LTSP: Tenha um PC antigo com o poder de um servidor

32 Comentários

Na área do Open Source existem vários projectos simplesmente fantásticos. O projecto que apresentamos hoje chama-se Linux Terminal Server Project (LTSP) e permite que máquinas com hardware mais antigo possam ter um super desempenho, uma vez que grande parte do processamento é feito por uma máquina mais poderosa.

ltsp_01


O projecto LTSP foi criado com o objectivo de ligar thin clients a servidores e assim usufruir da performance deste. Com uma infraestrutura baseada em LTSP, todo o software é executado do lado do servidor e os terminais apenas servem de interface entre o utilizador e as aplicações.

ltsp_00

Principais características do LTSP?

  • Fácil de implementar
  • Redução de custos na aquisição de novos computadores (ex. escolas, instituições, etc)
    • Com o LTSP é possível “recuperar” máquinas antigas, dando-lhes uma nova vida, ou então usar, por exemplo, um Raspberry como máquina de trabalho
  • Redução do consumo de energia (terminais não necessitam de ter disco e os requisitos ao nível de hardware são básicos)
  • Não é necessário qualquer tipo de licença
  • Seguro
    • Todas as máquinas estão ligadas ao servidor LTSP. É possível seguir manter o registo das ligações

Num próximo artigo iremos ensinar a instalar e a configurar um servidor LTSP com base no Ubuntu. Até lá podem ir reunindo uma ou duas máquinas mais antigas para depois meterem as mãos à obra com esta plataforma.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Branets
    Branets

    dá para por 2 pcs antigos como 1 só server ?

  2. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Me parece bem legal!

    1. Avatar de jose
      jose

      Sim é legal, não é pirataria informatica, é open source, logo, dentro da lei, legal.

      1. Avatar de Eiras
        Eiras

        Legal = algo bom, divertido, interessante
        Linguagem informal (Brasil)

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Por acaso já montei uma coisa assim numa sala de aula com os alunos de um curso profissional, com recuros a computadores que já ninguém usava. Curiosamente também foi com Ubuntu Server (acho que havia mesmo uma versão LTSP).

    Por acaso aquilo funcionava muito bem.

    É um projeto muito interessante para fazer em escolas que tenham lá uns “monos” guardados.

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    Boa!
    É mesmo isso que ando a pesquisar para implementar!
    Ja temos thinclients Fujitsu Futro, mas a ideia será aproveitar os PC’s velhos (P4+512RAM) e pô-los “lado-a-lado” com os Futro.
    Ando à procura de algo (SO) que deixe os velhos PC’s com as funcionalidades básicas como os Futro (eLux OS), alguém sabe?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Experimenta o OpenThinClient

      1. Avatar de DEVAXTATOR
        DEVAXTATOR

        aconselho vivamente temos aqui 4 maquinas sem disco sem so arrancam por rede so precisam de ter processador memoria minimo 16mb de ram e placa de rede que suporte boot por rede mais nada (tenho pentiums 2 e 3) a funcionar muito bem

  5. Avatar de PH
    PH

    A aguardar pelo próximo artigo, e desde já um grande obg, contudo espero que não tenha um fim como infelizmente muitos outros artigos igualmente interessantes que tinham seguimento terminaram.
    Vejam isso com + atenção pf.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esses artigos não estão esquecidos. Mas obrigado pela lembrança 🙂

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Finalmente, as velhas maquinas poderão voltar a dar cartas, 2 pc’s ready…and waiting

  7. Avatar de João
    João

    Este projecto permite que os clients corram nas suas maquinas windows? Ou só podem correr linux?

    1. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      Embora não seja a mesma coisa na minha empresa temos 1 servidor esxi com maquinas virtuais windows.

      cada “terminal” apenas tem que fazer boot e remote desktop a sua maquina.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Boas, recomendava-te muito rapidamente a pores mais hypervisors nessa infra. Se o teu esxi “vai aos figos” a tua empresa fica às escuras. 😉 just my 2 cents.

        BTW: para correr maquinas apenas para RDP ia sugerir-te um sistema opensource (proxmox por ex) para poderes gerir funções como HA e LB, pois a vmware nisso faz-se pagar, mas é viável para maquinas mais criticas que terminais para acesso RDP…

        1. Avatar de Jorge Franco
          Jorge Franco

          Temos vários Hypervisors , com Esxi licenciado.

          e com solução de backups diarios Veeam

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          O hyper-v da MS faz isso a borla.
          “Hyper-V Replica”

          1. Avatar de Pikiman
            Pikiman

            E desde quando um areplica é backup? Melhor, desde quando o Hyper-V Réplica é “á Borla”???? Ora verifica melhor.
            E desde quando o Hyper-Replica chegar aos calcanhares de Veeam?
            Era de bom tom, pensares no que escreves antes de colocar em causa o trabalho dos outros (neste caso do Jorge Franco).
            “just my 2 cents”

  8. Avatar de João
    João

    Este projecto permite que os clients corram nas suas maquinas windows? Ou só podem correr linux?

  9. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Uma pergunta aos entendidos: qual a melhor distro Linux que corra num HDD IDE 4200rpm velho, Centrino com 512 MB RAM? E qual o melhor Office para essa distro com compatibilidade máxima com o da Microsoft?

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Não sou grande entendido, mas tenho aprendido alguma coisa. Ao que sei há formas de obteres um maior desempenho.
      1-º Isso de qual a melhor distro, depende do gosto de cada um e depende mais do “desktop enviroment” que instalas (KDE, Gnome, XFCE, etc) Se não quiseres problemas com a velocidade do disco, tens algumas distros que funcionam pela RAM, logo teres disco ou uma PEN drive é a mesma coisa e a velocidade será sempre boa. Com essas características tens o puppy linux, por exemplo, no entanto, se não és muito experiente, experiementa o Lubuntu, parece-me que dá para esses recursos de hardware. É ubuntu Based. Tenho aprendido umas coisas com sistemas baseados no ubuntu, porque existem muitos fóruns, blogs e aqui o Pplware também tem artigos com óptimos esclarecimentos e sugestões. Quanto ao office, Instalei o Libreoffice e gostei. Se precisares mesmo do windows, Podes instalar o WINE no Linux, que corre perfeitamente o Office da microsoft. Com uma pequena pesquisa descobres isso, passo a passo. Espero ter ajudado.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Obrigado Arlindo! Vou tentar ressuscitar esse PC antigo e ver se vale a pena ou mando para a reforma. O PC não é “mau”, é um Centrino 1-core 1.6 GHz com 768 MB RAM (tinha esquecido que tinha feito um ” upgrade ” lol

        Só de pensar que telemóveis de 100 euros são mais potentes que estes PC de outrora …

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Com o evoluir da tecnologia dos computadores pessoais estas soluções com mais de 20 anos foram esquecidas. Muito útil sim.

  11. Avatar de Luís alves
    Luís alves

    Um Bom Projecto de reutilização de computadores antigos.
    A primeira vez que utilizei foi numa escola em 2007, e funcionava 5 estrelas.

  12. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Parece-me que ninguém percebeu a notícia, isto já existia à 20 anos atrás, é ter um servidor poderoso, e terminais dummy que se ligam por rede. Os vossos pcs fracos servirão de terminais apenas (dummies) sem disco rígido, e sem efectuar processamento. Este processamento continua a ter que ser executado num servidor bastante potente.

    Uma analogia muito simples o que está a ser feito aqui é o mesmo que ligar por exemplo 10 ecrãs + 10 teclados, 10 ratos, 10 switch usb diretamente a um servidor… ou seja ligar os periféricos todos necessários diretamente ao servidor. Isto é impossível, e nada prático, portanto liga-se apenas um cabo de rede, e de um lado está o server, do outro está o vosso “pc” fraco, que serve apenas de interface para enviar e receber os sinais de todos os periféricos de entrada e saída pelo cabo de rede.

    Sem servidor potente com custo bem acima de 2 ou 3k euros, não conseguem ter 10pcs vossos a funcionar deste modo como terminais porque vão sobrecarregar o servidor e vão ficar lentos na mesma.

  13. Avatar de Pikiman
    Pikiman

    Posso saber porque o meu post/comentário nao foi publicado?
    Obg

    1. Avatar de Joao Torres
      Joao Torres

      criticas-te a apple ?

      1. Avatar de Pikiman
  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Há alguns anos atras estudei a utilização do LTSP para a construção de telecentros. Na epoca postei algumas instruções no meu blog. – http://www.neoage.com.br/search?q=ltsp

    []s Daniel

  15. Avatar de Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues

    Boa tarde a todos.
    Eu uso uma situação na que al também aproveito hardware em baixa forma de vida.
    Comprando um só terminal Ncomputing L300 +-160€ que é um terninal estupido ok, ele traz um software de servidor, que instalando numa qualquer máquina física, virtual, desktop ou servidor, esse software trabalha como servidor de terminais RDP.
    Ora os ncomputing são estúpidos mas ainda são algo caros, mas o porreiro é o software licenciado que depois permite n ligações RDP vindas de qualquer lado. Nesse sentido eu tenho um Windows 7 em Hyper-v, com esse software e tenho 8-9 pessoas ligadas usando o velhinho terminal mas em RDP. Ora também já usei terminais Linux com Remina e com jeito irei mandar esses velhinhos embora e trocar por Intel Stick, pois consomem menos Watt, atenção pc’s antigos gastam mais energia que um atual. Um P4 só no CPU gasta 120w quando um i3 gasta perto de 20w e faz muito mais. Estou só a demonstrar outra forma de usar hardware velho, mesmo não sendo tudo Linux ok. Abraço a todos.

  16. Avatar de emanoel
    emanoel

    estou esperando o próximo artigo.

  17. Avatar de Paulo
    Paulo

    Olá já tem o post de configuração do Ltsp?