O Chrome está prestes a ultrapassar o Internet Explorer

31 Comentários

A guerra dos browsers tem anos e mostra que os utilizadores ainda têm uma palavra a dizer na hora de escolher a sua ferramenta de eleição para navegar na Internet.

O mais famoso de todos e também o mais usado, é o Internet Explorer. Mas este domínio está prestes a ser quebrado e o Chrome pode muito em breve assumir o papel que todos esperam que lhe seja dado. O Chrome está prestes a ultrapassar o Internet Explorer e a tornar-se o browser mais usado na Internet.

Chrome vs IE

Há muitos anos que o Internet Explorer assumiu a liderança no top dos browsers mais usados. As suas diferentes versões continuam a dominar a Internet e a chegada do Edge, que acompanha o Windows 10, veio ajudar a cimentar essa liderança.

Mas a verdade é que os últimos meses têm mostrado uma regressão no que toca a este domínio, o que tem sido aproveitado pelo Chrome para crescer e para conquistar mercado e utilizadores.

Os números actuais mantêm o IE no topo, somando os valores de todas as versões, com 44,79% de quota de mercado. Imediatamente a seguir, e com um crescimento constante, vem o Chrome, que conquistou já para si 33,56%.

Chrome vs IE

A estimativa e que se sustenta com o manter dos padrões registados nos últimos meses, é que o Chrome consiga ultrapassar o IE (e o Edge) já em Maio deste ano. Dentro de 2 meses tudo pode estar diferente e a Google poderá finalmente comemorar a conquista da liderança do mercado dos browsers.

Esperava-se muito mais do Edge, o browser que foi criado para conseguir limpar a image do Internet Explorer e que acabou por se revelar pouco aceite pelos utilizadores, mesmo sendo o browser padrão do Windows 10.

Ainda falta algum tempo para se comprovar esta estimativa, mas o mais provável é que se venha a concretizar e que o Chrome ultrapasse finalmente o IE e que se assuma como o browser mais usado da Internet.

NetMarketShare

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ppfoasld.1
    ppfoasld.1

    Tendo em conta que agora há o edge, faz sentido o internet explorer ter descido.

    1. Avatar de censo
      censo

      Não o alimentes.

  2. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Uma pergunta alguém. Sabe quando sai a versão final para o Windows 10 mobile não. Aguento mais tantos. Bugs no meu. Lumia 640 xl

    1. Avatar de Toderici
      Toderici

      Com a ultima build lançada ontem nao vejo esses tantos bugs que tu falas

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Faz um hard reset pá!!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Este comentário foi removido.

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Claro que faz cada update que leva de novas versoes do ios, faz mais LAG …

        1. Avatar de Joao 2348
          Joao 2348

          Acho que não pode fazer mais LAG, quanto muito iLag.

      2. Avatar de Filipe Mota
        Filipe Mota

        Eu ja fiz reparações de Iphone 4s e acompanho quem o faça também. A nao ser que tenho andando a dormir ao longo destes anos, não vejo o Iphone 4s a fazer a função de computador como o 950 faz. Quanto as APP que tanto falas, o windows 10 faz tanta funcionalidade que ate agora não tive falta de estar a procura das ditas APP que tanto existe no Iphone.

      3. Avatar de Ric
        Ric

        comentario sem nexo. e’ a mesma coisa que dizer que um barco nao presta pq nao tem rodas como um autocarro.

      4. Avatar de Tiago E
        Tiago E

        Andei à procura de algum comentário construtivo da tua parte e até agora…

      5. Avatar de rudua
      6. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tens razão. 🙂

        Realmente o iPhone 4s:
        – Desbloqueia pela iris;
        – Tem Continuum;
        – Suporta Cartões SD Cards;
        – O sensor de imagem é bem maior;
        – 25 Megapixel Camera;
        – Lentes CARLZEISS;
        – Tem Wireless Charging;
        – Tem Living Images;
        – Tem USB Type C;
        – Tem Fast Charging;
        – Tem Triple Led Flash;
        – Triple Microphone;
        – 4k;
        etc…

        Esquece, nem isto encontras no iPhone 6s…

    3. Avatar de Filipe Mota
      Filipe Mota

      Jesus Jones saiu ontem um firmware para o telemóvel, tenho a mesma versão de telemóvel que tu e não sei que bugs é que andas a falar.

      Tens feito atualização pelo fast ring ou pelo slow ring?

    4. Avatar de tavares
      tavares

      jesus jones tens a certeza que o problema é do Lumia 640 xl? É que ofereci um a minha filha mais nova e sabes qual foi o resultado? O marido dela na segunda feira vendeu o iPhone 4S que tinha e comprou um…Lumia 640 xl!! Tens a certeza que sabes “trabalhar” com essa máquina ou tens alguma noção do que é um bug??

    5. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Bugs? Eu tenho o Lumia 640XL DS com o Windows 10 Mobile e nunca tive nenhum bug.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Chrome com o Ublock Origin vem configurado e pronto temos um browser a prova de publicidade, lag, spyware, adware, clickware, etc…

  4. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Enquanto a Microsoft não lançar no Edge o que foi prometido, como as extensões, seu novo navegador vai deixar de ser novidade e uma parcela voltarão ao Chrome/Firefox.
    Eu continuo a usar o Edge mesmo com algumas limitações, pelo fato da velocidade dele frente ao Chrome é surpreendente.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Edge para navegar, melhor
      Chrome e Firefox para desenvolvimento, melhor para já

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Pois, e ainda por cima, o Edge ainda não suporta extensões oficialmente como o Chrome ou Firefox. Isso foi um grande erro da MS, deveria ter suportado desde o seu lançamento.

  6. Avatar de Pedro Morais Pereira

    ?? Como assim o IE é o browser mais utilizado?
    Já há mais de 2 anos que é o Chrome!
    http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu tb tinha essa ideia de que o Chrome é ja ha algum tempo #1…
      O Edge até é bom mas sem adblock, bloqueador de publicidade, pk usar aquilo. N desgosto do mas sem isso nem pensar, e em termos de velocidade a diferença n é mta e vamos ver o edge + extensoes como se comporta

    2. Avatar de LG
      LG

      Essas são estatísticas que a própria w3schools obtém. Esse site (que eu não recomendo) é um site para aprender desenvolvimento Web. Duvido que programadores Web utilizem IE a nao ser para testes…

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso são as estatisticas de acesso ao site w3schools. Normalmente o perfil de user que acede ao site é developer ou algo parecido, logo tendem utilizar browser mais poderoso tipo Chrome ou Firefox.

    4. Avatar de Pedro Morais Pereira

      Depois de ler este artigo ( http://www.sitepoint.com/browser-trends-april-2015-statcounter-vs-netmarketshare/ ) já percebi o que se passa.
      O Chrome é o browser que é usado mais Vezes, mas não é o browser que é usado por mais Pessoas. Ainda há muita gente a usar o IE embora só o usem 1-2 vezes por dia no máximo, mas conta tanto como uma pessoa que use o Chrome 500 vezes. Daí “acharem” que o IE ainda é o mais utilizado.

      1. Avatar de SA
        SA

        Boas estatísticas são estas, baseadas em 3 milhões de sites: http://gs.statcounter.com/#desktop-browser-ww-monthly-201502-201602
        Aí vê-se bem o impacto do IE. De qualquer forma, estas estatísticas são sempre baseadas em amostras, por isso nunca são reais.

  7. Avatar de André
    André

    Importa referir que os números que estão a apresentar são para desktop. Se somarmos todas as plataformas, o Chrome é já o browser mais usado há vários meses.

  8. Avatar de Tony
    Tony

    Edge para navegar, melhor
    Chrome e Firefox para desenvolvimento, melhor para já

  9. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Onde foram buscar estas estatísticas? Vejam aqui onde anda o IE e o Chrome – http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      essas estatísticas não são fiáveis, como já foi dito acima.

  10. Avatar de SA
    SA

    Pplware, ainda bem que ontem escrevi um comentário muito relevante para este artigo e hoje reparo que não foi aceite pela equipa de moderação.
    No entanto, uma discussão com mais de uma dúzia de posts sobre o lançamento do Windows 10 Mobile é aceite, quando não é minimamente relevante para o artigo.
    Fico contente por ver que estão a fazer um bom trabalho.

    /sarcasm off