The Guide 2.0 – Crie guias, tutoriais, help files

20 Comentários

Quantas vezes temos a necessidade de guardar informação, numa estrutura simples e de fácil pesquisa? Aqueles pequenos apontamentos, que valem ouro para nós, e que queremos ter sempre à mão?

Na sequência do artigo sobre a wiki DokuwikiStick, que ensina a colocar uma Wiki numa Pen USB e a guardar informação, o nosso leitor Alexandre Pinto deu-nos a conhecer uma aplicação da mesma categoria, The Guide.

the_guide_1

The Guide é uma ferramenta simples e intuitiva, que permite guardar informação de forma hierárquica, organizar ideias, tópicos, criar guias, tutoriais, etc.

Como mostra a próxima imagem, a criação da estrutura hierárquica de páginas é muito simples. Podemos criar/eliminar Top-level Pages, Child Pages, definir ícones, imprimir, etc

the_guide_2

O The Guide, possui recursos semelhantes a muitos editores de texto, como por exemplo mudar o tipo de letra, a cor da letra, criar Links, criar bullet/numbered points, colocar texto a negrito, itálico, etc

the_guide_3

Permite exportar os documentos criados para RTF e pode ser configurada para correr em modo portable.

the_guide_4

Mais screenshots aqui

Esta é sem dúvida uma ferramenta que dá muito jeito para guardarmos informação à qual recorremos com alguma frequência ou dicas que vamos encontrando.

Esta, é daquelas aplicações que vai passar a andar na PenUSB.Eu fiquei fã!

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Windows 2K/XP/Vista/Win7

Download: WinGuide 2.0 [1 MB]

Homepage: The Guide

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de filnirv

    muito bom mesmo, vou experimentar
    obrigado pelo excelente trabalho.

  2. Avatar de mane
    mane

    Para quem usa o ubuntu existe o zim, uma wiki simplex

    1. Avatar de Tony Silva

      Vou experimentar. Obrigado.

    2. Avatar de FatGiant

      Também pode experimentar o NoteCase que está presente no Ubuntu Software Center.

      É o que uso e apesar de simples é o mais prático que consegui encontrar.

      Em Windows, uso o velhinho TreePad Lite, que é gratuito e faz tudo o que preciso ou talvez até mais.

      Atenção que isto são programas de uso contínuo e diário, acho que já nem sabia o caminho para casa sem eles. 😉

      Este mencionado no artigo não o conhecia, mas, desde que vos seja útil, força.

      1. Avatar de Tiago Carvalho
        Tiago Carvalho

        Esse notecase é impecável. Boa sugestão! É bastante parecido com o do artigo (para win) e permite ainda gravar o file encriptado…

  3. Avatar de IgorPT

    Alguém testou e sabe-me dizer se suporta inserir imagens?

    Obrigado 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Basta ir a Edit–>insertNewObject

      1. Avatar de nfu
        nfu

        Não é bem assim… eu acho que não dá mesmo para inserir imagem.

        Esse método é para inserir objectos, e as imagens têm que ser adicionadas como objecto, o que não é bem a mesma coisa.

        Ao que parece a v3, que está a caminho, é que vai ter suporte para imagens.

        http://groups.google.com/group/the-guide-users-group/browse_thread/thread/b87c9f329f2770a/8cdffa7bd184a5c2?lnk=gst&q=image#8cdffa7bd184a5c2

        1. Avatar de Ivo
          Ivo

          ate dá para colocar imagens… quem tem o photoshop quando fizerem Edit–>Insert New Object escolhe Adobe Photoshop Image e automaticamente abre a app e ai escolhes a imagem que queres e ate podes edita-la

          1. Avatar de nfu
            nfu

            Pois, mas vais a outro PC que não o tenha, e já nem podes editar a wiki…

    2. Avatar de IgorPT

      Muito obrigado a todos pelas explicações…

      Se dá para inserir através do photoshop melhor.

      Vou testar esta versão e aguardar pela próxima.

      Mais a uma vez obrigado pela atenção

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Olá IgorPT,

        É exactamente como farias no word ou no wordpad. Abres a imagem dentro do paint por exemplo, copias a imagem e colas no documento que estejas a trabalhar.

        Espero que te seja útil.

  4. Avatar de Léo Medeiros
    Léo Medeiros

    Usava um aplicativo semelhante, mas me deparei com a necessidade ter essas anotações em qualquer computador, e as vezes esquecia o pendrive, hoje estou usando o Google Notebook.

    http://www.google.com/notebook

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Gostei e virei fã tb 🙂

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        por acaso não conhecia mas parece muito melhor. esqueço as pens em todo o lado =P vou experimentar

  5. Avatar de GatoGuga

    Apreciei a dica, instalei, curti e também virei fã.
    O programa não vale apenas para programadores ou experientes, pois sua utidade pode ser diversificada e apesar do idioma, é tão intuitivo que qualquer leigo (quase) conseguirá usar sem problema.
    Usarei no dia a dia para armazenar tutoriais, pois tenho diversos em arquivos separados, mas com este programa poderei centralizar tudo em um só lugar, o que torna o trabalho de edição e busca, muito mais simples e rápido.
    Valeu a dica amigos, e com vossa permissão, vou publicar em meu blog, mantendo os créditos da fonte, obviamente.

  6. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Esta é realmente uma ferramenta que já não dispenso.
    No meu trabalho tenho de gerir diáriamente com grandes quantidades de informação que tenho de guardar para uso posterior.

    É aqui também que faço as minhas cábulas.

    Espero que vos seja útil! 🙂

  7. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    nunca experimentei, mas será sem duvida de grande utilidade para fazer um help.
    e ja agora que Alexandre Pinto falou em cabulas, uma ferramenta matematica livre muito boa que eu não dispenso,pois ajuda-me na verificação de calculos matematicos complexos e simples, maxima + wxmaxima, funciona em windows,mac,linux,etc.
    Muito boa mesmo desde primitivas,integrais,plot de graficos, resolução de equações, é tão infindavel o que este programa faz que deixo aqui o nome para voces verem depois.
    cumprimentos

  8. Avatar de mGo
    mGo

    Eu utilizo o HelpNDoc! Experimentem, parece-me mais interessante que este; e é gratuito! http://www.helpndoc.com/

  9. Avatar de Wilain
    Wilain

    Utilizo para anotações de aula, e acho maravilhoso.