O facto de gravar em HD é bastante aliciante. Contudo duvido que saia para o mercado português a um preço acessível.

  11. Avatar de André Silva
    André Silva

    Espectacular… Câmara de 12mp? Espectacular, nada mais a dizer… 😀

  12. Avatar de racoq

    Na minha opinião, até acho o telemóvel bastante bonito. Tem um design distintivo, não tenta imitar o design dos rivais como o iPhone ou a HTC.

    Só penso aquilo que sempre achei, na minha opinião mesmo o Symbian^3 estar com um aspecto melhor que as iterações anteriores, em nada rivaliza o iPhone ou o Android. Penso que se o nokia apostasse mais em embelezar um pouco mais o Symbian^3 cativava mais utilizadores!

    As especificações por outro lado, são bastante aliciantes, a ligação à TV e gravação / reprodução de videos em HD é uma grande valia. A qualidade da câmara é também acima do que é apresentado pelos rivais da nokia que competem no mesmo segmento onde este smartphone se insere. E os 16GB é sempre porreiro, para armazenar uns mp3 e uns videos de maior capacidade 😉

    Espero que tenha sucesso este modelo, já que o Symbian^3 já é open source 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      meu caro nem toda a gente compra interfaces por serem giras mas sim porque são praticas e completas.
      Eu por exemplo não trocava a interface a nivel de embelezamento pelo e72(sou o feliz contemplado de um e71),
      pois se é mais bonita a interface e cheia de mariquice tem tendência a ser menos produtiva.
      e sim, posso dizer que é um telemóvel que recebe parte do design do e71, eu por exemplo vejo isso por exemplo na parte de baixo e de cima.
      Esta simplesmente espectacular, e agora tenho um problema…adoro o meu e71, mas também gosto muito deste, embora sejam para segmentos diferentes,hahahhhhhh.

      cumprimentos

  13. Avatar de MOr
    MOr

    Continuo satisfeito com o meu 5800XM (que incrivelmente ainda continua a ter upgrades de firmware 1 ano depois do lançamento) senão comprava um destes.

  14. Avatar de ALL
    ALL

    Ate q enfim a Nokia lembrou-se do OLED!!!

    Vamos lá ver se é desta q a nokia começa a dar a volta por cima, pois a verdade é q tem vindo a descer consideravelmente face a concorrência.

    Se for tão estável como o 5800XM estamos fdd’s xD

    Bem eu já tive cerca de 10 Nokias durante estes anos e nunca tive outro tlm de outra marca, e qt à Nokia o q tenho a dizer actualmente é: http://www.youtube.com/watch?v=vJpEuMidcSU

    1. Avatar de a Friend®

      Bem esse video está um espetaculo! 😀

      Esse Nokia até é bem louco, é uma pena ter esse software que é uma miséria! … que desperdicio de smartphone 🙁

      1. Avatar de a Friend®

        De salientar outra coisa que muito falam/criticam dos anuncios da Apple…

        Os da Apple é: What you see is what you get! Sem tirar nem por…

        Agora o video que puseste demonstra bem o que é a publicidade!…

        É por essas e por outras que as pessoas perdem a confiança nas marcas, que foi o meu caso com a Nokia, marca esta que foi a que mais comprei até hoje…mais tarde troquei pela Sony Ericsson que me fazia relembrar a Nokia dos velhos e bons tempos.

      2. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Diz melhor assim, é ter um hardware de merd@ com um software mal optimizado.

        ARM 11 434 MHz processor com 128MB RAM e uma grafica que não vale grande coisa… Pior do que isso é o HTC Polaris, de 2008!

    2. Avatar de depenpe
      depenpe

      o meu n85 tem ecra oled…

      1. Avatar de ALL
        ALL

        Tens razão, o tlm é de finais de 2008 e já ai tinha OLED, estava errado.

        Contudo continuo sem percebo pq o meu anterior N78 e o meu actual 5800 n estão dotados da mm tecnologia, pois a meu ver só trás vantagens O.o I.e., pq a Nokia n adoptou uma politica como a samsung q tudo o q sai é OLED (AMOLED, Super AMOLED, whatever).

    3. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Sabes o que acho piada nisso tudo? É que a Nokia soube fazer “propaganda” para o N97, para o N900 apenas de excelente nunca se ve a mexer no sistema, apenas a saltar de um lado para o outro. Ou seja quando o sistema/hardware é fluido não mostram na verdadeira essencia, quando não conseguem fazer isso inventam… No comments

  15. Avatar de bigkax
    bigkax

    Ao que parece ele fizeram a apresentação porque um prototipo desapareceu: http://conversations.nokia.com/2010/04/27/one-of-our-children-is-missing/
    Será é coincidência ou não? Requer uma analise mais pormenorizada.

  16. Avatar de Pykakonas
    Pykakonas

    Como?!! Vê-lo mais barato se vendido numa operadora? E porque terá que ser assim?
    Querem um exemplo: Comprei um N95 8Gb, há já cerca de um ano atrás, desbloqueado, por € 300,00, na FNAC online, quando as operadoras o vendiam a mais de € 500,00. E depois, se o quiser desbloquear, mesmo após o termo do período de fidelização teria que pagar mais uns centos e tal euros.
    E estes cento e pico são um roubo legal, pois, ao contrário do que acontece, por exemplo no Brasil, não há lei que os obrigue a desbloquear os telemóveis, nem mesmo após o fim da fidelização. Ou seja ou continua fiel ou não o utiliza, o que na prática é o mesmo que continuar com a obrigatoriedade de fidelização enquanto a máquina dure.

  17. Avatar de a Friend®

    Sinceramente.. não me convenceu.

    Parece aquelas tipicas propagandas… “camera XPTO, video 720p.. etc..” mas como smartphone.. será que vale a pena? …

    Software rápido, fluido… com aplicações de jeito.. é a minha prioridade em smatphones… o resto vem por acréscimo. Se puser em 1º camera compro uma máquina e não um smartphone. 😀

    São estes factores que deixam a Nokia na deriva… dão prioridade às coisas erradas… e eles não eram assim!

    1. Avatar de techdani
      techdani

      Segundo aquilo que foi afirmado pela nokia seria pelo menos 3x mais rápido. A ver vamos. Mas não acredito que a nokia tenha caído no erro de repetir o fracasso do n97. Além disso o touch nokia é bom. Contudo, já experimentei o iphone e esse é divino, mas, apesar de poder estar a dizer asneira, é de salientar, a meu ver que no nokia é mais fácil mexer a fundo o telemóvel enquanto que no iphone é tudo muito mais hype e status.

    2. Avatar de ALL
      ALL

      Vou ter q concordar c o “a Friend” qt ao caminho q a Nokia esta a levar.

      Acho q a prioridade deveria recair sobre ter um SO estável e rápido. E dp pensar mais alem, coisa q actualmente n acontece como podemos ver por os inúmeros bug’s q os tlms da nokia tem. E esse tipo de situações mm q corrigidos por actualização de firmware, nem deviam de existir dês de inicio.

      Ainda hoje mando eu o meu 5800XM (v50) traçar uma rota p o meu destino isto em pleno percurso e lembrou-se e encrava e reinicia sozinho O.o (Isto entre inúmeros outras pancas q ele se lembra de ter) Claro q o facto de ter reiniciado n me criou transtorno nenhum pq o mm é dotado de uma câmara de 3.2Mp -.-‘ logo o facto de o SO estar uma cácá é facultativo… dasss – mas é o costume da nokia, metem de tudo lá p dentro, e dp a estabilidade do produto fica comprometida.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        O 5800XM faz de high-end mas não é desse campeonato portanto, e sem querer desresponsabilizar a Nokia, o facto é que vejo muito pessoal a querer fazer de um telemovel que custava 250 € (lançamento 300€) o mesmo que fazem com o Nexus One ou um HD2. É um low-cost a lá Nokia, que permite sonhar fazer muito com pouco.

      2. Avatar de ALL
        ALL

        “Pretty fast, if your phone has no content. If the score memory unit programs, photographs, videos, then there are the standard braking.”

        lol conclusão é a mm coisa q os outros…

    3. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Jogos já sabemos que vai ter, tem suporte ao OpenGL 2 e basta ver o video que fica a perceber que a Nokia esteve a assinar contratos 😀

      Só ficou aqui uma questão, o Symbian vai continuar naquela de cada versão APIs exclusivas ou desta vez vai acentar? É que o Symbian de uns anos para tras (e é por isso que esta a morrer) tem cometido esse erro… No passado compreendia-se, mas actualmente não se percebe de todo.

      1. Avatar de a Friend®

        Pode ter até OpenGL 3 4..5….. resta é saber como se comporta… 😀

        E com o share que o iPhone/iPod Touch está a alcançar em jogos duvido mesmo que a Nokia consiga fazer exclusivos 😉

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Não disse fazer exclusivos mas sim roubar alguns. Em principio a grafica deste será a mesmo da do n900, até a ver pelos jogos que suporta (alguns existem para o Maemo) necessitam de uma grafica potente, portanto acho que não seja a falta de ahrdware nem de software que vão impedir a criação de jogos com qualidade.

          Que a Nokia dê uso ao seu poder comercial e veremos um Ngage a seria!

    4. Avatar de Sun II
      Sun II

      “São estes factores que deixam a Nokia na deriva… dão prioridade às coisas erradas… e eles não eram assim!”

      achas mesmo? aqui no meu meio este nokia vai exactamente de encontro ao que as pessoas querem!

      são poucas as que querem coisas geeks, como um SO todo pimp e um milhao de aplicacoes para gerir e usar.

      1. Avatar de a Friend®

        “são poucas as que querem coisas geeks”

        Pois, por a Nokia pensar como tu é que desceu as vendas e o iPhone subiu…

        Não se trata de ser “Geek” … toda a gente quer Apps, funcionalidade, simplicidade, rapidez… algo que dê prazer usar e não algo que chega a ser frustrante.

        Não quero estar a falar muito cedo, mas vou apenas deixar a minha opinião: Este “smartphone” vai ficar (outra vez) aquem das expectativas, tal como aconteceu com o N97…

        Ps.
        April 8, 2010
        Apps Avaliable: 185,000+ Downloads: 4,000,000,000+

        Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/App_Store

        Será que são todos Geeks 😉

        —–

        1º Rapidez, simplicide, fucionalidade
        2º Aplicações
        3º Extras

        Estas são as prioridades dos consumidores em geral nos smartphones.

        Maquinas fotográfias, leitores de DVD, etc… todos nós já temos…se tiver-mos isso bom num smartphone, optimo.. mas nunca deve ser levado em conta como uma prioridade.

        1. Avatar de Chavinhas
          Chavinhas

          “mas nunca deve ser levado em conta como uma prioridade.”

          e quem diz isso? tu? :-O

          1. Avatar de a Friend®

            Qualquer pessoa no minimo inteligente. Se eu quero um smartphone, é essa a perioridade, que ele cumpra com esse objectivo primeiro, o resto vem por acrescimo.

            O que a Nokia tem vendido é maquinas fotográficas com sistema operativo e telemovel. Isso para mim não é um Smartphone… é uma Smartcamera.

  18. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    O sucesso deste telemovel apenas esta dependente de uma coisa: preço

    Parece ser um quase high-end e parece estar bem equilibrado em termos de hardware. Este aqui é para abafar o falhado Omnia HD, só lhe faltou o que este Nokia vai ter, protagonismo. A Nokia a assinar contratos é perita e pelos videos já esta em conversações para tirar alguns jogos exclusivos ao IphoneOS.

    Estarei para ver e o final de 2010 parece que vai ser ao rubro, com a Apple a ser obrigada a esforçar-se, tudo de bom para nós consumidores.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Disses-te tudo este ano vai ser fantastico; Android; novo WM; a Nokia a renascer das cinzas (!?) e a Apple a claro que tentará manter o seu status.
      Este telelé pelos seus specs parece uma exelente maquina multimedia, se fizer tanto como promete temos menino 🙂

      AI 12MP 😀

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Pelo menos Zoom digital e melhores resoluções de video já sabemos que vamos ter, agora a lente, vai continuar a mesma? (se é que se pode chamar tal…) Se a lente não acompanhar apenas vai servir para melhor o video e não as fotos. Zoom Optico já devia de estar a mais tempo no mercado da Nokia…

        Isto sou eu a sonhar mas seria inteligente por parte da Nokia fazer isto:

        X00 – Musica
        F00 – Fotografia (neste aqui seria aonde teríamos Camera-phones capazes de abafar a concorrência.

        A fusão: M00 Multimédia

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Mas o problema nem era a lente mas sim o resto, sensores e tal, pois a lente ainda tem muita fruta para dar. Mas é a minha opinião.

  19. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Bom telmovel, tal como o sistema operativo é de alto nivel as caracteristicas tambem nao ficam nada atras!

    1. Avatar de hummmm
      hummmm

      É a melhor marca do mundo a demonstrar uma vez mais que lidera as tecnologias móveis.

      not…

  20. Avatar de Renato
    Renato

    mas os jogos nao usam o acelerómetro ?

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Os da Gameloft sim, os outros é só vendo. Mas sinceramente, o acelarometro é engraçado mas pouco tempo, depois começa a enervar.

  21. Avatar de kekes
    kekes

    Após ver esta aprensetação fui buscar o contracto do meu telele daqui a meio ano acaba 😀
    Este estará certamente nas minhas opções futuras… Esperarei para ver o que vai sair daqui mas parece que é desta que a nokia acertou.

    FTW Nokia 😛

    1. Avatar de kekes
      kekes

      PS: Flash Lite built in? WOOT 😀

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        para mim e para os especialistas o sonyericson x10 é o melhor android do mercado a htc ja foi a andar…, mas este nokia, esta muito potente mesmo e ao preço que vai ser lançado,…
        a cena do radar é um espactaculo.

        cumprimentos

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Acho que não soubeste interpretar essa analise. No segmento do X10 é o melhor Android. Agora como podes dizer que é melhor que os HTC se por enquanto nem tem um Android nesse segmento?

          Wikipedia my friend e depois volta a falar comigo.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            eu simplesmente disse que o x10 é o melhor android que ai esta logo melhor que htc, não disse se era no segmento a,b,c,ou xpto.
            cumprimentos

  22. Avatar de jouze
    jouze

    Barato???
    Mais de 200€ por uma maquineta que não tira melhores fotos que uma maquina fotográfica, não dá para ver filmes como numa televisão, não dá para jogar como numa ps3, enfim, faz um bocadinho de tudo, por isso para tesos, como eu, é um desperdício de € que tão difícil é de ganhar e é preciso trabalhar todos os meses.
    Aguento-me bem com o meu SonyEricsson de 4 anos de idade e que faz o que é preciso, so menos torradas, mas ainda não desisti…
    cumps

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      concordo contigo também gosto destas cenas, mas como se teem que pagar, evito-as agora de facto existem funcionalidades brutais que te ajudam imenso no dia a dia, e posso fala de algumas, uma boa lista de contactos,as minhas favoritas-sistema de email,net,uma agenda brutal(tasks e notas), gps, e um bom teclado físico para escrever.

      cumprimentos

    2. Avatar de MOr
      MOr

      Não te preocupes pah, daqui a dois anos já o compras por menos de 200eur

  23. Avatar de ehehe
    ehehe

    Só uma observaçao ao artigo; nas funcionalidades esta la escrito k tem acelrometro e compasso, n sera antes a palavra bussola?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      epa sem comentarios…

      cumprimentos

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        melhor comentário de sempre 😆

        ontopic: receio que este seja mais um Nokia caro pra chuchu, e que nao traga grande vantagem sobre, por exemplo, n97..

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Vantagens sobre o N97?! Estas a gozar, só pode.

          Ecra
          Sistema
          Processador
          720p recording

          Queres mais? Apenas perde o teclado fisico, mas sinceramente neste caso nao deve de ser necessário (a nao ser numa utilização mais Office). A acrescentar que vai ser mais barato que o N97 na hora do lançamento.

          1. Avatar de Dracull
            Dracull

            Tenho um N97 à quase um ano e sinceramente foi a pior banhada em que me meti. Depois de dois bons Nokias (6100 e 8850) e um excelente SonyEricsson K750i que me durou uns bons 5 anos, lá comprei o N97 por não encontrar nenhum Sony que me enchesse o olho. Por 500€, telemovel flagship topo de gama e afins, não vale nem 200€. Passa a vida a crashar, a máquina fotográfica adora deixar manchas brancas quando se usa o flash, OS lento, enfim.

            Próximo telemovel, Iphone4 , Nokia tão cedo jamais.

  24. Avatar de The Duke
    The Duke

    Este silencio da Nokia durante este tempo…Finalmente, um terminal ao nível dos que nadam aí no mercado. Capaz. com características bastantes interessantes, dentro da qualidade que já todos sabemos que raramente nos deixa mal.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      podes crer…mas, ninguém bate o meu e71 grau steel, e ai de quem diga o contrario que temos aqui o caldo entornado :).
      joke

      cumprimentos

  25. Avatar de Jorge
    Jorge

    Olá

    Vocês dizem que o N8 tem Bluetooth 2.1 mas no blog em baixo dizem que ele tem Bluetooth 3.0! Em que é que ficamos?

    http://www.guiadastecnologias.com/index/2010/04/27/nokia-n8-foi-oficialmente-anunciado/

    Obrigado,
    Jorge

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Seria suposto que tivesse o 4.0, pois o 3.0 nunca foi implementado no mercado pelo facto de gastar muita energia.

  26. Avatar de DaviDz
    DaviDz

    Gostei bastante deste modelo, eu também praticamente so tive nokias, todos sem problemas e muito bem estimados. Quero ver como se vai portar o OS, e por esse preço +/- talvez o compre, o meu actual é um N78 e até ao fim do ano quero comprar um smartphone em condições 🙂
    ja que nao tenho xixa pra comprar um Iphone lol

  27. Avatar de Sun II
    Sun II

    Sinceramente? Adoro! Vejam bem todas as specs pelo preco que é.

    É quase quase uma maquina de fotografar
    É quase quase uma maquina de filmar
    É quase quase um completo iPod
    É um telemovel

    … e cabe no meu bolso! por este preço? delicioso. É OLED, boa resolução e processador mais que para os gastos. E tudo isto pelo preco que parece que vai estar? Uma bomba.

    Ja comentei acima. Muitos dizem que a nokia n tem as apps do iphone/android mas reparem bem, sao pcas as pessoas que realmente se importam com todas essas geekices. Este tlm responde ao consumidor comum!

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Quem diz isso das APPs e porque nunca usou o Symbian, pois e apesar do mau momento da plataforma (que facilmente e revertível) em termos de APPs ainda estamos bem servidos.

      Queria acrescentar uma coisa aqui a discussão, ja que o Maemo esta a fazer o único telemóvel oficial high-end da Nokia, então porque não se passa o mercado Nxx para o Maemo?

      Antigamente os Nxx (principalmente o N93 ou N95) eram os high-end, pelo hardware que tinham, então nao percebo o porque de se continuar a chamar a estes actuais de N-series…

  28. Avatar de dajosova
    dajosova

    OVI Maps para correr em Java no modo offline…. onde se arranja???

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      nao percebi ?
      o ovimaps para muitos modelos é gratuito e claro corre offline, é so fazer o download do site do ovimaps

      cmps

  29. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    N8? NÃO obrigado hehehhee NOKIA nunca mais tenho HTC c/Android e estou satisfeito!!

  30. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Espero que a Nokia tenha aprendido bastante desde o lançamento do N97.

    Comprei o N97 em Setembro passado e foi a pior coisinha que me apareçeu à frente há uns bons anos – passa a vida a bloquear, a bateria é uma piada comparado com o sony ericsson que tinha, é lento a ligar a lente para tirar fotos, o flash só estraga, enfim, não recomendo. Já tive que fazer um hard-reset uma dezena de vezes e tenho que fazer uma cópia de segurança todas as semanas não vá o diabo fazer das suas.

    Quero ver se troco para um BB ou algo do género.

    Ah, para não dizerem que só sei falar mal, o OVI MAPS até que se aguenta bem.

  31. Avatar de Flavio S Marques

    Gostei das funcionalidades do N8. Muito boas as explicações. Parabéns!

  32. Avatar de lu
    lu

    Sinceramente vou esperar ansiosamente por este N8.
    Tive grande desilusão tanto a nivel de apoio tecnico como a nivel do funcionamento de alguns dos meus ultimos Nokias (n95,n958bg,5800,n85,n96). dois deles foram para reparação e num dos casos tive inclusivé de apresentar queixa na Deco e no livro de raclamações porque a Nokia faz de tudo para evitar reparações.
    Agora por ultimo optei por um W995 mas não sou grande apreciador(foi por necessidade).
    Vou pensar bem aquando do lançamento deste e caso se justifique vou aproveitar bem o novo N8.:-P

  33. Avatar de Alberto
    Alberto

    O symbian 3 está muito bom, quanto ao hardware anda a par da concorrencia, samsung,htc,motorola…etc

    Mas..eu se fosse fã da marca aguardava por um Nokia como Windows Phone 7 o próximo sistema da Microsoft é espetacular, e as specs minimas para o hardware são superiores às do actual N8 por exemplo. Além das potencialidades dos software, façam download do SKD e criem aplicações/jogos graficamente apelativas com o uso do visual studio gratuito para o windows phone 7.

    1. Avatar de Dracull
      Dracull

      O meu problema com o N97 nunca foi o hardware, a antena GPS é boa, o flash da camera menos bom, mas enfim. O problema da Nokia é o software, o meu passa a vida a crashar.

  34. Avatar de D.Madeira
    D.Madeira

    Boas,

    Fiquei bastante interessado no N8, mas estou indeciso entre ele e o Iphone4 pois pelo que vi são os dois bastante bons.
    Alguém pode ajudar a escolher?

    Cumprimentos e obrigado desde já

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Tá-se mesmo a ver que não tens onde rebentar o dinheiro. No meu caso com o dinheiro do iphone 4 comprava um telele com android e ainda sobrava uns euros para outras cenas, mas se na tens onde rebentar com tanto dinheiro os srs. da aple agradecem.

      1. Avatar de D.Madeira
        D.Madeira

        Limita-te a comentar o artigo e não a minha vida, passei bastante tempo a poupar o dinheiro para conseguir comprar e sei muito bem onde rebentar o dinheiro.

        Em relação ao que disseste, não gosto de Android

    2. Avatar de MOr
      MOr

      Boas,

      Não tenho a certeza se já estão ambos à venda mas recomendo sempre que experimentes ambos ao vivo antes de comprar.
      O iPhone ganha sobretudo graças ás aplicações disponíveis na App Store, ao SO e o ecrã tem muito mais resolução que o do N8.
      A câmara do N8 é muito superior e espero que o novo Symbian3 seja fixe e que aumente a oferta na OviStore.
      Com certeza que o iPhone 4 desbloqueado vai ser umas centenas de euros mais caro que o N8 mas se o podes comprar acho que ficas melhor servido graças ao software sobretudo se quiseres jogar no telemóvel.
      É claro que se optares pelo N8 também não ficas mal já que o hardware é do melhor que há e poupas uns euros valentes.

      1. Avatar de D.Madeira
        D.Madeira

        Obrigado pela ajuda, e sim talvez seja melhor mesmo experimentar os dois telemóveis antes para ver a qual me adapto melhor.

        Pela Vodafone diz-se que poderá custar à volta de 270€ mais um contrato de fidelização.

    3. Avatar de José António Cardoso de Almeida e Silva
      José António Cardoso de Almeida e Silva

      Caro amigo na minha opinião e pelo meu parco conhecimento Nokia é Nokia e o resto são imitações e neste caso do N8 direi ue desta vez os filandeses se dessidiram a melhor aposta.

  35. Avatar de José António Cardoso de Almeida e Silva
    José António Cardoso de Almeida e Silva

    €370 livres de impostos, não é caro,mas em Portugal com tanto ladrão que exite no governo o aparelho vai duplicar o preço e ai sim irá ser taxado,o que o lançaá para bem perto dos €800,será que sou bruxo; esperemos para ver!

  36. Avatar de Camila

    Nossa, ja estou há um tempão a espera que saia logo o N8, tinha um n97 só que ele estava sempre pedindo atualização de softwere até que um dia ficou com o disco cheio e morreuuuu, mas foi o melhor telemóvel que ja tive até hoje. Agora estou com um n900 até sair logo o n8. só que está demorando d+. Acho que o jeito vai ser mandar o meu n97 para garantia. Sou viciada em nokia. Só uso as séries N N N N N. N95 N96 N97 N900 e agora o meu tão esperado N8

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      N97 e estás contente com ele??? N97 foi a maior barraca da Nokia desde que eu me lembro, passa a vida a crashar, plástico horroroso na traseira, a tão afamada camera fotográfica sempre que se usa o flash fica com uma mancha branca, uma vergonha.

      1. Avatar de Camila

        Sim super contente, tirei maravilhosas fotos com ele, para mim nunca deu problema nem 1!!!! fiquei super satisfeita, nunca deu “crash” algum, e oque aconteceu com o meu foi apenas um erro meu, de não ter feito copia de segurança e de deixar ficar com disco cheio.

    2. Avatar de José António Cardoso de Almeida e Silva
      José António Cardoso de Almeida e Silva

      Camila, porque espera para enviar o seu N97 à nokia já que ainda está na garantia? o problema do seu n97 é comum a muitos outros da mesma série do seu e que a nokia seleciona com a maior das brevidades e se gosta tanto desse seu equipamento, ainda irá gostar mais dele assim que corrigido, pois isso é uma dificiencia de fabrico.

      1. Avatar de Camila

        sim é isso mesmo que vou fazer, porque pelos vistos a nokia não consegue tão cedo despachar o n8. Acho incrivel a demora, mas o nokia c3 que na loja da nokia ainda não está disponivel, na loja da tmn ja o tem!!! Porque será tanta demora???

        1. Avatar de José António Cardoso de Almeida e Silva
          José António Cardoso de Almeida e Silva

          Camila em relacção ao C3 já estar disponivel nos balcões da tmn, não é de admirar, pois as operadoras fazem contractos de exclusividade no lançamento de certos modelos de telemoveis com os fabricantes e por isso acontece, muitas vezes terem á venda nos seus balões modelos que ainda não estão disponiveis nos balcões dos representantes das marcas.

  37. Avatar de eu
    eu

    Bem eu até me passo com a Nokia , sou cliente da marca á muito tempo. E finalmente a nokia fez aquilo que mais se asemelha a um smartphone aserio, mas como sempre deixam de lado o mais importante em relaçao ao hardware. Então onde foi parar a RAM , a ROM e O processador? DEVia de ter a sesguintes caracteristicas RAM: 512MB , ROM: 1GB e o processador pelo menos igual ao da iphone ou um snapdragon de 1Ghz. Enfim e este o meu desabafo em relaçao a este n8.

  38. Avatar de jpng81
    jpng81

    Mas vocês ainda compram nokia????????? chiiiisssssaaaa, nokia já teve o seu tempo

  39. Avatar de Camila

    pois é mandei meu n97 para uma reparação de software e eles não repararam pois diziam que tem uma avaria na tampa!!!! acreditam nisso?!! então que deixassem a avaria da tampa, que eu mesma não consegui encontrar, e arranjassem o software que está avariado por causa de atualização!!!

  40. Avatar de Miguelll
    Miguelll

    Olá pessoal… já estamos no fim do terceiro trimestre e nada sobre o n8 eu estou interessado… se souberem d novidades sobre o lançamento em portugal avisem…
    Cumprimentos (:

  41. Avatar de Maria Fernandes
    Maria Fernandes

    Comprei um Nokia N86 e é só bugs e defeitos… ao fim de um mês só me apetecia devolvê-lo junto com uma lista do que funciona mal e exigir o dinheiro de volta… não o fiz mas devia… e a assistência, então na Madeira, é para esquecer… para eles é logo “formata-se”… se fosse por eles, já me tinham formatado o telemóvel por três vezes para resolver configurações básicas – pelos vistos ainda conhecem o telefone menos do que eu… por isso, Nokia, por muito bom que pareça… never again!!! :o/

  42. Avatar de alexandre
    alexandre

    Nokia N8 preto para vender desblokiado

    comprado na nokia do reino unido

    alextuga44@hotmail.com

  43. Avatar de camila
    camila

    E já passamos o mês de Outubro e nada, Incrível, por que o N8 já saiu em quase o mundo todo menos em Portugal….Vamos ver se sai ainda neste ano….

    1. Avatar de José Marques
      José Marques

      O N8 já está disponível para compra na Pixmania…

  44. Avatar de bruno
    bruno

    É possivel já saber se alguma operadora vai disponibilizar este modelo por contrato?

  45. Avatar de Filipe Lopes
    Filipe Lopes

    519 euros já disponível em pré-venda em nokia.pt

  46. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Boas, alguem sabe-me dizer se o Symbian 3 dá para instalar num Nokia 5800 ?

      1. Avatar de Bernardo Castro
        Bernardo Castro

        mas fica mm igual ao Symbian 3 ?

        1. Avatar de MOr
          MOr

          Fica muito parecido se tudo correr bem e todos os meses corrigem bugs e adicionam coisas novas. Aviso que isto não é nada oficial e se experimentares não podes voltar ao que tens. Obviamente ficas sem garantia.

          1. Avatar de Bernardo Castro
            Bernardo Castro

            então para já não vale a pena pois não ? eu nem sei como instalar aquele :'(

          2. Avatar de MOr
            MOr

            Duvido que a Nokia lance mais atualizações para o 5800 por isso se queres algo novo tens de instalar isto.
            Mas o melhor é mesmo comprar um C7 🙂 ou um Android qualquer.

  47. Avatar de KeylluCha
    KeylluCha

    ca pur mim exteh cell é um maximo vou cmprar um

  48. Avatar de Amad
    Amad

    O n8 é um mimo, eu uso ja a um ano,nao deixo ele mesmo k a camera nao esteja a funcionar corretamente………