Árctico canadiano perdeu…

23 Comentários

enorme camada de gelo! Apesar de o fenómeno ter acontecido em 2005, só agora os cientistas revelaram mais informações sobre o desprendimento de um gigantesco bloco de gelo. Imagens captadas por satélite revelam uma enorme ‘ilha gelada’ à deriva no mar. Actualmente, o icebergue tem cerca de 48 quilómetros. Um extenso bloco de gelo flutuante, pertencente à camada de Ayles (um dos seis únicos bancos de gelo existentes no Canadá), localizado a nordeste da costa da ilha Ellesmere, desintegrou-se no dia 13 de Agosto de 2005.


O fenómeno foi documentado com inúmeras fotografias captadas por satélites da NASA, mas só agora os cientistas decidiram publicar estas imagens. A separação desta enorme camada de gelo terá mesmo causado um pequeno terramoto, informaram especialistas da Universidade do Quebec. A enorme “ilha de gelo”, que actualmente se encontra à deriva no Árctico, tem aproximadamente 50 quilómetros, noticiou a National Geographic (NG).

Nos últimos anos, os peritos têm vindo a discutir os factores associados a este e a outros fenómenos análogos.
Desde logo, o degelo e o consequente aumento do nível do mar tendem a ser cada vez mais associados ao aumento da temperatura média do planeta. E esta explicação parece não estar a ser posta de lado para explicar este gigantesco desprendimento de gelo na Península Árctica canadiana.

Luke Copeland, da Universidade de Otava, não descarta a possibilidade de este evento estar relacionado com o aquecimento global. Citado pela NG, o geógrafo é da opinião de que a separação do enorme bloco de gelo «corresponde a uma tendência a longo prazo».

À revista, Copeland lembrou que o Verão de 2005 registou a menor quantidade de gelo no Oceano Árctico. Também neste ano, a ilha Ellesmere sofreu o Verão mais quente desde 1960, com temperaturas de 2,1 graus C acima da média. A separação da camada de gelo em 2005 não foi, aliás, um evento geológico isolado. Aliado a uma estação anormalmente quente, ocorreu uma semana de sol intenso no final de Julho, que provocou uma série de derrocadas de terra.

Fonte: Ciberia

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RVSilva
    RVSilva

    Pois é…

    O FAMOSO AQUECIMENTO GLOBAL….

  2. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    nunca mais investem à grande em carros com motores electricos, ja que não se pode (deve!!!) andar a mais de 120km tambem nao faz falta tanta potencia e aceleração!!!!

  3. Avatar de Christophe
    Christophe

    @Pirotas
    infelizmente o petróleo move muito dinheiro se assim não fosse não os carros a electricidade como a hidrogénio já estavam bem desenvolvidos…
    Enquanto este monopólio do petróleo não acabar o aquecimento global só virá a piorar.

  4. Avatar de Xydie
    Xydie

    Fosse só o Petroleo em causa do aquecimento global tavamos nós bem…! :/
    Mais uma miséria…! como sempre

  5. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Acredito que durante este século vamos deixar de poluir. Doutra maneira acbamos num instante com este “milagre” chamado Terra. Há cientistas que já chamam ao sec. 21 o século “verde”, porque tem obrigatóriamente que ser!

  6. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    Tem de o ser… esperemos que sim! 😉 Sou daqueles que pensam que só o será se fizermos e lutarmos por isso. Também a guerra e a exploração afectam milhões de pessoas em África e não é por ser inorrecto que deixou de acontecer, infelizmente. O futuro está nas nossas mãos.

  7. Avatar de Joao Henriques
    Joao Henriques

    Meu deus onde chegamos ! apesar de tudo o que se tem tornado cada vez mais nitido e mais obvio, acaba por ser sempre preciso chegar quase ao limite das consequencias para abrirem os olhos . Já que isto é um problema a nível global de extrema importancia, era bom que nao fizessem como os bons portugueses, e deixassem de resolver as coisas em cima da hora . mas enfim .. Abraço []

  8. Avatar de tokico brothers

    é o aquecimento global que causa isto tudo:
    http://www.youtube.com/watch?v=dRgrFGCC1BE
    autor: tokicobrothers (eu!)

  9. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Enquanto tivermos um imbecil como presidente dos eua, não iremos longe nas medidas para controlar o aquecimento global.

  10. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Já podemos começar a lutar cá em Portugal!
    Temos o movimento FRESH POWER – PELO ARREFECIMENTO GLOBAL -lol
    Vão ver que ainda vai ser maior que o Green Peace.

    Agora a sério, nós falamos … ah e tal… mas eu vou de carro para o bules e demoro 20min em pára-arranca e se fosse de acelera poupava mais e não poluía tanto e já não falo da possibilidade de ir de bicicleta, mas vai ser esta Primavera que me vou aventurar a ir de bicla para o bules. É só aquecer mais um bocadinho e lá vou eu ser o próximo Armstrong. Tem é que aquecer para eu ganhar balanço para o próximo Inverno…

  11. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    @tokico brothers
    muito fixe o vídeo!

  12. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Embora a queima de combustiveis fosseis seja também responsavel pelas transformações climáticas, serve também de grande desculpa e véu para encobrir outras “coisas”. Embora “cheire” e muito a teoria da conspiração, não deixa de ser impossivel e se calhar bastante provavel…
    Se interessados, façam umas pesquisas: HAARP – High-Frequency Active Auroral Research Program

  13. Avatar de jTiago
    jTiago

    aconselho a verem o filme/documentario: uma verdade inconveniente

  14. Avatar de António F. Cunha

    Bom quem viu o filme do ALGORE uma verdade inconveniente já sabia disto à muito tempo, pena é ninguém ligar muito a esse tipo de decumentários e dessa forma não ser sensivel a problemas ambientais….

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Esta questão do aquecimento global já tem varia décadas, agora queremos é soluções e não teorias da conspiração. E penso, tenho quase a certeza que os Governos dominantes não vão mudar muito de politica num futuro próximo.
    Bem Haja
    Carlos

  16. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Carlos

    agora queremos é soluções e não teorias da conspiração

    “Queremos”? És mais do que um? Fala por ti e não pelos outros!
    Mais cego é aquele que não quer ver…

  17. Avatar de CHAGAS

    Fica a termo de curiosidade que ao termos carros com motor electrico temos de pagar 2 impostos!!. Sim são 2. Um sobre o motor a gasoleo e outro sobre o motor electrico o que faz com que os carros fiquem extremamente caros!

    Agora pergunto eu! Que merd* de pais é este que mete mais impostos em carros que ajudam o ambiente?

    São também estas pequenas coisas que me revoltam neste nosso país!

    Abraço,
    CHAGAS.

  18. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Chagas

    É apenas o mesmo país que te cobra €5.00/dia quando estiveres internado no hospital! Em ’89 alterou-se a constituição e, onde constava que a saúde era gratuíta, passou a constar que, a saúde seria “tendencialmente gratuíta” e começaram a cobrar a taxa moderadora… Foi o principio. Agora é esta taxa diária. Estamos perigosamente perto do modelo norte-americano, quem quer saúde paga! Mas isto não interessa ao país… Só ouço “barulho” quando a RTP “não faz” serviço público e não transmite os jogos da taça! Isto é que chateia muita gente, agora a saúde? Nã, isso é p’ra quem ’tá doente…
    Mas isto sou só eu com a mania das conspirações, isto é tudo fantasia…

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Lápis Azul
    Devemos estar a falar “cámone” ou só então só lêste o que te foi conveniente para puderes manchar um comentário com esse lápis de censura. Queremos soluções sim eu e muitos milhões mas pelos vistos o que tu queres é tema de conversa fiada .
    Bom Ano e Bem Haja
    Carlos

  20. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Carlos
    Fala por ti e não pelos outros!
    Mais cego é aquele que não quer ver…

  21. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Carlos
    E já agora, até podias dar-me uma oportunidade e fazeres umas pesquisas sobre o tema! Não custa nada e a net é rica em matéria. Não sei se tens conhecimentos em electricidade, electromagnetismo ou até em teoria de radio e radar. Eu tenho pois durante uns aninhos foi a minha profissão e hoje é apenas um hobby… Acredita, não é conversa fiada, contudo, puderá obviamente ser mais uma teoria da conspiração…
    A solução puderá ser apenas o desligar do botão. Admitamos todas as possibilidades.

    Bem hajas tu meu amigo.

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Lápis Azul
    Estamos a falar a mesma lingua tu é que me entendeste mal, estou de acordo em quase tudo contigo e graças a Deus muito antes de haver net,menos no aspecto em que a malta fala, fala mas soluções nada, quanto há conversa fiada é que habituado a lêr os teus comentarios não compreendo como podes achar que não temos tentar encontrar soluções .
    Podes crêr
    Bem Haja eu tu e todos nós
    Carlos

  23. Avatar de jeferson de lima
    jeferson de lima

    Não adianta fica só na comversa devemos começar a agir para evitar uma catástrofe………