Oculus VR não vão chegar aos Mac e a culpa é da Apple

60 Comentários

A Realidade Virtual é a moda do momento e todos querem estar presentes nesta área. As ofertas são variadas, desde os mais simples e práticos óculos para usar com os smartphones até aos bem mais complexos Oculus VR ou Rift.

Estas segundas propostas requerem um computador dedicado, e que não pode ser um Mac. A razão? Falta de disponibilização de hardware capaz pela Apple.

Oculus VR

Todas as propostas de realidade virtual mais imersiva usam como suporte para processamento computadores dedicados, com especificações bem elevadas. As propostas que existem baseiam-se todas em PCs, deixado de fora a possibilidade dos utilizadores de Mac de poderem usufruir das mesmas ofertas.

Segundo Palmer Luckey, um dos criadores dos Oculus VR, a culpa desta tomada de decisão, de não criar versões para Mac, está apenas nas mãos da Apple, por não oferecer propostas de máquinas com GPUs dedicados de elevado desempenho.

It just boils down to the fact that Apple doesn’t prioritize high-end GPUs. You can buy a $6,000 Mac Pro with the top-of-the-line AMD FirePro D700, and it still doesn’t match our recommended specs.

Oculus VR

Palmer Luckey adiantou também que assim que a Apple decidir colocar no mercado uma máquina que esteja à altura das especificações definidas para os Oculus VR depressa a sua equipa lançará uma solução para os Mac.

Podem ver abaixo a entrevista dada por Palmer Luckey onde este tema é abordado, bem como outros relacionados com os Oculus VR, a concorrência e o seu preço elevado.


 
A Apple parece não estar muito interessada em satisfazer as exigências dos Oculus VR e terá já a trabalhar num kit de desenvolvimento para realidade virtual, que fará uso do iPhone para a apresentação dos conteúdo, à imagem do que a Samsung faz já com os seus Gear VR.

Dificilmente surgirá uma máquina da Apple dedicada a este novo mercado e que permita que outros façam uso dela para conseguir explorar as suas tecnologias. É política da empresa manter o hardware controlado e sempre associado às funções que vai desempenhar.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de apache
    apache

    Tem razão, a Apple já devia ter atualizado o Mac Pro há muito.

    Mas também, quem é que quer saber dessa treta do VR?

    1. Avatar de rand
      rand

      Eles deviam era voltar ao aspecto anterior

  2. Avatar de darth
    darth

    nao faz tambem falta nehuma

    1. Avatar de Narco
      Narco

      Adoro fan boys da Apple, tudo o que não é possível fazer com os seus dispositivos é Apple não faz falta, é desnecessário. Mas quando a Apple lançar um equipamento destes, espetáculo muito útil.

      Pagam caro, tem limitações e ainda gostam.

      Nem se trata de ser útil, mas acho que é bom já que pagamos termos opções podermos decidir.

      Tenho pena de pessoas assim, já a Apple não tem pena nenhuma, adora.

      1. Avatar de João Raposo
        João Raposo

        Sim, é como as televisões 3D que eram o Futuro. Algo com o Hololens da Microsoft faz sentido porque não estamos “cegos” a olhar para um ecrã.

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          O HoloLens tem como função a realidade aumentada e não a visão estereoscópica.

    2. Avatar de Almada
      Almada

      Fazes-me lembrar quando o iphone só tinha ecrans de 3.5″… e os outros ja tinha 4″ 4.5″ e 5″ os fan boys da Apple diziam para que que é preciso maior.Deviam calar-se …simplesmente

  3. Avatar de sakura
    sakura

    Tudo o que é fabricado, hoje, carros smartphnoes, maquinas de lavar casas….. etc….. usa a VR,
    para calcular areas e integrais para supreficies, e a parte da informatica não há mac,s na engenharia.

    1. Avatar de winetree
      winetree

      LOL… claro que há…

      1. Avatar de sakura
        sakura

        Há sim…., e 1 ex, de onde se usa osx/ios sem ser nos dispositivos apple?
        e que windows /linux não é so para facebook e games, há ruters, centais nucleares, cern, automoveis, maquinas de lavar, frigorificos, pontes, unidades fabris, etc….

  4. Avatar de Joana
    Joana

    @apache e @darth, alguma vez testaram algum VR? obviamente compreendo o vosso comentário no sentido que o preço que é pedido afasta muita gente, incluindo a mim. mas o que é um facto, é que da uma ideia completamente diferente do que estas habituado a jogar, ou melhor a forma como jogas.
    pela minha experiência, é brutal. mas outra vez o custo é um absurdo e afasta muita gente 🙁

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Joana, o custo é como tudo, ao início absurdo, devido aos gastos na pesquisa e fabricação, depois com a massificação irá diminuindo até ser suportado pela maioria dos mortais.

  5. Avatar de Ragnar
    Ragnar

    Leio cada comentário….. Para que serve? Quem é que vai precisar? Não faz falta nenhuma….. Pois bem, na minha profissão já são utilizadas as chamadas apresentações virtuais e inclusivé temos parceria com uma empresa dedicada que nos elabora essas mesmas apresentaçōes e nem imaginam a mais valia no marketing, na ajuda a comercializar um produto e na utilidade que esta tecnologia trás em diversas áreas.

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Mas claro, os fanboys vão sempre argumentar que não serve para nada, até que a Apple se decida a criar as condições necessárias e lance tecnologia equivalente, aí passará a ser a inovação do século (inventada pela Apple, claro).

      1. Avatar de LG
        LG

        Como assim? Terem a opção de adcidionar placas gráficas no valor de 250$ e venderem o extra como +600$ como fazem com as memórias?

      2. Avatar de Vítor M.

        Tu fazes a festa, atiras foguetes, apanhas as canas… 🙂 claro que é uma tecnologia promissora, obviamente que sim, mas agora repara quem mais tem crescido nessa área, se são os modelos para PC ou para smartphone 😉 depois falamos.

        Aqui, como em quase tudo, e aponta isto, o que manda é o lucro.

        1. Avatar de Ragnar
          Ragnar

          Faço a festa e apanho as canas? Uma tecnologia promissora? Antes de falares convido-te a verificar o quanto poupo em tempo por mês com a tecnologia e as empresas dedicadas, como por exemplo a Virtual Tour 360. Sendo para smartphone ou para PC não interessa o que interessa é que a Apple está parada. Já agora podias disfarçar um pouco e ser mais isento.

          1. Avatar de Mónica
            Mónica

            Ragnar estas a tocar no orgulho dos applenianos! Não faças isso. A tecnologia é tão recente e ele já fala em lucros. Não há maneira de Apple estar errada, ou não estar a apostar na tecnologia. Tudo o que fazem e o que não fazem está sempre correcto. Enfim. Já usei iphone, o 3g mas ainda fui a tempo de não apanhar o vírus da Apple. Boa sorte a todos.

          2. Avatar de Rui C.
            Rui C.

            Ragnar, não mesmo ideia nem tens noção das coisas que dizes, pois não?

            Por muito promissor que o VR posso ser, o facto da Apple não entrar é porque provavelmente tem ideia de o fazer de outra forma, conjugando o seu mundo, como com tudo em que se mete. Gosta de ter o seu sistema interligado e afinado.
            Devias ter mais calma, porque o Vítor têm razão. O que manda é o lucro e nada mais.
            E é a Apple que actualmente define o que é IN e o que não é. 🙂

  6. Avatar de PL
    PL

    @Joana, quem compra um Mac não está a pensar em jogos, caso contrário estaria a deitar dinheiro fora.
    Eu testei os VR e não gostei, talvez seja atractivo para ver filmes mas não para jogos, mas esta é a minha opinião, cada um na sua.
    Desde que não ponham isto nos aviões, por mim está tudo bem.
    Não estou minimamente interessado em ter um gajo ao meu lado o tempo todo a mandar murros para o ar.

    Quanto à Apple, quando lhe apetecer entrar neste negócio, vai inovar cop…eghr…inventando uns novos VR cheios de nova tecnologia para fazerem exactamente o mesmo que estes, com a diferença que vão ser muito mais espetaculares (vem com uma maçã já meio comida) e custaram apenas 3 vezes mais.

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Jogos? Andas muito fora da realidade. Já alguma vez viste a tecnologia aplicada a certos mercados? Por exemplo visitas virtuais, onde um potêncial cliente pode fazer uma primeira visita, por exemplo de uma propriedade sem sair do escritório? O tempo que poupa ao comercial e a ele próprio na escolha do produto certo? Pois essa tecnologia já é aplicada e já existem empresas dedicadas. Não vejam só a tecnologia aplicada ao mercado do cinema e videojogos.

  7. Avatar de Mark
    Mark

    Aparentemente pode-se comprar um Mac com duas placas graficas AMD.

    Entretanto pode ter saído uma actualização, mas o problema é que para se tirar proveito desse processamento é necessário instalar o Windows.

    http://iphone.appleinsider.com/articles/14/02/07/new-mac-pros-support-amds-crossfire-gpu-teaming-but-only-within-windows

    1. Avatar de MylittleLife
      MylittleLife

      O windows nem aproveita uma grafica quanto mais 2. Basta ver que as consolas tem uma fluidez e performance bem melhores que qualquer bomba de pc com windows

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        ” Basta ver que as consolas tem uma fluidez e performance bem melhores que qualquer bomba de pc com windows”
        Espero que estejas a ser irónico.

        1. Avatar de MylittleLife
          MylittleLife

          Se fosses minimamente inteligente que n és saberias que uma consola e optimizada logo e melhor que pc. Windows e como android ,pouco optimizado

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Mas que grande confusão ai vai. Por ser optimizado não significa que é melhor, significa que consegue fazer mais com os mesmos recursos.

            É extremamente fácil ter um PC mais rápido que qualquer consola e nem é necessário ser um topo de gama.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Se fosses minimamente inteligente comparavas os gráficos de um jogo de PC com os das consolas e verás que os do primeiro são substancialmente superiores. Neste momento é possível jogar 4k num PC, não se pode dizer o mesmo das consolas mesmo a 1080p.

            Sim as consolas com hardware inferior conseguem obter um resultado aceitável porque não têm que correr um SO completo como os PCs, isso não quer dizer que sejam superiores.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Perfeitamente normal que para o mesmo hardware as consolas sejam mais rápidas. As consolas foram desenhas e optimizadas para jogar, todo o software está optimizado para um hardware especifico.

        Mas mesmo assim (embora fique mais caro) é fácil construir um PC que tenha uma qualidade gráfica superior a qualquer consola.

        Neste caso especifico da Apple estamos a falar de uma máquina que está optimizada para o mercado de edição gráfica, mas não deixa de ser uma máquina que custa 4.700€. Esperava-se um pouco mais pelo preço.

      3. Avatar de Mónica
        Mónica

        No comment mylitllewife

      4. Avatar de João
        João

        Loooooooolololl qualquer PC mediano com hardware antigo consegue o que nem a xone nem a ps4 conseguem: 1080P@60hz…

  8. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Os Apple fans não conseguem admitir que compraram uma maq normal, apenas com um visual exterior melhor…:P Ainda bem que existem empresas a dizer mal da Apple e dos seus produtos, de forma a que estes tentem no mínimo ficar ao nível da tecnologia mais recente…Ficar sempre à espera dos outros, para ver como resulta, para depois melhorar, tem as suas desvantagens…:D

    1. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      Tenho lá uma “máquina normal” das que falas com 10 anos que funciona como no 1º dia que chegou. A minha sra. faz arquitetura num com 8 anos, sem pestanejar. Mas sim, é porque tem uma maçã…. Ah, e nunca foram formatados ou limpos. É abrir a tampa e trabalhar.

  9. Avatar de Zefra
    Zefra

    Lembram-se da TV 3D? Vamos a uma loja que tenha as ultimas inovacoes em TV contamos talvez pelos dedos de uma mao quantas TVs dessas estao expostas para vender. Foi moda, deu para alguns… depois foi-se. Eu nunca tive vontade de 3D, ha quem tenha mas nao passara de um nicho de mercado. Vao vender pelo efeito de moda mas depois vai-se.

    1. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      Nem mais

  10. Avatar de MylittleLife
    MylittleLife

    A apple preocupa se com o melhor mercado..vr e um nicho de geeks antisociais

    1. Avatar de Mark
      Mark

      O material que ias mandar vir da china já chegou?

  11. Avatar de J T
    J T

    Ainda me lembro quando todos os Macbook pro tinham no mínimo uma 9600m. Agora nem gpu dedicado tem e ainda custam mais.

    1. Avatar de Narco
      Narco

      A Apple descobriu que a malta não se importa, logo que tenha a maça vale logo 1000 euros mais 500 euros para hardware.

      Cumprimentos

      1. Avatar de MylittleLife
        MylittleLife

        Inveja de n teres um? Fica la com o teu i7 de plastico windows sobreaquecido sem drivers

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Para emagrecer o chassis e a bateria tens que cortar em algo … e como no mundo Apple quase ninguém joga, só os profissionais sentem a falta da gráfica.

      1. Avatar de J T
        J T

        Dava jeito para edição de vídeo e nao só. Se fosse CEO da Apple mudava muita coisa naquela empresa. O Tim Cook só pensa em resultados financeiros a curto prazo e um dia isso pode vir a correr muito mal.

        1. Avatar de João Raposo
          João Raposo

          Se só pensasse em resultados financeiros acredita que a empresa já tinha afundado completamente.

  12. Avatar de ...Wtf...
    …Wtf…

    Acho engraçado o titulo da noticia. Se fosse outra “marca” diziam que tinham PC’s muito fracos para o potencial da tecnologia VR. Toda a gente sabe que a apple não lança hardware mais potente porque a margem de lucro perde-se, e eles querem um sistema VR deles próprios que dê muito lucro.. Lucro, lucro, lucro….

    1. Avatar de Mark
      Mark

      A diferença é que quando se fala em PC raramente se fala de um topo de gama.
      Neste caso a empresa está a falar de um Mac Pro que custa 4.700€ não num pc de 900€. Pelo preço já devem ter uma margem de lucro simpática.

      1. Avatar de ...Wtf...
        …Wtf…

        Simpática é a favor.. Temos que dar o braço a torcer que o software deles alinha-se perfeitamente com o hardware, conseguindo assim bons resultados. Mas o preço que cobram é tipo 80% para software 20% para hardware.

        1. Avatar de MylittleLife
          MylittleLife

          Exacto, nada bate a apple em optimizacoes e por isso sao os unicos produtos que compro. Mas ha idiotas que so vem specs como o Mark, censo etc

          1. Avatar de Mark
            Mark

            São idiotas que essas optimizações só funcionam com Windows. Isto dito por um site “Apple Fans Approved”, nem palavras minhas.

            http://iphone.appleinsider.com/articles/14/02/07/new-mac-pros-support-amds-crossfire-gpu-teaming-but-only-within-windows

          2. Avatar de Mark
            Mark

            Os produtos Apple não têm corrector ortográfico?

    2. Avatar de winetree
      winetree

      É verdade, a Apple é assim, ao contrário das outras empresas que trabalham só para deixar as pessoas felizes…

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    Os Macs nunca na vida foram feitos para jogar

    1. Avatar de ...Wtf...
      …Wtf…

      …WTF… Então porque? Foram feitos para pisa papeis?

      1. Avatar de ppfoasld.1
        ppfoasld.1

        pretty much 😀

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Certamente que não foram pensados para jogar.

        Ora nos portáteis o GPU mais potente é o R9 M370X (uma gráfica que apenas existe no MAC, mas que contrariamente do que o nome possa sugerir é inferior à R9 M365X, a placa mais fraca da AMD da séria R9 M300 para PCs).

        Nos desktops o GPU mais potente do iMac é o AMD Radeon R9 M395X, embora seja um GPU capaz para jogar num portátil, a sua performance não é o suficiente para aquilo que se exige de um desktop, principalmente tendo em conta a resolução do ecrã. Este GPU têm uma performance inferior ao GPU mais fraco da série R9 300, o R9 380.

        No Mac Pro acontece o mesmo o melhor GPU é o FirePro D700, existem toneladas gráficas para jogos bem mais rápidas que estas, logo nem sequer vou-me dar ao trabalho de comparar com as gráficas de workstation.

      3. Avatar de MylittleLife
        MylittleLife

        Este comentário foi removido.

        1. Avatar de Silva
          Silva

          O mesmo pc barato que com metade o preço faz o mesmo que o mac e tem 1 gráfica dedicada para trabalhar em 3d como deve de ser, continua a brincar com o mac e tira as palas…

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            @Silva
            O mesmo PC barato fazer até faz. Mas tira as palas tu também.
            Um Megane também tem as mesmas coisas, e faz as mesmas coisas que um Bugatti.
            Tem um motor, rodas, bancos, volante etc, e é claro, também anda! Lol
            Percebes a analogia?
            Acredita que para teres um bruto PC com desempenho semelhante a um Mac, pagas praticamente o mesmo, e não podes ter o OSX de maneira “legal”, enquanto no Mac podes ter Windows, caso precises dele!
            😉

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          Não sabia que apenas os adolescentes jogavam. Mesmo assim existem trabalhos que exigem um GPU potente. Por alguma razão se fores comparar o GPU de workstation de topo é melhor (e mais caro) que o GPU de gaming.

      4. Avatar de João
        João

        A maior parte dos macs têm gráficas de workstation (como as quadro e tal). São muito fracas para jogos mas são optimizadas para renderização e outro tipo de aplicações…

        Não usava um mac nem nada da apple nem que me pagassem mas não são bem “pisa papeis”… São optimizados para outras coisas… O problema é que mesmo com a optimização hoje um PC é melhor e mais barato…

    2. Avatar de Mónica
      Mónica

      O computador de 4700 euros devia ser feito para tudo! Com metade desse valor monto um pc que faz tudo! Jogar,editar…… etc